Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena X potência

    Boa noite,

    Estou para adquirir paineis da hyperlink,porém estou com dúvida se para atingir uma distancia de 9km com visada 100% pura seria ideal um Painel Setorial da Hyperlink de 14dB Horizontal conectado a uma RB600A e cartões R52H com potencia média de 21dBm ou é seria muito fraco eu trabalhar neste modo ? Lembrando que nos clientes eu estarei utilizando Accespoint RTL8186 + Antena 25dBi Grade com cabo Sma de 1Metro.

    Minha dúvida é:Melhor comprar este kit acima (painel 14 horizontal para evitar interferencias + r52h com potencia de saida a 21dbm) ou senao comprar antenas 17 hyperlink verticais porém utilziando uma potencia menor nos cartões ?

    Lembrando que eu quero ver com relação a distancia!Eu teria o mesmo alcançe utilizando ambos os casos ? Tanto com antena menor e maior potencia e vice-versa ?

    Abraços,

    Obrigado a todos!

  2. #2
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Brother!

    Pelos cálculos, vc fechará este enlace de sua setorial com o cliente com as antenas de 17 e o cartão R52H com 21 dB, veja a imagem.

    http://i241.photobucket.com/albums/f...ida/imagem.jpg

    Outra coisa, importante lembrar, pelas informações da Hyperlink através do Sr. Ron Swait, a Nova Network é a única representante oficial da Hyperlink no Brasil, se não vem da Nova Network o produto, ou é alguma revenda que comprou deles (logo o preço é mais alto, ou é paraguay (flytec) ou pirata, e incrivelmente, tem muita revenda de respeito vendendo antena montada em fundo de quintal. CUIDADO com isso cara!

    OBS.:
    Amigão, opinião pessoal ok? Distância muito grande, 9 km em painéis setoriais, eu não faria.
    Última edição por nosf; 12-07-2009 às 10:55.

  3. #3

    Post

    não é melhor fazer um ptp e fazer uma repetidora lá nesses 9 km ?

  4. #4

    Padrão

    Concordo com o amigo acima, 9km é muita coisa pra atender clientes, pode funcionar de boa mas qualquer obstaculos, interferencias e etc prejuduca, e quem estiver longe são os primeiros a sentir, coloca uma repetidora lá e distribue q fica perfeito, caso ñ seja possivel use antena de maior ganho, de 17 ou 20 db, qto menos potencia usar nos seus cartões mais limpo será seu sinal e consequentimente maior sensibilidade. Tenho clientes com muito menos distancia de minha base e preferi repetir o sinal, muito mais facil a instalação dos clientes, alinhamento, maior probabilidade de clientes pegar seu sinal, outro detalhe, nesta distancia seria obrigado usar AP cliente, aki se fosse cobrar pelo kit AP cliente a maioria ñ ia querer, então como fiz repetidora uso kit placa PCI ou USB ja q o cliente ta muito mais perto, mais barata, mais viavel financeiramente.....
    Na minha humilde opinião, eu mesmo ñ coloco clientes acima de 3km, va de repetidora, abraços!
    Última edição por faieppi; 12-07-2009 às 15:48.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nosf Ver Post
    Brother!

    Pelos cálculos, vc fechará este enlace de sua setorial com o cliente com as antenas de 17 e o cartão R52H com 21 dB, veja a imagem.

    Outra coisa, importante lembrar, pelas informações da Hyperlink através do Sr. Ron Swait, a Nova Network é a única representante oficial da Hyperlink no Brasil, se não vem da Nova Network o produto, ou é alguma revenda que comprou deles (logo o preço é mais alto, ou é paraguay (flytec) ou pirata, e incrivelmente, tem muita revenda de respeito vendendo antena montada em fundo de quintal. CUIDADO com isso cara!

    OBS.:
    Amigão, opinião pessoal ok? Distância muito grande, 9 km em painéis setoriais, eu não faria.
    Opa,obrigado pela resposta!Interessante esse cálculo.Uma dúvida com relação as antenas compradas na FlyTec seriam de qualidades inferiores ou não necessariamente?

