+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    SNR vc pode ver na aba Registration do Wireless, dá um clique direito e manda exibir o "Signal to Noise", ou dar 2 cliques em cima da estação que aparece no registration e vai na aba Signal.

    SNR é a diferente entre o Sinal e o ruído, é um número positivo que quanto maior melhor, significa a margem entre os 2. Eu procuro manter esse número sempre acima de 30, sendo 30 aqui pra mim o mínimo aceitável...
    Nos clientes em 2.4 você também usa este critério? "Eu procuro manter esse número sempre acima de 30, sendo 30 aqui pra mim o mínimo aceitável"

    Vlw

  2. #62
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Nos clientes em 2.4 você também usa este critério? "Eu procuro manter esse número sempre acima de 30, sendo 30 aqui pra mim o mínimo aceitável"

    Vlw
    Não, nos clientes o sinal deve, pelo menos aqui no meu provedor, ficar abaixo de -75.

  3. #63

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Não, nos clientes o sinal deve, pelo menos aqui no meu provedor, ficar abaixo de -75.
    Certo...
    Xande... li o tópico todo e me surgiram algumas dúvidas...
    Terei que fazer um enlace de 61,2 km com uma repetidora no meio (a 38,5km - não bem no meio portanto rsrsrs)
    Estou pensando em usar 4 RB433AH + 8 XR5 + 8 OIW 33dB em dual nstreme
    O que acha? ou 4 Kathrein dual fica melhor?
    O cliente quer o máximo de throughtput possível, algo em torno de 40mb full.. será que dá?
    Outras dúvidas:
    1) Você usa alguma fonte especial nessas routerboards ou é tudo fonte original mikrotik mesmo?
    2) Você disse que não cabem 4 XR5 na rb600... e na rb433ah cabem 2 xr5?
    3) Você mesmo faz o cabo cellflex ou compra já crimpado?
    4) Este cabo é cellflex 3/8" ou 1/2"?
    5) Para fazer o alinhamento fino, vc usa algum equipamento especial ou apenas bussola, e ir mexendo e monitorando o sinal com um notebook?
    6) Essa torre triangular das suas fotos, onde você compra?
    7) Alguma sugestão particular de equipamento para este projeto?

    Só isso.. rsrsrs... abraços e sucesso...

  4. #64
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Let´s go:

    Estou pensando em usar 4 RB433AH + 8 XR5 + 8 OIW 33dB em dual nstreme
    O que acha? ou 4 Kathrein dual fica melhor?

    Se eu começasse hoje, usaria tudo RB433ah e XR5 + Antenas OIW 33... Mas em cada RB eu colocaria um XR5, sabe? pq isso influencia no troughput total, e usaria nstreme + bonding

    O cliente quer o máximo de throughtput possível, algo em torno de 40mb full.. será que dá?
    Acho que dessa maneira que te relatei, se não der 40 full, dará muito perto disso... Mas só testando mesmo pra saber, o que dá aqui pra mim pode ser diferente aí pra vc.

    Outras dúvidas:
    1) Você usa alguma fonte especial nessas routerboards ou é tudo fonte original mikrotik mesmo?
    Uso fontes Hayonick de 12 v por 10 ampéres, é um caminhão!

    2) Você disse que não cabem 4 XR5 na rb600... e na rb433ah cabem 2 xr5?
    Sim, cabem 2 XR5, deixando o slot do meio livre.

    3) Você mesmo faz o cabo cellflex ou compra já crimpado?
    Já compro pronto em www.wavelan.com.br

    4) Este cabo é cellflex 3/8" ou 1/2"?
    Sinceramente não sei!

    5) Para fazer o alinhamento fino, vc usa algum equipamento especial ou apenas bussola, e ir mexendo e monitorando o sinal com um notebook?
    Aponto com o GPS, na direção que ele indica o ponto remoto, quando acho o sinal, faço ajuste fino dos 2 lados e deixo o melhor sinal possível. De um lado remoto fica 1 na torre com celular, na ponta de cá eu embaixo com notebook e outro la em cima. Mexo de 1 lado primeiro, deixo o melhor possível, aperto, mexo do outro lado, melhor possível e aperto, sempre monitorando se no apertar os parafusos da mesma não diminui o sinal...

    6) Essa torre triangular das suas fotos, onde você compra?
    Compro na CGTEL em Panambi - RS.

    7) Alguma sugestão particular de equipamento para este projeto?

    Apenas o que indiquei no começo, 1 RB por cartão para maximizar o troughput. E a questão de energia, ainda não testei alimentar direto com baterias, mas o pessoal fala muito bem dessa solução baterias + carregador, dizem q a energia fica LIMPA.

