Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão wn651g(TP-Link) epi3601S(senao/engenius) - Essas placas funcionam?

    Estou montando um AP/PC com MIKROTIK, com as configurações abaixo, gostaria de saber se essas placas funcionarão bem?vale lembrar que não vou utilizar a potencia maxima(600mw) e sim no maximo 250mw.

    Placa ASUS TUV4X (6 Slots PCI - 1 Slot AGP - 1 Slot AMR)
    Intel CELERON Taulatin 1.0Ghz.
    256mb Memória(2 pentes)
    Adaptador CF/IDE
    Cartão CF 1GB (Não achei menor, e novo é mais confiavel)
    Placa de Rede 3COM - Entrada ADSL(SPEEDY)
    3 Placas PCI - Wireless (Aqui esta minha duvida - Qual colocar?)

    Algumas coisas que não estão relacionadas são de prache(Fonte 450W, Pig-tail, Cabo RG213, Caixa Hermética, Antenas Setoriais, etc.)

    Ficaria agradecido com a ajuda de voces.

  2. #2

    Padrão

    Fiquei muito decepcionado com a WN651G da TP-LINK no Mikrotik. Trava, às vezes não funciona corretamente e dá conflito de IRQ quando instaladas duas ou mais na mesma placa-mãe. Não recomendo.

    Entretanto, a EPI3601S(SENAO/ENGENIUS) é uma excelente placa, tanto no Mikrotik quanto no Windows como cliente. Excelente placa, pena que não é homologada. Mas eu recomendo.

  3. #3

    Padrão

    Caro Marcelo, obrigado pela ajuda, na sua opinião esta faltando alguma coisa no meu projeto??sera que é melhor trabalhar com 3 antenas setoriais de 120 graus ou 4 setoriais de 90 graus??vale resaltar a quantidade de cliente não passara de 100, devido a velocidade da minha conexão (8mb - essa telefonica!!!)com base em uma média de 70 usuarios conectados simultaneamente.

  4. #4

    Padrão

    Samuka, pelo que parece, não vai fazer muita diferença para você o fato de não ser homologada, pois parece que vai estar operando por baixo dos panos.

    Esta Engenius é fantástica. Eu só testei ela em uso cliente. 300m da base, com visada bem prejudicada, deu para navegar tranquilo só com a anteninha de 2 dbi que acompanha.
    E eu não tenho antena de renome. É uma Aquário de 12 dbi 60º.

    Eu não sei porque a Engenius ainda não homologou esta placa. É fantástica.

  5. #5

    Padrão

    Bom dia,

    como você vai operar com poucos clientes o ideal são 3 painéis de 120 em vez de 4 de 90 graus, pois o seu sistema ficaria menos propenso a interferências. Quanto menos rádios na torre menos suceptível à interferência.

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    caro samuka, a minha ideia é a seguinte, se vc quer iniciar um negocio para seguir em frente, o melhor é começar com coisa que mais tarde vc pode legalizar sem gastar muito de uma vz, então compre 3 Painel Setoria da Aquarios de 90º de 12Dbi funciona muito bem é homologado com uma routerboard 433ah ai quando for crescendo os seus cliente vc só tem que comprar mais equipamento, não trocar os antigos eu tenho aqui com 3 antenas de 90 elas fecha os 360 tranquilo e fica show mesmo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samukanetwork Ver Post
    Estou montando um AP/PC com MIKROTIK, com as configurações abaixo, gostaria de saber se essas placas funcionarão bem?vale lembrar que não vou utilizar a potencia maxima(600mw) e sim no maximo 250mw.

    Placa ASUS TUV4X (6 Slots PCI - 1 Slot AGP - 1 Slot AMR)
    Intel CELERON Taulatin 1.0Ghz.
    256mb Memória(2 pentes)
    Adaptador CF/IDE
    Cartão CF 1GB (Não achei menor, e novo é mais confiavel)
    Placa de Rede 3COM - Entrada ADSL(SPEEDY)
    3 Placas PCI - Wireless (Aqui esta minha duvida - Qual colocar?)

    Algumas coisas que não estão relacionadas são de prache(Fonte 450W, Pig-tail, Cabo RG213, Caixa Hermética, Antenas Setoriais, etc.)

    Ficaria agradecido com a ajuda de voces.
    Kara eu não conhecia essa placa, uso nos meus PC-AP´s essa aqui [Greatek] e posso afirmar que é uma excelente placa tanto para Mikrotik como para cliente e ainda por cima é homologada!

