+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pc-Ap Conexao caindo

    Galera possuo uma rede sem fio com 40 clientes, tenho um ap com aprouter gerenciando os clientes e resolvi montar um pc-ap.

    Segue as configurações do pc-ap

    Placa mãe Gigabyte (não me lembro o modelo rss)
    Memória dois pents um 512 e outro 256
    Processador Celeron D 2.28 GHz
    Duas placas rede 10/100 uma on e outra off-board
    Uma placa wireles Pacific pn-pc54g chipset atheros
    Sistema Operacional Ubuntu-server 9.10

    Pois ja fiz toda configuração, usei driver da madwifi segui vários tutorias de como fazer uma placa pci virar ap

    A questão é que quando eu coloco o servidor no lugar do meu ap com aprouter, a conexão dos usuários ficam caindo e voltando, não fica estável e to quebrando a kbça pra descobrir o problema, pois gostaria muito de usar o servidor pq tenho um excelente firewall configurado nele, squid e etc, tenho mais vantagens ao usar o pc-ap com linux.

    Tava usado antes o ubuntu-desktop 9.10, ai resolvi trocar pelo server pra ver se iria acabar com o problema mas acredito que não seja o sistema operacional.

    Alguém tem experiencia como um pc-ap?

    To com duvidas em relação a placa wireless que estou usando, será que ela aguenta? nos tutoriais que vi as pessoas usaram placa da dlink g520 e muitos recomendam a dlink ag530, tenho medo de comprar uma outra placa e não resolver meu problema, ai seria dinheiro perdido.

    Vou aguardar as respostas da galera

    Agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Por que você não utiliza como sistema operacional o MikroTik?

  3. #3

    Padrão

    Bom.. eu gosto muito de linux

    Adoro mecher com iptables e squid.. nesse linux ja configuerei tudo tenho rodando.. iptables..squid..ftp..apache.. tem muita coisa interessante

    O servidor ta rodando agora mas só não a parte wireless.. e assim fica normal não trava.. agora se eu ativar o wireless a conexão dos clientes ficam caindo e as vezes o servidor trava

    engraçado que fiz a instalação e configuração eu usei um notebook e fiquei conectado nele para ver se não ia cair se ia ficar bom a navegação e ficou

    o que parece é que ele não ta aguentando muitos clientes, não tenho muitos e mais ou menos simultaneos as vezes tenho uns 20

    minha unica suspeita é a placa, é uma pacific ela não é nem mencionado pq quem fez pc-ap, bom tenho q ir testando pra ver o q é.. o problema é q os clients ficam reclamando... ai por enquando deixei meu ap com aprouter rodando

    eu tenho um script wireless q eu mesmo configurei... não sei se tem alguma coisa errada ou se está faltando algo.. vou postar para quem quiser dar uma analisada

    agradeço muito a quem tentar me ajudar... aceito sugestões

    e só uma pergunta.... mikrotik se resume em um sistema opercacional como uma interface amigavel e cheio de recursos para wireless???

    estou correto... e sistema pode ser baixado e instalado em um pc-comum?

  4. #4

    Padrão Segue o script wireless

    #!/bin/sh

    ## Configuracoes do sistema
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/conf/ath0/proxy_arp
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/conf/ath0/log_martians
    echo "1" > /proc/sys/dev/wifi0/txantenna
    echo "1" > /proc/sys/dev/wifi0/rxantenna
    #echo "1" > /proc/sys/dev/wifi0/diversity

    ####################
    ### Wifi Basico ###
    ####################

    ## Subindo o módulo Atheros
    modprobe ath_wlan && logger "Modo-ath-wlan-subiu" || logger "Modo-ath-wlan-não-suibiu"
    modprobe ath_hal && logger "Modo-ath-hal-subiu" || logger "Modo-ath-hal-não-suibiu"
    modprobe ath_pci && logger "Modo-ath-pci-subiu" || logger "Modo-ath-pci-não-suibiu"

    ## Resetando configurações da placa
    wlanconfig ath0 destroy && logger "Modo-Destruído" || logger "Modo-Não-há-configurações-a-serem-destruidas"

    ## Definindo placa como Ap
    wlanconfig ath0 create wlandev wifi0 wlanmode ap && logger "Modo-AP-Subiu" || logger "Modo-AP-Não-Subiu"

