+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer AP-Bridge com RB600? Começa do zero!

    Ola amigos da under, bem, passou o tempo e eu acabei arrumando uma RB600 com 4 cartao R52H, agora fica a duvida, como configurar ela como Bridge? to com um tutorial aqui mais to penando um pouco...
    Tenho pouca experiencia com MK ,ja tenho um AP-Mikrotik na torre e to querendo troca o equipamento, colocando essa RB e uns painel em cima da torre so p passa o sinal e gerencia o proxy e mais algunas coisa em um outro servidor em baixo, "ja passei um bocado de dor de cabeça com servidor em cima da torre" rs
    As duvida..
    Tenho q coloca 4 faixa de ip diferente em cada cartao ou posso coloca os 4 numa so faixa?
    Pq quando configuro a bridge, tento acessa por cabo e nao acessa, nao aparece ip nen mac p conecta com o winbox? so conecta mesmo por wireless!
    quem poder da um empuraozinho fico grato..
    Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bridge MikroTik AP Bridge Setup.pdf  
    Última edição por vanderleisistema; 27-01-2009 às 10:12. Razão: Ortografia

  2. #2

    Padrão

    Amigo, uso servidor a mais de 1 ano em torres e nunca deram pau e particularmente acho melhor que rb.
    Para fazer a bridge vc tem q criar a bridge na aba de mesmo nome colocando em rstp ae vc adciona a rota, sendo que vc tem q ter o input do sinal para configurar.

  3. #3

    Padrão

    Uma duvida, a bridge precisa te algum ip? é q tava olhando o tuto, e seguindo ela, cria-se uma bridge e nela tem um ip, ai chega uma parte do tutorial q ja nao ta mais a bridge, sabe me dizer se preciso seta um ip p bridge, ou eu posso deleta o ip criado?
    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    quem temq ter o ip é a placa q vai receber o sinal!

  5. #5

    Padrão

    dahora o tutorial....

    ainda nao tive oportunidade de testar um bridge em uma rb600, então fica minha duvida...é preciso criar a rota como mostra o tuto?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    dahora o tutorial....

    ainda nao tive oportunidade de testar um bridge em uma rb600, então fica minha duvida...é preciso criar a rota como mostra o tuto?
    É ai q ta o X da questao...rs
    nao sei por onde começar, mais acho q p fica mais sussa, vou monta em baixo primeiro "MK", colocando tudo conte regra ai depois eu vejo essa outra parte da bridge, quem puder da uma ajuda ai por favor, ainda mais em parte de rotas q liga a bridge no servidor em baixo.. dei uma procurada no site e nao tive informaçao..
    Valeu.

  7. #7

    Padrão mikrotik

    Citação Postado originalmente por vanderleisistema Ver Post
    Ola amigos da under, bem, passou o tempo e eu acabei arrumando uma RB600 com 4 cartao R52H, agora fica a duvida, como configurar ela como Bridge? to com um tutorial aqui mais to penando um pouco...
    Tenho pouca experiencia com MK ,ja tenho um AP-Mikrotik na torre e to querendo troca o equipamento, colocando essa RB e uns painel em cima da torre so p passa o sinal e gerencia o proxy e mais algunas coisa em um outro servidor em baixo, "ja passei um bocado de dor de cabeça com servidor em cima da torre" rs
    As duvida..
    Tenho q coloca 4 faixa de ip diferente em cada cartao ou posso coloca os 4 numa so faixa?
    Pq quando configuro a bridge, tento acessa por cabo e nao acessa, nao aparece ip nen mac p conecta com o winbox? so conecta mesmo por wireless!
    quem poder da um empuraozinho fico grato..
    Abraço.

