Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question ENLACE 46KM SOBRE RIO

    Abaixo estao citados 2 pontos tirados pelo google earth, onde pretendo fechar um enlace, no total sao 46km, no primeiro ponto tenho uma antena com 80mts, e no segundo ponto tenho uma antena com 35mtos de altura, o problema é que entre os pontos passa 2 vezes sobre o rio aqui de minha regiao, gostarai de saber se existe um equipamento apropriado para fechar esse enlace, se colocar as antenas na horizontal ou vertical, o que me recomendam para fechar tal enlace.

    Pois os custos de tal equipamento sao elevados, e nao posso dar tiro no escuro, gostaria da ajuda do forum, para que possa escolher o melhor tipo de equipamento.

    Obrigado


    PRIMEIRO PONTO: LATITUDE - 11°13'33.65"S
    LONGITUDE - 50°40'3.27"O

    SEGUNDO PONTO: LATITUDE: 11°37'24.45"S
    LONGITUDE: 50°41'43.76"O

    FONTE GOOGLE EARTH

  2. #2
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Vc pode utilizar rb com cartão r5h, ou Xr5, com antenas de disco Hiperlink de 30 db que fecha esse link.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	305
Tamanho: 	15,4 KB
ID:      	5528  

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Citação Postado originalmente por stevanato Ver Post
    Abaixo estao citados 2 pontos tirados pelo google earth, onde pretendo fechar um enlace, no total sao 46km, no primeiro ponto tenho uma antena com 80mts, e no segundo ponto tenho uma antena com 35mtos de altura, o problema é que entre os pontos passa 2 vezes sobre o rio aqui de minha regiao, gostarai de saber se existe um equipamento apropriado para fechar esse enlace, se colocar as antenas na horizontal ou vertical, o que me recomendam para fechar tal enlace.

    Pois os custos de tal equipamento sao elevados, e nao posso dar tiro no escuro, gostaria da ajuda do forum, para que possa escolher o melhor tipo de equipamento.

    Obrigado


    PRIMEIRO PONTO: LATITUDE - 11°13'33.65"S
    LONGITUDE - 50°40'3.27"O

    SEGUNDO PONTO: LATITUDE: 11°37'24.45"S
    LONGITUDE: 50°41'43.76"O

    FONTE GOOGLE EARTH
    Amigo, seguem dados pro seu enlace.
    Não terás problemas se usares equipamentos profissionais. Analisando o gráfico, ve-se que é possível fechar esse link em 5.8ghz com uma boa taxa de sinal.

    Equipamentos que recomendo:
    02 Antenas OIW 33DBI;
    02 RB 433AH com fonte chaveada;
    02 cartões Ubiquiti XR5;
    02 Cabos de 3m cada Cellflex

    Boa Sorte.
    http://img15.imageshack.us/img15/258/ptp46km58ghz.jpg

  4. #4
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo, seguem dados pro seu enlace.
    Não terás problemas se usares equipamentos profissionais. Analisando o gráfico, ve-se que é possível fechar esse link em 5.8ghz com uma boa taxa de sinal.

    Equipamentos que recomendo:
    02 Antenas OIW 33DBI;
    02 RB 433AH com fonte chaveada;
    02 cartões Ubiquiti XR5;
    02 Cabos de 3m cada Cellflex

    Boa Sorte.
    http://img15.imageshack.us/img15/258/ptp46km58ghz.jpg
    Amigo que programa vc usou para fazer este gráfico, eu uso o radio mobile.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Motorola Link Planner.
    Indicado mais pra frequencias de 5.8ghz,ok.
    Mas é tbm é possivel calcular com outras frquencias. basta configura-lo corretamente.

  6. #6
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Legal sempre usei o radio mobile, nao conhecia esse programa da Motorola. VLW!!!!!!!!!!!!

  7. #7

    Padrão

    o link planner é gratis? se tiverem o link eu agradeco.

  8. #8
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    o link planner é gratis? se tiverem o link eu agradeco.
    É gratis sim.
    Segue o link.:
    Support

    Att,

    Renato Costa.

  9. #9

    Padrão ????

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Vc pode utilizar rb com cartão r5h, ou Xr5, com antenas de disco Hiperlink de 30 db que fecha esse link.
    mesmo com interferencia da agua.. eu vc acha q é melhor jogar o sinal na horizontal ou na vertical.. ou nao tem diferença... pois ce tu olhar pelo google earth.. logico q nao é a referencia.. vai ver q passa 2 x por cima da agua... desculpe as multiplas perguntas pois é o meu primeiro projeto a longa distancia...

    obrigado

  10. #10

    Padrão

    amigo vc fecha esse link com duas antena aquarios 25 dbi de disco com rb441 e cartao r5h, fica baratinho e bom, agora se for ficar mas confiavel vc poe duas antenas de 33 dbi hiperlink.
    fiz um aqui de 54 km com esse equipamento atravessa duas um rio e mesmo assim ta otimo.

  11. #11
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Só seria problema se atravessasse um longo percurso de aguá, ex.: atravessar um bahia, mandar sinal para um ilha.

