+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida sobre posisionamento de painel setorial

    pessoal,
    eu distribuia sinal wireless com uma omni. agora comprei tres paineis setoriais http://produto.mercadolivre.com.br/M...u-vertical-_JM


    eu pedir polarizaçao horizontal. coloquei exatamente igual na imagem do anuncio, em "pé". as antenas do meus clientes ficam na posiçao horizontal. mas depois que coloquei os paineis, o sinal ficou muito ruim. o que pode ser ?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hugosenna Ver Post
    pessoal,
    eu distribuia sinal wireless com uma omni. agora comprei tres paineis setoriais http://produto.mercadolivre.com.br/M...u-vertical-_JM


    eu pedir polarizaçao horizontal. coloquei exatamente igual na imagem do anuncio, em "pé". as antenas do meus clientes ficam na posiçao horizontal. mas depois que coloquei os paineis, o sinal ficou muito ruim. o que pode ser ?
    Vc cometeu um erro muito comum. Uma antena omni não é melhor que uma antena setorial.
    Desculpe a sinceridade: não dá para trabalhar com antenas dessa maneira que você está fazendo. Ou você realmente entende como isso funciona, ou você vai viver fazendo esse tipo de erro.

    Em primeiro lugar, como você distribuiu esse sinal? Você está com três rádios (um em cada antena), ou colocou um divisor de potência?
    Se você colocar um divisor de potência, vai estar comentando um ENORME erro. Com 3 antenas de 120 graus você tem EXATAMENTE a mesma coisa que uma antena omni. Não existe absolutamente nenhum benefício. Na verdade, existe um malefício: você está com um divisor de potência e mais cabos e conectores, o que causa perda.

    Resumo: 3 antenas setoriais de 120 graus com divisor de potência é pior que uma antena omni com o mesmo ganho.

    Se você tinha três rádios com uma omni cada e trocou por 3 setoriais, ai sim você tem um certo benefício, pois pelo menos está focando melhor seu sinal em cada setor.

    No entanto pelo que vi são antenas de 21 dB. Esse tipo de antena tem uma abertura muito pequena na vertical. Ela deve ter uma abertura vertical de uns 10 graus, o que significa que se os clientes estiverem abaixo ou acima desse "faixo" o sinal ficará fraco mesmo.

    De uma olhada em https://under-linux.org/b1219-o-que-...ona-uma-antena para maiores detalhes.

  3. #3

    Padrão

    amigo pra que 21dbi ??? ja parou pra pensar o quanto de ruido isso vai gerar ??? de preferencia a produtos homologados para não atrapalhar quem trabalha na potencia correta , se vc pediu polarizaçao horizontal as grades nos clientes tem q estar de pé e o alimentador deitado ok ...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    amigo pra que 21dbi ??? ja parou pra pensar o quanto de ruido isso vai gerar ??? de preferencia a produtos homologados para não atrapalhar quem trabalha na potencia correta , se vc pediu polarizaçao horizontal as grades nos clientes tem q estar de pé e o alimentador deitado ok ...

    esse foi meu error , pessei que quem definia se era H ou V era a grade. agora vou ter de ir em todos os clientes mudar as antenas


    vlw

  5. #5

    Padrão

    caraca esse painel parece que foi feito em casa manualmentea, eu não tentaria usar mas nem que fosse gratis...

  6. #6

    Padrão

    o que acontece é que muitos que começam não dão muita importancia ao estudo dos equipamentos que vão utilizar. Eu quando comecei a um ano attraz estava estudando equipamentos jq fazia um ano e olha que trabalhava com transmissão de radio e tv , mas mesmo assimm sempre estudando e até hoje sou assim.

    Em, qualquer tipo de antena que for trabalhar , vc tem que ver a posição do dipolo se ele esta na horizontal ou vertical. A grade sempre ficará o oposto do dipolo.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hugosenna Ver Post
    esse foi meu error , pessei que quem definia se era H ou V era a grade. agora vou ter de ir em todos os clientes mudar as antenas


    vlw

    Realmente é a grade de uma olhada nesse post https://under-linux.org/f124763-duvi...udem-por-favor

    E nas imagens abaixo:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Digitalizar0001.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	26,7 KB
ID:      	5750   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Digitalizar0002.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	28,4 KB
ID:      	5751  


  8. #8

    Padrão

    eh, o que me chama a atencao negativamente eh o preço...

    220 paus por um painel 120o 21dbi

    paguei R$ 600,00 por um painel de 90o 17dbi da oitech e olha quefiz cotação

  9. #9

    Padrão

    depois de quase uma semana, virei as antenas dos clientes, ate agora ta tudo ok.

  10. #10

    Padrão

    Va de TSM que não se arrependerá , e uma dica , quem tem cnpj compra direto da fabrica , que facilita pois tira os atravessadores.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Va de TSM que não se arrependerá , e uma dica , quem tem cnpj compra direto da fabrica , que facilita pois tira os atravessadores.
    isso mesmo, e se não tiverem em estoque eles fabricam, no maximo 2 dias ta pronto