Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radome para antenas, alguém usa?

    Olá pessoal,
    Estou para comprar 2 radome para antena hyperlink.
    Gostaria de saber se alguem já usou, e se melhorou o desempenho da rede.
    Obrigado

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    putz, bao pergunta a tempos atras tbm ja estive procurando, pois as antenas hyperlink ja vem ate com furação nas bordas pra prender o radome, se alguem souber algo da um toke. abraços

  3. #3

    Padrão

    entao, hoje mesmo vi uma discussao sobre isto, e um engenheiro postou uma comparação de antenas ..

    quando voce coloca um radome, a tendencia eh melhorar o enlace, tem menor recepção de ruido.. etc..

  4. #4

    Padrão

    Neste link tem algumas informações.
    Radome - Wikipedia, the free encyclopedia

    E neste tem uma tradução (vergonhosa) do anterior, mas já ajuda, se tiver dificuldades.
    Radome

  5. #5

    Padrão

    Quando comprei as minhas já vieram com o radome, mas quando instalei removi, mas existia já em operação uma estação a 100m que ficava nas costas destas duas antenas, a latencia na rede era bem alta mesmo em distancia de 600m, voltei lá e instalei os radomes de volta e para minha surpresa a latencia em curta distancia melhorou muito, e passou a existir somente acima dos 1500m.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Quando comprei as minhas já vieram com o radome, mas quando instalei removi, mas existia já em operação uma estação a 100m que ficava nas costas destas duas antenas, a latencia na rede era bem alta mesmo em distancia de 600m, voltei lá e instalei os radomes de volta e para minha surpresa a latencia em curta distancia melhorou muito, e passou a existir somente acima dos 1500m.
    Interessante, nunca ouvi falar deste radome.

    Talvez até já vi mas não sabia o nome.

    Alguem sabe onde comprar, preço médio e tem fotos deste radome?

  7. #7

    Padrão

    pesnei que fossem só para evitar sujeira e ninho de passaros que poderia diminuir o ganho. em antenas grandes.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    pesnei que fossem só para evitar sujeira e ninho de passaros que poderia diminuir o ganho. em antenas grandes.
    Pelo que está no link que postei deveria ser só para isso mesmo.
    Mas parece que alguns fabricantes melhoraram alguns detalhes a mais para conseguir mais desempenho. Como este tubo que é fixado na parábola.
    Veja esta da Pluton. Ela na verdade é uma parábola, mais um tubo. Isto deve desenhar o lobulo de radiação mais estreito e consequentemente evitar mais interferências laterais.
    Creio que esta de Pluton, com ou sem a proteção da frente o desempenho é o mesmo. Sem a proteção mas não sem o tubo.
    A proteção é só para proteção mesmo, pois é um material plasticoO que deve mandar aí é o desenho do tubo, que é diferente de uma parábola. Veja que no fundo do tubo tem uma parábola, e as paredes laterais do tubo vão ajudar a eliminar interferencia.
    Veja que na descrição ela pode ser fixado o radome que é todo aquele conjunto de tubo metálico+ proteção plástica, ou então ela pode ser adquirida só a parábola.

    ANTENAS PLUTON - FONE 19-21050400

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    cara, o radome tem 3 putas funçoes,
    função 1 - BAIXAR RUIDO
    função 2 - PROTEÇÃO de avarias do tipo, granizo, (grave problema da zirok), caso um tecnico esbarre e entorte o alimentador
    e por ultimo mas nao menos importante
    função 3 - AERODINAMICA , miminuindo o arrasto do vento e vibraçoes q possa tirar teu enlace de longa distancia...


    onde comprar eu nao sei, mas estou procurando pra hiperlink... é bom pode adesivar o randome e fazer até propaganda!!! fica legal, ajuda querendo ou nao...

  11. #11

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Voltando ao assunto, alguem sabe se existe radome também para antenas painel setorial?

