Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    É de 2 em 2 mega sim. Mas mesmo assim, vale a pena, pq dependendo do local os 2 megas Unotel saem mais baratos do q 1 mega das operadoras, sem contar na qualidade do link...

  2. #22

    Padrão

    Como a Unotel faz para aumentar pop, aumentar seus pontos de distribuição.

  3. #23

    Padrão

    não compreendi , mas de acordo com o que sei eles entregam o link em fibra na central de cemig (pelo menos na minha região)

    ou seja , você vai lá e busca, eles só te dão estrutura de backbone e não de transporte até a sua central.


    "usamos fibra optica aerea" - ou seja eles usam as torres de transmissão da cemig ou dá operadora de energia. XD
    o que em sí é mais fácil para manutenção e para ampliar.


    usei um link de 2mb da Unotel, não gostei devido ao delay ser um pouco alto, o link da embratel tava BEM melhor :P [nada contra, tô falando que EU< EU < não gostei.]

  4. #24

    Padrão

    Vou tentar fazer uma pergunta mais clara.


    A unotel hoje está a 100km da minha cidade, se eu fizer um POP e pegar um link com a Unotel e depois de alguns meses meu concorrente quiser tambem pegar a um link, ele vai ter pegar onde eu peguei a 100km ou a Unotel vai me obrigar a fornecer a estrutura.

    Apesar de parecer estranha a pergunta eu ouvir falar que quando eu se contrata um link da unotel, quem contratou fica obrigado a oferecer a estrutura a quem quiser contratar.

  5. #25
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Aprendiz Ver Post
    Vou tentar fazer uma pergunta mais clara.


    A unotel hoje está a 100km da minha cidade, se eu fizer um POP e pegar um link com a Unotel e depois de alguns meses meu concorrente quiser tambem pegar a um link, ele vai ter pegar onde eu peguei a 100km ou a Unotel vai me obrigar a fornecer a estrutura.

    Apesar de parecer estranha a pergunta eu ouvir falar que quando eu se contrata um link da unotel, quem contratou fica obrigado a oferecer a estrutura a quem quiser contratar.
    Não fica obrigado nada, mas é uma oportunidade pra vc faturar. Se ele quiser montar a estrutura dele e ir lá buscar, sem problemas. Mas se vc quiser fornecer o transporte pra ele, vc poderá ganhar em cima do tráfego que ele comprar, pois sua estrutura já estará montada!

  6. #26

    Padrão

    Falo e disse xande,
    mas na maioria das vezes o cara faz a sua propia estrutura porque ninguem aqui quer ficar dependendo da rede alheia :P , mas, é uma boa pra quando uma pessoa pode ir buscar ai de voce pra voce revender pra ele em Outra cidade, aí , compensa e muito..


    Hoje os grandes em wireless só fazem isso, só servem de transporte para pequenos provedores, dá menos trabalho e é lucrativo, (porque a Oi/embr etc) tá dificil de pagar.

  7. #27

    Padrão

    Quase tudo pronto para tentar o enlace de 95 KM. Vou usar rbs 433AH, XR5 nstreme dual, Antenas Sector 5.8 EMCTEST Dual 37Dbi. Final de semana que vem se Deus quiser, irei começar. Só falta o Link. Vou usar esta antena.
    http://www.supertechbr.net/antena.jpg

    Será que vai dar Certo?

    Obrigado

    Fábio

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Quase tudo pronto para tentar o enlace de 95 KM. Vou usar rbs 433AH, XR5 nstreme dual, Antenas Sector 5.8 EMCTEST Dual 37Dbi. Final de semana que vem se Deus quiser, irei começar. Só falta o Link. Vou usar esta antena.
    http://www.supertechbr.net/antena.jpg

    Será que vai dar Certo?

    Obrigado

    Fábio

    Fabio

    Bom dia!

    Estou precisando fazer um ENLACE parecido com esse, então gostaria de fazer as seguintes perguntas.

    1. Quantos megas voce prentede passar, e se é full-duplex?
    2. Qual Custo?

    Aprendiz

  9. #29
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Quase tudo pronto para tentar o enlace de 95 KM. Vou usar rbs 433AH, XR5 nstreme dual, Antenas Sector 5.8 EMCTEST Dual 37Dbi. Final de semana que vem se Deus quiser, irei começar. Só falta o Link. Vou usar esta antena.
    http://www.supertechbr.net/antena.jpg

    Será que vai dar Certo?

    Obrigado

    Fábio
    Quantos mega vc pretende com esse linkão? Tou fazendo um de 52 kms com Kathrein DUAL de 34 dbi, rb600 e XR5, pretendo conseguir uns 20 mbps full...

  10. #30

    Padrão

    Bom, Seu eu conseguir 10 mbps full de início, estou no lucro, e assim que aumentar a demanda, ou dividirei o enlace no meio para aumentar o troughput, ou partir para equipamentos tipo SIAE ou Gigacom.

