+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post O alcance de minha rede Wireless não passa de 1.500mts com uma torre de 17mts

    Caros,

    Preciso de ajuda! Tenho um provedor no interior de São Paulo, portanto, estou com uma torre de 17 metros e 45 centímetros de altura, utilizo uma rb600 e 04 PCI R52H, 04 setoriais de 17DBI da OIW, mas não estou conseguindo obter um alcance maior do que 1.500 metros o que me deixa indignado.

    Em post Fornecido pelo HYPERLINK TECNCHNOLOGIES, INC diz o seguinte:

    Altura ----------------------- Distância
    3,6m ----------------------- 1,6km
    8,1m ----------------------- 4,8KM
    10,5m ----------------------- 8 km
    14,4m ----------------------- 12 km
    17m ----------------------- 16 km
    25m ----------------------- 24 km
    34,5m ----------------------- 32 km

    Agora gostaria de saber: baseado em que eles obtiveram estas conclusões ou estou configurando meu equipamento errado? Confesso que sou iniciante em Mikrotik, mas me esforço em leituras e aprendizado.

    Para se ter uma idéia, todos os meus PCI estão com uma freqüência diferente e também está com 20dBm = 100Mw de potência e trabalhando em 5.8GHz. Meus clientes utilizam Bullet M5 HP com Antenas aquário mini parabólicas 25DBI.

    Agora pergunto, onde está o erro? Minha visada é extremamente boa, um cliente que está uma media de 1000 metros recebe um sinal de -79 dBm. Onde está errado????

    Por favor, me ajude...

    Obrigado á todos.
    Última edição por Magal; 07-04-2010 às 15:47. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão

    Nossa amigo tenk dar uma olhada na config sim. Achu fera voce usar 5.8 o problema é legalizar.

  3. #3

    Padrão

    A homologação não é o grande Empecilho neste momento, mas em todos os casos muito obrigado pela ajuda. Estamos em período de implantação e configuração.

  4. #4

    Padrão

    qual a polaridade das antenas?
    verificou os canais pra ver qual o mais livre?
    já pensou em dividir a carga? 2 rbs com 2 cards cada?
    qual fonte usa nesta rb? é poe ou direto na placa?
    utiliza cabo? qual modelo? qual tamanho?
    o que vc testou como kit cliente?
    tem mais um monte de pergunta.. lembrando posto aki

  5. #5

    Padrão

    Qual a polaridade das antenas?
    Horizontal
    Verificou os canais pra ver qual o mais livre?
    Sim
    já pensou em dividir a carga? 2 rbs com 2 cards cada?
    Não a necessidade pois não tenho clientes pois tenho ponto de teste.
    Qual fonte usa nesta rb? é poe ou direto na placa?
    A fonte Chaveada 24V3 é Poe
    Utiliza cabo? Qual modelo? Qual tamanho?
    Sim, cabo LMR400 tamanho 1 metro
    o que vc testou como kit cliente?
    Meus kit clientes é Bullet M5 HP com Antenas aquário mini parabólicas 25DBI
    Tem mais um monte de pergunta. Lembrando posto aki

    Espero ter respondido suas perguntas.

  6. #6

    Padrão

    Amigo olha pelo que sei a RB 600 co cartao precisa de fonte forte tipo uma 24 5A ou 6A tem muita gente que usa fonte ate maiores tipo 48V , voce autentica seus clientes na propria RB ?

  7. #7
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Mediaflex, experimente tirar o lmr400 e usar o rgc213 ou cellflex,
    lembro-me de algum amigo dizendo que lmr400 não ficou bom no pop 5,8 dele, ele trocou para rgc e deu certinho.

    é um teste que não custa nada

  8. #8

    Padrão

    essas antenas que estao nos clientes (aquario) recebem sinal na horinzontal ??? Voce sabe que precisa mudar a "polaridade",ne? Ela deve mudar a posiçao quando voce transmite na horizontal , nao ficando da mesma forma que quando se transmite na vertical.. apenas uma observaçao.

    boa sorte

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Vamos às respostas.

    *Primeiro, minha fonte vou substitui – lá.
    *Segundo, meus cabos LMR400 segundo o engenheiro, na montagem do equipamento (não na configuração), este seria o melhor para este tipo de sinal, portanto é ate bem mais caro do que os demais, diga-se de passagem.
    *Terceiro, minhas antenas Clientes, na antena, existe uma seta indicando a polaridade, sempre tenho o cuidado de mantê-la em horizontal.

    Isso comprova que mesmo sendo iniciante, tenho uma leitura dedicada a este assunto, pois não quero apenas aprender, pretendo viver disto com muito trabalho e orgulho.

    Ate agora a falha pode está na fonte?
    Embora desconheça, pois não houve queda por falta de energia e nem também oscilações.

