+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AMD64 ou i386 para Intel Pentium 4 631, 3000 MHz

    Tenho um PC com Intel Pentium 4 631, 3000 MHz (15 x 200) x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3
    L2 2 MB (On-Die, ECC, ATC, Full-Speed)
    3GB de memoria ram
    160GB HD

    Gostaria de saber qual arquiterura do Ubuntu, ou Debian escolho amd64 ou i386?
    Quando tentei instalar a i386 teve um aviso indicando para baixar e instalar a amd64
    geralmente baixo versões i386, gostaria de saber se baixo a amd64 e se vai funcionar melhor.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por manuengcomp Ver Post
    Tenho um PC com Intel Pentium 4 631, 3000 MHz (15 x 200) x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3
    L2 2 MB (On-Die, ECC, ATC, Full-Speed)
    3GB de memoria ram
    160GB HD

    Gostaria de saber qual arquiterura do Ubuntu, ou Debian escolho amd64 ou i386?
    Quando tentei instalar a i386 teve um aviso indicando para baixar e instalar a amd64
    geralmente baixo versões i386, gostaria de saber se baixo a amd64 e se vai funcionar melhor.

    Pela sua arquitetura tem somente duas opções:

    1 - x86 (32 bits)
    2 - x86-64 (64 bits)

    Provávelmente o instalador se perdeu nas coves e não conseguiu identificar direito teu proc..

    amd64 é somente para Cpu da Amd 64bits

    Vai sem medo...

  3. #3

    Padrão info No Debian Aparece muitas arquiteturas

    Na parte de links para downloads do Debian aparecem muitas arquiteturas
    Torrents oficiais para a distribuição estável (stable)

    [alpha][amd64][arm][armel][hppa][i386][ia64][mips][mipsel][powerpc][sparc][s390][source][multi-arch]

    eu escolhi a i386 porque é a que eu escolho normalmente, mas quando coloquei o DVD apareceu o aviso para baixar a amd64 ou a multi-arch que ia ter mais desempenho pq meu processador suporta 64bits, por isso fiquei na dúvida.

  4. #4

    Padrão info No Debian Aparece muitas arquiteturas

    Na parte de downloads por torrent do Debian aparecem muitas arquitewturas a se escolher
    Torrents oficiais para a distribuição estável (stable)



    Baixei a i386 mas quando coloquei o Dvd apareceu um aviso que dizia que meu computador surpotava a arquitetura 64-bits e que para obter o máximo do meu computador eu deveria baixar a "amd64" ou a "multi-arch" que é capaz de instalar as duas versões, como uso xp 32-bit e geralmente escolho a i-386, fiquei na dúvida.

  5. #5

    Padrão

    No site downloads do Debian aparecem muitas opções para escolha de arquitetura:
    Torrents oficiais para a distribuição estável (stable)

    DVD:
    [alpha][amd64][arm][armel][hppa][i386][ia64][mips][mipsel][powerpc][sparc][s390][source][multi-arch]


    Baixei o i386, mas quando coloquei o DVD apareceu um aviso dizendo que meu computador suporta 64-bit, por isso eu deveria baixar a versão amd64, ou multi-arch que possibilita a instalação nas duas arquiteturas, e assim eu poderia obter o máximo de meu computador,
    mas como eu normalmente baixo as i386 fiquei na dúvida.

  6. #6

    Padrão

    amigo mesmo o processador da intel deve ser usado o amd64
    o ia64 não são nossos pentiun
    são processadores voltados a servidores de alto desempenho nada com os nossos core 2 duo na vida

    segue uma foto do ia64
    Imagem | Clube do Hardware

  7. #7

    Padrão

    Achei no site do Debian umas explicações sobre a arquitetura e como o marcosddc falou a ia64 serve para outro tipo de processador intel os primeiros criados , para os primeiros intel lançados a 64-bit, para os processadores Pentium 4 e Celeron, chamadas EM64T; e os mais novos que suportam 64-bit deve se usar AMD64.O nome AMD644 é porque os primeiros 64-bit eram AMD, ai o nome perdurou, mas serve para os intel 64-bit.
    Enfim posso baixar o amd64 e ter teoricamente um melhor desempenho, explorar melhor a capacidade do meu pc, mas por outro lado, vi tb que muita gente teve problema de conflitos usando o debian 64-bit tiveram problemas de conflito com alguns softwares e aplicações de flash no firefox e tal, tendo que emular uma versao 32-bit para usa-lo.
    enfim muito complicado pra quem ta começando.
    Vou ficar com 32-bit(i386) e perder essa possivel melhora de desempenho, mas ganhar em praticidade

  8. #8

    Padrão

    é amigo.. fica a sua escolha qual usar.. mais devido a sua maquina ser 64 Bits por questão de desempenho seria melhor usar AMD64!

    Uso FreeBSD AMD64 aqui.. rodo aplicativos i386 tranquilo.. alguns tive que fazer algumas besteiras para funcionar e tal.. mais nada complicado

    tem também a questão de memoria.. se desejar usar mais do que 4GB teria que usar 64 bits.. mais isso depende da sua estrutra..

    []'s

  9. #9

    Padrão

    Então algumas pessoas agora tb me disseram que preferem 64-bit, mas não sei qual melhora real, saca?
    Já tenho a versao i386 vou baixar a amd64 e ver se eu me decido

  10. #10

    Padrão

    como disse anteriormente.. no seu caso EU ficaria com I386 mesmo..se você fosse optar por usar mais do que 4GB de RAM ae sim eu usaria AMD64.!

    ah..
    da um saque ae que tu vai ver os recursos do AMD64

    http://en.wikipedia.org/wiki/X86-64#...tural_features

    []'s
    Última edição por andersoneduardo; 12-05-2009 às 08:37.

  11. #11

    Padrão XEOM 3000

    SENHORES, QUAL IMAGEM DEVO BAIXAR PARA O XEON X3360?

    BAIXO A I386? OU A IA64?

    QUAL IMAGEM DEVO BAIXAR?

  12. #12

    Padrão

    I386 se quiser um sistema 32bits
    AMD64 se quiser 64bits (na maioria das distribuições vem o AMD64 para 64bits que serve tanto para intel quanto AMD, outras ditribuições vem com x86-64 ao lado da iso que é para 64 bits)