+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Passar cabo com fio de energia

    Este final de semana passado fui a casa de um cliente onde sua internet estava com sinal de 94% (dbm -53) mas a internet estava muito lenta (testei com ping no Prompt e ficou com uma media de 900ms), notei que o cabo passava por dentro de um conduite e que junto passava fios de energia.
    Minha duvida é se isso pode ser feito e se pode dar algum tipo de interferencia no sinal.

  2. #2

    Padrão

    Meu amigo com certeza isso pode acontecer, em certos casos pode gerar interferência suficiente para queimar a placa.

    Recomendo fortemente retirar este cabo de dentro da parede e passar por uma canaleta por fora da parede.

  3. #3

    Padrão

    PODE ser.. mas acredito que NAO seja.

    os provaveis sintomas para isto:

    - ap/cartao com muito cliente online
    - ap/cartao com muito trafego
    - ap/cartao com muito cliente ou alguns com sinal ruim
    - canal com interferencia/ruido

    ou em um caso extremo a combinação de 2 ou mais variantes acima..


    no caso da tomada com o cabo.. se nada estiver lligado nela.. a indução é pouca..

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    PODE ser.. mas acredito que NAO seja.

    os provaveis sintomas para isto:

    - ap/cartao com muito cliente online
    - ap/cartao com muito trafego
    - ap/cartao com muito cliente ou alguns com sinal ruim
    - canal com interferencia/ruido

    ou em um caso extremo a combinação de 2 ou mais variantes acima..


    no caso da tomada com o cabo.. se nada estiver lligado nela.. a indução é pouca..

    Na tomada passa 3 fio de energia um para lampada, um para a tomada aonde esta ligado o pc, e outro para outra tomada, e tbm passa cabo de antena de tv.
    e sobre clientes tenho nessa antena apenas 06 clientes, o que devo fazer para melhorar isso para o clientes ( fazendo o teste do ping da RB a resposta estava em média 60 ms)
    Obs: meus outros clientes estavam mexendo normal, e uma possibilidade de ser o pc do cliente.
    Última edição por william; 27-11-2009 às 08:29.

  5. #5

    Padrão

    Cabo UTP e rede elétrica não combinam, já tive problemas com clientes, cuja rede vivia caindo e era fio elétrico passando junto com cabo de rede. Refez, separou, acabou o problema. Fique atento.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, eu tô com o AlexandreCorrea...
    Sobre os cabos elétricos, podem gerar sim algum problema, mas no seu caso acho que não... seria muito pouca corrente para gerar um campo magnético suficiente para criar um problema assim...
    Sobre o que eu julgo ser, posso dar uma idéia citando um cliente que estou atendendo agora inclusive...
    A situação é muito semelhante a sua... Qualidade do sinal entre 80-97%, Sinal em -53 à -60 até ai perfeito... teria que funcionar muito bem... o problema é que aqui na minha cidade o espectro é horrível... chega a ter 3 redes no mesmo canal!!! dai não tem como né... Aqui certamente o problema é o fato de ter um rede em um canal encostado/vizinho e essa rede interfere... mesmo que a qualidade do sinal mostra 97%... na verdade acho que o meu Mk aqui não capta essa interferencia de forma correta, afinal a qualidade deveria estar menor se há interferência, mas é só derrubar essa rede que a conexão fica uma maravilha, ou seja, é essa rede... pode estar acontecendo algo muito parecido ai... procure os canais mais livres ai e tente adequar a melhor situação... eu aqui tenho que fazer manobrar que não dá nem pra contar... o negócio é briga de foice... hehe
    Espero ter dado uma luz ai!
    Última edição por pedemesa; 27-11-2009 às 11:48.

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Cabo UTP e rede elétrica não combinam, já tive problemas com clientes, cuja rede vivia caindo e era fio elétrico passando junto com cabo de rede. Refez, separou, acabou o problema. Fique atento.
    É isso é verdade! Como eu disse eu acho que não é isso, mas pode ser né...
    Só imagino que seja fácil de testar isso...
    do computador do cliente, pinga o rádio dele... dai vc já vê... se pingar a 1ms não tem problema nenhum causado pela elétrica... mas se o resultado for outro, dai tu já pode começar a vasculhar por ai...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    É isso é verdade! Como eu disse eu acho que não é isso, mas pode ser né...
    Só imagino que seja fácil de testar isso...
    do computador do cliente, pinga o rádio dele... dai vc já vê... se pingar a 1ms não tem problema nenhum causado pela elétrica... mas se o resultado for outro, dai tu já pode começar a vasculhar por ai...