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    não é melhor fazer um ptp e fazer uma repetidora lá nesses 9 km ?
    Infelizmente não tenho condições de fazer,o terreno é muito variado na área baixa.

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Concordo com o amigo acima, 9km é muita coisa pra atender clientes, pode funcionar de boa mas qualquer obstaculos, interferencias e etc prejuduca, e quem estiver longe são os primeiros a sentir, coloca uma repetidora lá e distribue q fica perfeito, caso ñ seja possivel use antena de maior ganho, de 17 ou 20 db, qto menos potencia usar nos seus cartões mais limpo será seu sinal e consequentimente maior sensibilidade. Tenho clientes com muito menos distancia de minha base e preferi repetir o sinal, muito mais facil a instalação dos clientes, alinhamento, maior probabilidade de clientes pegar seu sinal, outro detalhe, nesta distancia seria obrigado usar AP cliente, aki se fosse cobrar pelo kit AP cliente a maioria ñ ia querer, então como fiz repetidora uso kit placa PCI ou USB ja q o cliente ta muito mais perto, mais barata, mais viavel financeiramente.....
    Na minha humilde opinião, eu mesmo ñ coloco clientes acima de 3km, va de repetidora, abraços!
    Bem eu também faria mas estamos trabalhando na seguinte hipotese:O morro tem cerca de 500 metros de altura e as casas possuem 100% de visibilidade para este morro,que por ser bem alto possui 100% de linha de visada sem qualquer coisa para atrapalhar.Em meus clientes mesmos nos das repetidoras nas areas mais baixas sempre utilizo antena de 25dbi + Access Point,reduzindo o cabo sma para 1metro para nao dar perdas!

    Pelo fato de ter 3 provedores na regiao operando a 2.4ghz com polarização vertical,seria melhor eu utilizar paineis de 17dbi na vertical (lembrando que estou cerca de 1km da base operacional deles) ou utilizar paineis de 14 na polarização horizontal?

    Pensei na opcao da oiwtech que tem paineis de 17 na horizontal porem eu nao sei se a qualidade seria a mesma da hyperlink conforme dizem!

    Alguem poderia dar sua sugestão com relação aos paineis setoriais da oiwtech se teriam o mesmo desempenho mesmo ?

    Obrigado a todos

  6. #6
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Pensei na opcao da oiwtech que tem paineis de 17 na horizontal porem eu nao sei se a qualidade seria a mesma da hyperlink conforme dizem!

    Alguem poderia dar sua sugestão com relação aos paineis setoriais da oiwtech se teriam o mesmo desempenho mesmo ?

    Obrigado a todos
    Amigo,
    OIW entrou no mercado com a falsa e mentirosa informação que era mesmo fabricante que a Hyperlink e que portanto a qualidade era a mesma.

    Essa informação foi enganosamente passada por muitas revendas que representavam os produtos OIW, eu mesmo presenciei de uma revenda muito próxima a este fórum a informação que a OIW era o mesmo produto que Hyperlink, porém por conta de ser outro importador vinha com nome OIW.

    Mentira! Isso vem prejudicando muita gente! Temos que denunciar isso gente!

    Entre no site da Anatel e procure o laudo da homologação de qq antena, a unidade fabril é no RS, portanto não é importado de alguma fábrica do exterior nem mesmo de alguma ligada a L-Com ou Hyperlink.

    Neste fórum foi postada uma resposta da Hyperlink quanto a estes casos, inclusive afirmando sua preocupação quanto a este uso indevido por pessoas ou empresas mal intencionadas de sua marca que é sem dúvida de grande qualidade.

    Não questiono a qualidade ou desempenho da OIW, mas me incomoda muito o fato de um fabricante ter que usar o nome de uma outra marca já estabelecida no mercado pela sua qualidade, para se benefeciar e propor igualdade de qualidade, mesmo que sub entendida.