  5. #65

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Let´s go:



    Outras dúvidas:
    1) Você usa alguma fonte especial nessas routerboards ou é tudo fonte original mikrotik mesmo?
    Uso fontes Hayonick de 12 v por 10 ampéres, é um caminhão!

    é aqui uso fontes jbps ou tectel de 12v por 16 ampéres e é tudo de bom, pra finalizar ligo ainda uma bateria de 60 ampéres nessas fontes e esqueço que existe os radios nas torres...

  6. #66

    Padrão

    Lets go again:
    Só mais algumas perguntinhas...

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se eu começasse hoje, usaria tudo RB433ah e XR5 + Antenas OIW 33... Mas em cada RB eu colocaria um XR5, sabe? pq isso influencia no troughput total, e usaria nstreme + bonding
    Neste caso eu precisaria de 8 rb certo.. e teria como fazer o nstreme em 2 routerboards cada uma com um cartao? eu achei q soh seria possivel se os 2 cartoes estivessem na mesma rb...

    Uso fontes Hayonick de 12 v por 10 ampéres, é um caminhão!
    Onde vc compra essas fontes?

    6) Essa torre triangular das suas fotos, onde você compra?
    Compro na CGTEL em Panambi - RS.
    Vc mesmo monta?
    Alguma sugestão particular de equipamento para este projeto?
    Apenas o que indiquei no começo, 1 RB por cartão para maximizar o troughput. E a questão de energia, ainda não testei alimentar direto com baterias, mas o pessoal fala muito bem dessa solução baterias + carregador, dizem q a energia fica LIMPA.
    Neste caso teria que ser usado alguma fonte ou ligaria a rb diretamente nos polos da bateria?

    É isso...
    Abraços..

  7. #67
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Neste caso eu precisaria de 8 rb certo.. e teria como fazer o nstreme em 2 routerboards cada uma com um cartao? eu achei q soh seria possivel se os 2 cartoes estivessem na mesma rb...
    Vc só vai conseguir nstreme simples, sem nstreme dual (uma antena TX e outra RX), mas com o Bonding vc aumentará a performance e terá redundância. Se um link cai, outro assume, coisa q não aconteceria com o Nstreme Dual.

    Onde vc compra essas fontes?
    Na Oderço Distribuidora

    Vc mesmo monta?
    A CGTEL entrega elas montadas, pelo menos aqui no RS.

    Neste caso teria que ser usado alguma fonte ou ligaria a rb diretamente nos polos da bateria?

    Seria um carregador para as baterias, um controlador de carga e as baterias ligadas direto nas RBs.

  8. #68

    Padrão

    Entao eu posso ter por exemplo 3 links e colocar os 3 em bonding? ou soh serve para 2 links?

  9. #69
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Entao eu posso ter por exemplo 3 links e colocar os 3 em bonding? ou soh serve para 2 links?
    Na verdade, vc vai ter q ter um outro MK atrás dessas RBs pra fazer o bonding. Uma RB450 por exemplo...

  10. #70

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Na verdade, vc vai ter q ter um outro MK atrás dessas RBs pra fazer o bonding. Uma RB450 por exemplo...
    Bah tchê... agora deu um nó no cerebelo.. hehe... não entendi mais nada... essa rb450 tem q ficar em qual ponta do enlace?
    Onde é que posso estudar mais sobre o assunto?
    Vlw

  11. #71
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Bah tchê... agora deu um nó no cerebelo.. hehe... não entendi mais nada... essa rb450 tem q ficar em qual ponta do enlace?
    Onde é que posso estudar mais sobre o assunto?
    Vlw
    Hehehe

    Basicamente, bonding "junta" duas interfaces, como se fosse uma só. Somando o troughput e provendo redundancia, no caso de uma das interfaces falhar. A RB 450 ficaria uma em cada ponta do enlace, e somente seria necessário caso vc usasse 2 RB433ah e 2 xr5 em cada ponta, pra juntar elas sabe? Procura nos videos do Alexandre Correa, tem um exemplo de bonding lá, porém com 2 cartões numa mesma routerboard.

