Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    olha o unico que entendeu o que eu disse pelo que eu vi foi o moderador ,não falei mal do rocket. falei que vou montar uma base rocket mes que vem com 3 ou 4 com setoriais por que eu pessoalmente gostei do produto e gracas a deus aqui a gente sempre compra o que tem de melhor em tecnologia no mundo por que a gente gosta de dar o melhor serviço para os clientes e mesmo assim ainda tem cliente que fala mal .
    mas pode ter certeza ai eu vou ter uma torre rocket e 2 torres wavion e depois de um tempo vou poder falar se presta ou não com autoridade.

  2. #22
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    olha rapas voce e muito grosso e maleducado ,se voce não pode comprar uma wavion eu não tenho culpa mas não esquenta ja acabei de fechar 4 rocket basestation para montarmos uma nova torre ai eu vou montar ela,tirar uma foto e vou comparar com wavion daqui a alguns meses ai vamos ver o que e bom ou não ,e não ficou barato não r$ 2 400,00 4 basestation rocket ,se não segurar pelo menos 50 clientes online por paineil não vai valer a pena .
    e eu duvido que aguente 500 clientes ,agora a latinha de pringles deve ser voce ai que usa no seu provedor por que se esta dando a ideia e por que ja usou.

  3. #23
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    eu tento sempre manter o nivel o mas certo possivel mas e so falar do wavion que pronto confuzão formada .

  4. #24

    Padrão Re: Wavion

    Olha, eu já tenho 5 anos que trabalho com redes wireless, não estou aqui para dizer que o wavion é bom ou que é ruim, somente para passar minha experiência com eles.

    Ambiente Torre 30 metros

    2 Wbs 2400 sector 2.4 Modo G -> Fechando 240º atendendo clientes a no máximo 2km
    1 nano station 2.4 -> Fechando a parte de tras da torre com poucos clientes e distância máxima do cliente 1km

    Clientes -> Antenas aquário 20 e 25dbi e bullet 2.4

    Wavion:
    Nos clientes nível de sinal excelente más instável e oscila na casa dos 20%
    Ping na casa dos 6-7ms más perde pacote entre 5 e 10% dependendo do horário, a navegação fica ruim o cliente vai abrir a página e não abre, clica em atualizar e abre normal. Imagina você fazendo um cadastro e na hora de clicar em enviar?
    Você instala o cliente com sinal -40, modulação 54 x 54mb show de bola. Depois ele começa a modular as vezes tá 54 x 6 as vezes 9 x 36 e aí vai... rs. Já tentei fixar os valores como agente faz em modo b deixando 11x11 más fica pior.
    Nível de ruído na área faz muita diferença, o nano lida melhor com ruído talvez pela abertura da antena
    Clientes com 1,8km ou superior tive que trocar os kits para 5.8

    Nano2
    Sinal bom no cliente entre -50 e -65
    Estável
    tx rx estável 11x11
    Ping na casa dos 10 - 20ms más perda 0
    Navegação fluente...

    Wavion - Até agora +- 30 clientes a 128k em cada setor más o firmware dele mostra 10% de uso em tx e e +- 7% em rx
    Nano2 - 5 clientes

    Solução - Rocket M5 na torre e airgrid nos clientes deixando apenas os clientes próximos no wavion fica mais ou menos aceitável más as vezes quando o cliente é chato coloco airgrid e fica blz.

    Acredito que ou tem um segredo no equipamento que nem os representantes revelam ou é questão de sorte, não instalo cliente sem visada, os kits clientes que instalo são todos bullet 2.4 com grade. A questão da inclinação do terreno o wavion que uso é setor. O wavion ômini eu nunca vi e só sei o que o pessoal comenta aqui no fórum.