    Conheco alguns que usaram e se decepcionaram grandemente com esta marca.

    Eu utilizo somente Hyperlink ORIGINAL, com importação própria e adequada que não prejudique o produto, isto inclui não comprar produtos do paraguay, pois sabemos como funciona a importação destes produtos, o transporte etc.

    Cuidado que muitos podem até afirmar que "importam" do paraguay, porém já presenciei locais de fabricação "fundo de quintal" em alguns lugares, abra o olho.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nosf Ver Post
    Amigo,
    OIW entrou no mercado com a falsa e mentirosa informação que era mesmo fabricante que a Hyperlink e que portanto a qualidade era a mesma.

    Essa informação foi enganosamente passada por muitas revendas que representavam os produtos OIW, eu mesmo presenciei de uma revenda muito próxima a este fórum a informação que a OIW era o mesmo produto que Hyperlink, porém por conta de ser outro importador vinha com nome OIW.

    Mentira! Isso vem prejudicando muita gente! Temos que denunciar isso gente!

    Entre no site da Anatel e procure o laudo da homologação de qq antena, a unidade fabril é no RS, portanto não é importado de alguma fábrica do exterior nem mesmo de alguma ligada a L-Com ou Hyperlink.

    Neste fórum foi postada uma resposta da Hyperlink quanto a estes casos, inclusive afirmando sua preocupação quanto a este uso indevido por pessoas ou empresas mal intencionadas de sua marca que é sem dúvida de grande qualidade.

    Não questiono a qualidade ou desempenho da OIW, mas me incomoda muito o fato de um fabricante ter que usar o nome de uma outra marca já estabelecida no mercado pela sua qualidade, para se benefeciar e propor igualdade de qualidade, mesmo que sub entendida.

    Conheco alguns que usaram e se decepcionaram grandemente com esta marca.

    Eu utilizo somente Hyperlink ORIGINAL, com importação própria e adequada que não prejudique o produto, isto inclui não comprar produtos do paraguay, pois sabemos como funciona a importação destes produtos, o transporte etc.

    Cuidado que muitos podem até afirmar que "importam" do paraguay, porém já presenciei locais de fabricação "fundo de quintal" em alguns lugares, abra o olho.
    Fico muito grato com a sua colaboração,já vi muita gente reclamando da Oiw falando que era igua la Hyperlink mas não chegava nem perto.Mas ai até pergunto mesmo pelo fato de ter homologação etc seria de qualidade muito inferior ? Pq nós infelizmente temos que usar produtos somente homologadas em nossas ERBs como todos sabemos.A Hyperlink só teria homologado os paineis 2.4ghz os seguintes: Setorial de 17 Vertical e o Painel de 14Horizontal.Precisava de um painel de 17 tão bom quanto hyperlink mas na horizontal não na vertical infelizmente.

    Com relação aos produtos do paraguai comprados na flytec,caso você vá e busque pessoalmente também seria ruim ? Mesmo você manuseando o produto até o Brasil etc ? Pois comprei 2 paineis lá e uma Rb600a não tenho que reclamar com relação a qualidade pra mim achei a mesma coisa de paineis que já tinha comprado em revendendora aqui no brasil (linktech,turbolink,nova,etc).

    Perguntamos sempre pois infelizmente nossos preços aqui no brasil são abusivos com relação a impostos,ou seja isso torna inviavel as vezes você adquirir um produto digamos já importado aqui do que ir buscar no PY.

