+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Configuração simples Hotspot

    Boa Noite! Sou novato em mikrotik. Então me perdoe a inginorancia.
    Ontem instalei aqui em casa um servidor mikrotik com cache full para que o pessoal aqui use a internet tranquilamente. aqui tá assim... Modem > Mikrotik > HUB > PCs(5). Procurei bastante na net como ter o Hotspot na minha rede simples aqui, porém os diversos manuais são ensinando a fazer com a placa Wlan. Gostaria de saber se tem como eu ter o Hotspot aqui em casa? Lembrando que no server só tem 2 placas de rede Ethernet. Só queria que o pessoal logasse com um usuario e senha, só isso. Alguém pode me informar de forma simples e clara de como efetuar esta configuração?

  2. #2

    Padrão

    Cara, é muito simples fazer.
    Primeiro acerta os ip das placas de rede em Ip > Addresses.
    Depois adiciona o ip do gateway em Ip > Routes. Na aba routes clica em mais e deixa 0.0.0.0/0
    gateway "teu gateway" (o ip do modem).
    Depois Ip > DNS. Em Static, clica em settings e adiciona os dns.
    Essa foi a parte difícil.
    Agora vai em Ip > Hotspot. Na aba servers, clica em Hotspot Setup.
    Na 1ª tela encolhe a placa de rede que vc vai usar.
    2ª aparece o ip da interface. Basta o next.
    3ª faixa de ips a ser fornecido pelo DHCP.
    A partir daí, sempre next até o DNS Name. Lá vc poe qualquer dominio que não exista,
    tipo meuprovedor.br. Finalizado, basta acessar.
    Lembrando que, se vc configurou o Hotspot na interface que estava conectado, vc não vai perder a conexão até fazero login. E sem internet na outra interface vc tambem não consegue conectar pelo navegador pq não abre a página de login. Taí um manual mais completo:
    http://www.tibagi.pr.gov.br/downloads/hotspot.pdf
    Última edição por jadirorza; 17-11-2009 às 08:49.

  3. #3
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Cara, é muito simples fazer.
    Primeiro acerta os ip das placas de rede em Ip > Addresses.
    Depois adiciona o ip do gateway em Ip > Routes. Na aba routes clica em mais e deixa 0.0.0.0/0
    gateway "teu gateway" (o ip do modem).
    Depois Ip > DNS. Em Static, clica em settings e adiciona os dns.
    Essa foi a parte difícil.
    Agora vai em Ip > Hotspot. Na aba servers, clica em Hotspot Setup.
    Na 1ª tela encolhe a placa de rede que vc vai usar.
    2ª aparece o ip da interface. Basta o next.
    3ª faixa de ips a ser fornecido pelo DHCP.
    A partir daí, sempre next até o DNS Name. Lá vc poe qualquer dominio que não exista,
    tipo meuprovedor.br. Finalizado, basta acessar.
    Lembrando que, se vc configurou o Hotspot na interface que estava conectado, vc não vai perder a conexão até fazero login. E sem internet na outra interface vc tambem não consegue conectar pelo navegador pq não abre a página de login. Taí um manual mais completo:
    http://www.tibagi.pr.gov.br/downloads/hotspot.pdf

    Fiz isso tudo aí, porém quando abro a página do IE dá página expirada. O mikrotik tá configurado como PPOE efetuando a conexão do modem. e esse manual ensina a configurar pela placa de rede Wlan, no meu caso não tenho placa de rede Wlan somente 2 placas LAN.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Fiz isso tudo aí, porém quando abro a página do IE dá página expirada. O mikrotik tá configurado como PPOE efetuando a conexão do modem. e esse manual ensina a configurar pela placa de rede Wlan, no meu caso não tenho placa de rede Wlan somente 2 placas LAN.
    A wlan não tem nada a ver.
    É só ver configurar o hotspot em cima de eth2, por exemplo.
    O ideal seria vc colocar + uma placa de rede só para acessar o mk pelo winbox, pelo mac mesmo.
    Lembrando que, se não há conexão com a net, o hotspot não responde.
    Caso vc esteja conseguindo acessar pelo winbox, ou vá conseguir, veja se tá conectado.
    Por exemplo, abra o new terminal e dê um "ping uol.com.br". Se não responder, tem a ver com o PPPoE Client. Se responder, o pau é no teu hotspot.

  5. #5
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão parents has

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    A wlan não tem nada a ver.
    É só ver configurar o hotspot em cima de eth2, por exemplo.
    O ideal seria vc colocar + uma placa de rede só para acessar o mk pelo winbox, pelo mac mesmo.
    Lembrando que, se não há conexão com a net, o hotspot não responde.
    Caso vc esteja conseguindo acessar pelo winbox, ou vá conseguir, veja se tá conectado.
    Por exemplo, abra o new terminal e dê um "ping uol.com.br". Se não responder, tem a ver com o PPPoE Client. Se responder, o pau é no teu hotspot.
    Conseguir configurar aqui. Só mais 2 coisas... rsrsrs tem como eu mudar a tela de login do mK? e como vejo o trafego por cliente?

  6. #6
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    A wlan não tem nada a ver.
    É só ver configurar o hotspot em cima de eth2, por exemplo.
    O ideal seria vc colocar + uma placa de rede só para acessar o mk pelo winbox, pelo mac mesmo.
    Lembrando que, se não há conexão com a net, o hotspot não responde.
    Caso vc esteja conseguindo acessar pelo winbox, ou vá conseguir, veja se tá conectado.
    Por exemplo, abra o new terminal e dê um "ping uol.com.br". Se não responder, tem a ver com o PPPoE Client. Se responder, o pau é no teu hotspot.

    Outra coisa... quando fiz a configuração que você mencionou acima, abrir uma página de internet e pediu o login como deveria ser. Porém eu efetuei o login, reiniciei o pc, reiniciei o MK e não voltou a pedir o login novamente. Fiz algo errado?

  7. #7

    Padrão

    Não necessariamante. Se vc simplesmente reiniciou tudo, o mk pode ter comtabilizado como usuario ativo. Mesmo sem pedir login, navegou? Se vc simplesmente desliga, mantem o usuario ativo.
    Alem disso, tem que ver se vc deixou o login por cookie. Aí o Mk não pede login.
    Nesse caso, deixa o login só por http pap e trial.
    Quanto a pág de login, basta vc copiar a pasta "hotspot" em Files e editar a gosto.
    Aqui no Under tem vários exemplos de página de login para vc ver e até baixar e utilizar.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Não necessariamante. Se vc simplesmente reiniciou tudo, o mk pode ter comtabilizado como usuario ativo. Mesmo sem pedir login, navegou? Se vc simplesmente desliga, mantem o usuario ativo.
    Alem disso, tem que ver se vc deixou o login por cookie. Aí o Mk não pede login.
    Nesse caso, deixa o login só por http pap e trial.
    Quanto a pág de login, basta vc copiar a pasta "hotspot" em Files e editar a gosto.
    Aqui no Under tem vários exemplos de página de login para vc ver e até baixar e utilizar.
    Como eu mudo para HTTP pap?
    Tem como eu ver o tráfego de cada cliente?

  9. #9

    Padrão

    Pô, cara. Aí fica difícil. Eu te mandei um link com um manual.
    Era só vc ler. Leia que tem tudo isso lá.