Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Thumbs up Mk desde o Inicio??

    Olá boa noitre à todos, Meu nome é Ricardo e tenho umas dúvidas básicas, na verdade pra ser sincero ando olhando o Forum hà dias e não encontrei esta dúvida, bem vamos lá.
    Tenho uma lanhouse ( ninguém é perfeito ) e iniciei o envio de sinal de minha rede parea uns amigos, o negócio foi aumentando e a demanda foi crescendo, hoje, estou com pouco mais de 70 clientes Wireless espalhados por meu bairro, o mais distante está á 1,800km e o mais próximo ha 30 mts, bem, meu sinal é o sppedy 4.o Mbps e tenho uma frequência de uns 30 usuiários conectados simultaneos no wireless, juntando-se aos 10 pcs da minha lan, Utilizo para isso 2 aparelhos edimax 7209, enviando sinal para esta galera toda, e eles estão navegando de boa. de acordo com os planos que eles ( clientes wireless assinaram ), agora fiz uma panfletagem aqui no bairro, e a quantidade de pedidos da rede sem fio aumentou um pouco, pensei em colocar um PCAP com MK intalado, e tenho umas dúvidas,
    1º com este link de 4 mb dá pra aguentar até quantos Pcs simultaneos?
    2° tenho outro link da telefonica, de 2 mb que posso passar para 4 mb, dá pra juntar ou fazer o load balance?
    3º tenho umas placas aqui encostadas ( com processador e mem ) PIII 900, celerom 2,53 ( 478 ), tem como montar uma configuração boa ( pcap ) com eles ?
    4º o que devo usar? PCIs wireless para enviar sinal ou mini pci´s ?

    por favor me ajudem, pois meus Edimax vão abrir o bico, iniciarei a montagem de meu primeiro Pcap, coim a ajuda de voces do fórum e vou postando aqui as dúvidas e fotos de como ele vai ficando ok !

    Fiquem com Deus !

    Att Ricardo Sobrinho.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Olá boa noitre à todos, Meu nome é Ricardo e tenho umas dúvidas básicas, na verdade pra ser sincero ando olhando o Forum hà dias e não encontrei esta dúvida, bem vamos lá.
    Tenho uma lanhouse ( ninguém é perfeito ) e iniciei o envio de sinal de minha rede parea uns amigos, o negócio foi aumentando e a demanda foi crescendo, hoje, estou com pouco mais de 70 clientes Wireless espalhados por meu bairro, o mais distante está á 1,800km e o mais próximo ha 30 mts, bem, meu sinal é o sppedy 4.o Mbps e tenho uma frequência de uns 30 usuiários conectados simultaneos no wireless, juntando-se aos 10 pcs da minha lan, Utilizo para isso 2 aparelhos edimax 7209, enviando sinal para esta galera toda, e eles estão navegando de boa. de acordo com os planos que eles ( clientes wireless assinaram ), agora fiz uma panfletagem aqui no bairro, e a quantidade de pedidos da rede sem fio aumentou um pouco, pensei em colocar um PCAP com MK intalado, e tenho umas dúvidas,
    1º com este link de 4 mb dá pra aguentar até quantos Pcs simultaneos?
    2° tenho outro link da telefonica, de 2 mb que posso passar para 4 mb, dá pra juntar ou fazer o load balance?
    3º tenho umas placas aqui encostadas ( com processador e mem ) PIII 900, celerom 2,53 ( 478 ), tem como montar uma configuração boa ( pcap ) com eles ?
    4º o que devo usar? PCIs wireless para enviar sinal ou mini pci´s ?

    por favor me ajudem, pois meus Edimax vão abrir o bico, iniciarei a montagem de meu primeiro Pcap, coim a ajuda de voces do fórum e vou postando aqui as dúvidas e fotos de como ele vai ficando ok !

    Fiquem com Deus !

    Att Ricardo Sobrinho.
    Amigo, não sei lhe responder todas as perguntas mas vou tentar ajudar aqui.

