+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Limitando LINK da WAN

    Boa noite pessoal, vejo quem este é o forum que tem os mais feras em mikrotik/wireless,
    então venho pedir a ajuda de vocês neste problema:

    Tenho um link ADSL de 8MB ligado a um WR254 a 450m da torre que distribui o sinal, meu esquema está assim:
    WR254 em WDS para direcional com outro WR254 na torre que por sua vez por um cabo de rede vai para interface ether1 do mikrotik e sai pela ether2 para um terceiro WR254 ligado a uma omni, o problema é o seguinte, no primeiro e segundo AP os 8MB do link chega que é uma beleza, mas após passar pelo mikrotik só saem 2MB no maximo, as vezes até 1,5MB, não sei mais o que fazer, se eu conecto o notebook no cabo de rede que entra no mikrotik e dá 8MB, porque após passar pelo mesmo só saem 2MB?? (o Mikrotik está configurado apenas com um NAT basico e um Gateway).

    Não sei mais o que fazer.

  2. #2

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    caraca, ninga????
    Pois é!!! hehe

    Cara, poste as configs do seu Mikrotik para que a gente possa ver o que pode estar acontecendo...

    Outra coisa... tente tocar a(s) placa(s) de rede do mik... pode ser algum defeito...

  4. #4

    Padrão Config Mikrotik:

    PC-MK
    Athlon 1.8GHz
    512MB Ram
    HD 40GB
    Rede Onboard + Rede PCI Ethernet

    agora irei trocar por um:

    Duron 800MHz
    128 Ram
    HD 7GB
    Rede Onboard + 2 Redes PCI Ethernet

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    PC-MK
    Athlon 1.8GHz
    512MB Ram
    HD 40GB
    Rede Onboard + Rede PCI Ethernet

    agora irei trocar por um:

    Duron 800MHz
    128 Ram
    HD 7GB
    Rede Onboard + 2 Redes PCI Ethernet
    Eu quis dizer as configs do sistema. Firewall, Queues, Interfaces e etc...

  6. #6

    Padrão

    am tah kkkkkk
    ai vai: Firewall só um nat simples, tinha umas regras de bloqueio de virus mas eu tirei pra testar.
    Queues fazendo o controle normalmente, mesmo logo quando instalei que não tinha nenhum cliente e não tinha amarração IP/MAC.
    Versão 2.9.27.
    Eu segui o Passo-a-Passo do CATVBRASIL.
    Vou trocar a placa de rede pra ver. Os clientes já estão reclamando.

    aaa, e outra coisa, eu libero 96k/512k e tenho agora 10 clientes, e dois deles não passam de 40k, mesmo sem ninguem online.

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    am tah kkkkkk
    ai vai: Firewall só um nat simples, tinha umas regras de bloqueio de virus mas eu tirei pra testar.
    Queues fazendo o controle normalmente, mesmo logo quando instalei que não tinha nenhum cliente e não tinha amarração IP/MAC.
    Versão 2.9.27.
    Eu segui o Passo-a-Passo do CATVBRASIL.
    Vou trocar a placa de rede pra ver. Os clientes já estão reclamando.

    aaa, e outra coisa, eu libero 96k/512k e tenho agora 10 clientes, e dois deles não passam de 40k, mesmo sem ninguem online.
    Não entendi a parte dos 40k, o cliente nunca passa acima de 40k, ou ele nunca fica com a conexão menor do que 40k?

    Voltando ao assundo... Não tem uma alguma regra de queue perdida sem ip do cliente ou coisa assim? já tentas fazer o teste com todas as regras desligadas? Porque se tiver uma regra sem nenhum IP ele vai aplicar a toda a conexão...

  8. #8

    Padrão Tentativa

    Resolvi o problema do link lento, só bastou eu configurar o long preamble para curto preamble
    que passaram 4MB, mas outros 4MB ainda continuam perdidos.

    já a questão dos 40ks é o seguinte, eu libero aki 512k down pra galera, até agora com 12 clientes, 10 conseguem os 512k no rjnet/speedtest, mas 2 ainda ficam com conexão entre 120k e 40k, já fiz de tudo no PC desses clientes e nada.

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    Resolvi o problema do link lento, só bastou eu configurar o long preamble para curto preamble
    que passaram 4MB, mas outros 4MB ainda continuam perdidos.

    já a questão dos 40ks é o seguinte, eu libero aki 512k down pra galera, até agora com 12 clientes, 10 conseguem os 512k no rjnet/speedtest, mas 2 ainda ficam com conexão entre 120k e 40k, já fiz de tudo no PC desses clientes e nada.
    Dos clientes é quase certo que vc tem algum problema com a instalação deles... Cabos, conectores, visada... tem de revisar tudo... o problema é no cliente...

