Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question mkt x bullet - polemica

    meu colega falou que 2 bullet +antenas hyperlink 27dbi pra fazer um ptp de uns 50km fica melhor que um par de rb433ah....

    qual seria o custo beneficio entre um mkt 433ah X bullet(qual modelo/marca), num ptp de uns 50km, ambos com antena de grade 5.8 hyperlink 27dbi ( tem que passar uns 10mb )

  2. #2

    Padrão

    Comparação de alhos com bugalhos aqui... o que mais vai determinar isso vai ser o cartão de rádio que será usado no Mikrotik. Se for um XR5 da Ubiquiti, não vai ter diferença de rádio nenhuma do Bullet... alguns cartões Rxx da Mikrotik são tão bons quanto XR5, outros não (potência de saída baixa, limiar de detecção baixo ou ambos).

    Para avaliar o custo-benefício não use apenas o enlace de longa distância. Chegando lá você vai provavelmente vai querer prestar algum serviço, e é nos setoriais ou links dedicados de atendimento local que o custo total da solução será definido.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Comparação de alhos com bugalhos aqui... o que mais vai determinar isso vai ser o cartão de rádio que será usado no Mikrotik. Se for um XR5 da Ubiquiti, não vai ter diferença de rádio nenhuma do Bullet... alguns cartões Rxx da Mikrotik são tão bons quanto XR5, outros não (potência de saída baixa, limiar de detecção baixo ou ambos).

    Para avaliar o custo-benefício não use apenas o enlace de longa distância. Chegando lá você vai provavelmente vai querer prestar algum serviço, e é nos setoriais ou links dedicados de atendimento local que o custo total da solução será definido.
    poxa...
    ENtao a grosso modo: uma rb com cartao x5 e um bullet 5.8 prum ptp praticamente nao havera diferença ? ( me impressionei, devido a minha falta de conhecimento, pensei que o mkt daria de 10 a zero no bullet )

    Otima colocação quanto a "chegando lah vai prestar serviços"!!!! (que eh o que ira acontecer)

  4. #4
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    fiz um enlace aqui com bullet 5 MP 40 Km com duas antenas de 25 dbi aquario passou 20 mega

  5. #5

    Padrão

    O baixo custo das soluções da Ubiquiti transmite uma falsa sensação de falta de qualidade... os produtos não são perfeitos, mas são muito bons.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    O baixo custo das soluções da Ubiquiti transmite uma falsa sensação de falta de qualidade... os produtos não são perfeitos, mas são muito bons.
    Concordo.
    O desempenho deles é muito bom.
    Numa breve comparação: quantos usuários vai aguentar online um cartão? 30?
    Um Nano aguenta 20?
    No meu caso, é vantajoso usar Nano2 nas torres, pois minha cidade é pequena e muito pulverizada. Não terei nunca uma concentração de 20 em um só Nano. Mas tenho vários espalhados pela cidade. A relação custoxbenefício fica muito atraente. E nos clientes estão com Bullet2 na maioria.
    Acho que no meu caso está sendo mais vantajoso. Já tive RB 433AH com R52H, mas tirei e estou guardando elas para fazer enlaces mais distantes.

  7. #7

    Padrão

    nano eh mais vantajoso qdo se fala em micro celulas
    alem de ter uma qualidade boa, ainda tera um custo menor

    ate entao, so trabalhava com edificio, enlace em 5.8, rede cabeada
    agora, vou comecar a atender residencia... micro celulas para atendimento de no maximo uns 2km, atendendo em 5.4
    maior qualidade (menor poluicao, maior banda), custo reduzido

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Concordo.
    O desempenho deles é muito bom.
    Numa breve comparação: quantos usuários vai aguentar online um cartão? 30?
    Um Nano aguenta 20?
    No meu caso, é vantajoso usar Nano2 nas torres, pois minha cidade é pequena e muito pulverizada. Não terei nunca uma concentração de 20 em um só Nano. Mas tenho vários espalhados pela cidade. A relação custoxbenefício fica muito atraente. E nos clientes estão com Bullet2 na maioria.
    Acho que no meu caso está sendo mais vantajoso. Já tive RB 433AH com R52H, mas tirei e estou guardando elas para fazer enlaces mais distantes.
    nano2 aguenta 30, com ping de 10ms. para clientes finais.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No meu caso, é vantajoso usar Nano2 nas torres, pois minha cidade é pequena e muito pulverizada. Não terei nunca uma concentração de 20 em um só Nano. Mas tenho vários espalhados pela cidade. A relação custoxbenefício fica muito atraente. E nos clientes estão com Bullet2 na maioria.
    Sua cidade tem um número de habitantes que permite que potência em 2.4 ?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Sua cidade tem um número de habitantes que permite que potência em 2.4 ?
    Pela população que é de 30.000 permite colocar no máximo de potencia legal que é 1 watt.
    Mas o mais "legal" é que com baixa potencia eles trabalham muito melhor. Fixei em 20dbm nas torres e tem alguns clientes que chego a colocar em 10 ou 12 dbm. São clientes onde tem bullet2 e antena de maior ganho, o que permite baixar bem a potencia.
    E está comprovado que baixando a potencia o resultado melhora. O CCQ fica em 95 a 100%.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pela população que é de 30.000 permite colocar no máximo de potencia legal que é 1 watt.
    Mas o mais "legal" é que com baixa potencia eles trabalham muito melhor. Fixei em 20dbm nas torres e tem alguns clientes que chego a colocar em 10 ou 12 dbm. São clientes onde tem bullet2 e antena de maior ganho, o que permite baixar bem a potencia.
    E está comprovado que baixando a potencia o resultado melhora. O CCQ fica em 95 a 100%.