    Print do sinal dos clientes no wavion e no nano todos na mesma torre
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal nos Clientes Wavion x Nano.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	129,0 KB
ID:      	18471Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal nos Clientes Wavion x Nano.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	129,0 KB
ID:      	18471

    Tentei ser o mais imparcial possível más a avaliação não é nada técnica é só minha opinião prática

  5. #25
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    vc esta usandos as setor eu uso as omni o resultado e bem parecido ,so que os equipamentos que voce usa nos clientes são melhores .
    aqui eu sofro por que e uma região muito pobre o pesssoal não quer gastar na instalacao e por incrivel que pareça tenho mas ou menos 90 instalacoes tudo antena usb ,radio uns 40 mas ou menos e olha funciona bem .
    acho que este negocio de equipamento magico não existe o jeito e eu tentar acertar as wavion aqui para o melhor rendimento possivel .
    pelo menos ela não para de trabalhar de jeito nenhum e e o que eu mas gosto deste equi´pamento desde que subiu para a torre nunca mas desceu so que as minhas eu não deixei tão alto deixei a mas alta a 14 metros e a outra a 10 metro e sabe o pior a que esta mas baixo e a que tem melhor cobertura pego seu sinal em locais que eu acho ate impossivel e funciona

  6. #26

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    ....as minhas eu não deixei tão alto deixei a mas alta a 14 metros e a outra a 10 metro e sabe o pior a que esta mas baixo e a que tem melhor cobertura pego seu sinal em locais que eu acho ate impossivel e funciona
    Agora você passou um dado importante que bate com as informações de que ele trabalha também com reflexões do sinal.
    Assim que o mais baixo deve ter melhor desempenho sob este aspecto.

  7. #27
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    exato por motivos de cobertura e para atingir mas clientes eu deixei a primeira mas alto mas me arrependi mas pelo que vejo com o tempo passando e que altura não quer dizer nada para o equipamento e sim para trabalhar com ele e melhor em lugares enclausurados por morros ou seja em um lugar de morros o melhor lugar e no meio dos morros em altura media e não na parte mas alta mas e vivendo e aprendendo

  8. #28

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    exato por motivos de cobertura e para atingir mas clientes eu deixei a primeira mas alto mas me arrependi mas pelo que vejo com o tempo passando e que altura não quer dizer nada para o equipamento e sim para trabalhar com ele e melhor em lugares enclausurados por morros ou seja em um lugar de morros o melhor lugar e no meio dos morros em altura media e não na parte mas alta mas e vivendo e aprendendo
    O terreno que instalei os meus é um plano inclinado por isso que optei pelos setores, coloquei eles em cima e apontei para baixo. Agora o que eu acho que faz com que ele tenha perda de pacotes é a reflexão que faz com que o equipamento aguarde um pouco para completar a transmissão/recepção e a quantidade de rádios que ele tem, eles trabalham em intervalo de tempo distintos usando mesmo canal etc.
    Última edição por izaufernandes; 07-01-2011 às 18:32.

  9. #29

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Olha, eu já tenho 5 anos que trabalho com redes wireless, não estou aqui para dizer que o wavion é bom ou que é ruim, somente para passar minha experiência com eles.

    Ambiente Torre 30 metros

    2 Wbs 2400 sector 2.4 Modo G -> Fechando 240º atendendo clientes a no máximo 2km
    1 nano station 2.4 -> Fechando a parte de tras da torre com poucos clientes e distância máxima do cliente 1km

    Clientes -> Antenas aquário 20 e 25dbi e bullet 2.4

    Wavion:
    Nos clientes nível de sinal excelente más instável e oscila na casa dos 20%
    Ping na casa dos 6-7ms más perde pacote entre 5 e 10% dependendo do horário, a navegação fica ruim o cliente vai abrir a página e não abre, clica em atualizar e abre normal. Imagina você fazendo um cadastro e na hora de clicar em enviar?
    Você instala o cliente com sinal -40, modulação 54 x 54mb show de bola. Depois ele começa a modular as vezes tá 54 x 6 as vezes 9 x 36 e aí vai... rs. Já tentei fixar os valores como agente faz em modo b deixando 11x11 más fica pior.
    Nível de ruído na área faz muita diferença, o nano lida melhor com ruído talvez pela abertura da antena
    Clientes com 1,8km ou superior tive que trocar os kits para 5.8

    Nano2
    Sinal bom no cliente entre -50 e -65
    Estável
    tx rx estável 11x11
    Ping na casa dos 10 - 20ms más perda 0
    Navegação fluente...