    Na pior das hipoteses passe um cabo pela janela msm e leve a makina do camarada......axiste muitos meiso de se verificar isso..........ta loko !!!!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, eu tô com o AlexandreCorrea...
    Sobre os cabos elétricos, podem gerar sim algum problema, mas no seu caso acho que não... seria muito pouca corrente para gerar um campo magnético suficiente para criar um problema assim...
    Sobre o que eu julgo ser, posso dar uma idéia citando um cliente que estou atendendo agora inclusive...
    A situação é muito semelhante a sua... Qualidade do sinal entre 80-97%, Sinal em -53 à -60 até ai perfeito... teria que funcionar muito bem... o problema é que aqui na minha cidade o espectro é horrível... chega a ter 3 redes no mesmo canal!!! dai não tem como né... Aqui certamente o problema é o fato de ter um rede em um canal encostado/vizinho e essa rede interfere... mesmo que a qualidade do sinal mostra 97%... na verdade acho que o meu Mk aqui não capta essa interferencia de forma correta, afinal a qualidade deveria estar menor se há interferência, mas é só derrubar essa rede que a conexão fica uma maravilha, ou seja, é essa rede... pode estar acontecendo algo muito parecido ai... procure os canais mais livres ai e tente adequar a melhor situação... eu aqui tenho que fazer manobrar que não dá nem pra contar... o negócio é briga de foice... hehe
    Espero ter dado uma luz ai!
    Acho que deve ser isso então pois aqui tenho o caso parecido com o seu muita torre e pouco canal, mas o caso estranho é que meus outros clientes navegam normal, sera que pode ser uma torre proximo a casa do cliente?

  10. #10

    Padrão

    Tenho aqui tb vários canais ocupados e as vezes tenho que mudar para o sistema 1 à 14.
    Sobre os cabos eu uso sempre (no caso do UTP) os com capa de blindagem. Poucos dias no setor de almoxarifado estava acontecendo de op ping estar muito alto e o programa demorava acessar o banco de dados e as vezes caía. Então mudei o canal para um bem fora dos outros e reiniciei o AP. Só sei que resolveu o problema, mas este AP já estava ligado há mais de 2 anos sem reiniciar. Acredito que um dia deu a maior trovoada aqui, e a partir desse dia ele ficou doido. Poderia ser uma estática. Mas seria bom fazer uns testes no cliente. Leve um notebook lá e ligue perto da antena se usa aprouter. ou passe cabo por fora, que eu acho não ser pois aqui tenho cabo blindado passando com um monte de cabo de energia e não tenho problemas. Claro que os cabos de energias são ótimos e aqui é tudo no aterramento. Mas sabe como é casa de cliente?!?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tony130666 Ver Post
    Tenho aqui tb vários canais ocupados e as vezes tenho que mudar para o sistema 1 à 14.
    Sobre os cabos eu uso sempre (no caso do UTP) os com capa de blindagem. Poucos dias no setor de almoxarifado estava acontecendo de op ping estar muito alto e o programa demorava acessar o banco de dados e as vezes caía. Então mudei o canal para um bem fora dos outros e reiniciei o AP. Só sei que resolveu o problema, mas este AP já estava ligado há mais de 2 anos sem reiniciar. Acredito que um dia deu a maior trovoada aqui, e a partir desse dia ele ficou doido. Poderia ser uma estática. Mas seria bom fazer uns testes no cliente. Leve um notebook lá e ligue perto da antena se usa aprouter. ou passe cabo por fora, que eu acho não ser pois aqui tenho cabo blindado passando com um monte de cabo de energia e não tenho problemas. Claro que os cabos de energias são ótimos e aqui é tudo no aterramento. Mas sabe como é casa de cliente?!?
    Problema resolvido, no outro dia fui ate a casa do cliente, notei pelo servidor que o mesmo estava mexendo normal na internet, quando cheguei la a net estava (normal) com ping a uns 200ms, mas disse ao cliente que precisa formatar o pc pois estava muito ruim (lento e travando muito), formatei e Internet agora OK.
    Obs: não sei o que pode ter cido pois resolveu sozinho, e fiz o teste pingando seu proprio ip com tempo de resposta de 1ms.
    Agradeço a todos pela atenção e realmente passar o cabo junto com o fio neste caso não internfere na internet.