    Aqui tem um tuto muito bom para configurar o seu MK: Mikrotik - UnderLinux Wiki

    Quanto ao loadbalance, recomendo fazer sim. Também ajudaria colocar um proxy paralelo.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    ADSL nao tem garantia de banda nenhuma e é ilegal compartilhar.

    4Mb é pouco pra atender 70 clientes com esse link ADSL.

    Monte um PC-AP com 3 placas PCI com chipset Atheros e ponha 3 antenas setorias de 120º, cada plaquinha aguenta 40 clientes. PCI é mais barato alem de ter um desempenho "parecido" com mini PCI.

    Esse seu Pentium 3 da pra fazer o PC-AP com um HD de 30Gb e 512 de memoria da pra botar um bom MK ai.

    Arrume um servidor separado pra fazer cache full pra esse link seu aguentar a parada. pesquise por servidores linux e proxy com squid que vc vai achar muita coisa.

  4. #4

    Padrão

    Só 70? Aqui eu to com uns 50 com 2Mb.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Só 70? Aqui eu to com uns 50 com 2Mb.

    Bem sufocado né? quantos kbps vc da a cada um? tem cache?

  6. #6

    Padrão

    Concordo com o amigo, use placas pci mesmo, e prefira antenas de 90° se for da hyperlink, já vai pensando em algo q já é homologado, quem sabe futuramente vc ñ vai pensar em fazer isso e ñ precisará mudar tanta coisa, sobre quantidade de clientes em uma das rede q administro tem 120 clientes com 6 mb e sobra banda, isso depende muito do perfil dos clientes, e para montar um servidor sem cache full ñ precisa de tanta máquna ñ, nesta rede mesmo gerencia com um p3 de 1ghz, um CF de 2 gb, já é muita coisa, já q ñ vai fazer cache full é sobra, e memória de 128mb tranquilo, pra PC-AP ñ foge muito a regra ñ, se possivel esqueça HD, use CF é muito melhor...
    Sobre configurações, tem muito material aqui no forum, alguns praticamente prontos, abraços a todos!

  7. #7

    Padrão

    gente, eu tenho 2 links de 2mb em load balance, e 85 clientes, vendo desde 100k ate 400k, a maioria esta com 200k, o grafico do mikrotik esta me mostrando um consumo de apenas 1.2 em horario de pico mesmo da 2.2, 2.5 no maximo, ou seja, 2mb adsl aguenta sim, é logico que depende de sua operadora tambem ne...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Bem sufocado né? quantos kbps vc da a cada um? tem cache?
    Nada de sufocado cara, de 128 e 256 e sim tem cache.

    Creio que de pra colocar uns 70 em cima de 2Mb.

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mollinar Ver Post
    mais esses 2MB é dedicado né?
    Mão... todos no gatonet.

    Se fosse um link dedicado eu apostaria em mais clientes ainda... mas 70 em 4Mb... sei nao...

  11. #11

    Padrão

    Esse que eu to falando é ADSL mesmo, num server BFW que to pretendendo trocar pra MK e pegar uns 10 gatos pingados em wi-fi.

    Não consegui Embratel VBL e muito menos link nessa área.

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Acompanhe:

    Citação Postado originalmente por lipeiori
    Creio que de pra colocar uns 70 em cima de 2Mb.
    Citação Postado originalmente por mollinar
    mais esses 2MB é dedicado né?
    Citação Postado originalmente por pedro0278
    Não... todos no gatonet.
    Citação Postado originalmente por mollinar
    como assim gatonet?
    Gatonet é o ato de compartilhar ADSL, distribuir ADSL é proibido pelas operadoras, é sublocação de servicos. Observer que alguns falaram que tem um link de ADSL.

    Gatonet = gato de internet

    Rsrsrsrs...

  14. #14

    Padrão

    Aqui onde eu moro, gatonet é tv a cabo (sky compartilhada), eles chamam de gatovelox quando é cabo e via rádio quando é rádio...pelo menos não tem a palavra gato antes rsrsrs.

  15. #15
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão É, parece mentira

    Mas funciona bem sempre tenho 25/30 usuarios simultaneos mais o pessoal aqui da lanhouse e meu servidor, e pra ajudar a piorar, rsrsrs as vezes Minha exposa abre o limeware durante o dia. e os clientes não reclamam, mas funciona de boa mesmo.

