+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot MK 3.28

    Senhores,

    Tem algum bug na versão 3.28 do Mikrotik referente a hotspot?
    Montei um hotspot aqui, ele loga, mas nao resolve DNS, nem apontando como DNS o gateway da rede, nem meu servidor DNS, nem o DNS do UOL... Nada...
    Alguém j[a viu isso?
    Tem alguma sugestão?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    O que vc ta usando, roteador ou brigde, ja pasei por isso mas coloquei e brigde e resolveu

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Senhores,

    Tem algum bug na versão 3.28 do Mikrotik referente a hotspot?
    Montei um hotspot aqui, ele loga, mas nao resolve DNS, nem apontando como DNS o gateway da rede, nem meu servidor DNS, nem o DNS do UOL... Nada...
    Alguém j[a viu isso?
    Tem alguma sugestão?

    Obrigado.
    Isso é um bug dessas versão, eu tava lendo no changelog do MK esses dias. Atualize pra 3.30 e tá resolvido... se é q vc ainda não o fez...

  4. #4

    Padrão

    Atualizei prá 3.30 mas o problema persiste...

    Tem 2 regras da porta 53 que o MK cria, q se eu excluo essas regras (pq não dá prá desativar, apenas prá excluir) dai navega.

    Mas ele não redireciona prá página do hotspot, tem que digitar o ip manualmente no navegador (tem q ir no Internet Explorer, e digitar 192.168.100.1 - q é o ip da interface de hotspot do meu mk)

    Observação 1: Não uso bridge não.

    Observação 2:Fui eu q criei o post, é q mude de usuário, hehe.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felipezatta Ver Post
    Atualizei prá 3.30 mas o problema persiste...

    Tem 2 regras da porta 53 que o MK cria, q se eu excluo essas regras (pq não dá prá desativar, apenas prá excluir) dai navega.

    Mas ele não redireciona prá página do hotspot, tem que digitar o ip manualmente no navegador (tem q ir no Internet Explorer, e digitar 192.168.100.1 - q é o ip da interface de hotspot do meu mk)

    Observação 1: Não uso bridge não.

    Observação 2:Fui eu q criei o post, é q mude de usuário, hehe.
    E o DNS nesse MK está configurado?
    Vc não consegue desabilitar as regras pq elas são dinãmicas... é assim mesmo.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    E o DNS nesse MK está configurado?
    Vc não consegue desabilitar as regras pq elas são dinãmicas... é assim mesmo.
    O DNS está configurado sim, tanto q se desativo o hotspot, funciona normalmente...

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felipezatta Ver Post
    O DNS está configurado sim, tanto q se desativo o hotspot, funciona normalmente...
    Comigo já aconteceu isto, mas resolvi da forma que te falei. Eu tinha a versão 3.28, e fiz downgrade pra 3.13 e resolveu. Comecei a usar hotspot há pouco mais de 1 mês, e foi o único caso que me deu problemas. Ontem ainda ativei 3 RBs com a 3.30 e tá indo de boa, se continuar assim migrarei todas as 3.13 q tenho pra 3.30.

    Vamos ver se os colegas mais experientes em hotspot podem te dar mais alguma dica a respeito do teu problema.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Comigo já aconteceu isto, mas resolvi da forma que te falei. Eu tinha a versão 3.28, e fiz downgrade pra 3.13 e resolveu. Comecei a usar hotspot há pouco mais de 1 mês, e foi o único caso que me deu problemas. Ontem ainda ativei 3 RBs com a 3.30 e tá indo de boa, se continuar assim migrarei todas as 3.13 q tenho pra 3.30.

    Vamos ver se os colegas mais experientes em hotspot podem te dar mais alguma dica a respeito do teu problema.
    Olá!
    xandemartini,
    Eu que estou usando a versão 2.9.51 em um server e 3.13 em outro, a que esta com a versao 2.9.51 esta com problema em relação a gerenciamento de memoria que estoura muito rapido, não sei se é alguma regra ou função que habilitei ou nao, mas tenho este problema, ja o server que esta com 3.13, este emite ip dinamico via dhcp mais ate hoje nunca consegui coloca-lo no ar devido a questao citada neste post, não carrega nada ja verifiquei as configurações de dns mais nada resolveu eu ja estava ate preparando email para mikrotik para saber se tinha uma reza especial pra que o server ficasse UP rsrsrs, mais ai encontrei este topico e espero resolver por aqui, outra as configurações de qos eu sei que mudaram e as de proxy tambem existe mais alguma mudança radical que por ventura esteja atrapalhando meu serviço?
    Você que já esta rodando a versão 3.x a algum tempo se possivel poste as regras que por ventura teve alterações para nos dar uma força e o resto agente corre atraz rsrs.
    obrigado.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por underwanderson Ver Post
    Olá!
    xandemartini,
    Eu que estou usando a versão 2.9.51 em um server e 3.13 em outro, a que esta com a versao 2.9.51 esta com problema em relação a gerenciamento de memoria que estoura muito rapido, não sei se é alguma regra ou função que habilitei ou nao, mas tenho este problema, ja o server que esta com 3.13, este emite ip dinamico via dhcp mais ate hoje nunca consegui coloca-lo no ar devido a questao citada neste post, não carrega nada ja verifiquei as configurações de dns mais nada resolveu eu ja estava ate preparando email para mikrotik para saber se tinha uma reza especial pra que o server ficasse UP rsrsrs, mais ai encontrei este topico e espero resolver por aqui, outra as configurações de qos eu sei que mudaram e as de proxy tambem existe mais alguma mudança radical que por ventura esteja atrapalhando meu serviço?
    Você que já esta rodando a versão 3.x a algum tempo se possivel poste as regras que por ventura teve alterações para nos dar uma força e o resto agente corre atraz rsrs.
    obrigado.
    Aqui, depois de muita "!cabeça esquentada", perdendo cada vez mais os cabelos, consegui dar uma amenizada nos problemas. Meu maior erro, trocando idéias com colegas, foi ter repetido IPs de LAN em várias routerboads. Eu tinha anteriormente minha rede toda numa bridge gigante, com todos APs e clientes, fazendo parte desta bridge. Quando roteei a partir das WLANs, para não ter q passar de cliente em cliente alterando IP, criei bridge entre as WLAN e coloquei o IP na bridge. Porém, como são várias bases diferentes, esses IPs nas bridges se repetiam. Isso no meu conceito nao poderia gerar problemas, pois as LAN (que seriam as interfaces q atendem os clientes) estão contidas dentro das WAN (a interface que tem IP real, que recebe o link internet). O que na prática se mostrou ser um problema sim.

    Os clientes estavam bem belos navegando, de repente parava tudo e não navegava mais. E os logs do freeradius se enchiam de mensagens de descarte de pacotes por conflito...

    Consegui resolver, removendo a brigde, colocando uma classe de IP invalido em cada interface wireless, e rodando um hotspot em cada interface. Neste caso, estou usando o conceito de NAT One to One da Mikrotik, que não importa qual IP esteja setado na interface lá no cliente, ele vai navegar igualmente... Por enquanto está dando certo...

    Não tive mais problemas de quedas e nem de não redirecionar para a pagina inicial, desde que fiz isto. Tanto que estou para atualizar em breve todas as versões 3.13 das routerboards para a 3.30.