+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    Olá a todos, sou novo no fórum. Antes que alguém me critique, eu já pesquisei bastante sobre o assunto antes de postar, e não cheguei a uma solução para o meu problema. Inclusive já tentei mudar o canal para evitar interferências, modificar a posição do router, e algumas outras coisas. Não obtive nenhum resultado. Agora vamos ao problema, em si:

    Tenho um DIR-300 A1, com DD-WRT. Minha casa possui três andares, sendo que os computadores são utilizados preferencialmente no segundo andar, mas as vezes também no térreo, onde estão o Nintendo Wii e o PS3. No terceiro andar não faço questão de que haja um sinal bom, dadas minhas necessidades. O router fica no segundo andar, no meu quarto, há cerca de 1,60m do chão, afastado 0,5m do gabinete do meu PC.

    O grande problema é que o sinal é instável e/ou fraco na maior parte da casa.

    O notebook da minha irmã fica há cerca de 7m (e 3 paredes) do router. Ela consegue conexão (as vezes até com sinal "excelente"), mas a mesma cai frequentemente. Uma coisa estranha é que o notebook é novo e já cheguei a colocá-lo a apenas 15cm de distância do router, obtendo (segundo o DD-WRT) uma qualidade do sinal de apenas 75%, quando a meu ver este valor deveria ser de 100% a esta distância. As vezes minha irmã utiliza o notebook no térreo, onde o sinal é muito pior e as quedas de conexão acontecem com muito mais frequência.

    No térreo também estão o Nintendo Wii e o PS3. Consigo conexão relativamente satisfatória com ambos, mas já cheguei a experimentar quedas de conexão. Outra coisa estranha acontece aqui, enquanto o PS3 reconhece um sinal com "força" de aproximadamente 80%, o DD-WRT reconhece uma "qualidade" do sinal entre o router e o PS3 de apenas 23%.

    Seriam "qualidade do sinal" e "força do sinal" coisas diferentes? Ou o DD-WRT está realmente computando valores estranhos?

    Gostaria de saber o que eu poderia fazer para melhorar o sinal na minha casa, sendo que estou disposto a gastar até R$300,00 em dispositivos que me permitam atingir este objetivo.

    Na opinião de quem entende, quais seriam minhas opções? Eu cheguei a pensar nas seguintes:

    Uma antena de maior ganho: a meu ver, não seria solução, já que diminuiria a transmissão vertical - o que prejudicaria a recepção do sinal no térreo.

    Um amplificador de sinal de 500mW ou 1W: cheguei a cogitar esta solução, mas quando fiz minha pesquisa notei que muitas pessoas criticam a utilização destes aparelhos, afirmando que os mesmos geram problemas como ruídos, interferências, etc.

    Substituição do router: quem sabe, substituir meu router por algum outro que vocês saibam que supriria minhas necessidades (talvez, como um de 400mW que eu cheguei a ver no ML).

    Enfim, não tenho certeza de quais providências devo tomar. Gostaria de saber a opinião dos mais experientes.

    Muito obrigado pela atenção, e agradeço antecipadamente àqueles que se dispuserem a responder.

  2. #2

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    MEU AMIGO A SUA SOLUÇÃO É MUITO SIMPLES , COMPRE UMA ANTENA OMNI DE MAIOR GANHO DE PREFERNCIA UMA DE 12DBI OU 15 LIGUE-A COM UM PIGTAIL DE 1 METRO AO ROTEADOR E DEIXA HORIZONTALMENTE ASSIM> _______________________

    DESTE MODO O GANHO SERA PARA CIMA E PARA BAIXO !

    PRONTO (100% DE SINAL) !!!


    QUASE ESQUECENDO , NUNCA DEIXE AS ANTENAS OMNI'S DE PE (VERTICAL) SE FOR MANDAR SINAL EM LOCAIS DO TIPO PREDIO OU SOBRADOS , AFINAL DESTE MODO O SINAL É PARA OS LADOS E NAO PARA BAIXO E CIMA , PODE SER POR ISSO QUE VC TEM CONEXAO RUIM NA PARTE DE BAIXO !

    FLW..............
    Última edição por Aiomar; 15-07-2010 às 19:25.

  3. #3

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    Estou pensando em comprar esta aqui de 15 dBi, resolveria meu problema?

    Net Computadores Ltda - GDI-8215, Antena Omnidirecional 2.4GHz 15 dBi Polarizao Vertical 38cm, Conector RP-SMA, Base e cabo de 2,5 metros, PN: GDI-8215

    Além disso, gostaria de saber se utilizar um repetidor não seria outra possibilidade plausível.

  4. #4

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    Amigo lembrando que muitas x so a antena nao ajuda tem router que vc consegue aplicar mais potencia e ajuda bastante tipo ovislink ou engenius são baratos e possui firmware que trabalha ate 400mw..e pelo fato d ter andares em cima e em baixo o ideal e trabalhar ela na horizoltal ajuda muito no seu caso. se ajudei clica no (*)

  5. #5

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    Estou na dúvida se compro uma antena de 15 dBi ou um router novo de 400mW.

    Antena 15 dbi:

    http://www.netcomputadores.com.br/st...&idSkunet=6324

    Router 400mW c/ antena 5dBi inclusa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...uter-83-nf-_JM

    Qual dos dois seria melhor para resolver meu problema?
    Última edição por T3chn0k; 16-07-2010 às 00:22.

