Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Boa noite pessoal,

    Fechamos um link de 25Km usando antenas Pluton 33db e RB433 c/ cartões R52H.
    O link fechou, os clientes já estão usando, mas não fiquei muito satisfeito com o resultado.

    Eu gostaria que se possível o pessoal mais experiente me ajudasse com dicas de configurações ou até mesmo dicas para melhorar a instalação física.

    O sinal acredito que ficou dentro do esperado, porém os itens que não fiquei satisfeito foram: Banda passante, CCQ e talves ACK (apesar da distância).

    Nas imagens em anexo demonstro o resultado obtido.

    Agradeço muito a quem puder ajudar !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	15293Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Depois.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	59,6 KB
ID:      	15294Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Banda.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	15295
    Última edição por gustavo_marcon; 21-10-2010 às 00:09.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Fechamos um link de 25Km usando antenas Pluton 33db e RB433 c/ cartões R52H.
    O link fechou, os clientes já estão usando, mas não fiquei muito satisfeito com o resultado.

    Eu gostaria que se possível o pessoal mais experiente me ajudasse com dicas de configurações ou até mesmo dicas para melhorar a instalação física.

    O sinal acredito que ficou dentro do esperado, porém os itens que não fiquei satisfeito foram: Banda passante, CCQ e talves ACK (apesar da distância).

    Nas imagens em anexo demonstro o resultado obtido.

    Agradeço muito a quem puder ajudar !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	15293Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Depois.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	59,6 KB
ID:      	15294Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Banda.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	15295
    Pra que eu possa lhe ajudar, preciso estudar o link amigo.
    manda por e-mail os pontos e alturas das antenas que faço um estudo mais profissional do seu link.
    as vezes um detalhe faz a diferença.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Pra que eu possa lhe ajudar, preciso estudar o link amigo.
    manda por e-mail os pontos e alturas das antenas que faço um estudo mais profissional do seu link.
    as vezes um detalhe faz a diferença.
    Abraço.
    Amigo, obrigado pela resposta.
    Seguem as coordenadas e um estudo que fiz com o radio mobile, mas não tenho muita habilidade com ele.

    Ponto A : 13 49'35'' S / 55 42'06''W
    Ponto B : 13 40'45'' S / 55 31'59''W

    Obs: No rádio mobile eu havia configurado antenas de ganho de 33db, no caso chamei de OIW mas foram as Pluton também de 33db, e o cartão eu havia colocado o XR5 e usei o R52H, mas o objetivo ali era só analisar a visada, que parece ótima, acredito que com o equipamento que usei o resultado teria que ser melhor.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RadioMobileLink.JPG
Visualizações:	383
Tamanho: 	64,2 KB
ID:      	15297

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Amigo, obrigado pela resposta.
    Seguem as coordenadas e um estudo que fiz com o radio mobile, mas não tenho muita habilidade com ele.

    Ponto A : 13 49'35'' S / 55 42'06''W
    Ponto B : 13 40'45'' S / 55 31'59''W

    Obs: No rádio mobile eu havia configurado antenas de ganho de 33db, no caso chamei de OIW mas foram as Pluton também de 33db, e o cartão eu havia colocado o XR5 e usei o R52H, mas o objetivo ali era só analisar a visada, que parece ótima, acredito que com o equipamento que usei o resultado teria que ser melhor.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RadioMobileLink.JPG
Visualizações:	383
Tamanho: 	64,2 KB
ID:      	15297

    Bom Dia, conforme sua solicitação, segue estudo em anexo.
    O que vejo pela imagem que gerei, é que é possivel o link em 5.8ghz sim , porem o ideal seriam torres de 40m nos dois pontos.
    Nestas torres eu colocaria Rocket M5 + Rocket dish de 34dbi pra garantir um ótimo sinal.
    Nessa configuração , configurando corretamente os equipamentos, para maxima performance, voce chegará perto dos 100mb full ,ok.
    ptp 5.8ghz rocket m5 torres 35m.JPG - 4shared.com - photo sharing - download image

    Gerei o grafico "usando" pro calculo primario torres de 35m em cada site.
    Abraço.
    Caso tenha sido útil essa informação , adicione a minha reputação uma estrela ok.assim posso ajudar mais pessoas como ajudei você.
    obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Amigo, mas tenho mais que 40m... As torres são de 60m em cada lado...

    Penso ser melhor, estou errado?

    Ah, e lembrando que eu escrevi no primeiro post que o link já está fechado, ok?

    Pelas respostas me pareceu que foi recomendado equipamentos e alturas de torres, como se nós ainda estivessemos estudando o projeto para fechar este link.
    Última edição por gustavo_marcon; 21-10-2010 às 11:24.

