Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Estou querendo usar energia solar em uma torre minha, alguem sabe onde consigo o material em BH?????
    Obrigado

  2. #22

    Padrão

    estamos usando 1 painel kyocera se nao me engano, com um controlador e masi 2 baterias de 150
    nunca parou

    a placa solar quando tem sol forte da 20V e 5 amp

    e alimentando 2 RBs 433, 3 R52H e 3 R5H

  3. #23

    Padrão

    Tenho um enlace e uso duas rb433h em um unico ponto. uma ta com 2 catões r52h e na outra 2 xr5. e ta foncionando 100% solar. com duas placas em serie que carregam 4 baterias heliar de 70ah . antes de ligar os xr5 tava so com duas baterias em serie e tava 100% mais quando liguei os xr5 o consumo subiu dai comecei a ter falta de energia das 5:00 as 7:30 am coloquei mais duas baterias e resolveu o problema.
    Última edição por maguinho; 08-04-2009 às 00:02.

  4. #24

    Padrão

    amigos, pode ser ignorancia minha perguntar, pois ja vi aki neste forum que colocaria as RB diretos na Bateria. Entao a pergunta: as RBs suportam qualquer Amperagem sende entre 12 e 48V? ou se recomenda usar alguma amperagem menor pra evitar danos as placas?
    Abraços

  5. #25
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Calculos malucos

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Rhander,

    Falamos no consumo de uma RB433 em outro tópico e conforme as mensagens postadas o consumo desta placa com 3 cartões seria de uns 12A de corrente. A potência resistiva total consumida seria de uns 144W para 12V (me corrijam por favor se eu estiver errado).

    Pode ser que as correntes estimadas estejam elevadas e seria legal dar uma consultada nos manuais da RB e dos cartões e procurar por corrente máxima de consumo ou pela potência máxima se chega a esse valor.

    Com relação às baterias. O consumo de corrente quem determina é o circuito eletrônico de carga (RB+cartões). A bateria se encarrega de fornecer corrente o suficiente para o circuito e a corrente consumida determina o tempo que uma bateria consegue manter o fornecimento durante sua descarga.

    Por exemplo. Uma bateria como a citada por você (150 A) pode fornecer 150A x 1H (corrente de descarga) e se o seu circuito vier a consumir 1A o tempo de descarga aumenta consideravelmente.

    Como a bateria normalmente se carrega com 1/10 da sua corrente nominal (carga lenta) seria dizer que será necessário um painel solar capaz de fornecer pelo menos 15A somente para a bateria e mais a corrente que seu circuito irá consumir e ainda uma folguinha prática.

    Pensando sobre a RB que falou com os 3 cartões teríamos (pior caso):

    - Consumo da RB + 3 cartões: 12A
    - Carga lenta da bateria de 150AH: 15A (considerando a bateria descarregada e carga como 1/10 da corrente nominal)

    Total: 27A (bem elevado por sinal)

    Se quiser utilizar uma tensão maior na alimentação da placa e dos cartões é só associar as baterias em série do tipo 2 x 12V = 24V ambas com a mesma capacidade, do tipo 150AH. Dessa forma a corrente de carga dobra de valor. Os painéis solares também tem que acompanhar a tensão da bateria e deve ser associados da mesma forma para atingir o valor de carga das baterias.

    Portanto, é importante que se defina o consumo máximo do conjunto RB+cartões e também se determine um tempo em que a bateria estará fornecendo a energia para alimentá-la e daí se define a corrente da bateria o ciclo de descarga e por conseqüência a potência do controlador e o painel adequado para isto.

    Por exemplo: A RB+cartões vai ser alimentada durante a noite que dura 12H (de 6h da tarde até as 6h da manhã - estimativa): esse será o tempo o qual seu conjunto será alimentado exclusivamente pela bateria.

    Para um tempo de alimentação de 12 horas a bateria, para um tempo de descarga nominal 20C (conforme fabricante), seria 150A/12H = 12,5A. Corrente suficiente para alimentar o conjunto RB+cartões.