  6. #6

    Thumbs up Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    O DIR-300 é um equipamento excelente!
    A dica certa foi dada; deixe a antena na horizontal.
    Imagine que o sinal é como se fosse um pneu ao redor da antena; uma antena de grande ganho será um pneu de grande diâmetro mas extremamente estreito; uma antena de cerca de 3db (tipo que acompanha o aparelho) terá um sinal de diâmetro menor, mas digamos de tala super larga.
    O DIR-300 com o hardware original tem alcance bom em ambientes de alvenaria até 15 mts. (No centro de um ambiente alcança 15mts para cada lado)
    Deixe a antena perpendicular (90°) a maior distância que você quer cobrir, e de preferência no centro desta distância e não muito próximo a placas/chapas metálicas.
    Amplificador é fria!
    Potência acima da nominal do equipamento é fria.
    Você terá excelentes resultados quando estiver corretamente instalado; quando tudo estiver OK, esqueça essas medidas de sinal ou use um analisador de espectro HP ou Tektronix.

  7. #7

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    O DIR-300 é um equipamento excelente!
    A dica certa foi dada; deixe a antena na horizontal.
    Imagine que o sinal é como se fosse um pneu ao redor da antena; uma antena de grande ganho será um pneu de grande diâmetro mas extremamente estreito; uma antena de cerca de 3db (tipo que acompanha o aparelho) terá um sinal de diâmetro menor, mas digamos de tala super larga.
    O DIR-300 com o hardware original tem alcance bom em ambientes de alvenaria até 15 mts. (No centro de um ambiente alcança 15mts para cada lado)
    Deixe a antena perpendicular (90°) a maior distância que você quer cobrir, e de preferência no centro desta distância e não muito próximo a placas/chapas metálicas.
    Amplificador é fria!
    Potência acima da nominal do equipamento é fria.
    Você terá excelentes resultados quando estiver corretamente instalado; quando tudo estiver OK, esqueça essas medidas de sinal ou use um analisador de espectro HP ou Tektronix.
    Antes de postar, eu já havia tentado todas as posições possíveis e imagináveis com a antena (a original de 2 dBi), e nenhuma foi satisfatória. O equipamento está bem posicionado e corretamente instalado, ainda assim não chega nem perto de atingir 15m com estabilidade (ele até atinge, mas o sinal fica caindo). Aliás, desde que comprei eu achei esse DIR-300 uma verdadeira porcaria. A única coisa que melhorou ele um pouco foi o DD-WRT - o qual definitivamente não é um mérito da Dlink. O quarto da minha irmã fica a apenas 10m e no mesmo andar do router, e o sinal lá cai toda hora (já testei várias posições de antena). O programa que eu usei para fazer alguns testes foi o NetStumbler.
    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    No seu contexto antena de maior ganho vai é atrapalhar...

    Wireless tem dificuldade de passar pavimentos. (Eu tenho uma omni de 15dbi num cliente - alias, ele tem - e logo abaixo da antena não pega nada. ZERO).

    Eu colocaria mais um rádio em outro pavimento da casa, com o mesmo SSID e Chave de criptografia.

    Alias, com trezentos reais eu teria tres rádios. Um em cada andar, ligados entre si por cabo.

    Pronto, Resolvido.
    Aquele router que eu postei de 400mW deve ter o sinal 8 vezes mais forte do que o meu DIR-300, certo? Já que o DIR-300 é de 50mW apenas. Meu raciocínio está correto? Porque se for mesmo isso, eu prefiro pagar esses míseros R$106,00 e resolver meu problema de vez, sendo que ainda terei o DIR-300 sobrando pra possivelmente colocá-lo no térreo. (eu poderia usar o DIR-300 como um repetidor, sem conectá-lo ao gateway através de cabos?)

    Segue o link para o roteador, que a meu ver pareceu excelente, com muitas opções no firmware, potência alta (400mW), antena de 5dBi, preço baixo, e o mais importante: homologado pela Anatel!

    Roteador Krazer KR-WAP254G-P 400mW Real com AP Router 8.3 NF - R$ 106.00 em MercadoLivre

    A diferença entre o sinal deste router e do DIR-300 seria significativa ou não?
    Última edição por T3chn0k; 16-07-2010 às 12:12.

  8. #8

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    A atenuação é grande! Hmm, entendi... eu pensei que seria possível que o "repetidor" repetisse nos dois sentidos AP>cliente, cliente>AP. Então o jeito seria passar o cabo mesmo... Blza... acho que vou primeiro tentar simplesmente substituir pelo de 400mW e se ainda assim não for suficiente, eu tento passar o cabo. O roteador que eu citei pareceu bom?

    Obrigado por ajudar!

  9. #9

    Padrão Re: Sinal Insatisfatório com DIR-300.

    No terceiro andar eu nem preciso... e já tinha entendido o que você disse...

    Agora, o que eu quis dizer é que eu queria saber se seria possível colocar o router do 2º andar (gateway) conectado (via wireless) ao router do térreo (colocando este em algum local específico onde o sinal ficasse estável) para que este distribuísse o sinal no térreo. Os pacotes dos clientes no térreo chegariam até este router do térreo, que por sua vez os enviaria de volta ao gateway do 2º andar.

    Queria saber se isso é possível porque é bastante complicado passar fiação aqui em casa, especialmente do meu quarto para o térreo, pois já está tudo entupido com fios de tv a cabo, etc.

    Valeu por ajudar... =]
    Última edição por T3chn0k; 16-07-2010 às 14:14.