  6. #6

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Acho que isso é apenas questão de:

    *Configuração
    *Cabos
    *PigTail's

    Algo do genero! (fico com a primeira opção)

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Amigo, mas tenho mais que 40m... As torres são de 60m em cada lado...

    Penso ser melhor, estou errado?

    Ah, e lembrando que eu escrevi no primeiro post que o link já está fechado, ok?

    Pelas respostas me pareceu que foi recomendado equipamentos e alturas de torres, como se nós ainda estivessemos estudando o projeto para fechar este link.
    Só pra vc ter idéia, tens links em que se aumenta a antena 1 metro na torre e o sinal sobe de -68 pra -55.
    Entendo seu caso, e pergunto:
    1- Qual a configuração de cabos que está nos locais? marca modelo / tamanho dos cabos/pigtails
    2- Qual a potencia dos equipamentos ? qual a potencia real que esta sendo irradiada?
    3- link fechado nao quer dizer que o link está 100%. tente revisar os canais e potencia usada nos equipamentos amigo.

  8. #8

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Sim, link fechado não significa link 100%, por isso abri o tópico.
    Quanto a aumentar a antena e o sinal melhorar, também sei, por isso estranhei quando vc disse que o ideal seriam torres de 40m, quando na verdade eu coloquei no desenho do rádio mobile torres de 60m em cada lado.

    Mas vamos lá:
    os pigtais são aqueles padrão do r52h. os cabos são lmr400 de uns 50cm.
    deixei os cartões em potência default (se não me engano é 24dbm).
    a potência real eu não sei como faço para ter este dado.


    agora, quanto a revisar os canais, isso sim, eu penso que pode melhorar, pois eu não mexi em canais.
    mas não sei exatamente o que pode influenciar, pois é uma área de fazenda, não tem mais nenhuma rede por perto.

    Obrigado !

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Sim, link fechado não significa link 100%, por isso abri o tópico.
    Quanto a aumentar a antena e o sinal melhorar, também sei, por isso estranhei quando vc disse que o ideal seriam torres de 40m, quando na verdade eu coloquei no desenho do rádio mobile torres de 60m em cada lado.

    Mas vamos lá:
    os pigtais são aqueles padrão do r52h. os cabos são lmr400 de uns 50cm.
    deixei os cartões em potência default (se não me engano é 24dbm).
    a potência real eu não sei como faço para ter este dado.


    agora, quanto a revisar os canais, isso sim, eu penso que pode melhorar, pois eu não mexi em canais.
    mas não sei exatamente o que pode influenciar, pois é uma área de fazenda, não tem mais nenhuma rede por perto.

    Obrigado !
    Opa!!! blz, estas usando cabos bons, pigtail correto, tamanho de cabo correto.
    Quanto as torres, o mini mo recomendado pro enlace seria 40m. se tens 60tá ótimO!!!!

    Até ae tudo certo! to meio com receio nessa potencia que comentasse.
    Tenta dois testes basicos que se faz pra enlaces assim> 1 troca de canais e teste de banda. começa com canais baixo e sobe de 10 em 10mhz.
    depois testa com potencia baixa 15dbm ou 18dbm. (nos dois cartoes).
    se confirmas que o alinhamento está 100%, então é mais algum detalhe.
    Se precisar de acesso remoto as rbs me avisa que a partir das 19:00 posso fazer isso pra vc.
    tem meu e-mail no contato,blz?
    abraço e boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Posso me intrometer um pouco. rsrsrsrs. (Desculpe-me meter ai Leandro)
    O sinal daria para ser melhor, com essas antenas esses cartões e a visada, acho daria para fechar com uns -55.
    Uma coisa q percebi pelas imagens foi q as versões q está usando 3.10 e 4.5 do Routeros.
    Foi dificil conseguir fazer enlaces com a versão 4.X estaveis, e são muitas configurações chatas,
    todo mundo q conheço ta tendo dificuldades em enlaces com a versão 4.X, fica desse jeito q ta o seu, CCQ variando demais.
    Recomendaria Fazer o Donwgrade da 4.5 para a 3.30 e atualizar a 3.10 para a 3.30.
    Outra coisa, falou q seu ACK está ruim, isso indica q não esta usando o NSTREAM,
    ativando-o irá ter grande melhora no link.
    Espero ter ajudado.

    Att;
    Pedro Henrique
    BkpNet - Provedor Wireless

  11. #11

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Blza. Obrigado pelas respostas amigo.

    Hoje não poderei fazer os testes pois este link está em produção e ele parte de uma torre que é repetidora e fica a 60km daqui, então vou evitar mexer até que eu vá até a torre que tem o rádio que está em ap-bridge.

    Acho que ainda esta semana conseguirei fazer isso, dai posto os resultados aqui.

