Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Carregador

    Olá amigos, quem esteve no MUM 2010, acredito que deve ter visto a apresentação do Anderson Matozinhos, usando micro-setores. Nela ele mostrou um prototipo que me interessou muito, especialmente a solução eletrica, pois tenho problemas serios com variações muito intensas em algumas areas da cidade e gostaria de substituir o meu modelo de fornecimento de AC para DC. Portanto queria saber se alguém sabe onde posso encontrar aquele tipo de carregador que ele usou.

    Segue a foto em anexo.


    AbraçosClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Base.jpg
Visualizações:	765
Tamanho: 	133,5 KB
ID:      	17527

  2. #2

    Padrão Re: Carregador

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá amigos, quem esteve no MUM 2010, acredito que deve ter visto a apresentação do Anderson Matozinhos, usando micro-setores. Nela ele mostrou um prototipo que me interessou muito, especialmente a solução eletrica, pois tenho problemas serios com variações muito intensas em algumas areas da cidade e gostaria de substituir o meu modelo de fornecimento de AC para DC. Portanto queria saber se alguém sabe onde posso encontrar aquele tipo de carregador que ele usou.

    Segue a foto em anexo.


    AbraçosClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Base.jpg
Visualizações:	765
Tamanho: 	133,5 KB
ID:      	17527
    fonte de pc da certo!

  3. #3

    Padrão Re: Carregador

    Olá amigo Danilo! Obrigado por participar deste topico. Bom, eu não conheço muito de sistemas eletricos, por isso fui perguntar ontem em uma eletronica e me disseram que não seria possivel, a não ser que fizesse modificações. Eu até vi alguns modelos a venda no mercadolivre em fontes de PC. Se for possivel essa adaptação ou uso como voce falou e voce souber onde encontrar um esquema que possamos seguir eu agradeceria.

    Grato

    Isaac


    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    fonte de pc da certo!

  4. #4

    Padrão Re: Carregador

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá amigo Danilo! Obrigado por participar deste topico. Bom, eu não conheço muito de sistemas eletricos, por isso fui perguntar ontem em uma eletronica e me disseram que não seria possivel, a não ser que fizesse modificações. Eu até vi alguns modelos a venda no mercadolivre em fontes de PC. Se for possivel essa adaptação ou uso como voce falou e voce souber onde encontrar um esquema que possamos seguir eu agradeceria.

    Grato

    Isaac
    não lembro de cabeça como eu fis aqui uma ves para garregar uma bateria de carro. pegue um multimetro e olhe qual fio carrega em 12 volts, olhe a amperagem tbm pra essas baterias de 7a creio que uma saida com 2a carrega tranquilo. não tenho muita experiencia com eletrecidade mais ja tomei choques rsrsrs, mais ja fis e sei que funciona.

  5. #5

    Padrão Re: Carregador

    O amigo precisa de carredor flutuante, se colocar fonte de pc ligado direto, alguma coisa vai explodir, rsrs...

  6. #6

    Padrão Re: Carregador

    Foi o que o técnico me falou Rogerio. Por isso eu preciso de esquema ou de um fornecedor que tenha alguma igual a este modelo apresentado na foto, que creio que tenha um custo bem viável.

    Obrigado.


    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    O amigo precisa de carredor flutuante, se colocar fonte de pc ligado direto, alguma coisa vai explodir, rsrs...

  7. #7

    Padrão Re: Carregador

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    O amigo precisa de carredor flutuante, se colocar fonte de pc ligado direto, alguma coisa vai explodir, rsrs...
    explodir?? o meu nunca exlodiu não carrega muito bem por sinal. porque explodiria??
    não entendo bem de eletrica.

  8. #8

    Padrão Re: Carregador

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    explodir?? o meu nunca exlodiu não carrega muito bem por sinal. porque explodiria??
    não entendo bem de eletrica.
    Pois a bateria suporta ate 13.7v, na maioria, se passar disso sua bateria pode explodir ou perder a capacidade de carga, poe isso existem os carregadores flutuantes, para quando a bateria chegar a determinada voltagem ele desliga e religa novamente quando necessario, tudo automatico...

