+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Divisão de banda entre clientes....

    Pessoal, estou mexendo no mikrotik a + ou - uma semana e de acordo com os artigos e topicos aqui do forum fiz muita coisa.
    Mas o que gostaria de fazer é o seguinte: supondo que tenho uma banda de 4MB e quero dividí-la em dois grupos de clientes, sendo 2MB para um grupo de 4 clientes e outros 2MB para 3.
    É possível nesse grupo de 4 clientes quando só tiver um conectado ele tem os 2MB quando tiver 2 cada um tem 1MB e quando for os quatro 512KB.
    Isso é possível ainda não encontrei informação sobre isso e agradesso qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Nimguém sabe ou não é possível fazer isso com o Mikrotik?
    Limitar a banda de cada usuário já consegui mas essa de ter a banda dividida para dois grupos de usuários não achei nada e não descobri como fazer.
    Algué tem algum dica?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elaguiar Ver Post
    Nimguém sabe ou não é possível fazer isso com o Mikrotik?
    Limitar a banda de cada usuário já consegui mas essa de ter a banda dividida para dois grupos de usuários não achei nada e não descobri como fazer.
    Algué tem algum dica?
    Nos detalhes não tenho nada a mão, mas pesquise sobre queue tree, que pode fazer algo.

  4. #4
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elaguiar Ver Post
    Pessoal, estou mexendo no mikrotik a + ou - uma semana e de acordo com os artigos e topicos aqui do forum fiz muita coisa.
    Mas o que gostaria de fazer é o seguinte: supondo que tenho uma banda de 4MB e quero dividí-la em dois grupos de clientes, sendo 2MB para um grupo de 4 clientes e outros 2MB para 3.
    É possível nesse grupo de 4 clientes quando só tiver um conectado ele tem os 2MB quando tiver 2 cada um tem 1MB e quando for os quatro 512KB.
    Isso é possível ainda não encontrei informação sobre isso e agradesso qualquer ajuda.
    Cara você pode fazer assim:

    Você cria 2 grupos, para o grupo 1 disponibiliza 2mb e para o grupo 2, mais 2mb, no grupo 1 vai ter 4 clientes e no 2, 3 clientes.

    quando tiver 1 pessoa conectada, ele vai ter disponivel essa banda de 2mb, quando tiver 2 eles vao "brigar" pelos 2 megas e assim sucessivamente..
    Do mesmo modo ocorrerá no outro grupo, desse modo é funcional, facil e pratico!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Cara você pode fazer assim:

    Você cria 2 grupos, para o grupo 1 disponibiliza 2mb e para o grupo 2, mais 2mb, no grupo 1 vai ter 4 clientes e no 2, 3 clientes.

    quando tiver 1 pessoa conectada, ele vai ter disponivel essa banda de 2mb, quando tiver 2 eles vao "brigar" pelos 2 megas e assim sucessivamente..
    Do mesmo modo ocorrerá no outro grupo, desse modo é funcional, facil e pratico!

    ddllss é bem isso que quero o detalhe é como fazer?
    não achei tuto, manual nada referente a isso mas
    ainda etou na batalha

  6. #6
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elaguiar Ver Post
    ddllss é bem isso que quero o detalhe é como fazer?
    não achei tuto, manual nada referente a isso mas
    ainda etou na batalha

    Vou te passar 2 soluções...

    Essa ideal para quem usa hotspot, mas da para usar sem passar pelo hotspot.

    1- IP --> ADDRESS
    2- click em (+), em "address" digite uma faixa de IP qualquer, ex. 192.168.10.1/29 (o "/29" vai te dar 6 ips, como no seu caso você precisa de apenas 4, ja vai te atender).
    3- no campo "Interface" coloque a interface dos seus clientes, se tiver em bridge, coloque ela, depois click em "ok".


    Se você usa DHCP, pode ir lá : IP --> DHCP Server, vá na aba "networks" click em (+)

    1- em "address" coloque a faixa criada (nosso caso: 192.168.10.0/29)
    2- em "gateway" coloque 192.168.10.1
    3- em "dns Servers" pode colocar seu dns de preferencia.


    em:

    IP --> HOTSPOT

    1- aba "users", click em (+)
    2- de um nome e uma senha para o usuario
    3- coloque o mac do cliente
    4- no campo "profile" deixe como "default" (porque a banda dele será configurada depois).

    Agora vá em : IP --> HOTSPOT --> IPBINDINGS

    1- click em (+)
    2- coloque o mac do cliente
    3- no campo "To Address" coloque o ip do cara (dentro da faixa, assim o hotspot ira direcionar o cliente para o IP que você determinar aqui, ex. cliente 1 = 192.168.10.2
    4- no campo "Type" coloque como "regular", assim o hotspot pede autenticação para o usuario, (se não quizer que o cliente tenha que digitar senha basta deixar como "bypassed").


    Agora vá em: QUEUES

    1- na aba "simple queues", click em (+)
    2- de um nome qualquer
    3- em "target address" coloque a faixa criada : 192.168.10.0/29
    4- em "target upload" coloque a quantidade de upload desejada.
    5- em "target download" coloque "2M" no seu caso, depois click em "ok"

    Pronto desse modo qualquer cliente que você colocar dentro dessa faixa vai disputar esses 2 megas..
    Desse modo 100% testado e garantido que funciona.
    Tem um pequeno detalhe que tem gente que não consegue; porque se mudar o hotspot não direciona o cliente para essa faixa de IP desejada..
    Vá em IP -->HOTSPOT -->USERS, click em PROFILE, de 2 clicks no nome "default" e observe se na aba "address pool" se esta em "none", se não tiver, deixe!!

    -----------------

    A outra forma seria:

    QUEUE --> SIMPLE QUEUES

    http://dl.getdropbox.com/u/771490/imagem.bmp


    Eu particularmente prefiro a primeira forma, criando faixa separada, crio faixas diferente para cada casa, que tem mais de um micro.
    Qualquer duvida manda ai!

  7. #7

    Padrão

    Obrigado ddllss

    Achei muito bom a primeira principalmente se eu utilizar em rede sem fio.

    Como utilizarei em uma rede fechada e com fio usarei a segunda opção.

    Mas também testarei a primeira muito obrigado.