    Amigo o mikrotik e um otimo aliado aos provedores mas ele nos da uma enorme dor de cabeça para configura lo ...eu montei um em um k6 e o coloquei ao meu lado para testa lo por meses e ai arrumei uma rb e o levantei na rede, se possivel faça o mesmo e no 4sharead tem varios tutoriais para ele da uma olhada la 4shared.com - file sharing network - free file search - mikrotik, que eu tambem vou procurar algo pra lhe ajudar, mas com certeza os ips tem de estar no mesmo range
    quanto ao cabo ja o verificou ? e simples ou cross ?

  8. #8

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por fenixnet Ver Post
    Amigo o mikrotik e um otimo aliado aos provedores mas ele nos da uma enorme dor de cabeça para configura lo ...eu montei um em um k6 e o coloquei ao meu lado para testa lo por meses e ai arrumei uma rb e o levantei na rede, se possivel faça o mesmo e no 4sharead tem varios tutoriais para ele da uma olhada la 4shared.com - file sharing network - free file search - mikrotik, que eu tambem vou procurar algo pra lhe ajudar, mas com certeza os ips tem de estar no mesmo range
    quanto ao cabo ja o verificou ? e simples ou cross ?
    Opa, ja tenho esses material amigo, eu olhei td, ate aki na under... rs queria mesmo é saber como ficaria o IP pra 4 mini-pci, tipo como vc disse tem q ta na mesma faixa de ip, posso ta colocando assim por exemplo: 192.168.2.10, 192.168.2.20... 192.168.2.40, mais e ai, como ficaria no meu cliente o GW, seria assim: final 10, 20, 30 ou 40 isso dependendo em q painel o cliente conectar? nao teria jeito de eu coloca um GW p bridge toda? ai tanto faz o cliente conectar em um dos 4 painel com o mesmo GW padrao..
    agora a questao do cabo q vc falou, nao sei ainda como ficaria, ou cross ou simples!! eu fiz aki como no tuto q postei, td belezinha, so tem uma parte la q nao entendi mt q é essa aki "8) Click on IP -> Routes and add 192.168.1.1 as the default route as per steps 27 to 31
    above." isso ta na pagina 12 do tudo, vc saberia o q é isso..
    Negocio pode c dificil, mais nao impossivel.. rs é so corre atras.. valeu pela ajuda.
    Abraço.
    Última edição por vanderleisistema; 01-02-2009 às 21:11. Razão: Ortografia

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vanderleisistema Ver Post
    Opa, ja tenho esses material amigo, eu olhei td, ate aki na under... rs queria mesmo é saber como ficaria o IP pra 4 mini-pci, tipo como vc disse tem q ta na mesma faixa de ip, posso ta colocando assim por exemplo: 192.168.2.10, 192.168.2.20... 192.168.2.40, mais e ai, como ficaria no meu cliente o GW, seria assim: final 10, 20, 30 ou 40 isso dependendo em q painel o cliente conectar? nao teria jeito de eu coloca um GW p bridge toda? ai tanto faz o cliente conectar em um dos 4 painel com o mesmo GW padrao..
    agora a questao do cabo q vc falou, nao sei ainda como ficaria, ou cross ou simples!! eu fiz aki como no tuto q postei, td belezinha, so tem uma parte la q nao entendi mt q é essa aki "8) Click on IP -> Routes and add 192.168.1.1 as the default route as per steps 27 to 31
    above." isso ta na pagina 12 do tudo, vc saberia o q é isso..
    Negocio pode c dificil, mais nao impossivel.. rs é so corre atras.. valeu pela ajuda.
    Abraço.
    ve só tenta por ela tipo seguido mesmo 192.168.2.20, 192.168.2.21, e assim vai, elas sao bridges né so vai ligar os clientes ao gw e isso quem vai soltar eo o servidor (gw) não ? so que as coloque fora do seu pool ...to meio com sono mas deve ser isso ai .....

  10. #10

    Padrão

    Olá amigo WIFI.

    Então só para facilitar o entendimento das configurações....tudo que se diz BRIDGE significa que o equipamento somente fara uma "PONTE" convertendo o que recebe via cabo através da rede wi-fi.