    Espero ter respondido suas perguntas.
    Muito Obrigado a todos

  11. #11

    Padrão

    Tambem creio que pode ser ajuste sim....não recomendo o uso de poe em RB , pelo consumo da mesma ......sempre suba energia eletrica e ligue a fonte direto nela.....sua fonte tem amperagem baixa sim .....faça a conta assim 1,5 ah para consumo da RB + 1,ah para cada cartão , então chegamos a 5,5 ah . mas creio que não é isto que esta influenciando seus testes. Tente dar uma alinhada nos paineis, lembre-se que 5.8 é mais sensivel a barreiras fisicas que 2.4. Então sem visada, ou visada parcial num vai mesmo.

  12. #12

    Padrão

    Entao vamos ... VEja a inclinaçao das paineis setoriais ; quando maior a potencia da antena menor o sinal emitido na vertical , ou seja, voce precisa inclinar um pouco mais em alguns casos .
    Esse cliente a 1000m com sinal -79 nao acho normal .. se tiver visada boa deve ficar entre -55~65, dependendo do indice de interferrencia no local , como voce utiliza 5.8 nao acredito um nivel tao alto de poluiçao. no mais faça testes com canais, distancia entre as paineis etc . como voce ta em teste pode abusar nas mudanças ate acha o real motivo de suas perguntas.
    boa sorte

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Entao vamos ... VEja a inclinaçao das paineis setoriais ; quando maior a potencia da antena menor o sinal emitido na vertical , ou seja, voce precisa inclinar um pouco mais em alguns casos .
    Esse cliente a 1000m com sinal -79 nao acho normal .. se tiver visada boa deve ficar entre -55~65, dependendo do indice de interferrencia no local , como voce utiliza 5.8 nao acredito um nivel tao alto de poluiçao. no mais faça testes com canais, distancia entre as paineis etc . como voce ta em teste pode abusar nas mudanças ate acha o real motivo de suas perguntas.
    boa sorte
    Caro amigo lá tem uma escala de inclinação que vai de 1 a 10 graus estou usando 5°, ou seja, não muito inclinada e nem muito íngreme, pois gostaria de saber se o sinal a uma distancia de 100 metros ele fica bom. Vou usar uma inclinação de 3° para todos.
    *Quanto a 5.8Ghz sou o único que usas está freqüência na minha cidade, então não creio que seja interferências.
    *Distância entre painéis 60 centímetro, um de outro em um quadrado. Cada ponta a um painel de 17DBI e um anglo de abertura horizontal de 100° e vertical de 5° com uma potencia de 150W.
    *Gostaria de saber como assim fazer teste de Canais?
    Espero ter respondido a todos
    Obrigado á todos.

  14. #14

    Padrão

    Eh isso ai se os paineis sao de polarizacao horizontal as antenas deverão trabalhar na horizontal tb ... jah tive clientes com um ano de provedor trabalhando com a antena errada ... os paineis eram horizontais mas as antenas dos kits clientes trabalhavam na vertical...

  15. #15

    Padrão

    1º para testar canal... na tela de configuração do wireless de m scan, veja qual canal não esta sendo utilizado, NÃO COLOQUE O MESMO CANAL NAS 4 PLACAS SUA.
    2º fonte dá estes paus msm.... existe mb a relação consumo da rb... por um exemplo, nenhuma rb aguenta 3 ou 4 xr5, fica caindo ou dando baixa potencia, faça o msm teste com 1 card ligado soh... sua fonte é pra funcionar bem com 1 card...
    3º já comprei uma antena na americanexplorer que veio errada... veio escrito vertical e era horizontal.... inverte a antena receptora pra testar...
    tks

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Tambem creio que pode ser ajuste sim....não recomendo o uso de poe em RB , pelo consumo da mesma ......sempre suba energia eletrica e ligue a fonte direto nela.....sua fonte tem amperagem baixa sim .....faça a conta assim 1,5 ah para consumo da RB + 1,ah para cada cartão , então chegamos a 5,5 ah . mas creio que não é isto que esta influenciando seus testes. Tente dar uma alinhada nos paineis, lembre-se que 5.8 é mais sensivel a barreiras fisicas que 2.4. Então sem visada, ou visada parcial num vai mesmo.
    Grande amigo gostei desta sua opinião, Lá em cima na torre tem um tomado dentro da Caixa Hermética totalmente blindada e com fio terra ligado, ou seja, é simples fazer este teste, quanto à fonte vou trocar por uma de 24/6A e testa o desempenho.
    Quanto ao alinhamento vou fazer isso e ver os resultados.
    A visada dos equipamentos é boa, mas depende da casa onde vou testar o equipamento vejo a torre, mas a antena de recepção tem de ficar 3 metros de altura para receber sinal o que é uma loucura.
    Estou em um grande impasse.

  17. #17

    Padrão Re: O alcance de minha rede Wireless não passa de 1.500mts com uma torre de 17mts

    Boa noite amigo, to com o mesmo problema que o senhor teve, meus painéis 5.8 ficam em -75,-82 dependendo da distãncia, uso nano nos clientes com mkt rb433ah e cartão engenius, painél oiw 18dbi 100°horizontal e oiw 17dbi 90°vertical numa torre com fonte de not 18v 6Ah e na outra bateria 12v 60Ah, como o senhor resolveu seu problema? Estou no aguardo,obrigado e até mais.