Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Mikrotik com 200 clientes!

    Gente, meu provedor ja esta com 200 clientes, e quero atingir a meta dos 500, gostaria que me ajudassem a replanejar minha rede, atualmente ela esta da seguinte forma:

    >> link dedicdo ctbc 2mb
    adsl 2,5 mb

    >> PC servidor mikrotik, com regras e hotspot

    >> Cabo de rede ate a torre

    >> routerbord 433ah com 3 cartões r52h

    >> paineis setoriais de 17db com defletores da EMC-test Vertical

    >> radio 5.8 em bridgea levando o sinal para uma outra torre

    >> radio 5.8 recebendo o sinal e levando por cabo de rede ate uma rb 433 com 2 cartoes engenius
    e 2 antenas hyperlink 14db horizontal

    Ao total atendo a 200 clientes, tudo saindo do servidor central, sera que tem geito de melhorar minha rede?
    O caminho é este mesmo?
    Um pc servidor assim suporta legal, ou tenho qeu mudar?

    desde ja agradeço

  2. #2

    Padrão

    bom seria isso mesmo sua rede... só acho que tem pouco link ai

  3. #3

    Padrão

    Então, mas o consumo não esta alto não, esta relativo, girando em torno de 3mb, agora tenho medo pois meu servidor as vezes reinicia em horario de pico... Vou trocar na proxima semana a fonte por uma com potencia maior...

  4. #4

    Padrão

    não sei se tem proxy-cache, mas poderia colocar um, melhora também....

    falows...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    não sei se tem proxy-cache, mas poderia colocar um, melhora também....

    falows...
    Eu tenho proxy-cache, mas não sei se esta funcionando muito bem... como faço para testar?

  6. #6
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Da uma pesquisada no forum sobre squid e tunderCache, fica show configurado assim, estou dando uma olhada tambem em balanceamento de carga por PCC, estou fazendo os teste, mas até agora estão sendo muito satisfatórios.

    Att,

    Renato Costa.

  7. #7
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Eu tenho proxy-cache, mas não sei se esta funcionando muito bem... como faço para testar?

    Olá amigo, faça um download de um arquivo e em seguinda va na mesma página e baixe ele denovo e ve se sofre alguma alteração de velocidade.

    qualquer coisa: [email protected]

  8. #8

    Padrão Processamento

    Amigo provavelmente, é processamento! Por que ?? por que ?? não sei qual a configuração do seu PC Mikrotik e se usa original! mas se estiver usando dchp ta consumindo processamento.
    Muda sua rede para /32, fazendo isso você elimina o broadcast no servidor transferido assim para o pc do cliente, fiz isso melhorou em 40% o desempenho da rede, se tiver web-cache no seu PC mikrotik, tira isso consome CPU e memória, uisa um servidor com SQUID e TUNDER, tem vários tutos aqui no under!

    Bom sempre fui um defensor arduo do Hotspot devido a comodidade e fácil configuração!
    Mas vim mundando de idiéia depois que comecei a utilizar PPPoE em alguns clientes, o desempenho é o mesmo se não for melhor, pois evita e muito os Scan's da vida na rede.

    Outra coisa interessante também o tamanho do cache no tunder e squid não precisa ser gigante, coloca ai uns 10 Gb 15 no máximo pois, assim a indexação do arquivos ficam melhores e os arquivos mais rápidos de serem encontrados quando necessário.

    flw abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kyanbatera Ver Post
    Olá amigo, faça um download de um arquivo e em seguinda va na mesma página e baixe ele denovo e ve se sofre alguma alteração de velocidade.

    qualquer coisa: [email protected]
    estou com web-cache e cache full, mas não estão funcionando bem não, percebi istou hoje ao fazer os testes e verifiquei algumas configurações no mk

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Amigo provavelmente, é processamento! Por que ?? por que ?? não sei qual a configuração do seu PC Mikrotik e se usa original! mas se estiver usando dchp ta consumindo processamento.
    Muda sua rede para /32, fazendo isso você elimina o broadcast no servidor transferido assim para o pc do cliente, fiz isso melhorou em 40% o desempenho da rede, se tiver web-cache no seu PC mikrotik, tira isso consome CPU e memória, uisa um servidor com SQUID e TUNDER, tem vários tutos aqui no under!

    Bom sempre fui um defensor arduo do Hotspot devido a comodidade e fácil configuração!
    Mas vim mundando de idiéia depois que comecei a utilizar PPPoE em alguns clientes, o desempenho é o mesmo se não for melhor, pois evita e muito os Scan's da vida na rede.

    Outra coisa interessante também o tamanho do cache no tunder e squid não precisa ser gigante, coloca ai uns 10 Gb 15 no máximo pois, assim a indexação do arquivos ficam melhores e os arquivos mais rápidos de serem encontrados quando necessário.

    flw abraços
    para mudar para /32 é so mudar o ip da interface de saida? e mais nada? ou tem outras coisas a se levar em conta?

  11. #11
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    estou com web-cache e cache full, mas não estão funcionando bem não, percebi istou hoje ao fazer os testes e verifiquei algumas configurações no mk

    poste sua configurações aqui para o pessoal da uma olhada

  12. #12

  13. #13
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    para mudar para /32 é so mudar o ip da interface de saida? e mais nada? ou tem outras coisas a se levar em conta?
    Segue imagem, mostrando onde altera a mascara de rede.:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	456
Tamanho: 	92,3 KB
ID:      	5754  

  14. #14
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Cache FULL em wirelless é furada, vc coloca seu radio no gargalho facilmente, quando eu ainda utilizava o mk para este fim a única maneira que achei para ele funcionar bem foi limitando o tamanho dos arquivos a serem cacheados para 2512k, ou seja ele so armazenava páginas, entaum quando um cliente solicitava uma página ela ia a full para o cliente, e quando fazia um download de tamanho superior ao valor setado saia no limite normal do cliente, mas hoje depois de alterar toda minha estrutura isto é passado, pois consigo fazer um serviço de cache de páginas e vídeos para mim perfeito, uso o squid e o ThunderCache.