    Sobre o link lento, mas vc tinha dito que passava os 8 mega no ponto-a-ponto... Afinal, passar 8MB no ponto-a-ponto ou passar 4MB agora, e antes não passava? Se não a gente vai procurar problema no mikrotik o resto da vida... se o problema for o link dai acaba sendo até mais fácil...

  10. #10

    Padrão Link

    tipo, eu só consegui uma vez por 7MB para atravessar o ponto-a-ponto, mas agora só passam 4MB, sendo q no AP da fonte onde fica o link dá os 8MB normal, já testei na banda B, G, 11MB, 54MB, curto preamble e só chegam 4MB, sendo que a distãncia é de somente 400m com visada direta, e os radios só pegam 85% de sinal, estão a 150MW conectados na grade somente com um pigtail de 1metro RGC58

  11. #11

    Padrão

    esse PTP é em 2.4? se for em 2.4 nao vai passar trafego maior que 4 mega . teria que trocar para 5.8 dai sim vai conseguir um trafego de de uns 16mega. pela distancia a potencia esta alta baixa para 63mw e tenta melhorar o alinhamento quem saba ajuda a melhorar o trafego.

  12. #12

    Padrão teste

    opa, é em 2.4, só que agorinha mudei os APs para banda G e consegui por os 8MB pra chegar ao outro lado, tá dando 7.7MB, tá ok, só não entendo q ja fiz de tudo pra alinhar as antenas e não passam de 85%, já um amigo meu que fica atraz da antena da segunda torre (ele está a 1km da primeira antena),consegue 99% de sinal com uma plaquinha pci.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    opa, é em 2.4, só que agorinha mudei os APs para banda G e consegui por os 8MB pra chegar ao outro lado, tá dando 7.7MB, tá ok, só não entendo q ja fiz de tudo pra alinhar as antenas e não passam de 85%, já um amigo meu que fica atraz da antena da segunda torre (ele está a 1km da primeira antena),consegue 99% de sinal com uma plaquinha pci.
    tem visada limpa sem arvores na frente? esse seu alinhamento nao passa por rede de alta tensao. aqui tenho problema com duas rede que leva energia para substaçao tenho PTP de serca de 800m o sinal nao passa dos -65 dbi.

  14. #14

    Padrão arvore

    uiaa, tem metade de uma arvore na frente, tipo, fica metade da antena visivel no topo da arvore (vi com um binóculo). Como posso resolver esse problema sem cortar a arvore??

  15. #15
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    uiaa, tem metade de uma arvore na frente, tipo, fica metade da antena visivel no topo da arvore (vi com um binóculo). Como posso resolver esse problema sem cortar a arvore??
    Bom, mas vc tinha dito que a visada era completa! Mas enfim, vamos lá...

    O problema do sinal me parece claro, vc está com muuuuuuuuuuuuuuuuuita potência... como uma amigo acima já disse, diminua para ao menos 63mW... já deve resolver... com essa potência os próprios rádios estão distorcendo o sinal e causando interferência um no outro e eles neles mesmos... imagina vc gritando no ouvido de outra pessoa... ela não vai entender bem... só vai doer o ouvido dela...

    Sobre a velocidade me parece que já foi resolvido, não cheguei a tempo, mas teria dito para fazer o que vc fez, mudar para G... em B vc não ia conseguir mesmo... Sobre a árvore, se assim não tem problema de instabilidade, deixa ela lá... mas se começar a dar problema, e isso pode ser de uma hora pra outra (não é porque a árvore cresce devagar que o problema vai aparecendo de vagar, um dia ele está funcionando perfeito e no outro vc vai acordar e o PTP não vai mais funcionar, e vai ser a árvore... digo porque já tive caso prático... e é inacreditável, mas é...), então a hora que precisar, vc vai ter de cortar a árvore, ou ao menos podá-la... ou mudar de ponto, ou fazer repetição, mas repetição para 400m fica até meio estranho... heheh

    Bom acho que é isso... se tiver mais alguma coisa pra gente ajudar, posta ai! Abraço,

  16. #16

    Padrão Potencia

    Opa, o problema é que tento baixar a potencia dos radios, o ptp cai e não volta mais, tipo, quando eu diminuo para 63mw ou até 100mw passando alguns minutos eles desconectam e não conectam mais, ai tenho que aumentar a potencia novamente, coisa que acho muito estranho, um ptp de 400m não funcionar com 63mw.

  17. #17
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bobscreations Ver Post
    Opa, o problema é que tento baixar a potencia dos radios, o ptp cai e não volta mais, tipo, quando eu diminuo para 63mw ou até 100mw passando alguns minutos eles desconectam e não conectam mais, ai tenho que aumentar a potencia novamente, coisa que acho muito estranho, um ptp de 400m não funcionar com 63mw.
    Pois é... estranho mesmo... só se tiver muita interferência no canal, ou então é a visada mesmo...