    Gostaria da opinião de quem conheçe também,seria muito grato!Obrigado a todos!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Concordo com o amigo acima, 9km é muita coisa pra atender clientes, pode funcionar de boa mas qualquer obstaculos, interferencias e etc prejuduca, e quem estiver longe são os primeiros a sentir, coloca uma repetidora lá e distribue q fica perfeito, caso ñ seja possivel use antena de maior ganho, de 17 ou 20 db, qto menos potencia usar nos seus cartões mais limpo será seu sinal e consequentimente maior sensibilidade. Tenho clientes com muito menos distancia de minha base e preferi repetir o sinal, muito mais facil a instalação dos clientes, alinhamento, maior probabilidade de clientes pegar seu sinal, outro detalhe, nesta distancia seria obrigado usar AP cliente, aki se fosse cobrar pelo kit AP cliente a maioria ñ ia querer, então como fiz repetidora uso kit placa PCI ou USB ja q o cliente ta muito mais perto, mais barata, mais viavel financeiramente.....
    Na minha humilde opinião, eu mesmo ñ coloco clientes acima de 3km, va de repetidora, abraços!
    Sai um pouco do tema inicial do tópico, mas não poderia deixar de entrar nesta questão da pci, pois isso me preocupa.
    Como você faz para preservar a segurança? Pelo que tenho visto nas pci, sua chave de criptografia fica totalmente vulnerável. Com AP cliente fica mais protegido.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sai um pouco do tema inicial do tópico, mas não poderia deixar de entrar nesta questão da pci, pois isso me preocupa.
    Como você faz para preservar a segurança? Pelo que tenho visto nas pci, sua chave de criptografia fica totalmente vulnerável. Com AP cliente fica mais protegido.
    Passei a usar aps por este motivo também,além daquela historia como conecto via pppoe o cliente vivia deletando discador quando formatava etc...ai la ia ter que mandar tecnico ate o local para configurar novamente,bem no fim a melhor coisa que fiz foi colocar os kits em comodato e instalar tudo ap em cima.sinal bem melhor,ruido baixo,tx/rx ccq praticamente 99% e alem de tudo o cara nao tem essa de tentar ficar burlando é muito mais complicado sendo que o proprio aparelho que fica no telhado do cara que conecta via pppoe fazendo nat para as lans,e ainda mais sendo com PoE integrado foi a melhor opção que arranjei sem dúvidas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sai um pouco do tema inicial do tópico, mas não poderia deixar de entrar nesta questão da pci, pois isso me preocupa.
    Como você faz para preservar a segurança? Pelo que tenho visto nas pci, sua chave de criptografia fica totalmente vulnerável. Com AP cliente fica mais protegido.

    Como sabemos, cada caso é um caso, rsrsrs, cada um caça com o cão q tem, criptografia é muito facil de ser quebrada, uma vez rodei uns programas aqui e peguei varias chaves de rede, nem me preocupo com isso tanto q cada cliente meu tem um TXT com a chave de rede caso precise formatar o pc e reconfigurar a placa (faço o possivel pra ensinar isso aos clientes) mas os motivos são outros por usar kit pci e usb, onde moro é capital, ja tem banda larga de 1 mb por 49 reais, ou seja, cacique pra colocar kit a comodato ainda ñ tenho, cobrar 250 reais por um kit com AP o cliente desiste no ato, prefere comprar 50 metros de cabo e colocar com o vizinho, só se consegue colocando o kit pci ou usb a preço de custo, 120 130 reais, então no meu caso ñ tenho pra onde correr. Então recorro a hotspot, controle de MAC no AP, mac amarrado no ip, e etc pra impedir acessos ñ autorizados, ate o momento só percebi conexão no AP repetidor pq lá ñ tem MAC no access list, mas navegar q é bom, nada, então pra mim está suficientemente aceitavel!

  11. #11
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Wink

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Como sabemos, cada caso é um caso, rsrsrs, cada um caça com o cão q tem, criptografia é muito facil de ser quebrada, uma vez rodei uns programas aqui e peguei varias chaves de rede, nem me preocupo com isso tanto q cada cliente meu tem um TXT com a chave de rede caso precise formatar o pc e reconfigurar a placa (faço o possivel pra ensinar isso aos clientes) mas os motivos são outros por usar kit pci e usb, onde moro é capital, ja tem banda larga de 1 mb por 49 reais, ou seja, cacique pra colocar kit a comodato ainda ñ tenho, cobrar 250 reais por um kit com AP o cliente desiste no ato, prefere comprar 50 metros de cabo e colocar com o vizinho, só se consegue colocando o kit pci ou usb a preço de custo, 120 130 reais, então no meu caso ñ tenho pra onde correr. Então recorro a hotspot, controle de MAC no AP, mac amarrado no ip, e etc pra impedir acessos ñ autorizados, ate o momento só percebi conexão no AP repetidor pq lá ñ tem MAC no access list, mas navegar q é bom, nada, então pra mim está suficientemente aceitavel!
    Pegando um vôo, no que vc disse...

