Resultados da Enquete: Qual é sua opnião sobre o assunto descrito abaixo?

Votantes
31. Você não pode votar nesta enquete
  • Concordo

    27 87,10%
  • Não concordo

    2 6,45%
  • Mais ou menos

    2 6,45%
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uma abordagem sobre travamentos nos ADSL x Controle de Conexão do Mikrotik

    Bom, devia a pergunta do Roberto21 sobre conexões simultâneas achei interessante, postar um tópico sobre este assunto que acontece com muita gente..

    Pergunta:

    Postado Originalmente por Roberto21 https://under-linux.org/images/buttons/viewpost.gif
    David, qual a forma de avaliar o limite de conexões de uma adsl, e verificar se não existe para o dedicado?


    Resposta:

    A princípio não daria para dizer com exatidão, inclusive podemos ver as coisas de uma forma diferente:

    Eu acho que essa idéia seria mais real do que imaginamos, pois pensamos que a operadora faz controle de conexão simultãnea, mas estou chegando a seguinte conclusão:

    CONEXÃO SIMULTÂNEA para a operadora é quando se rotea o modem e faz compartilhamento (sendo em casa, no escritório ou no mikrotik). Então analizando desta forma, o nosso controle de conexão simultânea no Mikrotik é feito no protocolo TCP com flag SYN (início de conexão). A grosso modo nada teria a ver com compatilhamento (conexão simultânea da operadora), mas sim com o número de conexões ao mesmo tempo que os clientes poderão abrir.

    Qual é o maior problema do ADSL? MODEM TRAVANDO correto???

    Então analizamos desta forma:

    Quando o modem está em bridge, quase não trava (raramente trava)
    Quando o modem está roteado trava toda hora dependendo da quantidade de tráfego nele.


    Podemos concluir que:

    Quando o modem está em bridge há muito menos consumo de recurrso, pois ele trabalha apenas como ponte (bridge)

    Quando o modem está em router, ele consome muito mais recursos (memória e processamento), pois ele trabalha com firewall, tabela de roteamento, conexão, etc etc.... sobra muito menos recursos para ele administrar o número de pacotes que passam por ele.


    Com esta conclusão, podemos re-concluir (rssss):

    Quanto mais pacotes passam por um modem roteado, maior é a chance de ele travar.
    Com o controle de conexão simultâneas no Mikrotik, o intuito é diminuir o número de conexões simultâneas no modem de um mesmo cliente (isso ajudaria a diminuir consideravelmente o nummeros de pacotes no modem e teoricamente você poderia colocar mais clientes com isso).

    Então acredito que, não haveria uma limitação de conexões simultâneas (como todos pensamos) no ADSL, pois quando o modem está em bridge, é possível dobrar ou triplicar o volume de pacotes por segundo (pps) no modem e o mesmo não trava...

    Claro que preciso de mais testes, mas to chegando a essa conclusão pois agora mesmo estava com problemas aqui no meu laboratório de testes... Meu cenário é:

    1 ADSL BRIDGE 1MB - Nunca travou (até 150 pps)
    1 ADSL ROTEADO 4MB - Travando de 10 em 10 minutos (250-400 pps)

    Simplesmente inverti os papéis, colocando desta forma:

    BRIDGE 4MB (em 4hs não travou nenhuma vez)
    ROTEADO 1MB (em 4hs não travou nenhuma vez)

    Os modens que tem no mercado são todos para segmento residencial de baixa demanda, quando trabalhamos com ele em router, mais uma carga considerável de pacotes, ele trava e muito rápido (e esquenta). Já vi gente usando os modens roteados "pelados" (isso, retiram a caixa de plástico dele e deixam abertos), para evitar que esquentem mais e travem mais rápido, mais isso só adia o problema.

    Notei também o seguinte:

    Média de pacotes por segundo (pps) que o modem roteado DLINK 500B suporta é de 200-250 pacotes... Passou disso ele trava...

    Aqui nos meus testes um outro modem em bridge tá suportando quase o dobro (média de 400 pps) e não trava....

    Fiz um teste aqui num provedor que tem 12mb do Virtua.. Segurou mais de 1000 pps...

    Bom, estou compatilhando com os amigos essa idéia, pois estou realmente acreditando que não há um limite de conexões no ADSL, mas uma limitação do modem...

    O que vocês acham??

    Um teste prático, se vocês usam um ADSL em bridge, DESLIGA o controle de conexão simultâneas no Mikrotik e veja se o ADSL ira parar de funcionar.... NÃO!!!

    Só um porém sobre o link dedicado:

    É quase impossível travar, compramos estes dias um roteador cisco "pé de chinelinho" (modelinho simples de 1000 reais). Sabe quantos pps a criança trabalha?

    75000 (setenta e cinco mil pacotes por segundo)

    Por isso dedicado não trava!!! rssssss
    Última edição por catvbrasil; 07-07-2009 às 01:39.

  2. #2

    Padrão

    Muito esclarecedor! Obrigado!

  3. #3

    Padrão

    Bela explicação CATV. Como sempre esclarecendo muita duvidas.