  9. #9

    Padrão Re: Carregador

    A tensão limite nas celulas varia conforme regime de carga (Ciclico, também conhecido como descarrega-carrega, ou flutuação, em que uma fonte de 13,4 a 13,8V fica ligado na bateria o tempo todo), conforme a pressão atmosférica e conforme a temperatura.

    "13,7V" ou "14,4V" são meros chutes para carga sob flutuação ou cíclica, por precaução pode reduzir 0,1 ou 0,2V já que esses valores são para temperaturas mais baixas que o normal no brasil (São pra 25ºC se não me engano, e isso não existe em 90% dos casos).

    No caso da RB750 ou 750G da foto, o consumo fica na casa dos 6W, portanto um carregador pra lá de simples, de 12W, resolve, seria só alterar uma fonte 12V 1A, ou de 15V 1A.

    Se quiser detalhes técnicos diga que equipamento quer alimentar (Usar fonte de PC pra uma bateria minuscula pra uma RB750 como na foto é um desperdício do tamanho do mundo....), que fontes dispõe pra alterar, e qual a corrente (Amperagem não existe, pelo amor de Deus....) da bateria que pretende usar.

    O que iria propor é fazer a carga em C10, também conhecido como carga lenta, 14 horas pra ter carga total numa bateria de chumbo-acido.

  10. #10

    Padrão Re: Carregador

    Amigo uso carregadores a 1 ano, não tem coisa melhor, se você manjar de eletronica você mesmo pode montalos com baixo custo, mais se você não manja ai é problema, algo pode explodir, ou pegar fogo.
    Indico a você um caregador de 5A testado e aprovado aqui, Force Line - Uma boa energia para você

    Aos que quiserem montar seus próprios carregadores, aguarde que colocarei um projeto detalhado, aqui no under em breve.

    Abraços a todos.

  11. #11

    Padrão Re: Carregador

    tbm to interessado, acompanhando!!!

  12. #12

    Padrão Re: Carregador

    Ola a todos,

    Já faz alguns anos que me dedico ao uso de energia DC em meus equipamentos já fiz inúmeras experiências mas sempre paro devido ao alto custo, trabalhei um longo período com segurança eletrônica “alarmes” e aproveitei boa parte desse conhecimento na alimentação dos equipamentos.

    Uma ótima pedida para quem quer algo simples e barato são os carregadores flutuantes de centrais de alarmes, algumas marcas os vendem separados somente a “plaquinha” como mostrado na foto acima.

    Fontes de PC são boas porem não tem a “flutuação” e a proteção que evita o descarregamento total o que compromete a vida útil da bateria.

    A duas semanas recebi um e-mail com esses fontes prontas para o nosso uso, os preços são bem em conta comparados com fontes simples de boa qualidade.

    Recortei algumas partes do e-mail para não fazer propaganda e sim mostrar o que logo estará a venda no mercado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fonte02.jpg
Visualizações:	175
Tamanho: 	149,0 KB
ID:      	17548Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte 01.jpg
Visualizações:	167
Tamanho: 	48,7 KB
ID:      	17549



    Abraça a todos

    Att,
    Guilherme Campos
    Última edição por GuilhermeCampos; 11-12-2010 às 03:28.

  13. #13

    Padrão Re: Carregador

    E bem simples.
    Compre em uma casa de eletronica uma bateria de 12V e 7A (e a mesma usada em central de alarmes, e igual a da foto da caixa hermetica que esta com a RB750), e um carregador de bateria para ela.
    A Bateria custa em media R$ 40,00 e o carregador R$ 50,00.
    O Carregador ja vem com garra jacaré, conecte ele na bateria e de pois ligue ele na alimentação AC, deixe carregando por 1 dia antes de colocar no ar. Após esse periodo, pegue o cabo que entre no alimentador da placa, corte e conecte junto com a garra jacarpe e o borne da bateria ( CUIDADO COM A POLARIDADE, NÃO INVERTA A POLARIDADE).
    Pronto tenho RBs ligadas a mais de 1 ano, e ne sei se faltou energia no local.