    Att,

    Renato Costa.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Citação Postado originalmente por stevanato Ver Post
    mesmo com interferencia da agua.. eu vc acha q é melhor jogar o sinal na horizontal ou na vertical.. ou nao tem diferença... pois ce tu olhar pelo google earth.. logico q nao é a referencia.. vai ver q passa 2 x por cima da agua... desculpe as multiplas perguntas pois é o meu primeiro projeto a longa distancia...

    obrigado
    Respondendo técnicamente, Sim, existirá problema ao longo do tempo conforme o equipamento for pegando chuvas, ventos, etc. Por isso recomendei um dos melhores equipamentos com custo beneficio agregado disponível no mercado. Tem o fator crucial de desempenho do enlace (chamamos de INSTALAÇÃO) que definirá o quão perfeito poderá ser esse Ponto a Ponto.
    O ideal seria colocar mais uma torre de 70metros na ponta B, fazendo assim com que o sinal se Distancie da agua, o que é recomendado nestes casos. Usar Nstreme e best fit neste caso são bem indicados com antenas de dupla polarização tipo as pluton.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Respondendo técnicamente, Sim, existirá problema ao longo do tempo conforme o equipamento for pegando chuvas, ventos, etc. Por isso recomendei um dos melhores equipamentos com custo beneficio agregado disponível no mercado. Tem o fator crucial de desempenho do enlace (chamamos de INSTALAÇÃO) que definirá o quão perfeito poderá ser esse Ponto a Ponto.
    O ideal seria colocar mais uma torre de 70metros na ponta B, fazendo assim com que o sinal se Distancie da agua, o que é recomendado nestes casos. Usar Nstreme e best fit neste caso são bem indicados com antenas de dupla polarização tipo as pluton.
    Entao, ja q perguntaram... estou com um problema parecido de instalacao de PTP ... so q a distancia é maior ... 80 a 100 km... acham q precisarei de uma repetidora no meio ....?

  14. #14
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkhscosta Ver Post
    Entao, ja q perguntaram... estou com um problema parecido de instalacao de PTP ... so q a distancia é maior ... 80 a 100 km... acham q precisarei de uma repetidora no meio ....?
    Vai depender de diversos fatores, equipamento que esta sendo utilizado, raio de Fresnel, Visada, sem saber onde é esse PTP é impossível de passa esta informação.

    Att,

    Renato Costa.

  15. #15
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Colegas, não pensem que enlaces podem ser problemáticos simplesmente por passarem em cima de um rio ou mar. Como vocês acham que é feita a comunicação de uma plataforma de petróleo em alto mar? Vejo aqui enlaces na Baia de Guanabara e para plataformas que são tratados e projetados da mesma forma de enlaces em "terra firme". O que acontece é que as vezes, para aumentar a confiabilidade, em enlaces terra-mar ou terra-terra, os projetistas utilizam algumas técnicas de diversidade de frequencia (mais de um canal) e de espaço (mais de uma antena).

    Espero que contribua para a discussão.

    Saudações,
    Última edição por motacosta; 25-09-2009 às 14:25.

  16. #16
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Concordo com vc, o problemas é que o pessoal monta um ptp simples, 2 antenas e 2 brigdes, sobre um espelho d´agua e que funcionando 100%, acho que nesses casos compensa meter a mão no bolso e investir, para se ter qualidade.

    Att,

    Renato Costa.

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Colegas, não pensem que enlaces podem ser problemáticos simplesmente por passarem em cima de um rio ou mar. Como vocês acham que é feita a comunicação de uma plataforma de petróleo em alto mar? Vejo aqui enlaces na Baia de Guanabara e para plataformas que são tratados e projetados da mesma forma de enlaces em "terra firme". O que acontece é que as vezes, para aumentar a confiabilidade, em enlaces terra-mar ou terra-terra, os projetistas utilizam algumas técnicas de diversidade de frequencia (mais de um canal) e de espaço (mais de uma antena).

    Espero que contribua para a discussão.

    Saudações,

  17. #17

    Question ptp de coincidencia 46 km tbm

    2 rb 433ah
    2 xr5
    2 antenas hypelink

    em turbo passa 20 mb full ?

    visada é limpa da pra ver do chão

    vai se usar torre de 30 mts


    já vi em 56 km passar 18 mb full

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    2 rb 433ah
    2 xr5
    2 antenas hypelink

    em turbo passa 20 mb full ?

    visada é limpa da pra ver do chão

    vai se usar torre de 30 mts


    já vi em 56 km passar 18 mb full
    Se tu usares antenas de 33dbi ou + , sim.

    O ideal será usar uma rb com fonte chaveada 24v da melhor marca possivel, tem que ser perfeito a alimentação e junto a isso cabos cellflex 3/8 de 1,5metros no maximo.
    Pra soluções empresariais , ou tipo plataformas maritimas, existem radios DE CUSTO ELEVADO que proveem 100mb ou mais de banda.

  19. #19

    Padrão ponto a ponto não funciona

    olá amigos do forum do under linux eu gostaria que algum de vcs me ajudasse em um ponto a ponto eu tenho 2 cartões engenius 8602 600mw e 2 antenas oiw5822 5.8ghz o ponto a ponto que estou tentando faser fica a 950 metros de distancia da outra torre mas tem um morro a 30 metros na frente da primeira torre o sinal passa porcima deste morro uns 80 cm e não chegou de maneira nenhuma na outra torre porque será? quando eu utilisava com as antenas 2.4 funcionava normal com sinal -65 e -68 e com este sistema em 5.8 não chegou nenhum cinalzinho do outro lado oque vcs acham que pode ser? Como posso resolver este problema? desde já agradeço a sua atenção obss:sou de minas gerais

  20. #20

    Padrão

    Amigos, quanto ao enlace sobre o rio, acredito eu que depende da largura do rio e da altura do enlace em relaçao ao rio, pois eu tenho um enlace de 43 km, e nesse enlace pegam 2 km de rio bem no começo, tenho algumas alteraçoes no link apenas em algumas epocas do ano, mais precisamente em alguns dias, ja vi isso com uns amigos da starone, me disseram que em alguns dias do ano ha umas influencias do sol nisso, na verdade nao entendi nada, mas a perca é inperceptivel...