    CATV sem fugir do foco do seu topico fiz um pequena pesquisa, um dos modem mais comentado nos foruns são:

    3Com
    Parks
    Alcatel...

    Bom t + galera
    Última edição por mktguaruja; 07-07-2009 às 08:47.

  4. #4

    Padrão

    excelente, tirou a dúvida que tinha, mas fazendo a mesma pergunta que fiz em tópico anterios sem sucesso de resposta, como se limita as permições de pacotes no mikrotik?

  5. #5

    Padrão

    Minha Pergunta é outra:

    Qual é o melhor modem adsl atualmente no mercado?? na faixa de Medio custo.

  6. #6

    Padrão

    muito bom seu esclarecimento CATV...parabens

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    eu tambem gostaria de saber qual modem seria melhor para o Adsl .marca e modelo

  9. #9

    Padrão

    Bem esclarecedor, parabéns aos amigos...

  10. #10
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Otimas informações comunidade agradece!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    Otimas informações comunidade agradece!
    Então vou ajudar mais ainda... Veja esse tópico:


    Resolvendo o problema de travamento de modens ADSL junto do Mikrotik - CATVBRASIL

  12. #12

    Padrão

    Olha só de todos modens que já usei e testei o melhor foram os huawey e tp-link, não travam de jeito nenhum em bridge, passaram + de anos ligado direto, nunca testei em modo router.

  13. #13

    Padrão

    Pelo que entendi, sendo em bridge praticamente todos deveriam não travar.
    Sempre usei em bridge e nunca tive este tipo de problema. Até o 500G aguentou 5 anos sem nunca dar problemas.

    Mas agora vem a dúvida Catv. No caso de usar ADSL mais IP dedicado, aquelas regras que voce postou no link acima, vai precisar de um novo direcionamento?
    Pois tenho no IP dedicado um modem Parks T5700 e um roteador NetRouter 2G Digitel que são equipamentos da operadora.

  14. #14

    Padrão Modens ADSL já testados

    Citação Postado originalmente por starsat Ver Post
    eu tambem gostaria de saber qual modem seria melhor para o Adsl .marca e modelo
    Respondendo a sua pergunta.... digo o seguinte...

    Modem SpeedTouch 510v6 são instáveis (tanto em BRIGDE como ROTEADO). Principalmente se abrir um P2P. Ai ja era. Mas para navegação COMUM, pode colocar no modo ROUTER.... com uns 8 PCs que funciona... Em brigde.. tive problemas em desconexão.. (nao sei ao certo o que ocorria.. mas tava com problemas de desconexão).

    Modem D-link (qualquer modelo).... fuga deles... Em brigde ate que funciona.. mas em router... colocou numa rede com 4 a 5 maquinas ou com P2P pesado rodando e PUFFFF.. trava..

    Modem SpeedStream 5200 e 4200.... Esses eu digo que são bons tanto como ROTEADO como BRIGDE.... Sao modens bons mesmo.... Ja testei por mais de meses na seguinte configuração... ROTEADO com + de 15 pessoas navegando e OTIMO... É raro travar....
    Imagine ele em BRIGDE.. com um MK.. deve ser o paraiso... Mas atualmente não utilizo ele em BRIGDE... Pois estou utilizando 3com (que falarei agora).

    3Com OfficeConnect 812 (Pelo menos é o MODELO dentro da PAGINA DE CONFIGURACAO)... Sao bons em partes... O desempenho dele ROTEADO é meio instável... nao suporta muito bem P2P... Mas coloque ele em BRIGDE.. e voces vão se surpreender.... Sao ESTAVEIS.... E muito confiável.
    Atualmente tenho 1 em uso num MK.... como BRIGDE logico... E ele funciona REDONDO... Todo perfeito... Sem reclamações....

    Espero ter ajudado... Se esqueci algum modelo de MODEM.. é pq realmente não tive em mãos para testar...

    Obrigado a oportunidade.

  15. #15

    Padrão SpeedStream!!!

    Levando em consideração Custo/Beneficio o SpeedStream é o modem que melhor apresenta estabilidade,tanto em Bridge como Router,ja tive lan house e tinha inumeros problemas com modem,se é que posso chamar o "D-Link" de modem(Na verdade ele é um aparelhinho Bunitinho,com luizinhas),o pessoal da BRtelecom,veio inumeras vezes fazer testes e numca resolvia,até que um dia,mandaram um Técnico,mas TÉCNICO dos que entedem msm,daqueles que tem experiência em campo e não só em bancada... Dae ele me disse compra um SpeedStream 4100 ou 4200 e coloca ai,se der o mesmo problema me liga no meu celular que eu venho akee e pago pra vc o dobro do preço que vc pagou no modem(SpeedStream)...Resumindo,numca mais o técnico ouviu falar de mim,nem lembra mais o endereço da minha casa rsrs...

    Speed Stream é um modem domestico,mas que trabalha que nem gente grande,uso akee em bridge e também em router, e posso dizer que o bicho bate firme e colocado rsrs!!!

    E quem realmente trabalha em campo,ira ver quanto é interessante e util o que nosso amigo catv postou akee...

    Vlw maninho...Parabéns pelo topico...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aksgnet Ver Post
    Respondendo a sua pergunta.... digo o seguinte...