  14. #14

    Padrão Re: Carregador

    Amigo Fábio com carregador neste preço talvés seja melhor que produzir, o problema é que não tenho encontrado. E mais que esse preço ja encaresse o projeto que tem com principal caracteristica o baixo custo.

    Vlw

    Citação Postado originalmente por flon Ver Post
    E bem simples.
    Compre em uma casa de eletronica uma bateria de 12V e 7A (e a mesma usada em central de alarmes, e igual a da foto da caixa hermetica que esta com a RB750), e um carregador de bateria para ela.
    A Bateria custa em media R$ 40,00 e o carregador R$ 50,00.
    O Carregador ja vem com garra jacaré, conecte ele na bateria e de pois ligue ele na alimentação AC, deixe carregando por 1 dia antes de colocar no ar. Após esse periodo, pegue o cabo que entre no alimentador da placa, corte e conecte junto com a garra jacarpe e o borne da bateria ( CUIDADO COM A POLARIDADE, NÃO INVERTA A POLARIDADE).
    Pronto tenho RBs ligadas a mais de 1 ano, e ne sei se faltou energia no local.

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Carregador

    Eu estou usando carregador de baterias da sentinela, 10 amperes, tem de menor amperagem, mas dai a bateria demora mais pra carregar, eu uso bateria automotiva 60amperes, e vou por mais uma junto com ela pra ter 120 amperes, atualmente está alimentando 5 RBs e 6 cartões. Sai meio caro, mas vale a pena. Já uma bateria de Nobreak como foi citado nunca usei, mas creio que não tenha muita autonomia.
    Um carregador Inteligente da sentinela 10 ah = 180,00
    Um Total Control 5ah + - = 120,00
    Uma bateria automotiva normal 60 Ah = 160,00
    Uma caixa metalica pra por tudo isso = 170,00
    Um cadeado pra segurança rs.. = 12,00
    Coloco isso a uns seis metros na torre, dai puxo um cabo de 4 mm saindo da carga da bateria pra cima onde está a caixa das RBs. Não tenho problemas de energia, e tenho 13,8 volts constantes.
    Melhor que um bom nobreak e mais barato que um bom nobreak.

  16. #16

    Padrão Re: Carregador

    Cara, poderia me indicar onde comprar os carregadores que vc usa? Outra coisa, pra que serviria o Total Control e onde posso compra-lo? Pergunto porque comecei a usar baterias agora, e estou usando carregador da sentinela e baterias 12v 7A de moto. Tenho ligado o carregador na bateria, e puxado os fios ate as caixa das rbs, mas nao uso o tal "Total Control". Se puder esclarecer eu agradeço.

  17. #17

    Padrão Re: Carregador

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Amigo Fábio com carregador neste preço talvés seja melhor que produzir, o problema é que não tenho encontrado. E mais que esse preço ja encaresse o projeto que tem com principal caracteristica o baixo custo.

    Vlw
    Sai mais barto o carregador de bateria com a bateria pois sai em media R$ 100,00 e segura mais de 24 H.
    A fonte para um MK esta R$ 50,00 e o no break esta R$200,00. Total de uns R$250,00. Então a solução do carregador e melhor e mais barata, alem de ter mais autonomia

  18. #18

    Padrão Re: Carregador

    Mas vale lembrar que pra bateria ter a melhor durabilidade a corrente do carregador (Medida em amperes, mas que não se chama "amperagem") deve ser cerca de 10% da capacidade nominal da bateria.

