+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Políticas de rotas com dois links DSL

    Olá, procurei muito no forum mais ainda não consegui encontrar como posso fazer isso. Talvez esteja com a cabeça quente já por isso não consigo enxergar então vou pedir ajuda de vocês.

    Meu cliente tem um mikrotik 750G, uma antena e 2 links com modems adsl speedy em bridge. Hoje ele tem 30 clientes em um link e gostaria de separar os próximos clientes destes 30 colocando-os no segundo link.

    Tentei configurar mas o que acontece é que mesmo obtendo um ip diferente que eu configurei, ele apenas disca um pppoe do link 1 deixando o outro pppoe do link 2 de reserva, caso caia a conexao do link 1 o link 2 assume.

    Se não fui claso o suficiente me avisem, é a primeira vez que configuro um mikrotik.

  2. #2

  3. #3

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Olhei lá ainda não tenho muita certeza do que precisa ser feito.

  4. #4

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    ola amigo meu conselho e vc usar um balanço PCC porque assim vc aproveitaria melhor os links, agora o q vc quer fazer e este aki

  5. #5

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    outra coisa e melhor vc fazer esse LB em uma rb separada ok.

  6. #6

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL


    Esqueci de dizer que tô usando winbox.. consigo configurar por ele essas configs? É isso mesmo que dvee ser feito?

  7. #7

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    ola amigo meu conselho e vc usar um balanço PCC porque assim vc aproveitaria melhor os links, agora o q vc quer fazer e este aki
    Neste segundo link que vc citou os modems estão roteados certo?

  8. #8

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    sim estao roteados,e possuem a mesma velocidade.

  9. #9

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    sim estao roteados,e possuem a mesma velocidade.
    É possível fazer o mesmo com os modems em bridge?

  10. #10

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Citação Postado originalmente por huskie Ver Post
    É possível fazer o mesmo com os modems em bridge?
    É possivel sim amigão, pelo jeito vc não pesquisou nada eim amigo, pois oq vc quer tem dezenas de posts, tem um do Luciano M4D3, que é muito bom... Perca um pouco o seu tempo e pesquise...

  11. #11

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    É possivel sim amigão, pelo jeito vc não pesquisou nada eim amigo, pois oq vc quer tem dezenas de posts, tem um do Luciano M4D3, que é muito bom... Perca um pouco o seu tempo e pesquise...
    Então cara é o seguinte, eu pesquiso aqui em casa e depois vou até a casa do meu cliente que é longe e ele não pode dispor de muito tempo pq pára a internet dos clientes dele. Então eu gostaria apenas que alguém me dissesse com exatidão faça isso e isso, funcionará com o modem roteado ou não. Eu pesquisei bastante sim, mas desculpe se não tenho o conhecimento pra definir se tal tutorial funcionará ou não pra mim, não tenho como testar aqui em casa, e não é tão fácil pra mim quanto para vocês, eu avisei que eu estou começando a configurar o Mk.

  12. #12

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Assim amigo, acho q vc não vai encontrar nada pronto para seu sistema, o jeito é vc olhar e adaptar para o seu sistema, pois a maioria fala de 3 a mais links, no seu caso são so dois links, é pegar o de 3 links e adaptar para dois, ou contratar alguem pra fazer pra vc, aqui quando comecei com load, não tinha nada pra inha realidade, fui e adaptei, agora vc pode procurar aqui no forum um programinha feito pelo o usuario SCAN para gerar o load...

  13. #13

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Assim amigo, acho q vc não vai encontrar nada pronto para seu sistema, o jeito é vc olhar e adaptar para o seu sistema, pois a maioria fala de 3 a mais links, no seu caso são so dois links, é pegar o de 3 links e adaptar para dois, ou contratar alguem pra fazer pra vc, aqui quando comecei com load, não tinha nada pra inha realidade, fui e adaptei, agora vc pode procurar aqui no forum um programinha feito pelo o usuario SCAN para gerar o load...
    Eu vi esse programa, já baixei e dei uma olhada, mas estou tentando adquirir o máximo de informações antes de voltar lá.

  14. #14

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    amigo existe várias formas de se fazer um LB ,se vc nao tiver um mínimo de conhecimento nao vai ficar bom,e isso vc so consegue pesquisando ,e para vc entender nao e de uma hora pra outra gasta tempo.
    efeito "miojo" nao vai rolar.
    Última edição por sostenes; 24-06-2010 às 17:34.

  15. #15

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Nossa meu, abandono.. algum moderador tranca esse post, já vi que ajuda aqui não vai rolar mesmo, não aguento mais lição de moral..

  16. #16

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    mais ajuda? cara vc nao leu meu post acima? te dei 2 formas de LB, e uma por divisao de clientes como vc queria.
    amigo quando disse pra vc pesquisar e para vc poder entender melhor cada regra e adaptar a sua necessidade ,eu pesquisei quase 2 anos pra poder fazer meu lb ficar redondo, e vc quer fazer isso em 5 min.

  17. #17

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    Fóruns são pra isso.. gostaria de te agradecer Sostenes, seu 2º link me ajudou bastante, precisei fazer algumas modificações mas funcionou bem, meu cliente ficou muito satisfeito. Não foram 5 min, foram umas 10 horas de serviço mas graças aos seus links, consegui. Agora sim, pode trancar o tópico.

  18. #18

    Padrão re: Políticas de rotas com dois links DSL

    opa amigo que bom,evoluindo sempre e devagar que se chega no objetivo certo.
    para agradecer clica na estrelinha vlw. sucesso ai.