+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mito ou Verdade: Hotspot não aguenta muitos usuários

    É verdade que o hotspot do MK começa a perder desempenho com o aumento do número de usuários?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É verdade que o hotspot do MK começa a perder desempenho com o aumento do número de usuários?
    Depende de qtos usuarios e qual hardware vc ta usando, um hardware fraco vai perder desempenho logo, um hardware forte, com bons recursos, provavelmente não terá problemas.

  4. #4
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Depende de qtos usuarios e qual hardware vc ta usando, um hardware fraco vai perder desempenho logo, um hardware forte, com bons recursos, provavelmente não terá problemas.
    Hardware fraco ? quer processador, memória e sistema de armazenamento menor que das Rbs´s, minha calculadora tem mais memória, Um Pcap do mais tosco que possamos montar com um pente de 128 e hd de 100MB ( isso mesmo 100 Mb ) um processador PIII 300 ou am2 k6 qualquer da vida , aguenta bem, portanto a dúvida é - Esqueca o Harware, O Software responsavel pela configuração e funcionabilidade do hotspot, dentro do Mk aguenta ? digo eu , creio que sim, pois se travar, é porque houve um problema na configuração da Rb ou Pcap, e não no Item Hotspot
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Também acredito que não tenha nada a ver com o hardware, já que o Mikrotik não é exigente quanto a isso.
    Se hardware fosse determinante o desenvolvedor do MK iria sugerir máquinas e RBs mais parrudas.
    Quando me falaram nisso (e foi novidade para mim), é que o soft mesmo que não aguenta gerenciar tanta gente pelo hotspot. Que fazendo autenticação só por MAC x IP o rendimento é maior.

    Tem uma apresentação do Maia, que diz que hotspot ou PPOE ou qualquer outra forma de autenticação é somente uma opção comercial.
    Diz ele na pag 71: A opção por Hotspot nada tem a ver com a segurança. É somente uma opção de negócio


    Daí eu entendi que não faz diferença entre os sistemas de autenticação. O desempenho deveria ser o mesmo.
    E pela apresentação, parece que hotspot é o que ele usa, em conjunto com radius.
    Mas não sei se ele usa vários servidores hotspot no servidor, ou não.

    No meu caso uso os rádios e RBs como bridge e deixo o processamento para o MK em baixo.
    O processador é um Athlon 64 2x com 2 giga de ram. Processamento não deve faltar.
    Gostaria de saber se alguém usa hotspot com alto número de usuários.

  6. #6

    Padrão

    Ja coloquei 60 usuarios ( 40 online )em uma das antenas com cartao pcmcia senao nl-2511 e k6-2 500 com 64mb de memoria e cf de 64mb ( isso mesmo 64mb ), agora em rede cabeada já vi de tudo 200/300 online em pentium II 300 , acho que a limitaçao esta nos cartoes e suas configurações , instalaçao nos clientes , conectores , equipamentos enfim tudo menos hardware , pra mim ta relacionado ao modo que se conecta , ethernet de mais facil configuração e menos sugeito a interferencias, perda de pacotes , problemas em aquipamentos , conectores mal feitos etc.. ou wireless com suas configuraçoes bem mais complexas (me desculpem se estiver falando bobagem ) . Tem uma discursao na lista da Anid que o nosso famoso Gilvan Enriconi explica muito bem como aumentar o numero de clientes sem perder a qualidade .. Um dia ainda faço o curso dele.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    Ja coloquei 60 usuarios ( 40 online )em uma das antenas com cartao pcmcia senao nl-2511 e k6-2 500 com 64mb de memoria e cf de 64mb ( isso mesmo 64mb ), agora em rede cabeada já vi de tudo 200/300 online em pentium II 300 , acho que a limitaçao esta nos cartoes e suas configurações , instalaçao nos clientes , conectores , equipamentos enfim tudo menos hardware , pra mim ta relacionado ao modo que se conecta , ethernet de mais facil configuração e menos sugeito a interferencias, perda de pacotes , problemas em aquipamentos , conectores mal feitos etc.. ou wireless com suas configuraçoes bem mais complexas (me desculpem se estiver falando bobagem ) . Tem uma discursao na lista da Anid que o nosso famoso Gilvan Enriconi explica muito bem como aumentar o numero de clientes sem perder a qualidade .. Um dia ainda faço o curso dele.
    Pois eu estou indeciso ainda com relação ao curso. Pois tem gente que fez e depois não aplicou, pois não viu vntagem, como o companherio Jpjustus. Ele até desmistificou uma das opções de instalação.
    Por outro lado, vejo algumas coisas inexplicáveis ( para mim, hehehe) que gostaria de entender mais.
    Mas voltando a questão do hotspot, o que esta pessoa me disse é que independente de cartões, instalação, etc. etc, é que o hotspot não consegue gerenciar um número muito grande de usuários.
    Se tivesse esta limitação mesmo, o Maia e tantos outros não recomendariam.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois eu estou indeciso ainda com relação ao curso. Pois tem gente que fez e depois não aplicou, pois não viu vntagem, como o companherio Jpjustus. Ele até desmistificou uma das opções de instalação.
    Por outro lado, vejo algumas coisas inexplicáveis ( para mim, hehehe) que gostaria de entender mais.
    Mas voltando a questão do hotspot, o que esta pessoa me disse é que independente de cartões, instalação, etc. etc, é que o hotspot não consegue gerenciar um número muito grande de usuários.
    Se tivesse esta limitação mesmo, o Maia e tantos outros não recomendariam.
    se seguirmos uma lógica a propria mikrotik deixa claro que só ha limitaçao de usuarios pelo nivel da licenca , level 4 200 hotspot user , level 5 500 hotspot users , level 6 ilimitado , na minha opnião o que acontece é equipamentos ( cartoes , ap's , hubs , switchs , kit cliente ) mal configurados incapazes de comportar grandes trafegos ou grande numeros de usuarios . Acho que os modens são o grande exemplo para isso , não vi nenhum aguentar muitos usuarios sem travar estando roteado a não ser cisco ou 3com .

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Não há limitação direta no hotspot. O limite esta no protocolo de rede tcp/ip. O que acontece efetivamente é que todas as maquinas estariam com o mesmo range de ip e automaticamente existem altos trafego de broadcast na rede. Se colocarmos nesta rede um servidor de jogos, clientes jogando MU entre eles. Ai sim fica bonito.

    IPV6 vem como uma soluções para o broadcast na rede ....

  10. #10

    Padrão

    Me ajudem a entender.
    Se eu tenho a level 5 e estou com 450 usuarios cadastrados, já esta na hora de eu pensar em colocar uma level 6?
    Ou seria a level 5 com 500 users cadastrados ou conectados simultaneos?

  11. #11
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Me ajudem a entender.
    Se eu tenho a level 5 e estou com 450 usuarios cadastrados, já esta na hora de eu pensar em colocar uma level 6?
    Ou seria a level 5 com 500 users cadastrados ou conectados simultaneos?
    Cadastrado