+ Responder ao Tópico

Padrão Artigo: MacBook Pro Ganha da Dell

Padrão

Achu que a DELL é uma otima marca , mas nao temos como comparar um dell e um macbook , ate porque a macbook praticamente é desenvolvida para rodar melhor em seu sistema ja os dells não.

Logico que a Apple é sonho de comsumo de muitos + eu que so um cliente Dell garanto que ela nao deixa a desejar em nem 1 aspecto , principalmente na questao de garantia.

Eu acabei queimando o hd por mal uso , tirei ele e liguei errado em outro pc e queime o mesmo , a minha garantia cobril , minha tela eu risquei e adivinha ? trocaram a tela do mesmo tbm.
    Quando comprei meu dell eu coloquei garantia em que eles efetuam as trocas e manutençoes em minha casa , e garantia CompleteCare.

Não me arrependi nem 1 pouco, isso eu garanto.
    Telho um Inspiron 1525.

Padrão

E num Dell você pode colocar Linux a hora quem bem entender :-D Não é uma plataforma fechada para outros sistemas operacionais como os produtos da Apple.

MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Posts de Blog
    5

Padrão

Citação Postado originalmente por tuxdahora Ver Post
    E num Dell você pode colocar Linux a hora quem bem entender :-D Não é uma plataforma fechada para outros sistemas operacionais como os produtos da Apple.
    Engano seu, dá para colocar Linux sim em Mac. Na verdade, conseguiram colocar Linux até no iPhone uma vez.

Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Posts de Blog
    44

Padrão

realmente,

da pra instalar tanto linux, quanto linux quanto qualquer outro que rode num pc normal....

Padrão

Estou falando "sem hackeamento", como se faz com qualquer outro PC, onde você coloca o seu CD do Linux e efetua a instalação normalmente. Instalações "normais" de Linux que todo mundo faz em PCs "normais".

Até onde sei, ninguém estará comprando um Mac para hackear o mesmo e instalar um Linux. É muito mais vantajoso, inclusive no lado financeiro, comprar um PC "normal" para usar com Linux, e não um Mac. Isso sem contar os possíveis problemas com drivers e funcionalidades específicas do hardware utilizado pela Apple, que mesmo estando em plataforma Intel (e sem contar todos os possíveis bloqueios existentes em seu hardware) não daria para simplesmente pegar "a sua distro favorita" e efetuar uma instalação "trivial".

Padrão

A Apple até tem processos de instalação para Linux, que não são triviais, como todos estão acostumados ao instalar seus Linux em PCs "comuns". Como mostra o BootCamp da Apple:

Apple - Support - Boot Camp

E até um voltado para Ubuntu:

Triple Boot via BootCamp Ubuntu - OnMac.net Wiki

Mas eles não são o modelo de instalação trivial que a maioria esmagadora dos usuários está acostumado a trabalhar quando o assunto é instalação de Linux. E nesses casos, a instalação é dual-boot, ou triple-boot. Não há casos ensinando o usuário a "limar" o sistema operacional hospedeiro da máquina e ficar somente com o Linux; uma "modalidade" que tem se expandido recentemente entre os usuários domésticos de PCs.

O mais próximo dos processos de instalação "comuns" de Linux, até agora só no site do Ubuntu, através desse link:

https://help.ubuntu.com/community/MacBookPro

Que não é idêntico ao processo que todos estamos acostumados a fazer com a instalação de qualquer distribuição Linux, mas ainda sim é o mais próximo. E as outras distribuições? Alguém saberia sobre outras distribuições, procedimentos o mais próximos possíveis do "comum", ou mesmo, garantir que são idênticos ao "método tradicional de instalação" de "qualquer" distribuição Linux em "qualquer" PC, para efetuar em um MacBook Pro, por exemplo?

Quando questionei no primeiro comentário, quis dizer sobre a "facilidade" de instalação de um Linux em um hardware da Apple. Ou melhor dizendo, um procedimento de instalação idêntico que todos os usuários Linux estão acostumados a fazer com suas distribuições Linux preferidas em qualquer hardware PC que eles adquiram.

E depois de tudo isso ainda faço uma pergunta: você compraria um Mac, mas especificamente o MacBook Pro, só para instalar um Linux nele? Ou ficaria com o PC "tradicional"?

Ingresso
    Aug 2008
    Posts de Blog
    5

Padrão

Estou falando "sem hackeamento", como se faz com qualquer outro PC, onde você coloca o seu CD do Linux e efetua a instalação normalmente. Instalações "normais" de Linux que todo mundo faz em PCs "normais".

Até onde sei, ninguém estará comprando um Mac para hackear o mesmo e instalar um Linux. É muito mais vantajoso, inclusive no lado financeiro, comprar um PC "normal" para usar com Linux, e não um Mac. Isso sem contar os possíveis problemas com drivers e funcionalidades específicas do hardware utilizado pela Apple, que mesmo estando em plataforma Intel (e sem contar todos os possíveis bloqueios existentes em seu hardware) não daria para simplesmente pegar "a sua distro favorita" e efetuar uma instalação "trivial".
    Sim, é "sem hackeamento" mesmo, só colocar o CD e pronto.
    Só o windows que é meio complicado, creio que ele não suporta EFI nativo, por isso do Boot Camp.

O Kernel já suporta grande maioria do hardware dos Macs. WiFi então, nem se fala, é um monte Atheros...

Pra pegar pesado: Ubuntu suporta.
    Última edição por osmano807; 19-04-2010 às 12:59.

