+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Parábola 60cm com biquad 5,8 ghz

    Boa tarde amigos, estou com uma dúvida e gostaria da ajuda dos amigos mais experientes, estou com "algumas" antenas parabólicas de 60cm, muito usada em tv por assinatura ex: Sky, recebi como pagamento de uma empresa desativada, todas novas na caixa, e já ví alguns relatos da possibilidade de usá-las para wireless, como tenho que fechar alguns links em sítios próximos daqui, me veio a ideia de usá-las nestes links,( haja visto que a tia Ana nunca virá neste fim de mundo) pois já as vi com um projeto de biquad para 2,4 e funcionando beleza, mas a dúvida é qual o tamanho das laterais de uma biquad para 5,8 ghz?
    Conforme informações seria o tamanho de 1/4 da onda, mas como chego a este resultado?

    http://trevormarshall.com/bq-front-thumb.jpg

    É isto que quero fazer , porem para 5,8ghz

    Gratos!

  2. #2

    Padrão Me ajudem aí !!!

    Pesquisei um pouquinho e cheguei a esta conclusão, o que os amigos acham é isto mesmo ou estou equivocado???
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Biquad.gif
Visualizações:	677
Tamanho: 	37,2 KB
ID:      	5866  

  3. #3

    Padrão biquad

    Se vc pegar uma antena zirok e abrir o feed, vai ver que o feed eh de um projeto similar usado na internet chamado de cantenna. Com este projeto eh mais facil de adpatar do que o da biquad, chegando ao ponto absurdo de vc puder usar lata de cerveja ou lata de milho, extrato de tomate, leite condensado, jah que o tamanho do elemento condutor vai ser dimencionado pela razao entre o diametro e profundidade da lata. Segue um link para calcular o posicionamento e tamanho do alimentador na lata.

    http://www.saunalahti.fi/elepal/antenna2calc.php


    A respeito do seu calculo, regra em tese estah correta.

  4. #4

    Padrão

    nunca fiz mas acho que funciona perfeitamente. Porem se não me engano, não teria que ajustar a distancia do elemento ao refletor?

    até mais...

    Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Pesquisei um pouquinho e cheguei a esta conclusão, o que os amigos acham é isto mesmo ou estou equivocado???

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    nunca fiz mas acho que funciona perfeitamente. Porem se não me engano, não teria que ajustar a distancia do elemento ao refletor?

    até mais...
    Então, a dúvida é no tamanho das laterais da biquad, a distancia entre o refletor e a biquad (elemento)é de 15mm , para ficar um ROE <1,5 , vou fazer e por pra funcionar, só queria opiniões antes de perder tempo, pois a única forma que achei de calcular foi a postada no anexo, mas não sei se está correto.

    Vlw

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Se vc pegar uma antena zirok e abrir o feed, vai ver que o feed eh de um projeto similar usado na internet chamado de cantenna. Com este projeto eh mais facil de adpatar do que o da biquad, chegando ao ponto absurdo de vc puder usar lata de cerveja ou lata de milho, extrato de tomate, leite condensado, jah que o tamanho do elemento condutor vai ser dimencionado pela razao entre o diametro e profundidade da lata. Segue um link para calcular o posicionamento e tamanho do alimentador na lata.

    http://www.saunalahti.fi/elepal/antenna2calc.php


    A respeito do seu calculo, regra em tese estah correta.
    Então, este modelo eu tinha visto, mas achei mais fácil o biquad, pois tenho placas de CI sobrando aqui, mas se não der com biquad , vou pras latas mesmo..rsrs

    Obriagdo amigo, vou tentar depois posto aqui ..vlw