  16. #16

    Padrão

    Dependendo da conexão ADSL ela não é tão ruim assim... lá em casa tenho 1Mb velox que é o único modo de eu ter Internet naquele fim de mundo... e sempre baixo as paradas no talo, torrent sempre no máximo 24h/dia.

    Sobre os 10% garantido, creio que sempre to com 85-90% da banda total pra usar.

  17. #17
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    ADSL nao tem garantia de banda nenhuma e é ilegal compartilhar.

    4Mb é pouco pra atender 70 clientes com esse link ADSL.

    Monte um PC-AP com 3 placas PCI com chipset Atheros e ponha 3 antenas setorias de 120º, cada plaquinha aguenta 40 clientes. PCI é mais barato alem de ter um desempenho "parecido" com mini PCI.

    Esse seu Pentium 3 da pra fazer o PC-AP com um HD de 30Gb e 512 de memoria da pra botar um bom MK ai.

    Arrume um servidor separado pra fazer cache full pra esse link seu aguentar a parada. pesquise por servidores linux e proxy com squid que vc vai achar muita coisa.

    Então meu Caro, andei olhando aqui no fórum, e encontrei muitissimo material, Inclusive como disse nosso amigo no inicio do post, tem até um pessoal que disponibiliza material pronto, mas minha intenção não é pegar pronto, e sim montar do inicio, pois assim quando der "pau" eu tentarei resolver concorda?, agora quanto ao meu kit, vou instalar o Software MK em um hd de 4 gb, e tenho um de 40 sobrando aqui, penso em fazer cache nele com o tal do Web proxy que muitos comentam aqui no fórum, será que fica legal ? Oque acha? Penso em iniciar meus trabalhos neste fim de semana próximo, vou postando aki as fotos de como vai ficando e postando as dúvidas também. Agradeço à todos pela atenção.

  18. #18
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Acompanhe:

    Gatonet é o ato de compartilhar ADSL, distribuir ADSL é proibido pelas operadoras, é sublocação de servicos. Observer que alguns falaram que tem um link de ADSL.

    Gatonet = gato de internet

    Rsrsrsrs...
    Poderia me dizer como consigo um link dedicado e o custo disso ? fiquei mal com esta historia de "gatonet", Teoricamente, 60% das lan Houses de todo o Brasil são Gatonet, pois compartilhar a internet ( ao menos que tenha um link seu ) é ilegal correto ? Ao menos em Sp Milhares de lanhouse tem seu Speedy da vida e seus 10, 20 , 30 computadores. Cara nunca parei pra pensar nisso.!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Poderia me dizer como consigo um link dedicado e o custo disso ? fiquei mal com esta historia de "gatonet", Teoricamente, 60% das lan Houses de todo o Brasil são Gatonet, pois compartilhar a internet ( ao menos que tenha um link seu ) é ilegal correto ? Ao menos em Sp Milhares de lanhouse tem seu Speedy da vida e seus 10, 20 , 30 computadores. Cara nunca parei pra pensar nisso.!
    Compartilhar em lan house nao é ilegal porque vc não ta vendendeo internet a terceiros...

    E no velox por exemplo tem a empresarial, que pode ser compartilhada numa empresa, lan house, escritorio.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Compartilhar em lan house nao é ilegal porque vc não ta vendendeo internet a terceiros...

    E no velox por exemplo tem a empresarial, que pode ser compartilhada numa empresa, lan house, escritorio.
    Desde que voce nao venda a terceiros não é ilegal...

    Se Joao compra pra usar em casa e na lan de propriedade dele mesmo, é certo, mas se Joao decide que alem da lanhouse dele ele resolve por na casa do vizinho e assim sucessivamente, é ilegal.

    Mesmo que ele alegue que todos so vizinhos juntam e pagam o total da mensalidade, ja sera ilegal pois trata-se de domicilio alheio ao do contrato. Ainda mais um provedor...

    Abraços!