Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    No Nano por exemplo, o bom é que ele esteja PERFEITAMENTE EM PÉ. Você pode aponter ele mais pra cima e mais pra baixo, na direçao da POP, só que digamos que você colocou sinal vertical, mas dai coloca o nano caido 5º pro lado, a onda vai sair meio torta do Nano saca. Claro que sinal pega, mas quando mais torto ele tive, pior vai ficar a recepção. Tipo, você poderia por exemplo, para fazer um PTP onde ja tenha muita gente com polaridade vertical e horizontal em vários canais, instalar 2 antenas direcionais tortas em 45º cada uma, tu vai passar melhor no meio das outras ondas verticais e horozintais das antenas "retinhas", mas as suas 2 pontas deverão estar os mesmo 45º tortas, pro enviar e receber a onda no mesmo sentido.
    Muito bom,, aprendi mais uma,, vai ganhar uma estrelinha. E quanto a outras antenas, essa regra é valida também?? Tipo eu já vi antenas da aquário que ficam meio torta, eu mesmo devo ter algumas assim, meio que pendida é devido a usar apenas um mordente em cano meio mole.

  2. #22

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Muito bom,, aprendi mais uma,, vai ganhar uma estrelinha. E quanto a outras antenas, essa regra é valida também?? Tipo eu já vi antenas da aquário que ficam meio torta, eu mesmo devo ter algumas assim, meio que pendida é devido a usar apenas um mordente em cano meio mole.
    Não sei que antena é essa que você está falando, mas tem que ver o refletor e o alimentador. O refletor de disco por exemplo não é algo a se preocupar, lógico, pois é redondo a naba. Mas as vezes o alimentador tem uma indicação para alinhar. As OIW por exemplo, as vezes tem uma flecinha na ponta, a qual você aponta perfeitamente para cima (ou perfeitamente para baixo) para uma polaridade, ou perfeitamente para a esquerda (ou para a direita, tanto faz) para outra polaridade.

    Essa da aquário que voce fala em específico, é um caso a se analisar. Se ela é "torta de fábrica", talvez o engenheiro tenha feito o projeto tanto do refletor quando do alimentador dela pra ser assim, mas não vi nenhuma assim.

  3. #23
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Não amigo, a aquário é uma antena de grade vazada, o alimentador e o refletor ficam na posição que a gente escolhe, horizontal ou vertical, se ficar na vertical como voce citou então os raios dela teriam que ficar bem no prumo, mas se a gente se descuidar na hora de instalar e apertar demais ela dá uma pendida e fica meio inclinada, foi isso que me referi acima.

  4. #24

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    o que eu posso dizer que não troco Nano, por nanobridge, as airgrids são melhores de sinal porem ficam no mimo 1x1.

    se for analizar pelo parte teórica o nano sim sofreria mais interferencia pelo angulo de abertura.

    agora quem jah testou na pratica, vc pode virar uma antena de grade 180 graus fora da repetidora, ou seja ficaria de costas para a repetidora, e der um scan vai pegar um sinal bom da repetidora, nenhum equipamento consegue ter uma boa vedação em relação frente, costa e lateral.

    eu instalo 80% NanoStation e até o momento não tenho problemas com eles, eu tenho bastante problema com grade mais AP de plástico e Esses Kozumi que tem antena H e V operando ao mesmo tempo e estão consorciado com NanoStation nas mesmas Células.