    Ou seja quem manda na sua rede é seu MK que esta em baixo...la em cima só fara o papel de sair as configurações do MK de baixo através da wireless mesmo.

    Teste criando a bridge com todas as wlan e depois atribua um IP a ela.
    depois cadastre os clientes conforme a antena que irao se conectar.

    abraçao

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vanderleisistema Ver Post
    É ai q ta o X da questao...rs
    nao sei por onde começar, mais acho q p fica mais sussa, vou monta em baixo primeiro "MK", colocando tudo conte regra ai depois eu vejo essa outra parte da bridge, quem puder da uma ajuda ai por favor, ainda mais em parte de rotas q liga a bridge no servidor em baixo.. dei uma procurada no site e nao tive informaçao..
    Valeu.

    Para configurar um AP-bridge basta ir no menu BRIDGE e criar uma bridge (clic em + e depois ok) depois na opção PORTS adiciona todas as interfeces (ether e wlan) na bridge (Clic em + e seleciona cada placa e a bridge e ok) faça isso com todas, configure seus cartões ao seu modo, depois em IP-ADDRESSES vc coloca um ip para a interface bridge criada, como o ip do meu servidor é 192.168.1.1 e o Gtw o mesmo, no PC-AP coloquei 192.168.1.2, pronto, tá td funcionando, sera o mesmo funcionamento de um switch, simplismente como o amigo falow, recebendo os dados do servidor pela ether e repassando pela wlan...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Para configurar um AP-bridge basta ir no menu BRIDGE e criar uma bridge (clic em + e depois ok) depois na opção PORTS adiciona todas as interfeces (ether e wlan) na bridge (Clic em + e seleciona cada placa e a bridge e ok) faça isso com todas, configure seus cartões ao seu modo, depois em IP-ADDRESSES vc coloca um ip para a interface bridge criada, como o ip do meu servidor é 192.168.1.1 e o Gtw o mesmo, no PC-AP coloquei 192.168.1.2, pronto, tá td funcionando, sera o mesmo funcionamento de um switch, simplismente como o amigo falow, recebendo os dados do servidor pela ether e repassando pela wlan...

    Hunn.. agora to entendendo, fiz aki como vcs disseram, ta td beleza, configurei os cartoes fiz o pool p clientes conectar dhcp mais algumas coisinhas.. ficou assim!! a bridge ta com o ip: 192.168.2.1.. ai la no servidor em baixo vai ficar com o ip 192.168.1.1 isso na placa q vai ligada a bridge na torre, agora o q ta pegando sao as rotas..rs alguem pode da uma ajuda nessa parte!? como disse sou leigo nisso.. e o dns fica normal, tipo coloco o dns q quero la no dns do servidor e isso ja passa td p bridge altomatico?
    tipo, ai meu clientes iriam ficar assim.. IP: 192.168.2.10, GW: 192.168.1.1, e DNS o q eu setar no servidor como meu dns, é isso ou eu to mt doido? rs

    Obrigado galera pela ajuda!!

