Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandioza dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valtersan Ver Post
    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandioza dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds
    Muito interresante esse dica irei fazer o teste aqui para ver o resultado!

    Valeu sua enorme contribuição!

  3. #3

    Padrão boa dica

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Muito interresante esse dica irei fazer o teste aqui para ver o resultado!

    Valeu sua enorme contribuição!

    mais ainda tem umas conf do cartao que ajudam ainda mais, quem sabe posta ae pra nos ajudar

  4. #4

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por valtersan Ver Post
    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandioza dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds
    Muito bom!

    Com certeza essa sua dica (bem mais do que dica claro) também pode ser utilizada com outros equipamentos e não somente com este cartão !!

    Parabéns!

  5. #5

    Padrão

    caramba então tem que isolar os cartões essa é boa hein

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valtersan Ver Post
    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandioza dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds
    Muito bem pensado sua idéia,parabens.
    Esse teste que vc fez foi somente com 1 cartão dentro da caixa,no meu caso se eu fizer e colocar os dois cartões,vc acha que irá melhorar?
    Porque estou com problema de interferencia aqui tbm.
    Última edição por gulinhaster; 01-02-2009 às 01:10.

  7. #7

    Padrão

    Excelente idéia!!!

  8. #8

    Padrão

    Então talvez não seja nem necessário fazer uma caixa de zinco, pode-se fazer por fora da própria caixa hermética uma caixa de grade com uma malha (grade de ferro ou zinco) bem fechada que vende em lojas de ferragens! essas malhas para entender melhor são malhas tipo de viveiro ou galinheiro só que com os furos bem fechados! O objetivo seria criar uma gaiola de faraday para barrar a irradiação de sinais externos! Para testar a eficácia desta gaiola é simples basta colocar o celular dentro da gaiola depois de pronta e observar se o mesmo está com sinal, ou fazer o teste que nosso amigo mesmo disse coloque a RB ou MB dentro desta gaiola sem antena e pigtail na bancada e veja se o micro detecta o sinal do cartão! se não detectar significa q a malha é eficiente!

    O problema de montar a RB ou MB dentro da caixa de zinco é o perigo de curto se a placa relar nas paredes dessa caixa, muito cuidado! O ideal seria fazer uma gaiola por fora da caixa hermética.

    Para maiores esclarecimentos: GAIOLA DE FARADAY - FEIRA DE CIÊNCIAS ... O Imperdível !
    Última edição por Vini25MKT; 01-02-2009 às 05:19.

  9. #9

    Thumbs up

    Caramba, sem nenhuma antena/cabo na placa ela detecta isso tudo? Muito útil essa informação amigo! Os amigos do under-linux que forem fazer esse teste, postem ai para nós! Fiquei feliz em saber dessa forma de isolação de poluição. Grato amigo!

  10. #10

    Padrão

    Ai lasco, aqui uso as caixas da cemar que são especifica para wirelles, e são contra interferencia de radiação externa, mas ai eu pergunto!
    Isso só vale pra quem usa aquelas rb133c3, com apenas um cartão. Se colocar por exemplo mais que um cartão. Cai toda a logica pois os cartões geram entre si, ruido sinal etc...etc....etc...
    Como disse são soluções que: só funcionam em casos especificos.
    O correto era chamar um engenheiro ou quem projetou o cartão senão e perguntar se tem alguma solução, para o mesmo ou como poderiamos usa-lo de forma correta.
    ou em ultimo caso o cartão não vale nada mesmo.

  11. #11

    Padrão

    Por isso que eu digo, e os usuarios de internet sem fio falam veeemente. que não vale nada....

  12. #12

    Padrão

    eu estou pensando en colocar um pcap para cada cartao no caso aki uso 4 paineis setoriais entao seriao 4 pc ap e fazer esse isolamento que o amigo indicou, acho qu etanto melhoraria en irradiaçao como e procesamento do mk.

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Sei que sai um pouco do tema do tópico mas é dificil deixar passar.
    Prá voces verem como é fácil bloquear qualquer sinal de radofrequencia. E os caras ainda ficam discutindo verbas para bloquear celular em presídios.
    É só fazer isso que o Vini citou e bum... termina celular clandestino. É só envelopar o presídio com uma tela e pronto. Coisa lá do século 19 e funciona.

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post

    ... pode-se fazer por fora da própria caixa hermética uma caixa de grade com uma malha (grade de ferro ou zinco) bem fechada que vende em lojas de ferragens! essas malhas para entender melhor são malhas tipo de viveiro ou galinheiro só que com os furos bem fechados! O objetivo seria criar uma gaiola de faraday para barrar a irradiação de sinais externos! Para testar a eficácia desta gaiola é simples basta colocar o celular dentro da gaiola depois de pronta e observar se o mesmo está com sinal,

  15. #15

    Padrão

    se eu envolver minha caixa com papel aluminio... sera q da o mesmo efeito??

