impar poste suas configs de /ip route ; /ip firewall mangle para que possamos ver...
Segue regras solicitadas ... peguei da maneira que ta no AP-PC com MK 4.1 Level 5
Desde já agradeço
ip-firewall-mangle.txt
ip-firewall-nat.txt
ip-route.txt
Acrescentando mais informações:
Uso o The Dude para monitoramento completo da minha rede e nele verifico que até tem um consumo nos outros links (Link1 e Link3) mas o consumpo não fica dividido e o Link 2 chega a estourar
Última edição por impar; 25-10-2009 às 15:26. Razão: + Informações
Caro colegas
Ainda estou no aguardo de uma ajuda dos experts em pcc será que tem algum filho de Deus para me ajudar
Alessandro Dias
Help-me
Fiz um Balance de 3 links com uma RB 450 cada link com 2 MB todos ips validos da mesma operadora.. usando a receita de bolo que o tiagomatias mandou aew para todos..
entao meu problema é o seguinte:
RB 450 faz o balance manda para um servidor mikrotik onde tenho controde de clientes, proxy paralelo, hotspot pppoe e etc .
fiz o dst-nat da RB 450 para o servidor mk
segui a dica de fazer a regra do mangle forçando sair pelo link defaut
adicionando em mangle e routes as devidas regras...
deu certo de fora consegui entrar no server mk.. porem. o balance para de funcionar todo o trafego sai pelo link defaut... os outros links ficam sem uso... desabilitado a regra no mangle que força sair pelo link defaut.. tudo volta a funcionar normal mas perco acesso.
Última edição por tcomweb; 02-11-2009 às 01:31.
Não entendi do sistema parar caso os modens estejam roteados, pois nesse outro post: https://under-linux.org/f131343-pcc-...links-por-m4d3, é inciado, mostrando exemplos com 3 modens roteados sem nenhuma restrição referente a ADSL.
Última edição por Mirandapb; 02-11-2009 às 02:54.
Ola amigo.... tudo bem... primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo topico e informar que funciona perfeitamente esse tipo de balanceamento... no entanto estou num mato sem cachorro...rsrsrs
minha topologia esta dessa forma
link1----\
link2---->> RB450g (pcc - balanceando) ---> RB1000 (fazendo controle dos cliente e QOS)
link3----/
fiz o pcc em uma rb450g balanceando 3 link ambos os modens em bridge....
direcionei um ip Fazendo Nat para o mikrotik e pronto... tudo funcionando blz....
Mas quando cheguei em casa eu não coseguia mais acessar a RB1000 porque os ips validos estão todos no balanceamento na rb450G...
Para que fique mais facil esta assim meus ips
Link1 -200.100.50.132 - ip valido telefonica (somente 1 ip)
link2 - 201.91.222.100 - ip valido telefonica (esse eu tenho mais 3 ips validos sobrando)
link3 - 200.100.40.132 - ip valido telefonica (somente 1 ip)
Na saida para a rb1000 eu criei um ip 10.5.10.1/24 fazendo nat
Então na logica eu nunca vou conseguir acessar minha rb1000 externamente por esse ip
Gostaria de saber como eu faço pra eu conseguir passar um ip valido para a rb1000 e se eu pegar 1 ip do link dois direcionando ele para a rb1000 não vou ter problema no balanceamento
Obrigado e aguardo seu retorno
ja viu esse topico? https://under-linux.org/f132878-nao-...em-quer-ajudar, talvez isso possa te dá uma luz.
amigos resulmindo esse sistema ppc ele manda
conexao1>link1
conexao2>link2
conexao3>link1
conexao4>link2
ou
cliente1>link1
cliente2>link2
cliente3>link1
cliente4>link2
?
Pelas explicações ja citadas, balanceia por conexões e não por grupos de clientes. Isso é meu entendimento. E voce pode modificar(dividir) o peso de cada link de acordo com suas necessidades, ou seja soma dos links dividido por o de menor valor=nº de contadores.
Você conhece internet via satélite unidirecional? Resolve o seu problema. No Brasil é representado pela Bellfort Systems... (Ragio) Ragio - Internet por Satelite
Visite o site.