  8. #8

    Padrão

    Cara não conhecia esta placa GREATEK, mas nas especificações diz que o chipset é ATHEROS, então funciona bem com MIKROTIK, em relação as antenas, to com duvida em relação a AQUARIOS, uns falam bem outros falam mal, li um tópico que um colega abriu uma setorial AQUARIOS e não tinha nada por dentro, a intenção de 3 setoriais de 12o graus é em relação a muita coisa: custo com placa PCI, cabo, Antena, aquecimento dentro da caixa, configuração que devera ser toda revista para distribuição d sinal, atc., dando uma aumentada no tópico, alguem ja montou com somente antenas OMNI( 3 antenas no mesmo MIKROTIK )???

    Um abraço a todos e obrigado pelas dicas.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samukanetwork Ver Post
    Cara não conhecia esta placa GREATEK, mas nas especificações diz que o chipset é ATHEROS, então funciona bem com MIKROTIK, em relação as antenas, to com duvida em relação a AQUARIOS, uns falam bem outros falam mal, li um tópico que um colega abriu uma setorial AQUARIOS e não tinha nada por dentro, a intenção de 3 setoriais de 12o graus é em relação a muita coisa: custo com placa PCI, cabo, Antena, aquecimento dentro da caixa, configuração que devera ser toda revista para distribuição d sinal, atc., dando uma aumentada no tópico, alguem ja montou com somente antenas OMNI( 3 antenas no mesmo MIKROTIK )???

    Um abraço a todos e obrigado pelas dicas.
    Samuka, o fato de abrir uma antena e achar que não tem nada dentro, é muito relativo.
    Na verdade é simples por dentro. O desempenho vai depender do capricho na montagem, calibração perfeita.
    Qualquer outra que abrir também não vai ter muito por dentro, a não ser os elementos irradiantes na medida exata e na distância exata.
    Eu tenho Aquário aqui já por um ano e nunca tive problemas, apesar de outros irem mal com ela.
    Mas já fui mal com OIW.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samukanetwork Ver Post
    Cara não conhecia esta placa GREATEK, mas nas especificações diz que o chipset é ATHEROS, então funciona bem com MIKROTIK, em relação as antenas, to com duvida em relação a AQUARIOS, uns falam bem outros falam mal, li um tópico que um colega abriu uma setorial AQUARIOS e não tinha nada por dentro, a intenção de 3 setoriais de 12o graus é em relação a muita coisa: custo com placa PCI, cabo, Antena, aquecimento dentro da caixa, configuração que devera ser toda revista para distribuição d sinal, atc., dando uma aumentada no tópico, alguem ja montou com somente antenas OMNI( 3 antenas no mesmo MIKROTIK )???

    Um abraço a todos e obrigado pelas dicas.
    Você quer dizer 3 omnis em um só POP? Tuh tah falando sério!!!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Você quer dizer 3 omnis em um só POP? Tuh tah falando sério!!!
    Só se ele está confundido por ter visto as fotos de AP com MIMO? hehehehe!!!

  12. #12

    Padrão

    É isso mesmo, queria saber se existe essa possibilidade, um exemplo, uma omni de 21dBi seria pra clientes distantes e ficaria no topo da torre, e uma omni de 12 dBi para clientes proximos abaixo na torre com uma separação de +/- 6 metros. não conheço o MIMO, tem um tópico que achei na net com e esquema de montagem de antenas setoriais de 12dBi com 120 graus de cobertura, vou fazer este projeto, por tratar de um esquema barato, não custa tentar.

    Segue abaixo o link, obrigado a todos.

    [Artigo] Antena setorial 12dbi - 120º - Mundo Wi-Fi

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samukanetwork Ver Post
    É isso mesmo, queria saber se existe essa possibilidade, um exemplo, uma omni de 21dBi seria pra clientes distantes e ficaria no topo da torre, e uma omni de 12 dBi para clientes proximos abaixo na torre com uma separação de +/- 6 metros. não conheço o MIMO, tem um tópico que achei na net com e esquema de montagem de antenas setoriais de 12dBi com 120 graus de cobertura, vou fazer este projeto, por tratar de um esquema barato, não custa tentar.

    Segue abaixo o link, obrigado a todos.

