+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ART X TORRE

    Pessoal estou com uma dúvidada com relação a montagem de uma torre.

    Estou montando minha primeira torre , comprei 5 modulos de 2 Mts cada e vou levantar uma torre de 10 mts, então queria saber se para uma torre de 10 mts eu precisa estaiar ela para tirar uma art ??

    Também queria saber sobre a pintura da torre, minha torre é galvanizada e então queria saber se pra eu tirar minha lisença na anatel, eu terie que pintar a torre nos padróes da anatel que é branco e vermelho ??

    E tambem como consigo essa tal de ART, me dissaram que é no CREA, é só ir la crea e pedir um inspeção na minha torre que eles ja emitem a ART ??

  2. #2

    Padrão Torre

    O licenciamento para instalação de torre para colocar sistemas irradiantes depende da legislação do seu município. Tem municípios que não possuem legislação sobre este assunto. Alguns municípios definem que para instalar uma torre a partir de 15m ou 10m (dependendo da legislação do município), deve pedir autorização da prefeitura, que exige projeto e vistoria do engenheiro competente.

    At,

    Eng. Onei

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    O licenciamento para instalação de torre para colocar sistemas irradiantes depende da legislação do seu município. Tem municípios que não possuem legislação sobre este assunto. Alguns municípios definem que para instalar uma torre a partir de 15m ou 10m (dependendo da legislação do município), deve pedir autorização da prefeitura, que exige projeto e vistoria do engenheiro competente.

    At,

    Eng. Onei
    Entao quer dizer que se o municipio nao tiver regulamentos a respeito nao preciso da ART

  4. #4
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Wink

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Pessoal estou com uma dúvidada com relação a montagem de uma torre.

    Estou montando minha primeira torre , comprei 5 modulos de 2 Mts cada e vou levantar uma torre de 10 mts, então queria saber se para uma torre de 10 mts eu precisa estaiar ela para tirar uma art ??

    Também queria saber sobre a pintura da torre, minha torre é galvanizada e então queria saber se pra eu tirar minha lisença na anatel, eu terie que pintar a torre nos padróes da anatel que é branco e vermelho ??

    E tambem como consigo essa tal de ART, me dissaram que é no CREA, é só ir la crea e pedir um inspeção na minha torre que eles ja emitem a ART ??
    Já passei por isto também... passo-a-passo...

    1º-Vai na Prefeitura
    2º-Verificar qual a região dentro da sua cidade a qual vc esta subordinado
    3º-Procurar a divisão de Urbanismo
    4º-Procurar o setor de Obras, especificação(Setor que cuide de RGIs, Restauração, Re-estruturas e outros do mesmo).
    5º-Lá terá um engenheiro responsável pela sua região com a planta do bairro inteiro, aí vc dirá, em qual tereno vc irá construir esta antena.

    """" 1º-Cabe lembrar que, existe divergências na legislação geral entre prefeitura e a tia anatel, pois vale de local para local """, vc terá de saber qual melhor jogada para vc...

    2º- Se o seu terreno, casa, prédio, NÃO TIVER ou passou por reformas e NÃO informaram a prefeitura para fazer as devidas alterações no """"R.G.I""" (Registro Geral de Imóveis), na prefeitura, NEM VÁ LÁ, pois, ficarão sabendo que esta construção é irregular...

    3º- Se tiver o RGI, ele irá lhe atender com a maior boa vontade...

    Vlw!

  5. #5

    Padrão

    Entre em contato com um engenheiro de sua cidade. Quem faz ART é engenheiro. Ele saberá quais passos a serem seguidos.

    Realmente toda prefeitura tem código de postura municipal que reza sobre utilização de espaços públicos, logradouros, normas ambientais e de segurança. Portanto, engenheiro e prefeitura local.

  6. #6

    Padrão

    Nossa, então a coisa é mais complicada do que eu pensei..

    Tentei falar com meu cunhado que é engenheiro elétrico porém ,não sei ele esta mal informado mas ele me disse que teria que ser um engenheiro mecanico para emitir uma art.

    MAs ja valeu a ajuda, vou correr atrás de um engenheiro.

    Obrigado a todas.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Nossa, então a coisa é mais complicada do que eu pensei..

    Tentei falar com meu cunhado que é engenheiro elétrico porém ,não sei ele esta mal informado mas ele me disse que teria que ser um engenheiro mecanico para emitir uma art.

    MAs ja valeu a ajuda, vou correr atrás de um engenheiro.

    Obrigado a todas.

    Olha,

    o colega engenheiro eletricista não está equivocado. Está certo. Engenheiro mecânico também pode assinar, bem como engenheiro civil com estrutura metálica na grade curricular de seu curso; ou seja, o engenheiro tem de estar habilitado em estruturas metálicas.