Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Olá pessoal.

    - Estou batalhando contra um probleminha aqui na rede, onde rodo um hotspot.

    Acontece que quando eu ativo um cliente no Bindings, muitas paginas não carregam como o (google, youtube, globo etc.) isso acontece até pra minha rede interna.

    - Mais ai surge outro problema, quando desativo este cliente do Bindings e faço a remoção de cookies para que ele autentique novamente, na hora de abrir o navegador e puxar a página de login, ele da pagina não exibida.
    É como se ele não encontrasse o gateway, mais chega a puxar o dominio de autenticação do hotspot, login.provedor.com

    - Só consigo fazer ele voltar a funcionar novamente quando (desativo) e (ativo) o IP dele no Ip>address. E mesmo assim alguns não voltam e tenho que trocar a faixa de ip para ele voltar a navegar.


    No entanto, não sei se isso seria algum bug, e por isso gostaria de saber da opinião dos mikrotikers maníacos aqui do fórum se alguem ja passou por algo assim.

    Obs:
    - Deixei o Firewall praticamente só com o NAT e mesmo assim nada mudou;
    - Não estou usando cache do MK e nem paralelo;
    - Não estou usando Load Balance;
    - DNS padrão da operadora.


    Vlww

  2. #2

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Cara eu vi que você colocou login.provedor.com, já tentou setar diretamente pelo ip do mikrotik para ver se o problema ainda persiste ?

  3. #3

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Olá pessoal.

    - Estou batalhando contra um probleminha aqui na rede, onde rodo um hotspot.

    Acontece que quando eu ativo um cliente no Bindings, muitas paginas não carregam como o (google, youtube, globo etc.) isso acontece até pra minha rede interna.

    - Mais ai surge outro problema, quando desativo este cliente do Bindings e faço a remoção de cookies para que ele autentique novamente, na hora de abrir o navegador e puxar a página de login, ele da pagina não exibida.
    É como se ele não encontrasse o gateway, mais chega a puxar o dominio de autenticação do hotspot, login.provedor.com

    - Só consigo fazer ele voltar a funcionar novamente quando (desativo) e (ativo) o IP dele no Ip>address. E mesmo assim alguns não voltam e tenho que trocar a faixa de ip para ele voltar a navegar.


    No entanto, não sei se isso seria algum bug, e por isso gostaria de saber da opinião dos mikrotikers maníacos aqui do fórum se alguem ja passou por algo assim.

    Obs:
    - Deixei o Firewall praticamente só com o NAT e mesmo assim nada mudou;
    - Não estou usando cache do MK e nem paralelo;
    - Não estou usando Load Balance;
    - DNS padrão da operadora.


    Vlww
    versão não é, pelo menos as que eu ja configurei não tem isso não, dever outra coisa.

  4. #4

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara eu vi que você colocou login.provedor.com, já tentou setar diretamente pelo ip do mikrotik para ver se o problema ainda persiste ?
    Mesmo assim ele não encontra...geralmente só volta a cair na tela mudando a faixa de ip.

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    versão não é, pelo menos as que eu ja configurei não tem isso não, dever outra coisa.
    Você chegou a testar usuarios no binding? se sim, ficou do mesmo jeito a navegação?
    Na versão 2.9.27 eu tive um problema parecido que quando eu desativava o "Allow remote requests" do DNS ele não navegava...porém os autenticados no hotspot navegavam.

    Se eu ativasse acontecia o inverso....agora nessa versão nao aconteceu isso mais ainda esta estranho por não abrir as páginas corretamente.

  5. #5

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Mesmo assim ele não encontra...geralmente só volta a cair na tela mudando a faixa de ip.



    Você chegou a testar usuarios no binding? se sim, ficou do mesmo jeito a navegação?
    Na versão 2.9.27 eu tive um problema parecido que quando eu desativava o "Allow remote requests" do DNS ele não navegava...porém os autenticados no hotspot navegavam.

    Se eu ativasse acontecia o inverso....agora nessa versão nao aconteceu isso mais ainda esta estranho por não abrir as páginas corretamente.
    a opção de allow remote requests é para o cache de dns buscar no dns ip que vc cadastrou a tradução de nomes que ele não conhece e guardar no cache.
    Tenta por a versão 4.13.

  6. #6

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    a opção de allow remote requests é para o cache de dns buscar no dns ip que vc cadastrou a tradução de nomes que ele não conhece e guardar no cache.
    Tenta por a versão 4.13.
    Exato...mais mesmo ele estando desativado o certo seria ele carregar normalmente, pois ai ele consultaria direto a operadora.

    Então mais no changelog da 4.13 não teve mudança em relação a isso

    "What's new in 4.13 (2010-Nov-01 14:48):

    *) added USB power reset feature;
    *) added support for nv2 in wireless-nv2 package;
    "

    Ta fogo a coisa aqui...rede ta ocilando bastante, tem hora que o google não da nem sinal de vida. ¬¬'

  7. #7

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Uso a mesma versão 4.11, e quando adiciono o usuario em IP Binding em bypassed ele fica sem controle de banda. Será que pode ser da versão tambem?

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Vc esta usando dhcp na sua rede ?
    Se sim qual dns vc esta setando la em networks do dhcp ?
    Se for o dns da operadora, tentar usar o dns do proprio mk.
    Ex: se o gateay da sua rede for 192.168.1.1 coloca no dns allow request remote, e no ip dhcp server networks em dns o ip do gateway da rede (nao é gateway da net nao).

