+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    A Portaria nº 1141/GM5/1987 emitida pelo Ministério da Aeronáutica, in verbis:

    "Art.28 Os obstáculos constituídos por superfície contínua, cuja proteção em qualquer plano
    vertical exceda a 1,5m (um metro e meio), em uma dimensão, e tenha menos de 4,5m (quatro
    metros e meio) na outra, e os que possuem estrutura alongada, contínua ou não, com dimensões
    superiores a 1,5m (um metro e meio), serão pintados com faixas, conforme mostra a Figura 14, em
    anexo.
    Parágrafo 1º- As faixas serão pintadas perpendicularmente ao eixo maior da estrutura,
    contrastando entre si devido ao emprego das cores vermelha e branca ou laranja e branca; caso estas
    cores não se distingam do fundo circunvizinho, outro par de cores deverá ser usado em substituição.
    Parágrafo 2º- As faixas deverão ter largura, aproximadamente, igual a 1/7 (um sétimo) da maior
    dimensão ou 30m (trinta metros), considerando-se a menor das duas, e deverão ser pintadas de
    modo que as extremidades recebam a mais escura das cores empregadas.


    https://under-linux.org/attachment.p...1&d=1292426240
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinalizacao de Torres.jpg
Visualizações:	4797
Tamanho: 	46,9 KB
ID:      	17661  

  2. #2

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Bom dia Kleberbrasil...sou leigo no assunto e gostaria que vc me tirasse uma dúvida:Olha eu tenho uma torre com 15Mts de altura,por Lei eu tenho que colocar aquela luz de sinalização no topo dela?

  3. #3

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    acompanhando.

  4. #4

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Citação Postado originalmente por Checkinho Ver Post
    Bom dia Kleberbrasil...sou leigo no assunto e gostaria que vc me tirasse uma dúvida:Olha eu tenho uma torre com 15Mts de altura,por Lei eu tenho que colocar aquela luz de sinalização no topo dela?


    Art.27- A sinalização de obstáculos tem a finalidade de reduzir os perigos para as aeronaves,
    indicando a presença deles.
    Parágrafo 1º- A sinalização será feita por meio de pintura em cores, balizas e luzes de baixa, média
    e alta intensidades.

    Parágrafo 2º- Pode ser dispensada, a critério do COMAR, a sinalização dos obstáculos que, por sua
    configuração e tamanho, sejam bem visíveis,
    assim como daqueles que estejam circundados por
    outros mais altos


    Na minha opinião, nada escapa!!!

  5. #5

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Primeiramente obrigado KleberBrasil pelas materias e topicos aqui do forum, pois vc tem trago muito material de interesse coletivo. Segundo, acho que para qualquer torre, o ideal seria colocar sinalizadores, pois é um investimento barato e evita problemas com leis, tenho 6 torres, todas com sinalizadores, como eu disse, é um investimento barato. Um sinalizador custa R$ 22,00 lampada de duplo filamento e 60W R$ 5,50 foto celula R$ 30,00. Valores baseados no que comprei aqui.

  6. #6

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Tb acho, coloquei esse poste só para alertar aos unders que é obrigatório e como vc disse é barato, nem vale a pena a economia. Abraços...

  7. #7

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Show de bola Kleber, aqui o que mais vejo é torres sem sinalização.

  8. #8

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    E olha que não é só provedor que ignora isso, as teles tb, veja:



  9. #9

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Acho realmente um absurdo essas "Teles" que nao tem sinalização! E realmente é a coisa mais comum isso
    Esses dias atrás queimou a lampada de sinalização de uma torre d 80metros aqui....ficou mais de 2 meses sem sinalização...no ponto mais alto da cidade....
    Sabemos que vôos comerciais são normalmente em altitudes de cruzeiro porém, por se tratar de interior a frquencia com que passam aviões de pulverização de lavouras aqui é enorme...Sem contar quando vc não vê um Hercules da AFA de Pirassununga fazendo tremer o seu telhado aqui....
    Estamos a 80mk da Força Aérea de Pirassununga...Será q eles não vêem isso?