  12. #72

    Padrão

    Eu vi o video agora há pouco... muito interessante... com ele e com suas explicações entendi como funciona...
    A duvida agora ficou nesta torre/repetidora no meio do caminho já que ela teria q ter 4 RB e 4 XR5
    No caso do projeto que eu comentei Torre A <---22,7km---> Torre B <---38,5km---> Torre C
    como ficaria? na torre B eu teria q ter uma rb450 tbm?
    Estas 3 torres serão a espinha dorsal, digamos assim.. depois, a partir de cada torre deverá ser feito links 5.8 simples, pra filiais proximas... a principio na torre B vou precisar descer um ponto de internet que vai estar trafegando neste enlace... na torre A tenho 3 filiais para serem interligadas e na torre C, 5 filiais... essas interligações partiriam de onde? das RB que estao fazendo o bonding ou da RB que controla o bonding? eu queria saber de um modo geral como tudo isso ficaria, quais equipamentos seriam necessarios para eu passar um orçamento para o cliente e depois eu poderia ver contigo $$ para a gente configurar isso tudo... se lhe interessar é claro... rsrs...
    Abraços
    Última edição por froyer; 19-05-2009 às 23:34.

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iuredaluz Ver Post
    é aqui uso fontes jbps ou tectel de 12v por 16 ampéres e é tudo de bom, pra finalizar ligo ainda uma bateria de 60 ampéres nessas fontes e esqueço que existe os radios nas torres...

    12V por 16A? Tem certeza? rsrs

  14. #74

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    12V por 16A? Tem certeza? rsrs
    axo que na verdade seria 13,8V...
    mais eles tem a saida ajustavel, de 10v a 15v
    são fontes usadas em radios vhf/uhf
    www.tectel.com.br
    www.jbpseletronica.com.br

    abraços!
    Última edição por iuredaluz; 19-05-2009 às 23:39.

  15. #75

    Padrão

    A tensão tudo certo, mas fonte de 16A é grande para caixa hermética. Pode ser que você esteja confundindo algo, além de ser uma corrente muito alta... muito além do que uma RB e cartões necessitam para funcionarem com carga máxima.

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    A tensão tudo certo, mas fonte de 16A é grande para caixa hermética. Pode ser que você esteja confundindo algo, além de ser uma corrente muito alta... muito além do que uma RB e cartões necessitam para funcionarem com carga máxima.
    a fonte fica em baixo, em um rack com outras coisas e nobreak, da saida da fonte sai um cabo de pp fino e vai por meio de uma tubulação, la em cima existe uma caixa hermetica, que foi feito uma especie de "regua" (daquelas de tomada) ondem entram varias routerboards.

    todas alimentadas nessa mesma fonte com bateria auxiliar de carro

  17. #77

    Padrão

    Realmente,
    para as Rb's funcionar perfeitamente não há necessidade de tanta corrente em Amperes por parte da fonte.

    Mas vendo por outro lado e sabendo que:
    Tensão x Corrente gera um produto chamado potência. (Lei de Ohm)
    E que o excesso de consumo em fontes não capazes de fornecer a potência minima de pico das Rb's.
    Acaba por acabar as vezes gerando um baitão problemão.
    Pode e gera bastante riple na alimentação das Rb's quando essas fontes não fornecem a corrente minima de consumo das mesma.
    Fazendo com que os circuitos eletrônicos travem por demanda de pico de corrente no processamento de dados.
    Comprometendo todo o enlance claro dependendo do caso.

    No meu entender sempre é bom usar fontes um poquinho mais forte do que o necessario para se ter uma margem de proteção ou folga propriamente dita.
    Evitando esse tipo de problemas.

    Pois é essa folga nessa alimentação que representa a concistência de uma boa transmissão sem falhas de dados etc..

    Mas lembro que para se ter o maximo o segredo não esta só na fonte de alimentação.
    Mas sim em cada detalhe que compõe o conjunto num todo.
    Como antenas, cabos, conectores, Rb's de qualidade e claro fontes de boa qualidade etc...

    Bom esse é o meu ponto de vista com base em estudos e praticas de serviço que realizo
    como técnico.

    Mas respeito todas as opiniões lógicas.

    Grande abraço a todos e
    parabens ao amigo que criou esse topico.

    Se errei em alguns ponto me perdo-e pois não nasci sabendo!