    A situação para colocar ap´s nos meus clientes, sem dúvida é muito melhor, maissssssssssssss, a realidade é outra... A minha situação, eu começo com o valor de R$ 250,00 do kit ap e termino no Kit de R$ 130,00 da ARTSat + Edmax Ralink + 10 Metros de cabo, pois, na verdade eu cobro R$ 100,00 e arco com o restante, e mesmo assim, a cada 10 clientes, perco (4) para o gato velox que cobra R$ 60 / 50,00 e para os mais achegados mem cobra. Só para ter uma idéia, uma caixa de cabo UTP, custa R$ 250,00 na cor preta, só para ser mascarado nos postes. Só estou na frente, pois fui o 1º a colocar este sistema. Concorro com mais 49redes (32wireless) (15redes fisicas) e agora, a que descobrir e chegou também aos meus ouvidos, são as (3redes combos) (Tv, telefone e Internet), nenhuma destas estam registradas...

    Como eu ganho cliente e o conveço de assinar a minha?

    1º - Indicações de outros clientes.
    2º - ""Ótimo"" atendimento, pois o """bom""" a faculdade Estácio com os seus cursinho de férias de 4 aulas no mês, já cospe na rua os caras que trabalham na GIGANTETE empresa de telefonia, ae o """kara""" já se acha MCSE+MCSA+LPI com PhD em Harvand, para concorrer com alguém de (16 anos) na estrada...

    É P I A D A ! ! !

    Li a situação do nosso colega... Kara vai no que é de mais seguro... É hyperlinks e direto com quem realmente revende... o melhor são antenas de alto-ganho, pois vc diminui os esforços das placas e joga nas antenas.

    Vlw!
    Última edição por Oldayr; 14-07-2009 às 08:29.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    onde moro é capital, ja tem banda larga de 1 mb por 49 reais, ou seja, cacique pra colocar kit a comodato ainda ñ tenho, cobrar 250 reais por um kit com AP o cliente desiste no ato
    Amigo, aí é complicado mesmo.
    Mas cripto, sendo wep, dizem que em 5 minutos quebra. Mas WPA2 +AES fica bem mais difícil.

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Passei a usar aps por este motivo também,além daquela historia como conecto via pppoe o cliente vivia deletando discador quando formatava etc...ai la ia ter que mandar tecnico ate o local para configurar novamente,bem no fim a melhor coisa que fiz foi colocar os kits em comodato e instalar tudo ap em cima.sinal bem melhor,ruido baixo,tx/rx ccq praticamente 99% e alem de tudo o cara nao tem essa de tentar ficar burlando é muito mais complicado sendo que o proprio aparelho que fica no telhado do cara que conecta via pppoe fazendo nat para as lans,e ainda mais sendo com PoE integrado foi a melhor opção que arranjei sem dúvidas.
    E nos casos onde o cliente só tem notebook e quer usar a wireless dele, onde o sinal é forte. Como fazer para proteger sua chave?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, aí é complicado mesmo.
    Mas cripto, sendo wep, dizem que em 5 minutos quebra. Mas WPA2 +AES fica bem mais difícil.