    Obrigado !

  12. #12

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Posso me intrometer um pouco. rsrsrsrs. (Desculpe-me meter ai Leandro)
    O sinal daria para ser melhor, com essas antenas esses cartões e a visada, acho daria para fechar com uns -55.
    Uma coisa q percebi pelas imagens foi q as versões q está usando 3.10 e 4.5 do Routeros.
    Foi dificil conseguir fazer enlaces com a versão 4.X estaveis, e são muitas configurações chatas,
    todo mundo q conheço ta tendo dificuldades em enlaces com a versão 4.X, fica desse jeito q ta o seu, CCQ variando demais.
    Recomendaria Fazer o Donwgrade da 4.5 para a 3.30 e atualizar a 3.10 para a 3.30.
    Outra coisa, falou q seu ACK está ruim, isso indica q não esta usando o NSTREAM,
    ativando-o irá ter grande melhora no link.
    Espero ter ajudado.

    Att;
    Pedro Henrique
    BkpNet - Provedor Wireless
    Pois é. Na verdade a Rb que está em modo AP é uma RB 433, já a RB que está como cliente é uma RB 411 que quando compramos veio com uma licença meio restrita, dai para inserir a chave da licença nível 4 o pessoal da Mikrotik Brasil me recomendou a fazer o upgrade para a versão 4.5.

    Se eu fizer o downgrade, vai mudar alguma coisa em relação a licença? Posso perdê-la?


    Obrigado !

  13. #13

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Pela logica não, ja fiz esse processo centenas de vezes e até agora numca me deu problema

  14. #14

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Pela logica não, ja fiz esse processo centenas de vezes e até agora numca me deu problema
    Blza, vou testar isso também. Obrigado !

  15. #15

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pois é. Na verdade a Rb que está em modo AP é uma RB 433, já a RB que está como cliente é uma RB 411 que quando compramos veio com uma licença meio restrita, dai para inserir a chave da licença nível 4 o pessoal da Mikrotik Brasil me recomendou a fazer o upgrade para a versão 4.5.

    Se eu fizer o downgrade, vai mudar alguma coisa em relação a licença? Posso perdê-la?


    Obrigado !

    Uso versão 5Beta, e super esatavel 43KM! -53 variando pra -57!
    não CCQ Variando de 98% á 100%. postarei as fotos já já!

    Acho que pode atualiza pra versão que estiver estavel no momento acho que é 4.10.

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Blza. Obrigado pelas respostas amigo.

    Hoje não poderei fazer os testes pois este link está em produção e ele parte de uma torre que é repetidora e fica a 60km daqui, então vou evitar mexer até que eu vá até a torre que tem o rádio que está em ap-bridge.

    Acho que ainda esta semana conseguirei fazer isso, dai posto os resultados aqui.

    Obrigado !
    blz!!! o importante é ficar tudo 100% .
    pedrosampaio, todas as opinioes são bemvindas amigo. tá tranquilo,ok.
    abraço.

  17. #17

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Pessoal, amanhã irei até lá e ativarei o nstreme e farei os demais testes, mas já adianto que hoje acessei a Rb que está como Ap e setei para um canal mais alto e já de cara o link melhorou mto. Tanto o CCQ como sinal e banda que passa (chegou marcar 17MB).
    Isso que troquei só na ponta que está como AP, na outra continua no canal 5180.
    Alguém sabe me dizer se o lado cliente se adapta automaticamente ao lado ap, ou não??
    Pois se ela não se adapta e já tive essa melhora, quando configurar no outro lado provavelmente vai ficar melhor ainda.


    Valeu !

  18. #18

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Não precisa mudar o canal no cliente, importa somente a do AP

  19. #19

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    minha duvida e parecida com a do meu colega,
    preciso fexar um link com 75km aberto,
    comprei as Antenas Pluton 5,8GHz Parábola 42 dBi PTX 36-58D dupla polarizaçao.
    gostaria de saber na sua opiniao para usar com essa antena ficaria melhor com Xr5 600w +rb433ah
    (com NStream), ou ubiquiti rocket M5? o link de 50 megas adsl (estou siente q vou ter uma ceta perca).
    mas para esse link nessa distansia qual material e mais recomendado?
    desde ja agradeço a quem poder ajudar. abraço...

  20. #20

    Padrão Re: Melhorar link de 25km - RB433 + Pluton + R52H

    Eu recomendo um Par de Rocket M5 com antenas Dish de 34 Db, vai te dar muito menas dor de cabeça,
    Essas antenas da Pluton são fracas demais, eu pelo menos não gosto desse modelo.

    Eh considerando q quer passar uma alta quantidade de dados e melhor o Rocket mesmo

    Att;
    Pedro Henrique