  18. #78
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Eu vi o video agora há pouco... muito interessante... com ele e com suas explicações entendi como funciona...
    A duvida agora ficou nesta torre/repetidora no meio do caminho já que ela teria q ter 4 RB e 4 XR5
    No caso do projeto que eu comentei Torre A <---22,7km---> Torre B <---38,5km---> Torre C
    como ficaria? na torre B eu teria q ter uma rb450 tbm?
    Estas 3 torres serão a espinha dorsal, digamos assim.. depois, a partir de cada torre deverá ser feito links 5.8 simples, pra filiais proximas... a principio na torre B vou precisar descer um ponto de internet que vai estar trafegando neste enlace... na torre A tenho 3 filiais para serem interligadas e na torre C, 5 filiais... essas interligações partiriam de onde? das RB que estao fazendo o bonding ou da RB que controla o bonding? eu queria saber de um modo geral como tudo isso ficaria, quais equipamentos seriam necessarios para eu passar um orçamento para o cliente e depois eu poderia ver contigo $$ para a gente configurar isso tudo... se lhe interessar é claro... rsrs...
    Abraços
    Teu projeto é bem complexo, tem q ser estudado com calma... Eu não sabia dessas filiais todas, estávamos falando em enlaces ponto a ponto apenas. Já que está interessado em pagar, seria interessante que contratasse algum profissional, e montasse um projeto realmente para realizar isto, pois não é pouca coisa o que vc tem q oferecer ao cliente, tampouco sairá barato. Eu não faço este tipo de serviço/consultoria. Mas aqui no fórum mesmo, vc poderá achar profissionais para isto. Fornecer backbone a 40 mega full é uma coisa (já não tão simples em freq. livre), fornecer 40 mbits nos clientes é outra beeeeeem diferente... requer muito estudo e planejamento.

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    12V por 16A? Tem certeza? rsrs
    No meu caso, como o amigo ali citou, ela larga 13,8v. E tem 10 Ampéres mesmo.

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    A tensão tudo certo, mas fonte de 16A é grande para caixa hermética. Pode ser que você esteja confundindo algo, além de ser uma corrente muito alta... muito além do que uma RB e cartões necessitam para funcionarem com carga máxima.
    Eu montei uma caixa hermética apenas para a fonte, lá em cima da torre... É um peso sem tamanho subir a caixa com a fonte já montada, mais pesada que a antena OIW33 por exemplo. Mas aterrei tudo bem certinho, tem aterramento separado apenas para as caixas herméticas.

  19. #79

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Teu projeto é bem complexo, tem q ser estudado com calma... Eu não sabia dessas filiais todas, estávamos falando em enlaces ponto a ponto apenas. Já que está interessado em pagar, seria interessante que contratasse algum profissional, e montasse um projeto realmente para realizar isto, pois não é pouca coisa o que vc tem q oferecer ao cliente, tampouco sairá barato. Eu não faço este tipo de serviço/consultoria. Mas aqui no fórum mesmo, vc poderá achar profissionais para isto. Fornecer backbone a 40 mega full é uma coisa (já não tão simples em freq. livre), fornecer 40 mbits nos clientes é outra beeeeeem diferente... requer muito estudo e planejamento.



    No meu caso, como o amigo ali citou, ela larga 13,8v. E tem 10 Ampéres mesmo.



    Eu montei uma caixa hermética apenas para a fonte, lá em cima da torre... É um peso sem tamanho subir a caixa com a fonte já montada, mais pesada que a antena OIW33 por exemplo. Mas aterrei tudo bem certinho, tem aterramento separado apenas para as caixas herméticas.
    Entendido Xandemartini,

    agora ficou bem claro. Fonte de 10A, ou a de 16A que o colega citou, são bem grandinhas. Evidentemente que dentro de uma segunda caixa hermética é o ideal. Agora pôr fonte de 16A embaixo da torre pode apresentar uma pequena perda de corrente dependendo do tamanho do cabo de energia, pois trata-se de corrente contínua. A corrente contínua apresenta perdas em cabos longos. Por isso as redes de alta tensão - e das redes das cidades - são montadas em corrente alternada, pois a mesma pode ser transportada para distâncias bem maiores do que a corrente contínua.

    A fontes utilizadas em aparelhos eletrônicos (incluindo de telecomunicações) convertem a corrente alternada para corrente contínua e estabilizada adequada para esses equipamentos, salvo raras exceções.

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Teu projeto é bem complexo, tem q ser estudado com calma... Eu não sabia dessas filiais todas, estávamos falando em enlaces ponto a ponto apenas. Já que está interessado em pagar, seria interessante que contratasse algum profissional, e montasse um projeto realmente para realizar isto, pois não é pouca coisa o que vc tem q oferecer ao cliente, tampouco sairá barato. Eu não faço este tipo de serviço/consultoria. Mas aqui no fórum mesmo, vc poderá achar profissionais para isto. Fornecer backbone a 40 mega full é uma coisa (já não tão simples em freq. livre), fornecer 40 mbits nos clientes é outra beeeeeem diferente... requer muito estudo e planejamento.
    Os 40mb é soh no backbone mesmo... nos clientes vai ser no maximo 2mb...
    Mas vou fazer o que vc sugeriu e tentar contratar alguem pra ajudar neste projeto...
    Obrigado... Abraços...