  12. #12
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por william Ver Post
    Problema resolvido, no outro dia fui ate a casa do cliente, notei pelo servidor que o mesmo estava mexendo normal na internet, quando cheguei la a net estava (normal) com ping a uns 200ms, mas disse ao cliente que precisa formatar o pc pois estava muito ruim (lento e travando muito), formatei e Internet agora OK.
    Obs: não sei o que pode ter cido pois resolveu sozinho, e fiz o teste pingando seu proprio ip com tempo de resposta de 1ms.
    Agradeço a todos pela atenção e realmente passar o cabo junto com o fio neste caso não internfere na internet.
    Que bom então, mas lembrei que tive um problema de lentidão de um PC aqui na empresa, mas só que é uma rede local. Acontece que todos ficavam lentos. Eu desligar o servidor e voltava tudo normal e depois de uns 5 minutos, lento de novo. Então fui desligando cabo por cabo de rede e descobri que um dos PCs estava derrubando tudo. Era um tal de vírus crscs.exe e outros que tirei e voltou ao normal. Só sei que a rede ficava maluca, mesmo o usuário não acessando nada...

  13. #13

    Padrão

    Bem amigao, aqui em 50% dos clientes... cabo de rede(de 05 a 20 mts) pelo conduite com pelo menos 2 fios de energia..... e nao tive problema algum em relação a isso.

    40% dos clientes ... pigtail 10 mts passando pelo conduite com pelo menos 2 fios de energia e entrando num ap....

    outros 10% pigtail 10 mts ou cabo de rede.... pelo conduite ou desce com canaleta, sem cabo de energia

    E ta tu ok, na pratica, pelo menos aqui eh issu!

    Porem a casos e casos, por isso eh sempre bom ouvir outros colegas, tecnicos , engenheiros etc

  14. #14

    Padrão

    cara eu tenho cabos de rede que passm corrente eletrica e dados (no mesmo cabo) / vc deve estar penssando q eu estou usando POE , mais ñ / é o mesmo sistema do POE mais passa 220Volts pelo cabo de rede / e até agora nenhum problema...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Que bom então, mas lembrei que tive um problema de lentidão de um PC aqui na empresa, mas só que é uma rede local. Acontece que todos ficavam lentos. Eu desligar o servidor e voltava tudo normal e depois de uns 5 minutos, lento de novo. Então fui desligando cabo por cabo de rede e descobri que um dos PCs estava derrubando tudo. Era um tal de vírus crscs.exe e outros que tirei e voltou ao normal. Só sei que a rede ficava maluca, mesmo o usuário não acessando nada...
    Aqui atendo algumas lan houses, outro dia o camarada me ligou dizendo q a net tava uma merda q meus serviços naum estavam dentro do combinado blá blá blá e q tava perdendo clientes por isso (detalhe o concorrente dele tbm usa minha net rsrsrs) aí fui lá pra constatar pois eu pingava de dentro do servidor blz, tava um tiro, qdo comecei com os teste notei q em uma makina tbm dava esse erro crscs.exe tirei o cabo de rede dele e pronto. Mostrei pra ele o problema em 2 minutos q eu estava lá, ele naum sabia onde colocar a cara de taum sem graça q ficou...... é cada uma viu....abrass

  16. #16

    Padrão

    Aqui utilizo bastante RGC-58 com 8 metros embutido no conduite com fio de ernegia e alguns com canaleta, sinceramente observando o ack destes clientes não vejo diferença entre instalações, porém acredito sim que se o cliente ligar uma maquina de solda na mesma tomada que o cabo esta pode dar "alguma" interferencia.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Aqui utilizo bastante RGC-58 com 8 metros embutido no conduite com fio de ernegia e alguns com canaleta, sinceramente observando o ack destes clientes não vejo diferença entre instalações, porém acredito sim que se o cliente ligar uma maquina de solda na mesma tomada que o cabo esta pode dar "alguma" interferencia.
    Tbm acredito que possa dar problema nesse caso do soldador mas isso é coisa de instante, acho eu que isso não prejudicaria muito essa rede do cliente.

  18. #18

    Padrão Re: Passar cabo com fio de energia

    Aproveitando o assunto... existe alguma peça que se possa usar pra dar acabamento no local de uma parede em que se precise fazer um furo pra passar cabos? Alguma coisa parecida com essas caixas de tomada em que se coloque uma de um lado e outra do outro na mesma direção... pra evitar que o buraco fique aparecendo, questão de estética...

    Forte abraço.