    Ou seja, numa bateria 12V 7A o carregador deveria ser de 0,7A (Ou 700mA), mas 1A não será tão agressivo. O problema está em fazer carregamento ciclico em bateria de 7A com carregador de 5A, em chumbo-acido isso é INSANO. Flutuação pode ser com carregador de corrente alta, mas carga ciclica jamais.

    Quem tem muitos equipamentos da Ubiquiti pode colocar uma bateria 12V em serie com uma de 6V, ao contrario dos equipamentos da Mikrotik eles aparentemente não operam nada bem com 11V (45% da carga de uma bateria 12V).

    Usar 2 baterias em serie também permite uso de fios mais longos ou finos, quem tem equipamento no alto da torre e baterias em baixo devia usar essa opção. Ou mesmo pra cabeamento a longa distancia com switch's cascateados, usar uma fonte de 15V 1A, com uma bateria de 12V 1,2A em cada switch, deve dar pra usar POE com essas baterias em serie por uns 400m. Com fonte 18V provavelmente chegue nuns 800m (Sem queda de tensão a ponto de reduzir a capacidade maxima das baterias).

    Volto a frizar: Para uma bateria ter a maxima duração (Meses, anos, não falo de autonomia apenas) a corrente de carga cíclica não deve ser alta, em flutuação ela pode ser mais alta dependendo da tensão, se for 13,8V, para as baterias 12V 5A ou mais, a cerca de 30ºC, a corrente não devia exceder 1A. Se for 12,5V, a corrente pode ser uns 5A, mas essa bateria estará usando apenas uns 55% da capacidade dela. Se há necessidade de otimizar a autonomia, aumentar a durabilidade das baterias, reduzir custo e reduzir manutenção, melhor projetar um carregador de corrente menor e pra tensão ideal pra flutuação de CADA bateria (As pequenas, de 1,3A, sim explodem se pendurar um carregador flutuante de 10A, já uma de 7A não sofrerá com esse carregador, sempre levem em conta a resistencia interna das celulas de chumbo-acido).

    Quem quer carga rápida e descarga rápida (Usar bateria de 2A onde o consumo é de 2A) deve usar celula de lithium-ion (Li-ion), oi lithium-polimero (LiPo), elas já não estão tão caras, ou usar NiCD (Estou começando a usar elas), porque NiMH e chumbo-acido só duram se a corrente de carga e descarga (Corrente medida em amperes, mas que não se chama "amperagem") for bem menor que a capacidade da bateria, ou seja, teria que usar uma bateria 12V 5A pra uma RB750, e 12V 7A pra uma RB750G.

  19. #19

    Padrão Re: Carregador

    Olha galera o meu e um pouco diferente Porem Funcional
    e o seguinte Liguei o meu equipamento na Bateria Deixei o equipamento consumir até a bateria chegar em 12Volts e marquei o tempo que demorou o consumo
    então liguei na bateria o carregador
    fiquei monitorando até a bateria chegar em 13 Volts e Marquei o tempo
    dai eu coloquei um Aparelho Chamado Timer Programavel e setei o Tempo de fica Ligado e o Tempo de Ficar Desligado
    faz 1 Ano que não dá Problema a não Ser Manutenção Normal na Bateria

    espero ter ajudado
    Última edição por tonflatland; 11-12-2010 às 22:08.

  20. #20

    Padrão Re: Carregador

    Pode se colocar 2 baterias em serie, ou um multiplicador caso queira mais voltagem, exemplos...
    carregador 24v, Bateria 1 (13,8v) bateria 2 (13,8v) = 27.6V (circuito regulador para 18v)
    ou Carregador 12v + bateria (13,8V) =13,8v >>> multiplicador para elevar de 6v a 13,8v para 18v.
    Ps - quando digo carregador 12 ou 24v não quero dizer ao pé da letra, mais é assim que são vendidos, mesmo a saida deles sendo de aproximadamente 14.5v para 12v e 29v para 24v.

    Abraços.