    E nos casos onde o cliente só tem notebook e quer usar a wireless dele, onde o sinal é forte. Como fazer para proteger sua chave?
    Não estou fazendo a liberação de clientes por via externa,até pq acontece do seguinte,o sinal do cara esta execelente na sacada ai ele entro pro quarto la se vai o ACK subindo no cartão da ERB inteira.Ai é fria...Agora faço o esquema de cobrar R$200,00 (1+1) caso o cliente queira e forneço kit ap em comodato.Preços diferenciados para contratos com fidelização e assim vai...foi a melhor maneira do pessoal gastar pouco e poder sempre estar conectada sem ter dores de cabeça mais aqui nao creio que o mais problema seja questão de entrar na rede por quebra de criptografia,afinal eu utilizo tbm pppoe com access list + regras no filter para evitar o maximo malandros na rede,até hoje somente tentativas nada mais graças a deus...

    Conheço gente que libera para clientes em laptop mas eu preferi e achei a rede mais organizada digamos assim...ai não tem essa poww meu sinal esta baixo,os técnicos instalam e mantem tudo já posicionado o cara soh chega e usa o cabo nada mais....

    Com relação ao uso das antenas,alguem sabe alguma marca de antena de 17dBi > com 90graus de abertura ou 60 mesmo... que não seja da OIW em 2.4ghz na polarização horizontal que esteja homologada ? Eis a questão poderia utilizar 3 setoriais de 60 gras para cobrir 180 a que a parte de tras da minha torre é morro e nao tem ngm que more lá...seria interessante ou teria problemas em operar com 3 antenas de 60 graus uma ao lado da outra ? Até para não sobrecarregar os cartões...


    Obrigado a todos pela colaboração no tópico!Qualquer comentario e sugestões serão muito bem vindas!

  14. #14

    Padrão

    Dá para usar as setoriais sim.
    Mas este negócio de 60º ou 90º não é bem exato. Pois notei que mesmo uma antena de 60º o lóbulo abre mais que isso.

    Com Nano2, vou montar uma repetidora com 4 incialmente e pelo que já notei nos nanos vão cobrir os 360º mesmo com os 60º da antena integrada deles. No máximo vai ficar 5 nano2.
    Mas isso porque não vai ficar ninguém longe da repetidora, coisa de 800m no máximo.
    Notei que nesta distância o lóbulo abre mais que 60º.
    Naqueles gráficos de lóbulo de irradiação, voce pode ver que a medida é tomada no último círculo do gráfico. E lá aparece 30º para cada lado.
    Mas no gráfico não mostra a distancia entre o ponto de irradiação até este círculo. Nâo sei se existe alguma distância padrão.
    Mas a medida que nos aproximamos do centro do gráfico, dá para ver como o lóbulo está mais aberto.

    Ou então não estou sabendo interpretar o gráfico. Mas a prática está mostrando isso.

  15. #15
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Com relação ao uso das antenas,alguem sabe alguma marca de antena de 17dBi > com 90graus de abertura ou 60 mesmo... que não seja da OIW em 2.4ghz na polarização horizontal que esteja homologada ? Eis a questão poderia utilizar 3 setoriais de 60 gras para cobrir 180 a que a parte de tras da minha torre é morro e nao tem ngm que more lá...seria interessante ou teria problemas em operar com 3 antenas de 60 graus uma ao lado da outra ? Até para não sobrecarregar os cartões...

    Kara!!!


    Vê as antenas da EMCTEST de 17dbi/90º e/ou a de 20dbi/90º , pois ambas são homologadas... Comprei uma de 20 de um amigo e funciona já a 9 meses e nunca me deu algum problema...


    Vlw!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Com relação ao uso das antenas,alguem sabe alguma marca de antena de 17dBi > com 90graus de abertura ou 60 mesmo... que não seja da OIW em 2.4ghz na polarização horizontal que esteja homologada ? Eis a questão poderia utilizar 3 setoriais de 60 gras para cobrir 180 a que a parte de tras da minha torre é morro e nao tem ngm que more lá...seria interessante ou teria problemas em operar com 3 antenas de 60 graus uma ao lado da outra ? Até para não sobrecarregar os cartões...

    Kara!!!