  5. #25
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Exclamation Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    o que eu posso dizer que não troco Nano, por nanobridge, as airgrids são melhores de sinal porem ficam no mimo 1x1.

    se for analizar pelo parte teórica o nano sim sofreria mais interferencia pelo angulo de abertura.

    agora quem jah testou na pratica, vc pode virar uma antena de grade 180 graus fora da repetidora, ou seja ficaria de costas para a repetidora, e der um scan vai pegar um sinal bom da repetidora, nenhum equipamento consegue ter uma boa vedação em relação frente, costa e lateral.

    eu instalo 80% NanoStation e até o momento não tenho problemas com eles, eu tenho bastante problema com grade mais AP de plástico e Esses Kozumi que tem antena H e V operando ao mesmo tempo e estão consorciado com NanoStation nas mesmas Células.
    Pedindo licença para contestar por EXPERIÊNCIA PRÓPRIA:
    As NANOBRIDGE M2 ou M5 são MIMO 2x2 eu uso assim e as especificações tambem dizem a mesma coisa.
    As NanoBridge M2 ou M5 tem maior diretividade e alcançe que as NanoStation.
    Última edição por pkmc; 09-11-2010 às 23:30.

  6. #26

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Não amigo, a aquário é uma antena de grade vazada, o alimentador e o refletor ficam na posição que a gente escolhe, horizontal ou vertical, se ficar na vertical como voce citou então os raios dela teriam que ficar bem no prumo, mas se a gente se descuidar na hora de instalar e apertar demais ela dá uma pendida e fica meio inclinada, foi isso que me referi acima.
    Ah sim! Aquelas gradeadas da aquario normais.
    Outro problema as vezes é com estaio também. Não é muito facil você colocar um ferro de uns 2 metros, parafuzar a antena e depois puxar os estaios e deixar o ferro no prumo. Sinceramente, nem eu cuido muito disso, mas sei que deveria, hehehe.

    Mas eu falo pelo pouco que estudei, tem gente aqui no fórum que vai te dar muito mais detalhes técnicos a respeito. Outra coisa que ouvi um Engenheiro falar, é que sinal refletivo sempre "entorta" também, por isso que as vezes mesmo tendo só uns 20% da zona de fresnel obstruida, você consegue um sinal bom, mas acaba com um CCQ baixo. Não sei ao certo a veracidade disso, até por que não entendo direito o que da na cabeça dessas tais de particulas elétricas que ficam correndo pelo ár atraz de uma tal onda magnética.

    Por exemplo, uma antena abre o sinal horizontalmente mesmo que seja só 10º, a uma certa distancia ela pode bater na parede de um prédio mais alto pelo meio do caminho, ou até mesmo árvore (mesmo que esse obstáculo esteja fora da zona de fresnel), e esse "obstáculo" vai refletir o sinal, mas essa reflexão vai "entortar" a onda, que chegar na outra ponta com a polaridade um pouco doferente. Bom, mas mesmo que ela chegue tortinha, ela chega, então em certas instalações, mudar a antena um metro pra la ou pra cá pode dar diferença no sinal por ser uma zona de maior concentração de ondas refletidas. É onde a maior quantidade de ondas refletidas com maior qualidade está chegando, e não somente a onda que vem pelo caminho certo dela.
    Última edição por inquiery; 09-11-2010 às 23:48.

  7. #27
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Pedindo licença para contestar por EXPERIÊNCIA PRÓPRIA:
    As NANOBRIDGE M2 ou M5 são MIMO 2x2 eu uso assim e as especificações tambem dizem a mesma coisa.
    As NanoBridge M2 ou M5 tem maior diretividade e alcançe que as NanoStation.
    Opa,, seja bem PKMC, aguardo sua opinião sobro o tópico em questão.

  8. #28

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    o que eu posso dizer que não troco Nano, por nanobridge, as airgrids são melhores de sinal porem ficam no mimo 1x1.

    se for analizar pelo parte teórica o nano sim sofreria mais interferencia pelo angulo de abertura.

    agora quem jah testou na pratica, vc pode virar uma antena de grade 180 graus fora da repetidora, ou seja ficaria de costas para a repetidora, e der um scan vai pegar um sinal bom da repetidora, nenhum equipamento consegue ter uma boa vedação em relação frente, costa e lateral.

    eu instalo 80% NanoStation e até o momento não tenho problemas com eles, eu tenho bastante problema com grade mais AP de plástico e Esses Kozumi que tem antena H e V operando ao mesmo tempo e estão consorciado com NanoStation nas mesmas Células.
    Você acha o nano bom, um dia você faça um teste pratico colocando uma grade com bullet ao lado do nano ou tirando um ap de plástico da antena e colocando o bullet. E toda marca ou equipamento tem relação frente/costas horizontal/vertical que é dado em % de regeição. Por isso que tem antena de 40 e antena de 120 reais. O ideal seria antena de disco no cliente más agente tem que trabalhar com um custo/Beneficio rs.
    Última edição por izaufernandes; 09-11-2010 às 23:50.