    Aprendiz, o sistema é para funcionar full-duplex, utilizando o nstreme dual, como disse, se conseguir 10mbps full é lucro, mas pretendo chegar nos 20. Sobre o valor, ainda naum tenho exato, pois tenho que contabilizar o frete das antenas, viagens, mas acho que vai ficar algo em torno de 8.000,00. Assim que estiver concluído, posto aqui o troughput e os gastos exatos.

    Abraços

    Fábio

    Na Itália em 304km, Conseguiram passar 5 Mbps, será que naum conseguirei passar mais de 10mbps em 95 km?

  11. #31

    Cool

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Bom, Seu eu conseguir 10 mbps full de início, estou no lucro, e assim que aumentar a demanda, ou dividirei o enlace no meio para aumentar o troughput, ou partir para equipamentos tipo SIAE ou Gigacom.

    Aprendiz, o sistema é para funcionar full-duplex, utilizando o nstreme dual, como disse, se conseguir 10mbps full é lucro, mas pretendo chegar nos 20. Sobre o valor, ainda naum tenho exato, pois tenho que contabilizar o frete das antenas, viagens, mas acho que vai ficar algo em torno de 8.000,00. Assim que estiver concluído, posto aqui o troughput e os gastos exatos.

    Abraços

    Fábio

    Na Itália em 304km, Conseguiram passar 5 Mbps, será que naum conseguirei passar mais de 10mbps em 95 km?
    Opa!!!

    E ai fabin?? Beleza??

    Cara esse link ai e aquele que estavamos estimando?? vai lançar ele direto mesmo? to sumido da net ne cara, tá foda ralando demais esses dias. Até março aqui é osso.
    Vai pegar o link onde? itabira mesmo??


    Abraço

  12. #32

    Padrão

    Olá Rogério. Sumiu hein?! Provavelmente irei pegar em Itabira. Falta acertar alguns detalhes. Qualquer coisa dê um toque no msn.

    Abraços

    Fábio

  13. #33

    Padrão Quase Lá!!!

    Até que enfim colocamos as Antenas da Emctest a Prova. Em 95,6 km com xr5 conseguimos sinal de -70. Em um lado apontamos com bússula e "chutômetro" e do outro lado fizemos os ajustes finos. Por ter ajustado somente de um lado, o resultado de início foi satisfatório. 1,5 mbps em cada cartão, em um wds normal, sem nstreme, sem ajuste adicional nenhum. Mas como o suporte para fixar as antenas na torre o serralheiro fez em metalon, ele amassou e tive que fazer outro. Na quarta terminaremos de fazer os ajustes dos dois lados. Tem algo a mais no nstreme dual para melhorar a performance? Estou usando os seguintes equipamentos:

    2 antenas Emctest 37dbi
    4 XR5
    2 RB 433AH

    Obrigado

    Fábio

  14. #34

    Padrão

    se poder não faça nstreme e faça bonding por causa da redundancia, outra coisa use cada xr5 em um rb para ter o maximo de processamento para rodar o nstreme que ai você consegue melhores desenpenhos, estamos começando a montar 116km de enalce partid em 3 enlace para pegar unotel e estamos estimando em 28mb full pelos enlaces que ja temos como exemplo na nossa rede.

    Att,

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Bom, Seu eu conseguir 10 mbps full de início, estou no lucro, e assim que aumentar a demanda, ou dividirei o enlace no meio para aumentar o troughput, ou partir para equipamentos tipo SIAE ou Gigacom.

    Aprendiz, o sistema é para funcionar full-duplex, utilizando o nstreme dual, como disse, se conseguir 10mbps full é lucro, mas pretendo chegar nos 20. Sobre o valor, ainda naum tenho exato, pois tenho que contabilizar o frete das antenas, viagens, mas acho que vai ficar algo em torno de 8.000,00. Assim que estiver concluído, posto aqui o troughput e os gastos exatos.
    Existe um meio-termo entre os rádios Wi-Fi como Ubiquiti e os rádios faixa estreita como SIAE/Gigacom/Ceragon, que são os rádios de frequência não-licenciada com protocolo próprio como os PTP-400/500/600 da Motorola e o AN-80i da Redline(usando as mesmas antenas de 5.8). Se você fechar um link Wi-Fi e garantir que há visada desobstruída de 5.8 (visada no sentido de rádio, pq nessa distância vc não vai enxergar nada), e a questão for apenas o desempenho, essas opções podem vir bem a calhar. Mas se o link Wi-Fi de 5.8 não fechar, melhor voltar para o Radio Mobile e colocar uma torre de repetição no meio do caminho... e recomeçar a avaliação.

    Entre SIAE, Gigacom e Ceragon, eu aconselho Ceragon, mas SIAE é mais barato e funciona bem. O único detalhe é que a Ceragon tem rádio com alta potência (família HP) de saída que pode calhar de diminuir o tamanho da antena, que é um componente caro da solução. Assim, SIAE nem sempre é mais barato dependendo do cálculo de enlace.