    Quanto aos painéis solares o negócio é o seguinte. O painel solar tem que ter potência suficiente para alimentar seu circuito e ainda sobrar corrente para carregar a bateria. Usam-se os controladores de carga para controlar a potência entregue ao circuito eletrônico, carregar a bateria e vigiar a descarga da mesma, evitando um desgaste maior desse elemento.

    Agora o painel para alimentar esse conjunto teria que ter uma potência igual ao total conjunto consumo da placa + carga da bateria.

    O Minasnet citou a Solarbrasil que fornece os painéis da Kyocera e de acordo com o consumo estimado (27A) em 12V dando a potência de 324W/h seriam necessários pelo menos 4 painéis de KC-130TM (corrente nominal de 7,69A) o que resultaria em 29,56A, suficiente para alimentar placas + bateria na carga.

    Agora não pense em utilizar tensões de 110VAC com o uso de inversores porque você torna mais caro o projeto e ainda perde energia na conversão novamente para os 12V ou 24V necessários para a placa. Mesmo a melhor fonte que você vier a encontrar no mercado a eficiência dela não vai chegar a 90%.

    Lembre-se esses cálculos foram baseados no pior caso de consumo de corrente.

    Anexei um manual da UNICOBA falando sobre baterias seladas chumbo-ácidas. Se precisar de informações sobre outras baterias dá uma “googleada” que provavelmente você vai encontrar muito assunto.

    Qualquer coisa grite.

    Abraços,
    Cara seus calculos estão além da imaginação, uma rb433ah com 3 cartões consome algo em torno de 700ma ou seja 0,7 amperes, tenho aqui no RS 3 torres com esta configuração sendo alimentadas por um painel kc85 com controlador de carga phocos e uma bateria estacionária de 105ah, e não tenho problemas nem no inverno que o sol passa dias sem dar o ar da graça.
    Se sua região tem bom periodo de insolação use um sistema semelhante a este meu, que vai dar conta do recado sem problemas, por precaução use uma bateria de 150ah, e não deixe ela no chão.

  6. #26

    Padrão

    Referente ao consumo das rbs não sei dizer oq consomem em watts ou amperes, mas sei em R$, tenho 1 de minhas torres com 2 rbs, 5 cartões, e uma lampada de 60 watts, a lampada liga só a noite, e no final do mes sabe quanto é a minha conta de energia elétrica? R$5,00

  7. #27

    Padrão

    Bateria de caminhão não seria 24v ?

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Bateria de caminhão não seria 24v ?
    Todas as baterias automotivas são de 12V. O que varia é a amperagem dela. Nos caminhões, são usadas duas em série p/ obter os 24V.

    O "Guest" está certo. Tenho uma torre alimentada por um sistema solar. Uso uma RB 433 e dois cartoes R52H em 100mw. O consumo do conjunto (pico de tráfego) não chega a 500mA (0,5 ampéres).

    Levando em conta a minha situação, o conjunto todo consome 12 Amperes por dia. Uso uma bateria de 100 amperes, o que me dá uma autonomia de pelo menos 6 dias completamente sem sol. O painel solar é de 50W, o que possibilita recarga da bateria a 4 amperes por hora. Levando em conta 9 horas de sol por dia e a média de 2 amperes de carga por hora (levando em conta o angulo de incidencia solar sobre a placa), o painel recarrega a bateria 18 amperes por dia. Em 9 horas de sol, o painel recarrega a bateria p/ as 24 horas deste dia e mais 12 horas do dia seguinte.

    Tenho este sistema a 03 meses e não tive problemas (isso em pleno inverno gaúcho).

    Espero ter contribuído.

  9. #29

    Padrão

    Vamos lah então...

    Então uma RB433ah c/ 2 ou 3 cartões da pra ser alimentado c/ 1 painel de 50w + controlador de carga + uma bateria de 100ah ?????????????????????

    Cara achei que seria mais pois pensa comigo, uma rb tem q ser usado pelo menos uma fonte de 18v 3 amp isso daria = 54 Watts, bem interessante um painel de 50w dar conta de alimentar ela...