    Vê as antenas da EMCTEST de 17dbi/90º e/ou a de 20dbi/90º , pois ambas são homologadas... Comprei uma de 20 de um amigo e funciona já a 9 meses e nunca me deu algum problema...


    Vlw!
    Otimo,e o desempenho do painel com relação a distancia X Painel e nivel de sinal nos clientes,como você relata ? Media de preços nos paineis qto você pagou ?

    Obrigado!

  17. #17
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Otimo,e o desempenho do painel com relação a distancia X Painel e nivel de sinal nos clientes,como você relata ? Media de preços nos paineis qto você pagou ?

    Obrigado!
    Preço R$ 330,00 em cada.

    Realmente vc chega aos 4,5 kms com kit-cliente de antenas de 25dbis e com cabos rgc58 no máximo até 12 metros e placas pci ralink´s e engenius.

    O mais longo e visada 90% perfeita
    Sinal no cliente (dias de chuva)79% com picos de (dias de sol)87%.
    preços dos painéis novos e direto do frabricante: 17db(R$430,00) 20(R$630,00) + frete.

    Só uma observação:

    Passe algum tipo de cola silicone em volta, pois estas são até vedadas + só por motivo de segurança, para não entrar àguas das chuvas, estas ou qualquer uma outra...


    Vlw!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Dá para usar as setoriais sim.
    Mas este negócio de 60º ou 90º não é bem exato. Pois notei que mesmo uma antena de 60º o lóbulo abre mais que isso.

    Com Nano2, vou montar uma repetidora com 4 incialmente e pelo que já notei nos nanos vão cobrir os 360º mesmo com os 60º da antena integrada deles. No máximo vai ficar 5 nano2.
    Mas isso porque não vai ficar ninguém longe da repetidora, coisa de 800m no máximo.
    Notei que nesta distância o lóbulo abre mais que 60º.
    Naqueles gráficos de lóbulo de irradiação, voce pode ver que a medida é tomada no último círculo do gráfico. E lá aparece 30º para cada lado.
    Mas no gráfico não mostra a distancia entre o ponto de irradiação até este círculo. Nâo sei se existe alguma distância padrão.
    Mas a medida que nos aproximamos do centro do gráfico, dá para ver como o lóbulo está mais aberto.

    Ou então não estou sabendo interpretar o gráfico. Mas a prática está mostrando isso.
    A qual altura você pretende colocar os nanos ? Cerca de 20 metros ?

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Com relação ao uso das antenas,alguem sabe alguma marca de antena de 17dBi > com 90graus de abertura ou 60 mesmo... que não seja da OIW em 2.4ghz na polarização horizontal que esteja homologada ? Eis a questão poderia utilizar 3 setoriais de 60 gras para cobrir 180 a que a parte de tras da minha torre é morro e nao tem ngm que more lá...seria interessante ou teria problemas em operar com 3 antenas de 60 graus uma ao lado da outra ? Até para não sobrecarregar os cartões...

    Kara!!!


    Vê as antenas da EMCTEST de 17dbi/90º e/ou a de 20dbi/90º , pois ambas são homologadas... Comprei uma de 20 de um amigo e funciona já a 9 meses e nunca me deu algum problema...


    Vlw!

    E você teria alguma ideia de preço a respeito da EMCTEST a de 20Dbi ?

    Pois o site se encontra em construção...

    Mto Obrigado

  19. #19
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    A qual altura você pretende colocar os nanos ? Cerca de 20 metros ?




    E você teria alguma ideia de preço a respeito da EMCTEST a de 20Dbi ?

    Pois o site se encontra em construção...

    Mto Obrigado

    O último preço que eu vi no próprio site, foi de R$ 630,00...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    O último preço que eu vi no próprio site, foi de R$ 630,00...
    E será que a qualidade com relação as antenas da Pluton teria algum diferencial?

    Pelo oque você relata realmente parece ter ótima qualidade e bom preço

    Abração
    Última edição por tskstar; 19-07-2009 às 15:10.