  13. #13

    Padrão

    Galera é o seguinte.. botei a mao na massa, mais nao sei se esta certo, é q nunca mechii com RB, só PC-AP mesmo e com uma placa wireless tbm... agora a qui ta o seguinte...
    No servidor em baixo tem 2 placas de rede, a q entra internet q o ip é 192.168.1.1... e a local "essa vai passa o trafego para os clientes" com o ip 192.168.2.1... fui la na bridge, criei ela.. com todas as portas.. como o amigo disse, coloquei tds, as 3 eth e as 4 wlan nela.. e coloquei o ip na bridge 192.168.2.10.. ate ai beleza.. acho q ta certo, se nao estiver alguem me corrija.. agora ta o "X da questao", como q eu faço p esse trafego da RB em modo bridge repassa os dados para o servidor em baixo? tenho q fazer nat ou rota essas coisas na bridge? tipo é q vi no tutorial q postei aki mesmo nesse post e la ta mostrando a pessoa aplicando uma rota na bridge!! preciso disso mesmo? mais uma duvida.. pq quando conecto via wireless tanto numas da 4 interfacer.. e do o primeiro comando de ping.. ele pinga normal "na bridge 192.168.2.10", ai desconecto de uma interface wireless e conecto em qualquer outra das 3 restante e pingo ai ele nao responde.. depois da bridge criada.. eu nao preciso seta ip pra interface wireless mesmo?
    Abraço.. agradeço c alguem puder ajudar!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         route.JPG
Visualizações:	128
Tamanho: 	40,4 KB
ID:      	3706  
    Última edição por vanderleisistema; 02-03-2009 às 01:10.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Olá amigo WIFI.

    Então só para facilitar o entendimento das configurações....tudo que se diz BRIDGE significa que o equipamento somente fara uma "PONTE" convertendo o que recebe via cabo através da rede wi-fi.

    Ou seja quem manda na sua rede é seu MK que esta em baixo...la em cima só fara o papel de sair as configurações do MK de baixo através da wireless mesmo.

    Teste criando a bridge com todas as wlan e depois atribua um IP a ela.
    depois cadastre os clientes conforme a antena que irao se conectar.

    abraçao
    Amigo, so p esclarecer mais um pouco minhas ideia..rs eu quero fazer pppoe aqui, amarando ip x mac do cliente, to dando uma estudada aki, mais me parece q eu nen vou usa o dhcp, nao sei se teria jeito de fazer com q o cleinte pppoe conectace na torre e a torre repassava o ip p o cliente... mais minha duvida é a seguinte, onde vai minhas principal configuracao nisso td..rs, é no servidor em baixo ou na bridge.. configuracoes q falo é essa na parte de clientes, tipo se eu quiser amarra ip e mac, na lista arp por exemplo, onde eu faço isso, na bridge ou no servidor em baixo? c for isso, a bridge o q vou ter q fazer nela? exemplo c for amarra o ip x mac na tabela arp...so remarco reply only nas interfaces wireless.. na bridge so faço as configuraçao dos cartao.. e o resto quem manda é o servidor é isso?
    Agradeço pela ajuda q vem dando...
    Abraço.

  15. #15

    Padrão

    Olá amigo.....

    Então, todas essas configurações que voce pretende fazer serão feitas no servidor principal (servidor de baixo).

    As bridges serão só pontos de acesso.....ou seja elas só irao repassar as informações que o seu servidor de baixo fizer.

    Para você entender melhor, imagine seu servidor ligado em um switch....com computadores ligados neste switch.......

    o switch sera uma bridge que repassaras as informações do seu servidor para a rede.

    No seu caso o que vc tem que focar é nas configurações que seu servidor de baixo farão...o resto dos equipamentos apenas irao repassar o que ele mandar.

    espero ter ajudado.....abração

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Olá amigo.....

    Então, todas essas configurações que voce pretende fazer serão feitas no servidor principal (servidor de baixo).

    As bridges serão só pontos de acesso.....ou seja elas só irao repassar as informações que o seu servidor de baixo fizer.

    Para você entender melhor, imagine seu servidor ligado em um switch....com computadores ligados neste switch.......

    o switch sera uma bridge que repassaras as informações do seu servidor para a rede.

    No seu caso o que vc tem que focar é nas configurações que seu servidor de baixo farão...o resto dos equipamentos apenas irao repassar o que ele mandar.

    espero ter ajudado.....abração
    rapaiz do ceu.. ja quebro um galhaoo... rs
    entendii agora.. um exemplo de como iria fica meu clientes é assim mesmo..

