Postado originalmente por
izaufernandes
Olha, eu já tenho 5 anos que trabalho com redes wireless, não estou aqui para dizer que o wavion é bom ou que é ruim, somente para passar minha experiência com eles.
Ambiente Torre 30 metros
2 Wbs 2400 sector 2.4 Modo G -> Fechando 240º atendendo clientes a no máximo 2km
1 nano station 2.4 -> Fechando a parte de tras da torre com poucos clientes e distância máxima do cliente 1km
Clientes -> Antenas aquário 20 e 25dbi e bullet 2.4
Wavion:
Nos clientes nível de sinal excelente más instável e oscila na casa dos 20%
Ping na casa dos 6-7ms más perde pacote entre 5 e 10% dependendo do horário, a navegação fica ruim o cliente vai abrir a página e não abre, clica em atualizar e abre normal. Imagina você fazendo um cadastro e na hora de clicar em enviar?
Você instala o cliente com sinal -40, modulação 54 x 54mb show de bola. Depois ele começa a modular as vezes tá 54 x 6 as vezes 9 x 36 e aí vai... rs. Já tentei fixar os valores como agente faz em modo b deixando 11x11 más fica pior.
Nível de ruído na área faz muita diferença, o nano lida melhor com ruído talvez pela abertura da antena
Clientes com 1,8km ou superior tive que trocar os kits para 5.8
Nano2
Sinal bom no cliente entre -50 e -65
Estável
tx rx estável 11x11
Ping na casa dos 10 - 20ms más perda 0
Navegação fluente...
Wavion - Até agora +- 30 clientes a 128k em cada setor más o firmware dele mostra 10% de uso em tx e e +- 7% em rx
Nano2 - 5 clientes
Solução - Rocket M5 na torre e airgrid nos clientes deixando apenas os clientes próximos no wavion fica mais ou menos aceitável más as vezes quando o cliente é chato coloco airgrid e fica blz.
Acredito que ou tem um segredo no equipamento que nem os representantes revelam ou é questão de sorte, não instalo cliente sem visada, os kits clientes que instalo são todos bullet 2.4 com grade. A questão da inclinação do terreno o wavion que uso é setor. O wavion ômini eu nunca vi e só sei o que o pessoal comenta aqui no fórum.
Print do sinal dos clientes no wavion e no nano todos na mesma torre
Tentei ser o mais imparcial possível más a avaliação não é nada técnica é só minha opinião prática