    Sem conhecimento, fiz um sistema o seguinte: 1 painel de 100w + controlador de carga + bateria de 100ah para alimentar 2 AP e fiquei com medo de não funcionar... Mas ja faz uns 30 dias e ja esta show de bola...

    Abraço !!

  10. #30

    Padrão

    Pessoal, vocês poderiam me dizer onde comprar estes equipamentos, o que seria necessário (apenas os ítens, pois a potencia necessária irei calcular ).

    Obrigado!

  11. #31

    Padrão

    Ai galera...

    naum tenho muita certeza mas ligar a RB direto na bateria não é aconselhavel nao... por que a bateria despara os 150A o tempo todo... se por engano vc fechar o curto vc vai queimar até a caixa hermetica.. rsrsrsrs

    aqui eu uso a RB direto na Bateria mas com um RESISTOR de 5Ap, assim só passa 5Ap pra a RB...
    uso um painel dois paineis de 40wats cada e uma bateria de 150A, funcionando blz a 5 meses...
    alimentando uma RB433 e 2 cartoes.

    intaum indico vc por os resistores na saida da bateria...!!

    vlw!

  12. #32

    Cool Calculos não tao malucos...

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Cara seus calculos estão além da imaginação, uma rb433ah com 3 cartões consome algo em torno de 700ma ou seja 0,7 amperes, tenho aqui no RS 3 torres com esta configuração sendo alimentadas por um painel kc85 com controlador de carga phocos e uma bateria estacionária de 105ah, e não tenho problemas nem no inverno que o sol passa dias sem dar o ar da graça.
    Se sua região tem bom periodo de insolação use um sistema semelhante a este meu, que vai dar conta do recado sem problemas, por precaução use uma bateria de 150ah, e não deixe ela no chão.
    "Gest".

    Fiz os cálculos baseados nas informações que postaram em outro tópico e apenas como orientaçao para os demais.

    Se eu fosse fazer o projeto, com toda a certeza do mundo, eu buscaria todas as informações necessárias antes de realizar algum cálculo de dimensionamento.

    Uma coisa posso afirmar, se a corrente de uma RH e seus cartões não passa de 700 mA uma bateria de 7 A/H, das pequenas, deixaria o sistema no ar por algo como 5 horas sem problemas. Isso além de tudo reduziria e muito o investimento necessário, tendo em vista também que os paineis seriam menores em potencia e valor $$$.

    Posso garantir a você que quem tem conhecimento desse assunto não desperdiçaria tanto em uma bateria de 150AH para alimentar um sistema com consumo tão baixo.

    Abraços,

  13. #33

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por lacerdarocha Ver Post
    Ai galera...

    naum tenho muita certeza mas ligar a RB direto na bateria não é aconselhavel nao... por que a bateria despara os 150A o tempo todo... se por engano vc fechar o curto vc vai queimar até a caixa hermetica.. rsrsrsrs

    aqui eu uso a RB direto na Bateria mas com um RESISTOR de 5Ap, assim só passa 5Ap pra a RB...
    uso um painel dois paineis de 40wats cada e uma bateria de 150A, funcionando blz a 5 meses...
    alimentando uma RB433 e 2 cartoes.

    intaum indico vc por os resistores na saida da bateria...!!

    vlw!
    lacerdarocha:

    Você tem razão. Não é aconselhavel ligar nada diretamente a bateria sem algum tipo de proteção. Mesmo que seja um simples fusível com valor de face próximo do valor máximo que o dispositivo vai necessitar.

    Se o fabricante determina que a máxima corrente que o circuito "puxa" é de 1A deve-se colocar um fusível de 1,5A em séria com o terminal positivo entre a bateria e o circuito.

    Isso garante que se houver algum tipo de "curto-circuito" no circuito a corrente máxima que a bateria vai fornecer será o topo do que o fusivel suporta e dai ele se rompe.

    Eu aconselho nesse tipo de projeto usar de dispositivos que controlem a carga e descarga pela potencia máxima dos circuitos ligados.