    opaaa
    pelo menos mais gente ajudando na campanha "aumente sua qualidade baixando potencia" huashuahus

    acho que a rb uqem vai mandar eh o cartao exemplo: xr5 , r5h , etc sao os dois bons
    o bullet eh da mesma familia do xr5, o que pode-ser dizer que com bullets terá menos gerenciamento da ptp
    aqui a gente gosta de usar tudo roteado com ospf e talz com bullet nao tem como!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    O baixo custo das soluções da Ubiquiti transmite uma falsa sensação de falta de qualidade... os produtos não são perfeitos, mas são muito bons.
    exatamente isso que eu estava pensando....tudo o que eh bom tem seu preço!!!!
    mas pelo geito esta eh uma excesao a regra.
    valew

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    exatamente isso que eu estava pensando....tudo o que eh bom tem seu preço!!!!
    mas pelo geito esta eh uma excesao a regra.
    valew
    Se você quiser gastar mais e com isso ter soluções diferenciadas, procure Motorola Canopy, Alvarion VL, Aperto pre-WiMAX, Radwin Airmux, Redline AN-80i, Motorola PTP... o que a Ubiquiti acabou foi com a farra dos fornecedores que compravam componentes baratos e vendiam rádios caros como Airaya, Orbitel etc., fazendo produtos melhores (a parte de RF deles é sensacional e o sistema operacional bastante versátil) com preços justos.

  14. #14

    Padrão

    tou querendo fazer um ptp de 35km usando 2 bullet5 e duas antenas aquarios 25 dbi com vizada. sera q da certo?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eletrosat Ver Post
    tou querendo fazer um ptp de 35km usando 2 bullet5 e duas antenas aquarios 25 dbi com vizada. sera q da certo?
    Nessa distância tem que ser o Bullet M5HP.

  16. #16

    Padrão

    algun de vcs saben a potencia do bullet m5 e o bullet m5hp e do cartão xr5?

  17. #17

    Padrão

    particularmente nao consigo acreditar que um bullet5 vai ser mesma coisa de RB+XR5... pode ser que em ptp de baixa intensidade sim, mas enlace passando altas taxas de dados eh meio dificil de acreditar que um produto com 180Mhz de cpu e 16 de memoria vai superar por ex RB433AH com 680Mhz de cpu e 128 de memoria... essa falsa sensação de baixa qualidade devido ao preço pra mim ainda fica no ar quando comparado a outros produtos, nao que seja ruim, mas tem melhores...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    particularmente nao consigo acreditar que um bullet5 vai ser mesma coisa de RB+XR5... pode ser que em ptp de baixa intensidade sim, mas enlace passando altas taxas de dados eh meio dificil de acreditar que um produto com 180Mhz de cpu e 16 de memoria vai superar por ex RB433AH com 680Mhz de cpu e 128 de memoria... essa falsa sensação de baixa qualidade devido ao preço pra mim ainda fica no ar quando comparado a outros produtos, nao que seja ruim, mas tem melhores...
    O Bullet M5 dá uma "lavada" fácil na RB+XR5... processador de 400 MHz, rádio 802.11n (mesmo que single-stream), alta potência de saída, só custa R$240 e usa o mesmo tipo de antena que você usaria em RB+XR5.
    Memória não é diferencial para performance, desde que o software caiba nela. Quanto ao processamento, o limite de pacotes do Wi-Fi g ou n costuma chegar antes do limite da CPU. Numa RB você até pode aproveitar o processamento extra para rodar controle de assinantes no Mikrotik então até faz sentido ter mais CPU, no Bullet só tem a CPU que é necessária para entregar os pacotes que conseguirem passar no rádio.

  19. #19

    Padrão

    RB433AH acredito que seria a melhor opção, principalmente se for link de provedor, o bullet tem um processador muito fraco, entao se voce tiver que trabalhar com varios pacotes simultaneos o bullet vai começar a pingar alto e pode chegar a travar.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    O Bullet M5 dá uma "lavada" fácil na RB+XR5... processador de 400 MHz, rádio 802.11n (mesmo que single-stream), alta potência de saída, só custa R$240 e usa o mesmo tipo de antena que você usaria em RB+XR5.
    Memória não é diferencial para performance, desde que o software caiba nela. Quanto ao processamento, o limite de pacotes do Wi-Fi g ou n costuma chegar antes do limite da CPU. Numa RB você até pode aproveitar o processamento extra para rodar controle de assinantes no Mikrotik então até faz sentido ter mais CPU, no Bullet só tem a CPU que é necessária para entregar os pacotes que conseguirem passar no rádio.
    entao, o M5 tudo bem, agora o Bullet5 eh fraco para ptp de auta capacidade... Nano5 tb abre o bico facil facil, eh soh testar um ptp com nano5 passando mais de 15mb direto, como exemplo um ptp pra camera IP...