Ingresso
    Aug 2008
    Posts de Blog
    5

Padrão

A Apple até tem processos de instalação para Linux, que não são triviais, como todos estão acostumados ao instalar seus Linux em PCs "comuns". Como mostra o BootCamp da Apple:

Apple - Support - Boot Camp

E até um voltado para Ubuntu:

Triple Boot via BootCamp Ubuntu - OnMac.net Wiki

Mas eles não são o modelo de instalação trivial que a maioria esmagadora dos usuários está acostumado a trabalhar quando o assunto é instalação de Linux. E nesses casos, a instalação é dual-boot, ou triple-boot. Não há casos ensinando o usuário a "limar" o sistema operacional hospedeiro da máquina e ficar somente com o Linux; uma "modalidade" que tem se expandido recentemente entre os usuários domésticos de PCs.

O mais próximo dos processos de instalação "comuns" de Linux, até agora só no site do Ubuntu, através desse link:

https://help.ubuntu.com/community/MacBookPro

Que não é idêntico ao processo que todos estamos acostumados a fazer com a instalação de qualquer distribuição Linux, mas ainda sim é o mais próximo. E as outras distribuições? Alguém saberia sobre outras distribuições, procedimentos o mais próximos possíveis do "comum", ou mesmo, garantir que são idênticos ao "método tradicional de instalação" de "qualquer" distribuição Linux em "qualquer" PC, para efetuar em um MacBook Pro, por exemplo?

Quando questionei no primeiro comentário, quis dizer sobre a "facilidade" de instalação de um Linux em um hardware da Apple. Ou melhor dizendo, um procedimento de instalação idêntico que todos os usuários Linux estão acostumados a fazer com suas distribuições Linux preferidas em qualquer hardware PC que eles adquiram.

E depois de tudo isso ainda faço uma pergunta: você compraria um Mac, mas especificamente o MacBook Pro, só para instalar um Linux nele? Ou ficaria com o PC "tradicional"?
    Eu compraria um MacBook Pro para ficar com o Mac OS.

Padrão

Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Eu compraria um MacBook Pro para ficar com o Mac OS.
    Ai não vale Você desviou das opções de resposta Vamos ser mais direto: Você compraria um macBook Pro só para apagar o Mac OS X e instalar Linux? Ou compraria um notebook PC de hardware equivalente para fazer isso?

Ingresso
    Aug 2008
    Posts de Blog
    5

Padrão

Ai não vale Você desviou das opções de resposta Vamos ser mais direto: Você compraria um macBook Pro só para apagar o Mac OS X e instalar Linux? Ou compraria um notebook PC de hardware equivalente para fazer isso?
    Humm...um notebook furreca ou um Apple? Se eu tivesse o dinheiro pra gastar, Apple. Como não tenho, fico com um HP mesmo...

Padrão

Opa.

Pra mim, o teste é nulo.

1-) Diferença entre as CPu´s
    2-) Estão comparando empresa X com OS de empresa ZZ, e outra empresa que faz o hard e o soft.

Mesma coisa comparar um modelo de carro que produz o próprio combustível.

Diferenças como rotações dos hd etc.. é uma coisa, comparar 2 nucleos com 4 , é outra, mas que o de 2 saia ganhando..

É sabido, que os Mac, são de longe uma tecnologia "superior" mais bem "acabada", mas Dell é Dell, se separarmos só aqui na cidade, temos mais de 60 instalados em cliente, sem nunca ter dado problema.

Compararam um Utilitário SUV V6, com um esportivo V4 ! Cada um na sua, mas em funções diferentes

Abraços

Arrow

Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa.

Pra mim, o teste é nulo.

1-) Diferença entre as CPu´s
    2-) Estão comparando empresa X com OS de empresa ZZ, e outra empresa que faz o hard e o soft.

Mesma coisa comparar um modelo de carro que produz o próprio combustível.

Diferenças como rotações dos hd etc.. é uma coisa, comparar 2 nucleos com 4 , é outra, mas que o de 2 saia ganhando..

É sabido, que os Mac, são de longe uma tecnologia "superior" mais bem "acabada", mas Dell é Dell, se separarmos só aqui na cidade, temos mais de 60 instalados em cliente, sem nunca ter dado problema.

Compararam um Utilitário SUV V6, com um esportivo V4 ! Cada um na sua, mas em funções diferentes

Abraços
    O teste, ou melhor, a comparação (afinal não efetuamos nenhum teste com os notebooks) tem sua validade. Pense bem! Quando se compara veículos, faz-se com os de capacidades "semelhantes" que sejam de empresas diferentes/concorrentes. E esse modelo de notebook da Dell é o mais próximo em hardware com o novo MacBook Pro recém-lançado pela Apple.

E dentro dessas diferenças, é permitido ter pequenas variações como as diferenças de capacidade de CPU. E ainda explicamos no texto que existem testes para essas CPUs, que mesmo tendo diferença de 100% em quantidade de núcleos, a diferença total de desempenho entre elas é pequena e surpreende.

Como as empresas trabalham com diferentes sistemas operacionais, não entramos no mérito de avaliar nada, como foi relatado no texto. Apenas citamos o que os usuários poderiam fazer para "personalizar" esses respectivos notebooks em seus sites de compra. E mostramos que ambos os modelos possuem uma miríade de possibilidades de configurações, de hardware, de software e até mesmo de periféricos.

Agora quem deve sempre decidir se compra um modelo ou outro é o consumidor.