+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura com nano ou PC-AP

    Ola a todos!

    Estou com os seguintes equipamento 2 bullet m2, uma RB 433 com dois cartões um XR2 e um ENGENIUS, duas setoriais da WIRELINK e dois paineis setorial da aquario.
    Minha pergunta é hoje pra montar uma estrutura para atender cerca de 150 clientes com qualidade pois estou com quase toda a documentação para licença teria que trocar todos equipamentos ou conseguiria utilizar boa parte desse equipamento.

    Hoje minha estruturaesta da seguinte forma


    BALANCE-- MK CONTROLE -- PTP--- SWITCH-- RB BRIGIE -BULLET

  2. #2

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Eu iria de rb + cartão + Painel

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Se você montar um PCAP com certeza vai ficar mais barato, eu usei por muito tempo, eram muito bons, mas lembre-se que se está tudo legalizado as placas wirelles do pcap tem que ser homologadas. Eu usava umas da TPLINK que eram homologadas, custavam em torno de 60,00 com nota fiscal.

    Mas se quiser gastar um pouco mais e ter mais facilidade pra trabalhar então vai de rb e cartão pra distribuir,

    Ponto a ponto se for perto voce poderá usar dois nanos5 ou nano bridge (homologados).
    Lembrese de uma coisa se teu scm está saindo, então já compre tudo homologado, cartões, nanos, antenas. Até o teu switch na tua extrutura tem que ser homologado, evite dar brexas para os fiscais.
    Boa sorte.

  4. #4

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Estou usando os NANO 5 para o enlace só que depois que passei o MK para onde esta o balance venho tendo problemas com o DHCP algun clientes não conseguem receber o ip.

  5. #5

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Ola amigos!

    Alguem me de uma dica em uma estrutura boa para antender uns 200 clientes montar algo bom até janeiro. Alguem ai pode me dar uma dica

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Salvato,, o que você quer realmente,, tipo de equipamentos, software para gerenciar isso. Pois voce disse no iniicio que já tinha alguns equipamentos.
    Aquele cartão engenius nunca usei,, mas a fama dele não é boa.. eu só uso R52H, não posso me queixar.

    Voce pode pegar 2 RBs boas para gerenciar, uma para o sistema outra pra cache, ou pode pegar uma máquina boa para fazer isso.
    Ponto a Ponto pode fazer com nano bridge, não uso mas todo estão falando bem, eu como ponto a ponto uso rb411ah e cartão r52 e antenas disco aquário 22 db e grade oiw 22 DB, dá uns ponto a ponto muito bons.
    Para distribuir eu uso RB e cartão R52h, uso um conjunto por antena e antenas setoriais da EMCTEST, TSM E OIW, eu uso as tres antenas, todas boas e homologadas. Tuda rede vai depender muito do teu link, link bom rede boa. Adsl rede ruim.

    Veja o que realmente precisa e estamos ai pra ajudar no que pudermos.

  7. #7

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Sim no meu enlace ja uso nano brigie e nao tenho do que me queixar, so acho que devo ter feito alguma configuração errada pois meus cartões não estão atendendo bem, vou rever a configuração e ver no que da, por que minha rb 433 esta como brigie e tenho um pc com mk gerenciando o host post, firewall e controle de banda.
    Tambem estou usando outra maquina com mk fazendo balance., estou sem cache mas até o final do mes implanto o thunder cache 3 com mk aut

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Que cartão voce tá usando? A principio tua extrutura está boa, basta saber quantas RBs tem distribuindo, ou uma rb e quantos cartões?
    Que link voce tem?? Dedicado ou Adsl? Se dedicado ele tem garantia de quantos por cento.. eu aqui uso dois link dedicados fibra óptica com garantia de 100% de banda.
    Voce implantando o teu cache vai ver que já melhora um pouco,

  9. #9

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Nada impede de vc usar bullet2 em bridge conectados nos paineis setoriais, já ví vários provedores usando assim, é mais prático e limpa a instalação na hora do problema é mais rápida a solução. A RB é uma solução mais profissional um pouco mais complicada pois envolve pigtails, cabos, conectores, cartões etc. porém seu gerenciamento é em tempo real e permite ajustes mais seletivos e variados para otimização do funcionamento.