    Ja tie um caso parecido e resolvi assim oks.

    Se estiver meio confuso só falar que tento explicar melhor oks.


    Abraços e boa sorte

  9. #9

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por Squire Ver Post
    Uso a mesma versão 4.11, e quando adiciono o usuario em IP Binding em bypassed ele fica sem controle de banda. Será que pode ser da versão tambem?
    Neste caso você tem que add manualmente o queue deste mac com ip la no mk.

  10. #10

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Isso.. ajusto manualmente os queues, porem não funciona e o usuario fica com banda liberada.

  11. #11

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Vc esta usando dhcp na sua rede ?
    Se sim qual dns vc esta setando la em networks do dhcp ?
    Se for o dns da operadora, tentar usar o dns do proprio mk.
    Ex: se o gateay da sua rede for 192.168.1.1 coloca no dns allow request remote, e no ip dhcp server networks em dns o ip do gateway da rede (nao é gateway da net nao).

    Ja tie um caso parecido e resolvi assim oks.

    Se estiver meio confuso só falar que tento explicar melhor oks.

    Abraços e boa sorte
    Sim DHCP statico....em networks utilizo o IP do gateway de cada um, pois utilizo /30 aqui.

    Só não testei desta forma de setar o IP do MK no DNS usando o "Allow remoto requests". Vou testar pra ver se surge alguma diferença e posto aqui.

    Vlwww

    Citação Postado originalmente por Squire Ver Post
    Isso.. ajusto manualmente os queues, porem não funciona e o usuario fica com banda liberada.
    Então, quando você cria o controle de banda manualmente, você tem que arrastar o usuario la no queues para dentro do perfil do hotspot. Se ele não esta controlando é por que provavelmente ele esta fora.

  12. #12

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    deixa eu ver se entendi, o mesmo que usar a opção parent?

  13. #13

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por Squire Ver Post
    deixa eu ver se entendi, o mesmo que usar a opção parent?
    A regra dinamica do hotspot tem que estar sempre abaixo das estaticas senao ela vai a full.

  14. #14

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    estranho manda a queue que vc criou pra gente ver

  15. #15
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Gustavinho segue o print pra vc entender melhor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DNS.jpg
Visualizações:	121
Tamanho: 	129,5 KB
ID:      	17205  

  16. #16

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Gustavinho segue o print pra vc entender melhor.
    Olá Edson, sua config esta igual a minha....só que eu havia entendido que você tinha colocado ali onde esta os 2 DNS da operadora, o IP do seu mk como primário e o secundário o da operadora.

    Vou esperar a madrugada pra fazer testes, assim a rede fica mais tranquila pra testar....vlww pela atenção.

  17. #17
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Heheeh, Edvaldo kkkkkkkkkkkkk todo mundo confunde meu nome hauhaua

    Blz teste ai e diz depois.

    Na versao 4.11 eu notei um bug na wireless, estava montando um ponto a ponto de 17km, e percebi que quando o trafego aumentava o novel de sinal ficava totalmente doido, hora mostrava -20, -50 e por ai vai ate -96 mostrou.

    Abraços e boa sorte.

  18. #18

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    a opção de allow remote requests é para o cache de dns buscar no dns ip que vc cadastrou a tradução de nomes que ele não conhece e guardar no cache.
    Tenta por a versão 4.13.
    Equivoco: esta opção permite ou não os usuarios fazere buscas recursivas no seu DNS cache, caso ela seja desabilitada, impossibilitará os clientes que tiverem o endereço do mikrotik como servidor de DNS de fazerem a solicitação. Um erro comum é o cabra colocar o DHCP apontando o dns pra o mikrotik e depois não ativa essa regra, dai começam os erros.

    A 4.11 tb tem erros no PIM, multicast nela não rolou aqui. Já na 3.5 e 3.9 foi na boa!
    Última edição por int21; 03-12-2010 às 00:08.

  19. #19

    Unhappy Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Olá pessoal, efetuei mais alguns testes e até então ainda continua a mesma coisa.

    1 - Troquei o DNS primario da operadora para o do MK , continuou a mesma coisa.

    2 - Removi o DNS name do hotspot, deixando a tela de login vir com o endereço do MK e continuou a mesma coisa.

    3 - Removi quase todas as regras do firewall e mesma coisa.

    Ja estou pensando em fazer downgrade de versão pra ver se resolve, pois pelo changelog da 4.13 não tem nada relacionado a alterações.

    Abaixo um print de como esta a minha network, DNS, firewall filter.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print-exemplo.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	114,5 KB
ID:      	17444

  20. #20
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Mk v4.11 e HotSpot, bug?

    Gustavinho, posso esta comendo bola e me corrijam se eu estiver errado, olha a conf que vou posta e veja onde ta diferente da sua, aqui uso hotspot e ta rodando 100%, versão 5rc5.

    Veja ai e adeque a sua range de ips, essa esta correta, mais veja bem os detalhes que estao diferentes da sua oks.
    Agora se mesmo assim nao funcionar acho que pode trocar de versao.

    Abraços e boa sorte.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Conf.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	85,0 KB
ID:      	17445