  9. #29

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    o que eu posso dizer que não troco Nano, por nanobridge, as airgrids são melhores de sinal porem ficam no mimo 1x1.

    se for analizar pelo parte teórica o nano sim sofreria mais interferencia pelo angulo de abertura.

    agora quem jah testou na pratica, vc pode virar uma antena de grade 180 graus fora da repetidora, ou seja ficaria de costas para a repetidora, e der um scan vai pegar um sinal bom da repetidora, nenhum equipamento consegue ter uma boa vedação em relação frente, costa e lateral.

    eu instalo 80% NanoStation e até o momento não tenho problemas com eles, eu tenho bastante problema com grade mais AP de plástico e Esses Kozumi que tem antena H e V operando ao mesmo tempo e estão consorciado com NanoStation nas mesmas Células.
    Ola gznatta00.

    Esclaresse pra mim:

    Você não troca NanoStation por NanoBridge, ou não tropa NanoStation por AirGrid? (não sei se ta havendo desencontro de informação, mas quando a gente fala somente "Nano", estamos falando de NanoStation).

    No caso dessa relação frente-costas, não é la grande preocupação. Pois pensa só: será que tem 50 antena alinha uma atraz da outra tudo apontando pra POP? Acho que isso não existe, então esse não é lá o maior problema, porém, as NanoBridge, por terem a parábola fechada, sobrem uma menor inteferencia dos sinais que vem detraz, e das laterais trazeiras também.

    Os problemas com antenas de grade+AP são gerados por inúmeras razoes. Muitas vezes você compra um pigtail novinho e ele ja vem estragado, e a primeira vista você não enxerga que ta com problema. As vezes a própria antena vem com os dípolis estragados e não pegam sinal direito, as vezes os conectores das antenas não estão bem soldados, e o sinal que passa, passa por "indução" (sei lá eu) e não pelo cabeamento, gerando um sinal fraco. Dai você desconfia de muita coisas, e diz pra si mesmo "mas a antena ta boa, ta pegando sinal", porém, ela ta pegando, mas ta atenuando metade do mesmo. Os APzinhos de "plastico" que você chama, alguns dão muito problema pelo simples fato de esquentar demais, um simples dicipador as vezes melhorá o desempenho. As vezes, quando você usa PoE, e coloca lá o cabo de rede direitinho, funciona tudo, o radio liga, você acessa ele normalmente no comptador, configura, reconfigura e nada, sinal sempre ruim... pega e coloca a fonte direto no AP pra ve, muitas vezes o sinal vai lá em cima por esse simples fato, pois o cabo de rede pode estar gerando uma resistencia omnica muito grande e a tenção chegar fraca no rádio, o suficiente para ligar ele, mas não o suficiente para ele fazer o trabalho de TX e RX corretamente, o que acaba "pegando" e "gerando" um sinal fraco.

    Vocês não vão acreditar, mas ja consegui melhorar o sinal de uma antena pelo simples fato de pegar a plug da tomada do PoE (tomada de 2 pinos) e inverter na tomada. A maioria das pessoas compram aqueles estabilizadores baratinhos para ligar o computador, e incrivelmente, muitas instalações elétricas são feitas com os fios neutro e fase invertido. Nesses casos, com os estabilizadores que possuem transformadores do tipo auto transformador, se o fase e o neutro estiverem invertido, o estabilizador larga um fase de 110v no terra. O que acontece? Entre a saida do fase e do terra (na saida do estabilizador) gera uma tensão de 220v, e entre o neutro e o terra (que deveria ser 0 a tensão, ou algo muito próximo a 0), da 110v.