    Como vc ainda vai iniciar suas atividades vou te dar um conselho de irmão, faça isso em 5.8GHz pois poderá vender planos com mais banda, seu sistema vai sempre trabalhar com folga, não vai ter problemas de enlace e pode usar somente produtos ubiquiti. Aqui montei uma torre assim, com 4 paineis da OIW de 17Dbi 90° e 4 bullet5 conectados diretamente nos paineis. Funciona que é uma beleza, e tenho clientes em area rural a mais de 6km da torre usando somente uma nanostation5.

    Além do que usar nanostation nos clientes dá menos manutenção e vc pode acessar remotamente para fazer ajustes.

  10. #10

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Muito obrigado, vou analizar pois pensando dessa forma tambem fujo um pouco da interferencia que hoje em São Paulo é grande.

  11. #11

    Padrão Re: ESTRUTURA COM NANO OU PC-AP

    Bullet+Painel Setorial
    Mikrotik para Gerenciamento
    Ficará muito Bom

    agora
    Engenius nem pensar amigo
    Conselho de quem sofreu muito com esses Cartões

    t+

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Muito obrigado, vou analizar pois pensando dessa forma tambem fujo um pouco da interferencia que hoje em São Paulo é grande.

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura com nano ou PC-AP

    cara as setoriais o correto seria ser tds iguais e aquario naum eh mto bom naum cara soh as grades q se salvam mas em td caso se elas forem homologadas podem deixar elas msm a rb433 eh oq quase td mundo usa o cartão unbiquit xr2 é homologado poe deixar ele agora o Engenius troca isso pq naum vale nada coloke mais um xr2 ou melhor axo q é a unica coisa q precisa trocar eh esse cartão o resto se tiver selo da anatel passa axo q td eh homologado

  13. #13

    Padrão Re: Estrutura com nano ou PC-AP

    Obrigado!
    Vou dar uma olhada nas configurações da RB tentei deixar ela como BRIGIE mas nao esta rolando, vou rever tudo mecher na config do cartão e ve se consigo um bom desempenho.
    Posto os resultados se alguem poder me ajudar com a config do cartão pois não tenho muita experiencia com eles.

    Obrigado a todos.

  14. #14

    Padrão Re: Estrutura com nano ou PC-AP

    Fico a Disposição de ajudar amigo!
    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Obrigado!
    Vou dar uma olhada nas configurações da RB tentei deixar ela como BRIGIE mas nao esta rolando, vou rever tudo mecher na config do cartão e ve se consigo um bom desempenho.
    Posto os resultados se alguem poder me ajudar com a config do cartão pois não tenho muita experiencia com eles.

    Obrigado a todos.

  15. #15

    Cool Re: Estrutura com nano ou PC-AP

    Citação Postado originalmente por webinfojuliano Ver Post
    cara as setoriais o correto seria ser tds iguais e aquario naum eh mto bom naum cara soh as grades q se salvam mas em td caso se elas forem homologadas podem deixar elas msm a rb433 eh oq quase td mundo usa o cartão unbiquit xr2 é homologado poe deixar ele agora o Engenius troca isso pq naum vale nada coloke mais um xr2 ou melhor axo q é a unica coisa q precisa trocar eh esse cartão o resto se tiver selo da anatel passa axo q td eh homologado
    corrigindo a minha resposta acima os cartoes xr2 são mto bons mas não são homologados ele ainda estão em processo intam a anatal não vai aceitar na hora do scm intam vc coloca 3 r52h q jão são homologados

  16. #16
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Estrutura com nano ou PC-AP

    Citação Postado originalmente por webinfojuliano Ver Post
    corrigindo a minha resposta acima os cartoes xr2 são mto bons mas não são homologados ele ainda estão em processo intam a anatal não vai aceitar na hora do scm intam vc coloca 3 r52h q jão são homologados
    Opa,, os Xr2 já estão homologados, mas com certeza esse dele náo, De uma pesquisada.

  17. #17

    Padrão Re: Estrutura com nano ou PC-AP

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Opa,, os Xr2 já estão homologados, mas com certeza esse dele náo, De uma pesquisada.
    hum ateh as pesquisas q eu tinha feito contavam q eles ainda tavam em processo homolagação mas se jah saiu pode ir de xr2 msm axo melhor ou equivalentes a os r52h