    E se você tiver umas torres parrudas, podemos negociar um par de antenas de 3m60 para 7.5 GHz que a empresa tem no estoque... em geral a torre com capacidade de peso e de carga de vento para uma antena dessas é muito cara, mas se for sua única opção, pode fazer sentido. Ou se você usar uma torre que já aguente naturalmente uma antena dessas, como algumas torres de TV.

  16. #36

    Padrão

    rapaz, já ouviu falar nas antenas de dupla polarização do gilvan enriconi, acho que vc deveria ligar pra ele e trocar umas idéias, ele tem muito a acrescentar..

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Boa Tarde Galera

    Estou pensando em pegar um link da Unotel de 20 Mbps em umas dessas cidades: Ipatinga, Governador Valadares ou Itabira, MG. Ambas ficam a uma distância aproximada daqui de 95 Km. Alguém sabe de alguma empresa que poderia fazer o transporte do link via fibra até aqui que naum seja a OI? Tenho um link de 2 Mbps da OI, já pedi upgrade p/ 16 Mbps a uns 3 meses, ligo, reclamo, xingo, e o consultor fala que na segunda vai passar a proposta (sempre esquece de falar qual segunda e de qual ano). Pensei em fazer o enlace em 5.8, mas, pela distância, fico com medo de excesso de manutenção, por causa dos acessos as torres serem ruins e em estrada de chão. O que devo fazer?


    Obrigado

    Fábio.
    Amigo, O link que eu recebo vem de uma Cidade a 200km (Em estradas) da minha, è da Seguinte maneira:
    Vca (link) => 30km => Anagé => 89Km => Condeuba => 54Km => Jacaraci
    O link Entre Anagé e Condeuba Foi feito Com 2 Pluton de 37 db e 2 Xr5, E Testando a Velocidade entre todos os pontos consegui Uma Média de 10 Mb Full, Então Eu acho que vc deveria considerar Uma Aplicação Com Os Xr5 + Antenas Pluton Ou Hyperlink de maior ganho e Nstreme-Dual, Deve atender A você sem precisar gastar tanto,
    +)

  18. #38

    Padrão Quase lá!!! :)

    Boa Tarde Galera.

    Fechamos o link em 95,6km direto. Estou usando de cada Lado: 1 antena emctest 37dbi de dupla polarização, 1 RB433ah, 1 R52H e 1 XR5. Naum quis fazer um nstreme dual, pq naum vou fazer um backup no momento ($$). Em uma polarização enlace com os XR5 e na outra enlace com os R52H. os R52h estão com sinal de -54 e os XR5 com -49. Potência no default e usando nstrem simples. Os XR5 coloquei no 5ghz-turbo, mas ficava perdendo a conexão direto, voltei para o 5ghz normal. Troughput no r52h de 11mbps full e no xr5 15mbps full. O que posso fazer para melhorar o enlace?

    Gostaria de agradecer o Alexandre Correia pelas dicas do Bonding, mas naum consegui fazer os doi cartões somarem o tráfego.

    Obrigado

    Fábio

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Fechamos o link em 95,6km direto. Estou usando de cada Lado: 1 antena emctest 37dbi de dupla polarização, 1 RB433ah, 1 R52H e 1 XR5. Naum quis fazer um nstreme dual, pq naum vou fazer um backup no momento ($$). Em uma polarização enlace com os XR5 e na outra enlace com os R52H. os R52h estão com sinal de -54 e os XR5 com -49. Potência no default e usando nstrem simples. Os XR5 coloquei no 5ghz-turbo, mas ficava perdendo a conexão direto, voltei para o 5ghz normal. Troughput no r52h de 11mbps full e no xr5 15mbps full. O que posso fazer para melhorar o enlace?
    O nstreme simples pode ser mais lento que sem nstreme, chegou a testar ?
    Como você tem 2 enlaces não agregados, a melhor performance que você pode extrair deles é colocar a rota num sentido por um enlace, a do outro sentido por outro. Exemplo:

    ponta a link r52h: IP 200.1.1.1/30
    ponta b link r52h: IP 200.1.1.2/30
    ponta a link xr5: IP 200.1.1.5/30
    ponta b link xr5: IP 200.1.1.6/30

    Ative OSPF nas duas subnets, e defina os custos assim:
    ponta a rede 200.1.1.0/30 - custo 1
    ponta a rede 200.1.1.4/30 - custo 2
    ponta b rede 200.1.1.0/30 - custo 2
    ponta b rede 200.1.1.4/30 - custo 1

    Assim, você terá redundância entre os 2 enlaces caso um deles caia, e enquanto estiver os dois no ar, eles operaram em quase-simplex, dividindo quase que igualmente a quantidade de pps (pacotes por segundo), que é a configuração de melhor performance desse cenário.

  20. #40

    Padrão

    Obrigado Rubensk, mas no bonding, quando as dua iterfaces estão ativadas, ao invés de somar o link, diminui o troughput. Como faria com esse OSPF? E sem nstreme, o trougput full duplex é de incríveis 600kbps.

    Obrigado

    Fábio