+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor saturado X Novo provedor

    Como vão colegas do Under-linux, mais uma vez venho pedir a vocês uma ideia para meu provedor, mas desta vez não se trata de problemas de funcionamento e sim estruturação.

    Tenho um provedor em um local particulara de mais ou menos 10 mts quadrados, este provedor já está na capacidade maxima de usuarios para que foi planejado, com um mikrotik 433 ah e uma omini de 15 da aquario e não quero mexer mais em sua parte fisica visto que o mesmo me deu muita dor de cabeça ao longo do tempo e agora está funcionando bem.

    A demanda de clientes nesta região é muito grande e o lote que tenho é um ponto estrategico na cidade e gostaria de continuar usando este local, mas o que eu estava pensando era em montar uma segunda torre, (um novo provedor paralelo ao que eu já tenho), mas tenho dulvidas sobre radio frequencia e gostaria de saber qual a distancia minima que devo respeitar entre duas ominis de 15? Já adianto que meu espaço fisico permite no maximo uns 10 mts de distancia uma da outra, será que dá? Será que influi tambem uma diferença de altura de uma para outra ex: Uma torre de 7 metros de altura e outra com 11 metros a 10 mts de distancia uma da outra!

  2. #2

    Padrão

    Se todo problema fosse fácil assim, mãos a obra! já que vc tem disponibilidade de montar outra torre próxima faça o seguinte monte o mais perto possivel da atual, utilize 4 paineis setoriais da OIW de 17dbi 90° vertical, com uma RB600 fonte de 18V 3A, cartões R52H ou XR2 ($) fica a seu critério, ative essa torre e faça nos 4 cartões/paineis um VIRTUAL AP com o nome da sua rede atual, e os 4 novos nomes de rede por exemplo ERB01-ANT01/ERB01-ANT02/ERB01-ANT03/ERB01-ANT04 e mais 4 redes com o nome da sua rede atual e pronto pode ir lá e desligar seu equipamento atual, guarde-o para backup ou fazer enlace para outra torre em 5,8Ghz. Conforme vc for vizitando seus clientes ou se eles tiverem AP vc vai trocando o nome da rede para os novos nomes, em pouco tempo vc estará 100%. A 2 anos atrás fizemos o mesmo processo com sucesso total. Abraço boa sorte!

  3. #3

    Padrão boa dica

    Everton, sem duvida nem uma já foi uma boa ideia essa que você me deu ainda não tinha pensado nisso, agora caso não queira subistituir a minha torre atual e quisese montar uma paralela, o que vc me indicaria?

  4. #4

    Padrão

    Para não ter o trabalho de re-configurar simultaneamente todos os clientes ativos na Omni, eu colocaria essa estrutura que o Everton sugeriu no mastro e em cima prolongaria para colocar no topo a sua atual Omni.

  5. #5

    Padrão ...

    lessa, obrigado pela dica!

  6. #6

    Padrão

    Disponho parceiro.

  7. #7

    Padrão pode ser uma alternativa...

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Everton, sem duvida nem uma já foi uma boa ideia essa que você me deu ainda não tinha pensado nisso, agora caso não queira subistituir a minha torre atual e quisese montar uma paralela, o que vc me indicaria?

    Caro amigo, na minha opinião, vc deveria colocar na mesma torre (assim vc economizaria sem ter que fazer outra torre) uma RB600 com fonte de 5 Amperes, 04 cartões senao 8602 e 04 antenas Hyperlink 14 DBi Horizontal, pois se vc usa uma omni na vertical não terá problemas com interferencia de si mesmo e poderá ampliar o numero de clientes sem mexer na estrutura anterior. Lembrando de colocar as setoriais a uma distancia de pelo menos 2 metros da omni.

    Boa sorte!

  8. #8

    Padrão ok

    Muito bom galera, pelas respostas já vi o que a maioria faria, mas fiquei com uma dulvida que me deixou curioso pois ninguem me respondeu, quanto a duas ominis de 15 proximas uns 10 mts uma da outra o que me dizem?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Everton, sem duvida nem uma já foi uma boa ideia essa que você me deu ainda não tinha pensado nisso, agora caso não queira subistituir a minha torre atual e quisese montar uma paralela, o que vc me indicaria?


    Aqui montamos paralela mesmo, com os Virtual AP em todos paineis quando sentimos seguros desmontamos a torre com a antena omni. tudo tranquilo sem problenas...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Muito bom galera, pelas respostas já vi o que a maioria faria, mas fiquei com uma dulvida que me deixou curioso pois ninguem me respondeu, quanto a duas ominis de 15 proximas uns 10 mts uma da outra o que me dizem?
    Se vc quer realmente expandir não coloca outra omini. Vai de painel setorial como os amigos indicaram.

  11. #11

    Padrão OBRIGADO A TODOS

    BEM GALERA VENHO ATRAVES DESTE POST AGRADECER A TODOS QUE ME AJUDARAM A BOLAR ESTA AMPLIAÇÃO DO MEU PROVEDOR E FICA AI ABERTO PARA QUEM MAIS TIVER DULVIDAS OU OPINIÕES!!!

    UM ABRAÇO!!!

  12. #12

    Padrão Naum faria isso se fosse vc...

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Muito bom galera, pelas respostas já vi o que a maioria faria, mas fiquei com uma dulvida que me deixou curioso pois ninguem me respondeu, quanto a duas ominis de 15 proximas uns 10 mts uma da outra o que me dizem?

    Se vc quiser ter problemas, vá em frente. Duas Omnis 2,4ghz não compartilham a mesma torre, vai poluir seu POP! Não importa a distancia uma da outra, vc vai ter problemas... Digo isso pq já fiz o teste; mesmo em canais diferentes, em horario de pico ninguem navega! E todos clientes com sinal bom...
    Boa sorte pra vc! Espero ter ajudado...

  13. #13

    Padrão ok

    Obrigado pelo depoimento, ajudou sim!!!

  14. #14

    Padrão

    Amigo... aproveite esse ponto. Vai de Rb600 ou Rb800. Coloque 4 Paineis de 14 dbi Vertical + R52, podendo no futuro adicionar mais 4 paineis de 14bi Horizontal. É pop para para 800 Clientes. Lembre-se de pular 2 canais em cada setorial.