  16. #16

    Padrão

    Qd eu comentei c/os amigos p/bloq a irradiação q o mpci sofre, eu n quiz dizer q eh necessário, um isolamento p/cada cartão, pois se vc possui por ex. 3 ou 4 mpci, c/certeza, cada um estará operando num canal distinto, o grande problema q cxs. herm. n barram os espectros dos concorrentes, e qd esta no msm canal q estamos operando, é onde temos esse grande problema devido a sensibilidade d qse tds cartões mpci apresentarem.
    Td isso se agrava +ainda em antenas omnis, onde n há no BRASIL, nenhum mod. acima d 8dbi q possui calibração, seus espectros sempre terá+ ganho p/um determinado local, nesse ponto q entra tbm outro fator, a cx. herm. n blinda o sist., ocorre então q forma uma nuvem de espectro em volta da cx. herm.
    No caso na direção em q a omni possui menos ganho de irradiação, há clientes q enchergam essa nuvem e n o sinal enviado pela omni, pois ele é mt estreito na vertical qd se trata d antenas acima d 12dbi, qd há essa conexão através do sinal irradiado em volta da cx herm. acaba um cliente d outra direção caindo, pois há um desequilibrio do sinal em função d td isso q acabei d explicar. desculpem pelo texto extenso.
    Só há no mercado mundial 2 marcas q possui omnis totalmente calibradas, irradiam uniforme em tds as direções, agora n me lembro o nome da melhor marca, sei q o segundo fabricante é a HYPERLINK. depois q blindei minha RB, percebi q minha antena antiga uma Aquario 15dbi, possuia uma direção a partir d 600mts, q n era detectado meu sinal, vc poderia colocar antena do cliente em qualquer altura 5, 7, 12mts c/visada, n era detectado, e em outras direções tinha clientes acima d 3km, depois q substituí a Aquario pela HYPERLINK de 15dbi, acabou esse problema, é exatamente uniforme a irradiação.
    Outra questão q vou abordar, prefiro construir a cx. zincada dentro da cx. herm. por 2 motivos:
    Primeiro, n precisa ter receio a curtos circuitos, pois indico q usem os parafusos de elevação q montamos MB, eles mantém a RB afastada da cx. +/- 15mm, nesse ponto, vcs podem descartarem a necessidade d aterramento, pois o mpci, fica 100% neutralizado e aterrado na cx. zincada.
    segundo, a cx. herm. tradicional exposta ao tmp, nos trás + segurança, qto a dias d chuvas, relâmpagos, pois ali n temos nenhum material q atraí riscos possíveis por ações da natureza.
    Funciona como uma geladeira, rs ! Cx. Herm por fora, lã de vidro e dps a cx zincada, ou alumínio, soh q alumínio n possui 100% de bloq, do espectro, soh ajudará na função térmica.
    N esqcerem d colocar o Antiumectante dentro da cx. d zinco, p/pevinir a existencia d alta umidade nos dias q há troca brusca d temperaturas. Nunca utilizem a fonte d alimentação dentro da msm cx., pois será outro fator q irá ajudar no aquecimento, se possível, troquem o dissipador d calor do chipset da Rb por um maior, e coloq outros dissipadores noutros chips da RB, qd a mem. tb eh onboard, ela aquece bastante use um dissipador tbm, vai da criatividade d cada um. no cartão tbm da p/ colocar aqueles dissipadores de fonte d pc, ele parece uma chapa, ele se encaixa perfeitamente no vão dos mpci.

    Qqr dúvidas, to por aqui, comente tbm qto a potência dos cartões, o erro q há em algns mod. reconhecido pelo S.O. Mikrotik.

