Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalação de Torre sobre rochas

    Considerando um terreno formado de rochas basálticas (pedra ferro), sem local para uma sapata de 60 x 60 x 60cm para fixar a torre, seria possível perfurar a rocha e fixar a torre diretamente sobre a rocha?
    Alguém já fez isso?
    Acham que é possível?

    laerciok

  2. #2

    Padrão

    Sim, é possível.

    Para fixar a torre faça furos nas rochas com máquina específica. Para fixar os cabos faça furos inclinados e ponha um bom gancho de aço. Preecha os espaços com concreto de boa qualidade. Molhe as rochas e faça uma pequena camada de concreto que firma. Dependendo do terreno é possível outra solução.

  3. #3

    Padrão

    O Josue aqui do forum encontrou um problema destes.
    E ele reportou que fizeram furos na pedra e colocaram barras de ferro e encheram com enxofre, que esquentado a cerca de 100º fica como uma lava vulcânica.. Depois em cima destes ferros espetados foi soldada a ferragem base e que foi feita uma sapata de concreto.
    Tudo orientado por engenheiro.

  4. #4

    Padrão

    OK.
    Mas como é um lugar de dificil acesso nao tenho energia eletrica la como posso fazer furos na rocha e depois ainda soltar?
    Que equipamento se usa para furar rochas?

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Meu , sinceramente recomendo que vc procure uma equipe especializada nisso , pois um erro ai pode ser fatal.

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara,

    Engenheiro Especializado... não tem outra...
    A execução até não é tão complicado como foi comentado à cima... trabalhei em uma empresa que possuia a torre dessa forma, com ferros para dentro da rocha e a sapata de concreto sustentada por esses ferros... Mas isso não é coisa para se fazer artesanalmente... eu ao menos não faria... procure alguma empresa de engenharia, um engenheiro civil, engenharia é coisa séria, como foi comentado: um erro é fatal, e esse é um risco que não se pode correr...

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Veja as especificações do fabricante do produto "SIKADU32". Bem como use serviço de atendimento, passando seu caso.

  9. #9
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Wink Isso é legal!!!!

    Dá pra alguem postar alguma(s) foto(s) destas operação(ões). Seria legal.......

    Vlw!

  10. #10

    Padrão

    recomendo tambem ''SIKADU32" como o amigo interhome citou, trabalho na construção civil (minha profissão é marceneiro, provedor é paixão hehe) mas ja fiz varias obras desde a fundação com uma equipe de um amigo mestre de obras , ja vi casos em que esse sicadu32 colou vigas de construção trincadas , acredite. É muito usado para colar vergalhões em concreto e pedra , mas de qualquer forma recomendo procurar um engenheiro pois é perigoso e ele se responsabilizara pela obra em caso de problemas futuros .....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laerciok Ver Post
    OK.
    Mas como é um lugar de dificil acesso nao tenho energia eletrica la como posso fazer furos na rocha e depois ainda soltar?
    Que equipamento se usa para furar rochas?
    Colega eu montei uma torre do mesmo jeito que vc está falando.

    Como eu já tive garimpo usei uma Barra Mina e Dinamite.

    Da uma olhada nesse post que eu fiz.

    https://under-linux.org/f126283-vamo...r-nossa-torres

    Se vc não conseguir alguem que mecheu com garimpo vc pega um arco de pua igual esse ai que eu usei e no lugar da broca para aço use a para concreto.

    Olha vai dar muito trabalho mas veja se realmente vale a pena.

    Tambem pense nas quelas furadeiras a bateria.


    Boa Sorte.

  12. #12

    Padrão

    A torre em anexo é baixa, tem apenas 6 metros, usei parafusos do tipo chumbador. Com o trabalho que deu pra furar essa rocha, tenho CERTEZA que seguraria uma torre mais alta, ficou muito firme, nem furacão "ranca".

    http://www.adrena.com.br/loja/config...mbador_big.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         28032009.jpg
Visualizações:	258
Tamanho: 	199,9 KB
ID:      	5982  

  13. #13
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Question

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    A torre em anexo é baixa, tem apenas 6 metros, usei parafusos do tipo chumbador. Com o trabalho que deu pra furar essa rocha, tenho CERTEZA que seguraria uma torre mais alta, ficou muito firme, nem furacão "ranca".

    http://www.adrena.com.br/loja/config...mbador_big.jpg



    Parabéns!!! Legal.... esse painel é solar? Qual é o modelo e quanto custa?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Parabéns!!! Legal.... esse painel é solar? Qual é o modelo e quanto custa?
    SIEMENS 60W, custa R$ 1.500,00, só uso essa marca, como me dei bem, não me arrisco em colocar outra em minhas torres.

  15. #15

    Padrão

    Onde voce compra e qual radio e capacidade da bateria?

    laerciok

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laerciok Ver Post
    Onde voce compra e qual radio e capacidade da bateria?

    laerciok
    Comprei em um anúncio no ML, comprei tudo que o cara tinha.

    Nessas torres repetidoras no meio do nada, uso RB 433, 2 XR5, 2 Antenas HG5827 e Bateria Heliar 60Ah, mas jah descobri que em tempos chuvosos essa bateria não é o ideal, estou trocando as que perdem as cargas - foram somente duas - coloquei um bateria de 140 Ah Heliar e problema resolvido.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    SIEMENS 60W, custa R$ 1.500,00, só uso essa marca, como me dei bem, não me arrisco em colocar outra em minhas torres.
    Kleber, qual a bitola que uso nestes parafusos? E quantos usou para a fixação?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Kleber, qual a bitola que uso nestes parafusos? E quantos usou para a fixação?
    Coloquei somente três nessa torre, mas geralmente coloco seis quando é mais alta, as bitolas eu não lembro o tamanho. Vou tirar foto de uma torre que tenho em cima de um prédio, usei esses chumbadores fixando na laje, a torre tem uns 18 metros e ainda estaio com arame liso. Tá lá vai fazer dois anos.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Coloquei somente três nessa torre, mas geralmente coloco seis quando é mais alta, as bitolas eu não lembro o tamanho. Vou tirar foto de uma torre que tenho em cima de um prédio, usei esses chumbadores fixando na laje, a torre tem uns 18 metros e ainda estaio com arame liso. Tá lá vai fazer dois anos.
    Bitola aproximada, só para ter uma idéia.
    Coisa de 1cm de diâmetro e 10cm de comprimento?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Bitola aproximada, só para ter uma idéia.
    Coisa de 1cm de diâmetro e 10cm de comprimento?
    Medidas exatas do parafuso: 8 mm x 70 mm.