Abraços.
Olá a todos.
Fiz o balanceamento aqui, deu tudo certo. Divisão dos pacotes de forma semelhante. Até aí tudo bem, mas quando ativo o web-proxy (na mesma máquina) ele está passando pela rota default e não pelo load balance. Isso é normal? no caso terei que usar proxy em paralelo?
=boa noite unders....
=tenho pouco conhecimento com mk e tenho um provedor funcionando ja bom tempo com esta configuração abaixo...
=funciona perfeito com arp,queue,web e cache,,,,
=veja por favor alguem que ja usou algo parecido e como fazer para melhorar,pois atualmente são 3 pcmk e 1 gerenciador ,4 pc ligado,.,.
t
link1 192.xxx.xxx.xx 4mb------pcmk xxx.xxx.2.1 ----- o
link2 189.xxx.xxx.xx 4mb------pcmk xxx.xxx.3.1------ r wireles=======
link3 187.xxx.xxx.xx 2mb------pcmk xxx.xxx.4.1------ r
e
==estou mudando para pcc,pois li todo este topico e parece promissor e o fim de tantos pcs ligado..
==como tenho pouca experiencia com mk,tenho este projeto e não sei se funciona ou como termina-lo,,,,veja exemplo
==comprei a licensa 4.2,instalei em 1 p4 , 3.0 , hd 80gb , 1mb memoria ddr1 montei o script de acordo com tuto do forum,,
==como ficaria a configuração,pois não tem como parar a rede e ficar fazendo teste,.,
t
link1 192.xxx.xxx.xx 4mb------ o
link2 189.xxx.xxx.xx 4mb------pcc-- ip ???--ip? pcmk r ??? wireles=======
link3 187.xxx.xxx.xx 2mb------ r
e
==minhas duvidas são com relação as configurações..
==como fica os ip de entrada do pcmk ?
==visto que ja foi balanceado pelo pcc (tem de ter no pcmk as configuração semelhante a de hj ip e gateway ) ou so arp e queue ?
== o web proxy será feito no pcmk certo?
gostaria da ajuda de quem ja passou por esta situação e ver como foi resolvido..,
sera que ninguem ja passou por este problema e pode me ajudar ???
ja fiz o pcc ,ta rodando legal
é que tenho 3 red de clientes com faixa diferente 2.1 , 3.1 e 4.1 com 3 serv pc mk rodando e não sei como resolver
sera que ter de ir na casa de cada cliente e trocar o ip ???
pois ja tentei varias maneiras e não da certo..
ajudem,,,,,
implementei o load balance por pcc em uma rb 493ah aqui ficou filé, porem nao estou conseguindo mais acessar as paginas de configs dos modens, ja quebrei a cabeça aqui mais nao descobri o pq
lembrando que utilizo hotspot como servidor principal e depois uma rb 493 ah fazendo o pcc.
desse servidor hotspot eu consigo pingar ate a interface que esta ligada ao modem, porem os modens nao.
desde ja grato
amigo,por favor ,,,,,gostaria de sua ajuda,,pois vc diz que ta funcionando perfeito
,pois ja reli este topico 4 x desde o inicio,,3 x o foro internacional e vi muintos colegas com meu problema tambem,e nenhum posto como foi resolvido,ja refiz a configuração pcc 4 vezes e sempre ta o mesmo problema ,os link trabalha por igual por algum tempo e vai diminuindo a carga ficando sempre o link 1 sobrecarregado,,quando retira o cabo do link 1 o 2 assume ,colocando novamente o cabo do link eles trabalha por 10 minutos por igual e vai baxando carga do 2 até zera,,,ja sobrecarreguei pra ver se ta saindo pelos demail e não ta fica faltando link;.;.
minha red ta assim,,
link 4mb adsl-------------
link 4mb ip fixo----------- pc p4 3.0 com pcc 4.2 fazendo controle de clientes por arp e queue--link 2mb dedicado--------
somente 1 computador fazendo balance, queue,arp com programa 4.2;;
por favor passa pra mim onde estou errando