    ## Definindo a Padrão IEE 802.11
    iwpriv ath0 mode 11b

    ## Definindo o nome da rede
    iwconfig ath0 essid TESTE"

    ## Coloacando as interfaces no modo promiscuo
    ip link set dev ath0 promisc on
    ip link set dev eth0 promisc on

    ## Definindo canal de operação
    iwconfig ath0 channel 11

    ## Definindo senha da rede
    iwconfig ath0 key restricted XXXXXXXXXX (isto é so um exemplo)

    ## Mensagem
    echo "Configuraçoes basicas efetuadas com sucesso"

    ######################
    ### Wifi Avançado# ###
    ######################

    ## WPA 0=wpa nao suportado 1=wpa suportado 2=wpa2 suportado 3=wpa e wpa2 suportados
    iwpriv ath0 wpa 1

    ## WDS
    iwpriv ath0 wds 0

    ## Taxa de transmissao
    iwconfig ath0 rate 11M

    ## RTS Threshold
    iwconfig ath0 rts 2346

    ## Fragment Threshold
    iwconfig ath0 frag 2346

    ## Interval Beacon
    iwpriv ath0 bintval 100

    ## Preamble 0=longo 1=curto
    iwpriv ath0 shpreamble 0

    ## DTIM period
    iwpriv ath0 dtim_period 1

    ## Protecao 802.11g 0=desativado 1=ativado
    iwpriv ath0 protmode 1

    ## Turbo modo 0=desativado 1=ativado Obs: Se ligado requer compatibilidade
    iwpriv ath0 turbo 0

    ## Tipo de autenticacao 1=sistema aberto 2=chave compartilhada 3=802.1x
    iwpriv ath0 authmode 1

    ## Tx Power
    iwconfig ath0 txpower auto (aqui ele seta o maximo que a placa aguente no meu caso fica 16bm=39mW)

    ## Melhora perfomance de links ponto a ponto e infra-estrutura
    iwpriv ath0 bgscan 0

    ## Modo ssid 0=visivel 1=oculto
    iwpriv ath0 hide_ssid 0

    ## Permitir que os clientes se enxerguem 0= para nao permitir 1= para permitir
    iwpriv ath0 ap_bridge 1

    ## Subindo a interface wireless
    ifconfig ath0 down
    ifconfig ath0 172.20.15.7 netmask 255.255.255.0
    ifconfig ath0 up

    ## Mensagem
    echo "Configuraçoes avançadas efetudas com sucesso"

  5. #5

    Padrão

    Pq vc não deixa o seu radio q vc usava antes e coloca seu pc-ap apenas como servidor, ja q vc diz q o problema e apenas no wireless.
    E respondendo sua pergunta, sim o Mikrotik é um sistema completo baseado em linux, com interface pratica e amigavel, projetado para ser um gateway completo para provedores wireless, não somente com recursos para wireless, mas sim uma infinidade de recursos q o torna uma ferramenta poderosa para gerenciar provedores.

    Citação Postado originalmente por guelweles Ver Post
    Bom.. eu gosto muito de linux

    Adoro mecher com iptables e squid.. nesse linux ja configuerei tudo tenho rodando.. iptables..squid..ftp..apache.. tem muita coisa interessante

    O servidor ta rodando agora mas só não a parte wireless.. e assim fica normal não trava.. agora se eu ativar o wireless a conexão dos clientes ficam caindo e as vezes o servidor trava

    engraçado que fiz a instalação e configuração eu usei um notebook e fiquei conectado nele para ver se não ia cair se ia ficar bom a navegação e ficou

    o que parece é que ele não ta aguentando muitos clientes, não tenho muitos e mais ou menos simultaneos as vezes tenho uns 20

    minha unica suspeita é a placa, é uma pacific ela não é nem mencionado pq quem fez pc-ap, bom tenho q ir testando pra ver o q é.. o problema é q os clients ficam reclamando... ai por enquando deixei meu ap com aprouter rodando

    eu tenho um script wireless q eu mesmo configurei... não sei se tem alguma coisa errada ou se está faltando algo.. vou postar para quem quiser dar uma analisada

    agradeço muito a quem tentar me ajudar... aceito sugestões

    e só uma pergunta.... mikrotik se resume em um sistema opercacional como uma interface amigavel e cheio de recursos para wireless???

    estou correto... e sistema pode ser baixado e instalado em um pc-comum?

  6. #6

    Padrão

    Bom por enquanto estou usando a maquina so como servidor mesmo e meu ap esta conectado nele

    mas ainda tenho interesse em deixar tudo no servidor, assim se aparecerem mais cliente começarei a usar mais placas wireless e dividr os cleintes entre elas, talvez migar para anteas setorias, no momento estou usando uma omni 8 DBI

    Uma coisa chata do ap e que eu faço controle de acesso, so os macs cadastrados conseguem conectar n ap, ai quando aparece um cliente novo tenho que cadastrar o mac do cara e reiniciar o ap pra ele pegar as configuraçoes.. ai eu derrubo todo mundo que conectado no momento coisa que eu nao gosto de fazer, tem hora quem muita gente conectado e e errado ficar derrubando os clientes as vezes eles podem estar fazendo download ou no meio de alguma transaçao importante

    ja no linux eu consigo fazer o controle de acesso que eu faço, porem quando vou adicionar um mac novo nao preciso derrubar as conexoes existentes, ja fiz esse teste

    mas isso e so um detalhe, meu interesse mesmo e montar um pc-ap e lagar o aprouter

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Olá amigo,, eu uso pcpa com tres placas wirelles,, nunca dá problema,,, e tem muitos clientes em cada placa, eu uso placas pci TP-LINK modelo TL-WN551G, são homologadas,, uso pcap apenas como ap,, uso cartão flash card com sistema microtik,, no meu link eu tenho um servidor com sistema FREBSD controlando banda e demais coisas,, na torre o pcap fica em bridge mesmo. tenho dois produzinho sem probelma algum...

    Sugestão: deixe o teu servidor apenas como servidor e faça outro pcap com cartão flash card com microtik tudo em bridge eu uso essa placa mãe que vc falou,, são muito boas. Essa placa de rede que falei é nacional e vem com selo da anatel.. custa em torno de 65,00 nos distribuidores nacionais com nota fiscal..

  8. #8

    Padrão

    Brigado pela resposta amigo

    Bom ainda vou insistir um pouco mais nesse pc-ap, fiz a compra da dlink ag530 deve chegar amanhã 07/01/2010 ai irei testar, caso não de certo vou começar a pensar em implementar mikrotik, apesar que ele é basedo em linux, e eu ja tenho um linux instalado e configurado como servidor, estou usando ele e ele ta sem problema, so a placa wireless que não da jeito mesmo vamos se com a dlink consigo resolver esse problema

    obrigado pela sugestão... como tenho em média 40 clientes acho q não tenho necessidade de usar mais d uma placa como ap... quem sabe quando crescer mais minha rede
    alguem tem um idéia do que pode fazer a conexão caindo?.. alg suspeita da placa assim como eu?

    obrigado.