    SERVIDOR em baixo: 192.168.2.1
    Bridge:192.168.2.10
    Link Internet:192.168.1.1
    e dns os q expecifico no servidor em baixo..

    ai os clientes iria ficar assim??
    192.168.2.100
    255.255.255.0
    192.168.2.1
    dns q especifiquei no mk! é isso mesmo?

    so mais uma coisa, quero fazer cache de td na rede, to querendo fazer cache full tbm, e como fica isso com a bridge?.. como ficaria o nat?
    to postando um exemplo, mais nao sei c é o correto.. fico grato por sua ajuda amigo..


    3 chain=srcnat out-interface=bridge1 src-address=10.21.0.253 action=src-nat to-addresses=189.11.251.58 to-ports=0-65535
    ##nessa regra nao sei o q cooco em src.. e nen em to-adress..

    4 ;;; WEB-PROXY
    chain=dstnat in-interface=bridge1 protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128
    ## aqui pelo q entendi ele redimenciona tds p porta do cache q conecta na bridge.. mais nao sei c é o correto..

    5 chain=dstnat in-interface=link protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    6 chain=dstnat in-interface=wlan1 protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    7 chain=dstnat in-interface=wlan2 protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    8 chain=dstnat in-interface=wlan3 protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    9 chain=dstnat in-interface=wlan4 protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    enfim to perdido nessas parte..
    Abraço.

  17. #17

    Padrão

    Então ja neste ponto sobre o cache full é um passo mais a frente.....você precisa definir primeirante e o mais importante como ficarão suas configurações de rede.....

    a pincipio seria melhor você especificar como você pretende atribuir IPs a seus clientes!!

    Pelo que vi no seu exemplo você ta criando uma bridge onde não precisa....que é no server abaixo.....

    descreva como esta a config do seu server....e quantas eth ele tem...e se seu link e roteado ou nao.

    abração

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Então ja neste ponto sobre o cache full é um passo mais a frente.....você precisa definir primeirante e o mais importante como ficarão suas configurações de rede.....

    a pincipio seria melhor você especificar como você pretende atribuir IPs a seus clientes!!

    Pelo que vi no seu exemplo você ta criando uma bridge onde não precisa....que é no server abaixo.....

    descreva como esta a config do seu server....e quantas eth ele tem...e se seu link e roteado ou nao.

    abração
    Aqui ta assim.. no servidor tem 2 placas de rede..
    uma a LOCAL: (IP: 192.168.2.1) essa vai passa a net p os clientes e a outra chama...
    INTERNET: (IP: 192.168.1.1) essa eu ja fiz o pppoe onde o mk disca em cima do modem em bridge..

    Habilitei o nat mascarado p passa a correr internet.. ate ai beleza..
    Tbm habilitei o proxy.. redimencionando o trafego da porta 80 p porta 3128..
    Habilitei o proxy..

    pretendo fazer com q os cleintes conectem nesse servidor via pppoe, mac x ip amarrados, mais to meio perdido ainda.. nao sei c o pppoe tem jeito de fazer td isso, sem ter q usar um pool..

    ah, tava me esquecendo e na bridge "rb600" criei ela e adicionei tds as interface (eth e wlan) nela.. e atribui o ip 192.168.2.10 nela.. ai fui la em route e adicionei assim como na foto lá! isso ta certo ou nen preciso disso?
    Valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         route.JPG
Visualizações:	105
Tamanho: 	40,5 KB
ID:      	3707  

  19. #19

    Padrão

    Entendi amigo, ja fiz isso, add tds interfaces (wlan e eth), nao fiz os testes ainda, mais a bridge ta com o ip 192.168.2.10, e a placa onde ela vai conectada la no servidor em baixo é 192.168.2.1.. agora fica a duvida!! o q eu uso de cabo UTP, crossover ou direto? mais uma duvida, depois q colocar o cabo certo na bridge e ligar ela no servidor ja estara td funcionando...
    Valeu..
    Última edição por vanderleisistema; 03-03-2009 às 01:01. Razão: ortografia