+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mapeamento altera a permissão

    Boa tarde meu povo, estou com um pequeno probleminha, tenho uma pasta no / de um linux, eu setei a permissão chmod 777 para todos terem acesso, só que esta pasta é um maple smbfs de outro servidor, que a pasta tambem contem permissão full 777, mount -t smbfs -o username=root,password=xxxxx //192.168.1.250/cache /testerede/, ok ele monta tudo certinho, porem após montar o smbfs, a pasta altera a permissão para 755, alguem sabe me dizer o porque ?
    no smb.conf ta assim a pasta

    [CACHE]
    comment = Arqs do Cache
    writable = yes
    locking = no
    path = /arquivos/cache
    create mask = 0777
    directory mask = 0777
    public = yes
    Última edição por GuE; 18-11-2008 às 15:35.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, tente colocar a palavra "force" antes do create e directory mask.

  3. #3

    Padrão

    Mesma coisa, continua mudando a permissão p/ 755.

  4. #4

    Padrão

    Pessoal, quando do unmount a pasta automaticamente volta para 777 HELP =)

  5. #5

    Padrão

    jah tento atualizar a versao do samba ???

    tive um problema parecido um tempo atras atualizei o samba e resolver o problema

  6. #6

    Padrão

    To com a versão 3.0.24, =(, HELPPPPPPPPPP hehe !!!

  7. #7

    Padrão

    opa...
    ja que todas as dicas a cima não deram geito...
    muuuito estranho hehehe
    vamos excluir as possibilidades...
    tenta mapear com outro usuario se não funcionar adicione estas opções:
    valid users = usuario
    ou se não tenta mapear com outro sistema de arquivos, cifs por exemplo.
    perguntinha o server que vc ta fazendo o mapeamento é um servidor de dominio ou grupo de trabalho? pq tive problemas parecidos em mapear um diretorio que estava em um server windows com permissoes full e acontecia a mesma coisa, mudava as permissões.

  8. #8

    Padrão

    É um servidor de grupo de trabalho, ele não se comunica com Windows server, eu ja tinha montado como cifs tb, mais alguma dica ae galera ? Grato.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    É um servidor de grupo de trabalho, ele não se comunica com Windows server, eu ja tinha montado como cifs tb, mais alguma dica ae galera ? Grato.
    intaum tava aki pensando com mews botoes...
    vc disse que as permissoes da pasta ja estao com 777, que significa 7(dono),7(grupo),7(outros)
    intaum eu acho que esta mudando pra 755 pq o primeiro 7 se enquadra no (dono) então acho que é por causa disso a alteração... pq vc tava mapeando atraves de um usuario e senha correto?
    o esquema então ja que todo mundo ae vai acessar esta pasta é criar um diretorio publico sem senha...
    tenta ae mew amigo...

  10. #10

    Padrão

    Como passado no primeiro post, já é public e não tem senha, a senha foi so para fazer o mount smbfs.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Como passado no primeiro post, já é public e não tem senha, a senha foi so para fazer o mount smbfs.
    blz a pasta esta public, qual é o usuario dono e o grupo dono dessa pasta...
    pq se vc ta acessando a pasta como root acho que seria padrão outros usuarios não poderem alterar esses arquivos correto...

    1.: crie outro usuario
    2.: mude as permissões do pasta link do mapeamento para 777 e o dono para este novo usuario
    3.:coloque esta opção no seu compartilhamento:
    valid users = usuario

  12. #12

    Padrão

    Opa vlw pela força, fiz tudo isso criei um novo usario troquei de owner, setei valid user no conf, mais quando volto a mapea com o root, o dono passa a ser o root trocando as permissões alguem mais sabe me dizer ? Vlw !!!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Opa vlw pela força, fiz tudo isso criei um novo usario troquei de owner, setei valid user no conf, mais quando volto a mapea com o root, o dono passa a ser o root trocando as permissões alguem mais sabe me dizer ? Vlw !!!
    blz..
    intaum, tentou mapear com o usuario que vc criou???

  14. #14

    Padrão

    Mesmo mapeando com o novo usuario, a pasta volta a ficar com o o root de owner com permissão 755, preciso 777.

  15. #15

    Padrão

    Bom...
    Voltamos a estaca zero de novo meu amigo...
    como a pasta é "public" tira la o "valid users"
    por acaso se consegue ai mapear sem usuario e senha brother???

    ixi... rs
    mano ve se isso aki te ajuda.

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/...Linux?pagina=2
    Última edição por Lincoln; 12-12-2008 às 16:33.

  16. #16

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Meu debian novo não existe esta pasta ae.
    que pasta???

    tenta então adicionar o usuario que vc esta tentando mapear o compartilhamento windows no seu windowsServ. e da fullcontrol para esse usuario.
    mas e ai?
    consegue ou não consegue mapear sem usuario e senha???

  18. #18

    Padrão

    No meu Debian novo não existe a exports

    Apenas a título de curiosidade inútil, para fazer um compartilhamento em NFS, basta editar o arquivo /etc/exports com os ips e o nível de permissão para cada um. Vejamos o exemplo:

    /home 192.168.0.1(rw)