    Modem SpeedTouch 510v6 são instáveis (tanto em BRIGDE como ROTEADO). Principalmente se abrir um P2P. Ai ja era. Mas para navegação COMUM, pode colocar no modo ROUTER.... com uns 8 PCs que funciona... Em brigde.. tive problemas em desconexão.. (nao sei ao certo o que ocorria.. mas tava com problemas de desconexão).

    Modem D-link (qualquer modelo).... fuga deles... Em brigde ate que funciona.. mas em router... colocou numa rede com 4 a 5 maquinas ou com P2P pesado rodando e PUFFFF.. trava..

    Modem SpeedStream 5200 e 4200.... Esses eu digo que são bons tanto como ROTEADO como BRIGDE.... Sao modens bons mesmo.... Ja testei por mais de meses na seguinte configuração... ROTEADO com + de 15 pessoas navegando e OTIMO... É raro travar....
    Imagine ele em BRIGDE.. com um MK.. deve ser o paraiso... Mas atualmente não utilizo ele em BRIGDE... Pois estou utilizando 3com (que falarei agora).

    3Com OfficeConnect 812 (Pelo menos é o MODELO dentro da PAGINA DE CONFIGURACAO)... Sao bons em partes... O desempenho dele ROTEADO é meio instável... nao suporta muito bem P2P... Mas coloque ele em BRIGDE.. e voces vão se surpreender.... Sao ESTAVEIS.... E muito confiável.
    Atualmente tenho 1 em uso num MK.... como BRIGDE logico... E ele funciona REDONDO... Todo perfeito... Sem reclamações....

    Espero ter ajudado... Se esqueci algum modelo de MODEM.. é pq realmente não tive em mãos para testar...

    Obrigado a oportunidade.
    os SS4200 sao realmente bons
    tenho q concordar contigo
    testei a 1 ano atras, eles... com 10megas adsl, e 150 usuarios
    funcionou melhor do que imaginava...
    travava de vez em qdo.. isso em router
    se tive-se colocado em bridge, acho q nao travaria tao facil

    q pena pararam de fabricar ele... entao se vc achar algum, compre...
    pois modem melhor q esse nao se achara mais

  17. #17

    Padrão

    Vou dar minha contribuição aqui, mas deixo claro que não estou dizendo que modem X é menhor que o modem Y, só estou colocando o que funcionou melhor comigo, ok?

    Características da minha linha:

    Atenuação: 49 a 51
    SNR : 5 a 7

    DSLink 220E => maravilha de modem, o único que melhorava a atn e o SNR em até 5 dB, pena que queimou, daí testei os seguintes:

    huawey => desconectava a cada minuto
    tp-link => desconectava a cada minuto
    DLink 500G => desconectava a cada minuto
    Modem planet 3400 => desconectava a cada minuto
    SS 4200 => desconectava a cada 5 minutos
    DLink 500B => está funcionando perfeitamente sem desconectar

    Como fico longe da central os dados são péssimos tanto de ATN quanto o SNR, ainda busco um modem que tenha um bom funcionamento nas minhas condições, mas até agora os melhores foram o DSLink e o DLink, nesta ordem, lembrando que todos estavam em bridge.

  18. #18

    Padrão

    Speed Stream são execelentes, uso eles roteado e nunca tive problemas, já os Dlink aff, sem comentários, é colocar e trava...

  19. #19
    Avatar de luapufo
    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Alcantara - São Gonçalo - Rio de Janeiro
    Posts
    97

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Vou dar minha contribuição aqui, mas deixo claro que não estou dizendo que modem X é menhor que o modem Y, só estou colocando o que funcionou melhor comigo, ok?

    Características da minha linha:

    Atenuação: 49 a 51
    SNR : 5 a 7

    DSLink 220E => maravilha de modem, o único que melhorava a atn e o SNR em até 5 dB, pena que queimou, daí testei os seguintes:

    huawey => desconectava a cada minuto
    tp-link => desconectava a cada minuto
    DLink 500G => desconectava a cada minuto
    Modem planet 3400 => desconectava a cada minuto
    SS 4200 => desconectava a cada 5 minutos
    DLink 500B => está funcionando perfeitamente sem desconectar

    Como fico longe da central os dados são péssimos tanto de ATN quanto o SNR, ainda busco um modem que tenha um bom funcionamento nas minhas condições, mas até agora os melhores foram o DSLink e o DLink, nesta ordem, lembrando que todos estavam em bridge.
    com este sinais, é milagre que os modem tenha alinhado

  20. #20

    Padrão

    Sei que os sinais estão horríveis, mas o que me intriga é que o DSLink 220 e o DLink 500B sincronizam sem problemas assim como o SS4200, os outros não . Na minha estrutura estão 50 PCs com velocidade média de 200kbps cada, 30 a 40 simultâneos nos horários de pico com consumo médio de 1mbps num ADSL de 2mbps(em breve um link full de 1mbps, mas gostaria de manter um ADSL para o lixo, para depois me livrar definitivamente do uso de ADSL quando tiver um número maior de clientes que dê para bancar tudo com link full).