  17. #17

    Padrão

    Qd eu comentei c/os amigos p/bloq a irradiação q o mpci sofre, eu n quiz dizer q eh necessário, um isolamento p/cada cartão, pois se vc possui por ex. 3 ou 4 mpci, c/certeza, cada um estará operando num canal distinto, o grande problema q cxs. herm. n barram os espectros dos concorrentes, e qd esta no msm canal q estamos operando, é onde temos esse grande problema devido a sensibilidade d qse tds cartões mpci apresentarem.
    Outra questão q vou abordar, prefiro construir a cx. zincada dentro da cx. herm. por 2 motivos:
    Primeiro, n precisa ter receio a curtos circuitos, pois indico q usem os parafusos de elevação q montamos MB, eles mantém a RB afastada da cx. +/- 15mm, nesse ponto, vcs podem descartarem a necessidade d aterramento, pois o mpci, fica 100% neutralizado e aterrado na cx. zincada.
    segundo, a cx. herm. tradicional exposta ao tmp, nos trás + segurança, qto a dias d chuvas, relâmpagos, pois ali n temos nenhum material q atraí riscos possíveis por ações da natureza.
    Funciona como uma geladeira, rs ! Cx. Herm por fora, lã de vidro e dps a cx zincada, ou alumínio, soh q alumínio n possui 100% de bloq, do espectro, soh ajudará na função térmica.
    N esqcerem d colocar o Antiumectante dentro da cx. d zinco, p/pevinir a existencia d alta umidade nos dias q há troca brusca d temperaturas. Nunca utilizem a fonte d alimentação dentro da msm cx., pois será outro fator q irá ajudar no aquecimento, se possível, troquem o dissipador d calor do chipset da Rb por um maior, e coloq outros dissipadores noutros chips da RB, qd a mem. tb eh onboard, ela aquece bastante use um dissipador tbm, vai da criatividade d cada um. no cartão tbm da p/ colocar aqueles dissipadores de fonte d pc, ele parece uma chapa, ele se encaixa perfeitamente no vão dos mpci.

    Qqr dúvidas, to por aqui, comente tbm qto a potência dos cartões, o erro q há em algns mod. reconhecido pelo S.O. Mikrotik.
    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Então talvez não seja nem necessário fazer uma caixa de zinco, pode-se fazer por fora da própria caixa hermética uma caixa de grade com uma malha (grade de ferro ou zinco) bem fechada que vende em lojas de ferragens! essas malhas para entender melhor são malhas tipo de viveiro ou galinheiro só que com os furos bem fechados! O objetivo seria criar uma gaiola de faraday para barrar a irradiação de sinais externos! Para testar a eficácia desta gaiola é simples basta colocar o celular dentro da gaiola depois de pronta e observar se o mesmo está com sinal, ou fazer o teste que nosso amigo mesmo disse coloque a RB ou MB dentro desta gaiola sem antena e pigtail na bancada e veja se o micro detecta o sinal do cartão! se não detectar significa q a malha é eficiente!

    O problema de montar a RB ou MB dentro da caixa de zinco é o perigo de curto se a placa relar nas paredes dessa caixa, muito cuidado! O ideal seria fazer uma gaiola por fora da caixa hermética.

    Para maiores esclarecimentos: GAIOLA DE FARADAY - FEIRA DE CIÊNCIAS ... O Imperdível !

  18. #18
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Estava com um ponto-a-ponto perto dando ping de 1000-2000 ms, li em um tópico alguns dando como solução e outros falando que iria perder o mikrotik a capacidade de se alto ajustar. A solução foi colocar no noise o valor 55. Na mesma hora passou para 4-8 ms.

    Com relação a fazer uma blindagem do cartão, 2 coisas:

    1) Se tiver mais de um cartão o problema vai estar dentro da cx. Será que o engenheiro que projetou não pensou nisso? Seria um grande erro de projeto.

    2) Isolamos o ruido em cima do cartão diretamente, mas levamos um cabo que tem uma antena com muito maior potencia de irradiação e recepção de sinal. Ou seja, ela vai captar todos os ruidos que poder e vai mandar para o cartão. Assim não cairiamos no mesmo problema?

  19. #19

    Padrão

    acabei de embrulhar meu celular num papel aluminio, e ele perdeu o sinal completamente. O mesmo ocorreu com meu ap... que uso em casa.

    Vou revestir uma caixa hermetica (parte interna) e colocar uma rb e fazer uns testes....

    Vlw mesmo o autor do topico.. algo simples que pode melhorar bastante a rede....

  20. #20

    Padrão

    O q nosso amigo Interhome comentou faz sentido, tbm tinha pensado nisso, mas c/os testes percebi q, se o cartão sofre contaminação antes d emitir seu sinal, ele envia seu espectro desordenado e desequilibrado, e até msm o aumento d ruído ocorre drasticamente, onde os clientes captam um sinal falho, agora se o mpci, n tem nenhum tipo d interferência interna ocorrida, ele gera o sinal c/baixo nivel d ruído, intenso e incorporado e dps d ser encaminhado a antena, menos problemas ocorrem, pois o sinal q tiver maior perfórmance e qualidade vencerá tds as barreiras, onde o concorrente é q terá q se preocupar c/nosso sinal, pois msm q seja c/menor potência ele é +robusto e terá + qualidade no link.

    Foi o q percebi nos testes, estou aberto a novas experiência q os amigos daqui postarem...

    Grande abraços
    Última edição por valtersan; 01-02-2009 às 14:04. Razão: Esqci d comentar q se possui+ cartões no msm sist. cada um opera num canal, onde a preocupação é menor.