  10. #30
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Caro Almirgas creio que expressei minha opinião ao dizer que "As NanoBridge M2 ou M5 tem maior diretividade e alcançe que as NanoStation." Se tem maior diretividade sujam menos o espectro e tem uma relação frente costas muito alta por ser DISCO, e por tanto tem uma eficiência bem maior !

    A disposição para maiores esclarecimentos !

  11. #31
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Ok, PKMC, entendi a tua explicação e grato pela participação.

  12. #32

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Pedindo licença para contestar por EXPERIÊNCIA PRÓPRIA:
    As NANOBRIDGE M2 ou M5 são MIMO 2x2 eu uso assim e as especificações tambem dizem a mesma coisa.
    As NanoBridge M2 ou M5 tem maior diretividade e alcançe que as NanoStation.
    Com certeza, e para tirar qualquer dúvida, é bom esse comparativo de CPE's airmax no site da ubiquiti:

    http://www.ubnt.com/downloads/airmax_comparison.pdf

    Muito interessante e esclarecedor. Comparem a diretividade do nano bridge e air grid com os nanos.

  13. #33

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Eu também parei de usar nano em cliente. Estou começando a usar bullet + grade de 25. Depois que instalei o primeiro achei a melhor coisa do mundo, sinal no talo a 1,5 km.

  14. #34

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Eu também parei de usar nano em cliente. Estou começando a usar bullet + grade de 25. Depois que instalei o primeiro achei a melhor coisa do mundo, sinal no talo a 1,5 km.

    Quanto custa pra você uma instalação completa de um cliente com bullet + grade + cabos + haste?

  15. #35
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Eu também parei de usar nano em cliente. Estou começando a usar bullet + grade de 25. Depois que instalei o primeiro achei a melhor coisa do mundo, sinal no talo a 1,5 km.
    Nesse caso NanoBridge alem de ficar mais barato para a instalação no cliente aperformance deve ser bem maior, e estéticamente bem mais profissional !

  16. #36

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Sim, é verdade. E torna-se pior pois uma antena patch (interna) jamais vai competir com uma antena externa mais elaborada.



    Ambos emitem sinal, já que a comunicação é duplex (vai e volta).
    isso é verdade
    o que eu quis dizer, mas acabei nao completando.
    o ap cliente envia sinal em menor proporcao, praticamente nao gera interferencia
    contudo o ap cliente recebe uma boa porção de interferencia, devido a abertura de sua antena.

    a melhor alternativa para evitar dores de cabeca continua sendo pequenas celulas e baixa potencia.
    a melhor cpe para essa alternativa: nano loco M5 - bom e barato

  17. #37

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Nesse caso NanoBridge alem de ficar mais barato para a instalação no cliente aperformance deve ser bem maior, e estéticamente bem mais profissional !
    Existe nanobridge 2?

  18. #38

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Quanto custa pra você uma instalação completa de um cliente com bullet + grade + cabos + haste?
    Haste: R$ 12,00
    Bullet: R$ 130,00
    Fonte: R$ 17,00
    Cabo: +/- R$ 15,00
    Grade: R$ 59,00

    = R$ 233,00

  19. #39

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    Se estivermos falando de um POP 100% Airmax a conversa é diferente.
    O Airmax é TDMA, cada cliente tem um tempo para "conversar". Então cliente próximos, conectados ao mesmo AP, não vão se interferir porque cada um transmite no seu tempo.

    Agora se não for Airmax, esquece, não funciona. Vira uma zona.

  20. #40

    Padrão Re: Nano station poderá causar poluição devido a abertura de 60º

    É o que tô falando..
    Ví agora que tem nanobridge 2 porémmm....

    Minha base não é Mimo..

    E aí?

    Nanobridge com o mimo desativado funciona tão bem quanto bullet + grade de 25 ??