    Abraços,

  14. #34

    Padrão

    PESSOAL, O QUE EU PODERIA USAR, SIMPLESMENTE PARA EVITAR UMA QUEDA DO SERVIÇO, POR FALTA DE ENERGIA ELETRICA.
    E UMA TORRE Q FICA NA ZONA RURAL, E QUE NA EPOCA DA CHUVA , FREQUNETEMENTE TEMOS PROBLEMAS DE ENERGIA ELETRICA.
    OBRIGADO

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Markov Ver Post
    PESSOAL, O QUE EU PODERIA USAR, SIMPLESMENTE PARA EVITAR UMA QUEDA DO SERVIÇO, POR FALTA DE ENERGIA ELETRICA.
    E UMA TORRE Q FICA NA ZONA RURAL, E QUE NA EPOCA DA CHUVA , FREQUNETEMENTE TEMOS PROBLEMAS DE ENERGIA ELETRICA.
    OBRIGADO
    se vc tem energia eletrica no local, um no-breack serve pra vc se vc quizer uma boa autonomia de preferencia pelos que tem saida pra bateria automotivas...

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhander Ver Post
    colocamos uma bateria de cerca eletrica em uma rb 433 e ela aguentou quase 8 horas sem luz, não sei quanto tempo aguentaria pois a luz voltou.

    Mas gostaria de saber o consumo da rb 433 e rb 433h para dimensionar o projeto de luz solar.
    Eu já consegui 20 horas com 3 cartões ligados.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    se vc tem energia eletrica no local, um no-breack serve pra vc se vc quizer uma boa autonomia de preferencia pelos que tem saida pra bateria automotivas...

    oI MAX, ONDE ENCONTRO NOBREAK COM SAIDA PARA BATERIAS AUTOMOTIVAS?? PODERIA ADAPTAR UM NOBREAK DA APC E LIGADO DIRETO NA BATERIRA DE CARRO OU CAMINHAO?

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Markov Ver Post
    oI MAX, ONDE ENCONTRO NOBREAK COM SAIDA PARA BATERIAS AUTOMOTIVAS?? PODERIA ADAPTAR UM NOBREAK DA APC E LIGADO DIRETO NA BATERIRA DE CARRO OU CAMINHAO?
    adaptar não tem como, tem que comprar um próprio, eu compro no-breack na localx, um de 1400 v.a com saida pra bateria automotiva ta custando 440,00.

    Amigo tem algumas normas aki no under, tipo quando for postar tem que escrever em minusculo, pois maiusculo da a impressão que esta gritando com alguem....

  19. #39

    Padrão

    Cara um sistema que eu ja vi uma empresa fazendo é mandar fazer uma fonte cheveada usando a energia elétrica e quando a energia elétrica acaba essa fonte chaveia pra passar a corrente de uma bateria no noobreak, alarme... 12v 7amp que você coloca dentro da própria cx hermética.

    Dizendo os técnicos da empresa que eu vi esse projeto, a bateria consegue suportar uma rb433ah c/ 3 cartão xr5 por 6 (seis) horas....

    A próxima cx hermética q vou produzir será desta maneira....

    Menos custo e menos espaço e o melhor se for torre repetidora não precisa deixar equipamento pesado nela (noobreak) ou então no chão correndo o risco de furto...

    Qualquer dúvida pergunta ae q posso ver com eles mais detalhes...

    Abraço !!

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara um sistema que eu ja vi uma empresa fazendo é mandar fazer uma fonte cheveada usando a energia elétrica e quando a energia elétrica acaba essa fonte chaveia pra passar a corrente de uma bateria no noobreak, alarme... 12v 7amp que você coloca dentro da própria cx hermética.

    Dizendo os técnicos da empresa que eu vi esse projeto, a bateria consegue suportar uma rb433ah c/ 3 cartão xr5 por 6 (seis) horas....

    A próxima cx hermética q vou produzir será desta maneira....

    Menos custo e menos espaço e o melhor se for torre repetidora não precisa deixar equipamento pesado nela (noobreak) ou então no chão correndo o risco de furto...

    Qualquer dúvida pergunta ae q posso ver com eles mais detalhes...

    Abraço !!
    poderia informar onde consigo esta fonte? pois cada bateria de no-breack me cust em torno de R$ 30,00 a fonte carrega a bateria tbem??