  10. #10

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Aqui na cidade a prefeitura cobrou dos provedores/radios/empresas via notificação que todas torres devem ter sistema de sinalização noturna, porém fiquei indignado, pois nossas torres tem menos de 20m de altura e estão ao lado de grandes torres de telecom como Embratel e VIVO e nenhuma delas esta com o sistema em dia, questionamos a prefeitura que respondeu que não é da alçada dela verificar esse tipo de problema técnico, gozado que para exigir que as nossas funcionem ai sim é da alçada dela!!!! O Pior é nossa base fica ao lado da torre de alta tensão da CPFL que deve ter uns 40mt de altura ou seja se passar um avião baixo tá na "roça" porque lá não tem uma luz de sinalização??? Ou seja nossa legislação é estapafurdia, intrigante e promove apenas desigualdade e beneficios para o interesse das mega-corporações... Entendam que não estou discutindo valor de lampada pra colocar em torre mas sim pela desigualdade no tratamento das leis dependendo do poder financeiro da instituição.

  11. #11

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Aqui na cidade a prefeitura cobrou dos provedores/radios/empresas via notificação que todas torres devem ter sistema de sinalização noturna, porém fiquei indignado, pois nossas torres tem menos de 20m de altura e estão ao lado de grandes torres de telecom como Embratel e VIVO e nenhuma delas esta com o sistema em dia, questionamos a prefeitura que respondeu que não é da alçada dela verificar esse tipo de problema técnico, gozado que para exigir que as nossas funcionem ai sim é da alçada dela!!!! O Pior é nossa base fica ao lado da torre de alta tensão da CPFL que deve ter uns 40mt de altura ou seja se passar um avião baixo tá na "roça" porque lá não tem uma luz de sinalização??? Ou seja nossa legislação é estapafurdia, intrigante e promove apenas desigualdade e beneficios para o interesse das mega-corporações... Entendam que não estou discutindo valor de lampada pra colocar em torre mas sim pela desigualdade no tratamento das leis dependendo do poder financeiro da instituição.
    Sinalização não compete a ela, exceto se houver alguma lei municipal regulamentando essa atribuição que é ANAC e da Aeronáutica.

  12. #12

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Gente podemos resumir tudo com o velho ditado que diz que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco...

  13. #13

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Exelente topico!

    Parabens!!!

    Alguem sabe o nome correto dos sinalizadores noturnos que devem ser instalados nas torres?

    Seriam Balizadores?

  14. #14

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    oi amigo alguém sabe o ende tem lampadas para vender? para colocar na torre. Algum site de venda?

  15. #15

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Citação Postado originalmente por grupovideosanet Ver Post
    oi amigo alguém sabe o ende tem lampadas para vender? para colocar na torre. Algum site de venda?
    amigo procure me casas de material eletrico por lampada de duplo filamento, tem em 127v e 220v, ela deve custar uns R$ 5,00 cada, mas é muito dificil queimar

  16. #16

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    A lâmpada é comum, vc pode comprar os sinalizadores e colocar qq marca ou modelo, eu compro nesse local http://www.paraklin.com.br/catalogo_.../sinaliz_1.htm

  17. #17

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    A lâmpada é comum, vc pode comprar os sinalizadores e colocar qq marca ou modelo, eu compro nesse local http://www.paraklin.com.br/catalogo_.../sinaliz_1.htm
    So sugeri a de duplo filamento, por ser a melhor mas ja usei comum tambem, porem pra durar mais e nao ter que trocar tao cedo é o duplo filamento mesmo, ou coloque lampada 220v ligada em 127v, assim é quase que praticamente impossivel queimar.

  18. #18

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    So sugeri a de duplo filamento, por ser a melhor mas ja usei comum tambem, porem pra durar mais e nao ter que trocar tao cedo é o duplo filamento mesmo, ou coloque lampada 220v ligada em 127v, assim é quase que praticamente impossivel queimar.
    Concordo contigo, queimaa muito mesmo, estou pensando em colocar leds.

  19. #19

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    ja tentei, foi so decepção, queima um hoje, outro amanha, de repente ta tudo queimado, é igual aqueles de semafaro, queima rapidinho, por causa das variações de tenção, dao os trafo deixa passar a ocilação

  20. #20

    Padrão Re: Sinalização (balizamento e luzes) em torres

    Não seria o caso de utilizar uma fonte estabilizada pra alimentar as lampadas LED? Comprei um sinalizador a LED já de fabrica, com tensão 12V de alimentação e utilizarei uma fonte chaveda de 100-240V automatica, para alimenta-lo com 12V estáveis independente da tensão de entrada. O proprio sinalizador tem rele-foto eletrico integrado para ligar e desligar automaticamente. Paguei caro, mas o fabricante garante vida util de 15 anos se nada de "errado" for feito ou acontecer, tipo raio ou ligação numa fonte ruim de alimentação.