    Wavion - Até agora +- 30 clientes a 128k em cada setor más o firmware dele mostra 10% de uso em tx e e +- 7% em rx
    Nano2 - 5 clientes

    Solução - Rocket M5 na torre e airgrid nos clientes deixando apenas os clientes próximos no wavion fica mais ou menos aceitável más as vezes quando o cliente é chato coloco airgrid e fica blz.

    Acredito que ou tem um segredo no equipamento que nem os representantes revelam ou é questão de sorte, não instalo cliente sem visada, os kits clientes que instalo são todos bullet 2.4 com grade. A questão da inclinação do terreno o wavion que uso é setor. O wavion ômini eu nunca vi e só sei o que o pessoal comenta aqui no fórum.

    Print do sinal dos clientes no wavion e no nano todos na mesma torre
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal nos Clientes Wavion x Nano.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	129,0 KB
ID:      	18471Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal nos Clientes Wavion x Nano.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	129,0 KB
ID:      	18471

    Tentei ser o mais imparcial possível más a avaliação não é nada técnica é só minha opinião prática
    Boa noite me desculpe, mas não acredito nisso que vc colocou acima. Nosso provedor é um dos maiores do RS só usamos equipamentos que não nos dão dor de cabeça exemplo no AS usamos cisco ou juniper, nos serviços switch cisco ou 3com, no transportes fibra ou rádios licenciados w2be ou Ciae
    Nos clientes fibra ou (WAVION) 2.4 e 5.8 como AP, e equipamentos da ubiquiti como station. E realmente amigo isso que vc descreveu acima não existe é fruto de sua imaginação por sinal muito boa, atendemos clientes com wavion a 15km com latência de no Maximo 20ms passando 10mb de banda com voip e iptv, uptime de 250 dias só parou pq eu desliguei pra trocar a haste de fixação eu sinceramente acho que o pessoal que fala mal tem inveja de quem tem condições para comprar um equipamento profissional um conselho a todos parem de falar mau pq vcs não conhecem e sejam mais profissionais ( USEM EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS)

  10. #30

    Padrão Re: Wavion

    Você quer dizer que o problema é o motorista e não o carro? Eu não vendo equipamentos da wavion, só postei o que consegui na prática com eles. Se eu faço um investimento colocando wavion na torre e ubiquiti nos clientes eu não vou colocar switch encore e nem ap-router no ponto a ponto etc etc etc. So postei o que consegui com eles. Se você quiser ajudar eu posto os resultados também, posso até fazer um antes e depois rs.
    Última edição por izaufernandes; 08-01-2011 às 00:48.

  11. #31

    Padrão Re: Wavion

    Tchê, o Izau está procurando ser bem profissional, senão ele não teria comprado um Wavion. E se ele comprou é porque pode. Não creio que a reclamação dele seja por motivação de inveja.

    Comentários mais duros podem criar rixas e inimizades no forum. E não é esse o nosso objetivo..
    Todos queremos aprender com as experiencias, sejam bem sucedidas ou não.
    E nestes caso específico do Izau, quem sabe aqueles que estão tendo sucesso possam dar uma mãozinha para ele e ver se melhora o resultado com o Wavion dele?

    Izau, faz tempo que comprou o Wavion?

  12. #32

    Padrão Re: Wavion

    Já tem mais de 2 meses que coloquei na torre, já fiz testes de todos os tipos testando equipamentos diversos nos clientes, trocando firmware dos bullets, configurações dos mais diversos tipos tanto nos clientes como no wavion, mudando a inclinação do wavion, seguindo instrução tanto da empresa que vendeu o equipamento quanto do Edvaldo que é o eng. da Wavion no Brasil etc. Agora o que eu acho estranho é que tenho contato por e-mail com amigos aqui do fórum que também passam por problemas parecidos e o esforço conjunto foi grande no sentido de fazer testes dos mais diversos tipos, conseguimos algumas melhoras más não muito significativas. Fico feliz com o comentário do amigo porque fiquei sabendo que tenho uma ferrari na garagem e que só consegui andar a 40 por hora más sei que ela passa dos 200.

  13. #33
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    eu acho sinceramente tambem que estou comendo bola isso e uma critica a min mesmo alguma coisa eu estou fazendo errado para não obter o maximo do meu equiopamento mas ai e sem problemas tenho todo tempo do mundo para fazer isto afinal elas ja tão pagas ,se esse rapaz ai tambem falo bem ele podia dar umas dicas para nos ja que ele passa 10 mega na wavion ,da pra chegar nos 150 clientes online de boa ....