    Att,

    Renato Costa.

  15. #15

    Padrão

    segue minhas configs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.JPG
Visualizações:	350
Tamanho: 	31,5 KB
ID:      	5755   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.JPG
Visualizações:	333
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	5756  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.JPG
Visualizações:	337
Tamanho: 	213,4 KB
ID:      	5757   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04.JPG
Visualizações:	297
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	5758  


  16. #16
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    segue minhas configs
    Rapaz esse servidor ta bagunçado paca. Tem regras repetidas, so a regra de cache full eu vi 2x, limite de conexões 2x, outra vc colocou o maximum object size em 20mb, imagina comigo vc tem uma rede wireless ai em modo "b" o trafego máximo dela é de 4mb, imagina um cliente seu baixando 20mb a full. E os outros clientes como ficam, vai ta sempre no gargalho, esse tipo de configuração funciona bem em rede cabeada, te aconselho a diminuir o maximum object size para uns 2 ou 3 mb, visto que a maioria das páginas da web hoje nao passam de 1,5 a 2 mb, assim vc pode ter um cache full para navegação, e o tempo que um cliente estará a full será infimo.
    Quanto ao servidor te aconselho a rever suas configurações e começar com o sinples primeiro, limitar p2p, depois cache full, depois voip, agora tome cuidade com limite de conexões simultaneas senão vc vai acabar dando um tiro no pé, organiza tbm seu NAT, está muito confuso.
    Qualquer coisa da um export em suas configurações e posta aqui, que veremos em que podemos ajuda-lo.

    Att,

    Renato Costa.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Rapaz esse servidor ta bagunçado paca. Tem regras repetidas, so a regra de cache full eu vi 2x, limite de conexões 2x, outra vc colocou o maximum object size em 20mb, imagina comigo vc tem uma rede wireless ai em modo "b" o trafego máximo dela é de 4mb, imagina um cliente seu baixando 20mb a full. E os outros clientes como ficam, vai ta sempre no gargalho, esse tipo de configuração funciona bem em rede cabeada, te aconselho a diminuir o maximum object size para uns 2 ou 3 mb, visto que a maioria das páginas da web hoje nao passam de 1,5 a 2 mb, assim vc pode ter um cache full para navegação, e o tempo que um cliente estará a full será infimo.
    Quanto ao servidor te aconselho a rever suas configurações e começar com o sinples primeiro, limitar p2p, depois cache full, depois voip, agora tome cuidade com limite de conexões simultaneas senão vc vai acabar dando um tiro no pé, organiza tbm seu NAT, está muito confuso.
    Qualquer coisa da um export em suas configurações e posta aqui, que veremos em que podemos ajuda-lo.

    Att,

    Renato Costa.
    você toparia entrar remotamente e dar uma boa controlada ai pra mim, eu pago o que for prescizo... quero tudo redontinho...

  18. #18
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    você toparia entrar remotamente e dar uma boa controlada ai pra mim, eu pago o que for prescizo... quero tudo redontinho...
    me adiciona no msn.:

    [email protected]

    Att,

    Renato Costa.

  19. #19

    Padrão Brother

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    segue minhas configs
    Segue aqui um link explicando como mudar para /32
    https://under-linux.org/f130672-como...a-24-para-32-a

    Dei ma olhada nas suas configurações assim como nosso amigo Renato costa disse existem várias repetições em seu scripit, uma dica que lhe dou procure você mesmo os erros pois assim você vai aprender ao inves de icar copiando e colando, eu também ja fiz isto muitas vezes porém percebi que minha rede só ficava lenta.

    Dai em diante resolvi aprender, ao invés de pedir que alguém arruma-se.
    Faz o seguinte exporta suas configurações - NEW TERMINAL - ip - firewall - export
    cola aqui expondo o que você acha q esta errado. Então nós vamos lhe ajudando de forma eficiente.

    Abaraços

  20. #20
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Rapaz esse servidor ta bagunçado paca. Tem regras repetidas, so a regra de cache full eu vi 2x, limite de conexões 2x, outra vc colocou o maximum object size em 20mb, imagina comigo vc tem uma rede wireless ai em modo "b" o trafego máximo dela é de 4mb, imagina um cliente seu baixando 20mb a full. E os outros clientes como ficam, vai ta sempre no gargalho, esse tipo de configuração funciona bem em rede cabeada, te aconselho a diminuir o maximum object size para uns 2 ou 3 mb, visto que a maioria das páginas da web hoje nao passam de 1,5 a 2 mb, assim vc pode ter um cache full para navegação, e o tempo que um cliente estará a full será infimo.
    Quanto ao servidor te aconselho a rever suas configurações e começar com o sinples primeiro, limitar p2p, depois cache full, depois voip, agora tome cuidade com limite de conexões simultaneas senão vc vai acabar dando um tiro no pé, organiza tbm seu NAT, está muito confuso.
    Qualquer coisa da um export em suas configurações e posta aqui, que veremos em que podemos ajuda-lo.

    Att,

    Renato Costa.

    você está 100% certo renatocosta tem regras repetidas limite P2P 2 vezes no NAT a regra do Chache tem duas vezes, amigo aconselho a vc fazer o que ele esta falando, fassa tudo devagar aos poucos, limite P2P, Proxy, VOIP e assim vai.

    à você ai usa HOTSPOT, OLHE NOS SEUS PROFILES e ve se o transparent proxy esta marcado se tiver desmarque pois se não seus clientes não irão acessar o proxy.