  12. #12

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Voltando ao assunto, alguem sabe se existe radome também para antenas painel setorial?
    Não teria sentido. Pois o radome como conhecemos nas parábolas tem o objetivo de proteção.
    Alguns fabricantes colocam um anel metálico para modificar um pouco mais o ângulo de abertura, talvêz dando um pequeno ganho adicional. Mas basicamente o radome surgiu como proteção.
    Já nas setoriais a proteção já está presente. Pois a capa na setorial já seria o "radome"

  13. #13

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não teria sentido. Pois o radome como conhecemos nas parábolas tem o objetivo de proteção.
    Alguns fabricantes colocam um anel metálico para modificar um pouco mais o ângulo de abertura, talvêz dando um pequeno ganho adicional. Mas basicamente o radome surgiu como proteção.
    Já nas setoriais a proteção já está presente. Pois a capa na setorial já seria o "radome"
    E com objetivo de atenuar sinais vindos das costas? Isto já foi discutido em outros tópicos, mas nenhum foi concluído com alguma possível solução.

  14. #14

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Voltando ao assunto, alguem sabe se existe radome também para antenas painel setorial?
    amigo
    A WANT.. EMPRESACHINESA VENDE este radome prapainel.. tipo hyperlink..feito de frp.. un tipo de fibra misturado com plastigo e vidro,... e vendido em kilomentros... como se fosse cano .. na verdade é um perfil.. maiores informações Radome da antena de FRP-alibaba.com

  15. #15

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Pelo que vejo o pessoa tá confundindo o radome com o shield. Em antenas setoriais, o radome já está incorporado e serve apenas para a proteção dos dipolos e/ou circuitos irradiantes.

    Em antenas direcionais, geralmente utilizada em antenas de altas frequências, o radome é apenas uma capa que protege o alimentador e ajuda no coeficiente de arrasto. O Shield, que o amigo mpsnet citou, é como se fosse mesmo um pedaço de cano, colocado entre o refletor e o radome, onde na sua parte interna é forrado com um material absorvente de RF, e tem como objetivo aumentar a diretividade da antena, e consequentemente, eliminar alguns ruídos...

    Lembrando que o radome deve ser muito bem planejado, com materiais e espessura correta em relação ao comprimento de onda, para que a refração desse material seja máxima...

    Abraços,

  16. #16

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Mandou bem TSM, também conheço radome apenas como material de proteção. Em antenas tipo parabólica, usamos no alimentador para evitar a umidade e proteção física, sem interferir na propagação do sinal.
    Na falta de radomes prontos, fizemos usando como material o ACETATO, que pode ser recortado com uma simples tesoura.

  17. #17

    Padrão 100%

    FUNCIONA 100% AQUI FECHAMOS ENLACE COM ESSA ANTENA COM RADOME 71KM COM 35MB FULL RB433AH XR5

  18. #18

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    olha fechamos um link com essas pluton que pagamos cara (bem na epoca que saiu), claro que as antenas eram de 29 dbi se não me engano, mas perdeu em nivel de sinal para a oiw 33 dp,
    agora em se tratando de qualidade de sinal, ruidos, etc, etc pode ser que fica melhor mesmo. eu imagino que o radome deve bloquear isso um pouco, as antenas da andrew geralmente ja vem com isso. agora ruidos das costas deve ficar o mesmo, se acaso proteger, é os laterais, deixando o link mais fechado/linear.

    na flytec tem radome para a rocket-disk, no caso igual a Hyper/Oiw de 29 dbi.

    só falta achar alguem para comprar um par para min testar

  19. #19

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Eu vi na flytec tbm este radome para rocket dish, como eu queria morar la pertinho...

    O ruim é que deve ser um trambolho...!!

    Mas valeria a pena testar!

  20. #20

    Padrão re: Radome para antenas, alguém usa?

    Como o Eng° Renan S. Antoniolli disse serve para proteção do dipolo e com experiência própria instalamos radome em um enlace:
    Resultados: alem de proteção ao dipolo em relação a pássaros e sujeiras e técnicos despercebidos ou co medo de altura o mesmo teve um bom desempenho em dias com chuvas intensas, ou seja, aquela queda de sinal em um dos lados quando havia chuvas torrenciais acabou nada mais que isso.