    [Artigo] Antena setorial 12dbi - 120º - Mundo Wi-Fi
    É como eu desconfiava desde o início, Samuka, tu vai mesmo é ficar no gatonet.

    Quanto ao MIMO, não é isso que está pensando, pois as 3 antenas trabalham sincronizadas no mesmo AP, que por sinal é um AP próprio para esta tecnologia.
    Quanto a antena, pensa bem se vai valer a pena. A mão de obra é grande e o resultado costuma ser pequeno. Melhor mesmo é comprar pronta. Se não quer gastar muito mas quer setorial, pega da Aquário.

  14. #14

    Padrão

    Desculpa pela franqueza amigo, mais vai ficar uma merda!!!
    Última edição por jociano; 21-01-2009 às 17:40.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Desculpa pela franqueza amigo, mais vai ficar uma merda!!!
    Até pode, mas eu já estava na merda com setorial da OIW. Comprei porque me garantiram que era a mesma hyperlink. Mas sinal caiu muito.

    E meu sinal cresceu com setorial da Aquário. Melhorou a perda de pacotes e ping.
    Por outro lado, tempos atrás eu comprei uma omni Aquário e dei com os burros n'água.
    Futuramente tenho vontade de experimentar uma TSM, só que a de 17 está em 900 pilas.

    Depois dessa, eu leio as experiencias dos amigos como referencia, mas não como absoluto.
    E assim como eu, tem gente se dando bem com Aquário. Outros não.

    Acho que os que não se dão bem são os que compram "aquarius", heheheh!!!
    Não aguento mais ver o nome da marca modificado.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Até pode, mas eu já estava na merda com setorial da OIW. Comprei porque me garantiram que era a mesma hyperlink. Mas sinal caiu muito.

    E meu sinal cresceu com setorial da Aquário. Melhorou a perda de pacotes e ping.
    Por outro lado, tempos atrás eu comprei uma omni Aquário e dei com os burros n'água.
    Futuramente tenho vontade de experimentar uma TSM, só que a de 17 está em 900 pilas.

    Depois dessa, eu leio as experiencias dos amigos como referencia, mas não como absoluto.
    E assim como eu, tem gente se dando bem com Aquário. Outros não.

    Acho que os que não se dão bem são os que compram "aquarius", heheheh!!!
    Não aguento mais ver o nome da marca modificado.
    não estava me referindo a você kkkkkk rs,rs!!! éra o amigo acima antes de você rs,rs

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Até pode, mas eu já estava na merda com setorial da OIW. Comprei porque me garantiram que era a mesma hyperlink. Mas sinal caiu muito.

    E meu sinal cresceu com setorial da Aquário. Melhorou a perda de pacotes e ping.
    Por outro lado, tempos atrás eu comprei uma omni Aquário e dei com os burros n'água.
    Futuramente tenho vontade de experimentar uma TSM, só que a de 17 está em 900 pilas.

    Depois dessa, eu leio as experiencias dos amigos como referencia, mas não como absoluto.
    E assim como eu, tem gente se dando bem com Aquário. Outros não.

    Acho que os que não se dão bem são os que compram "aquarius", heheheh!!!
    Não aguento mais ver o nome da marca modificado.
    Háááááá deixa eu te dizer, comprei 4 painéis setoriais da EMCTEST de 15dbi 90º, são pequenas do tamanho de um palmo e bem acabadas e são de aço inox, só não subi élas ainda pra torre, só irei fazer isso passando este final de semana no outro ainda. Assim que coloca-las em produção vou abrir um tópico aqui falando sobre elas!!!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Háááááá deixa eu te dizer, comprei 4 painéis setoriais da EMCTEST de 15dbi 90º, são pequenas do tamanho de um palmo e bem acabadas e são de aço inox, só não subi élas ainda pra torre, só irei fazer isso passando este final de semana no outro ainda. Assim que coloca-las em produção vou abrir um tópico aqui falando sobre elas!!!

    Essa é outra que desperta a curiosidade. E são homologadas se não me engano. E tem preço mais justo.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    não estava me referindo a você kkkkkk rs,rs!!! éra o amigo acima antes de você rs,rs
    Ok, mas assim, assunto puxa assunto e todos tiramos proveito.

  20. #20

    Exclamation tabem estou pesquisando esta placa

    Alguem, ja fes teste com ela . .. mosta o resultado... exixte uma relacao de potecia desta plcado com alcançe.. pelo que pesquisei e pode alcaça 600mw