  14. #34

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    eu acho sinceramente tambem que estou comendo bola isso e uma critica a min mesmo alguma coisa eu estou fazendo errado para não obter o maximo do meu equiopamento mas ai e sem problemas tenho todo tempo do mundo para fazer isto afinal elas ja tão pagas ,se esse rapaz ai tambem falo bem ele podia dar umas dicas para nos ja que ele passa 10 mega na wavion ,da pra chegar nos 150 clientes online de boa ....
    Pois é Naldo, o wavion é um equipamento que tem seus prós também, robusto, você pode deixar ele na torre e esquecer, preoculpar só com os clientes. Tenho certeza que consigo cadastrar 150 - 200 clientes em cada setor. Eu aqui em casa tenho uma antena de teste conectada nele e com 20 clientes on-line envio arquivos grandes para o servidor e o desempenho dele não muda más acho que meu problema é ser perfeccionista demais, tem uns detalhes nele que quero aperfeiçoar, sei que o equipamento tem algum segredo de configuração ou alguma coisa do tipo que ainda não descobri e o que eu quero é tirar o máximo dele tanto em desempenho quanto em qualidade de serviço. Com o desempenho agente garante o investimento e com a qualidade agente garante o cliente, o desempenho já vem com o wavion de fábrica e a qualidade depende da gente. Se o que o amigo Tecweb diz for verdade eu fico grato e incentivado a buscar o êrro porque neste caso eu prefiro 1000 vezes está errado, gastei 15mil e pra ganhar isso eu suei a camisa.

  15. #35

    Padrão Re: Wavion

    Tchê, eu vi voces falando que perde pacotes.
    Sei lá, mas tem uma coisa que acho pode ajudar. Nunca cheguei perto dum rádio desses, mas a teoria não deve ser muito diferente.
    Uma das causas de perda de pacotes é o choque de pacotes que trafegam na rede num determinado momento.
    Cada vêz que há o choque, o rádio cliente precisa reenviar os pacotes e daí isso também causa latência.
    Se isso acontece, como resolver? Utilizando a config de RTS/CTS
    Eu estou com todos os meus clientes com este controle ativado e com valor bem baixo. Assim, obrigo todo mundo a pedir licença para transmitir para os APs.
    Alguns firmwares cliente mostram em estatísticas o número de pacotes enviados e recebido com erro.
    Quando baixei o valor do RTS a maioria dos clientes praticamente zerou o número de pacotes perdidos.
    Veja que o ideal não é configurar no ponto de acesso, mas nos clientes. Mas nada impede que se configure também no AP.
    Aqui neste link tem uma matéria do guiadohardware sobre isso.
    Opções avançadas - Redes Wireless, parte 3: Configurando o ponto de acesso

    Não custa tentar.

  16. #36
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wavion

    sera que não e essa tal licença sdma que a wavion quer que pague a parte para dobrar o troughput e capacidade ,bom ai eu não sei mas tambem não me arrependo de ter comprado não como eu disse tem 150 clientes cadastrados na torre com uso medio de 70 online e sem problemas se eu tiver 200 clientes por torre e tudo funcionando elas ja se pagaram e estou no lucro afinal 200 clientes a 40 pila são r$ 8 000,00 por mes por torre ....

  17. #37

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê, eu vi voces falando que perde pacotes.
    Sei lá, mas tem uma coisa que acho pode ajudar. Nunca cheguei perto dum rádio desses, mas a teoria não deve ser muito diferente.
    Uma das causas de perda de pacotes é o choque de pacotes que trafegam na rede num determinado momento.
    Cada vêz que há o choque, o rádio cliente precisa reenviar os pacotes e daí isso também causa latência.
    Se isso acontece, como resolver? Utilizando a config de RTS/CTS
    Eu estou com todos os meus clientes com este controle ativado e com valor bem baixo. Assim, obrigo todo mundo a pedir licença para transmitir para os APs.
    Alguns firmwares cliente mostram em estatísticas o número de pacotes enviados e recebido com erro.
    Quando baixei o valor do RTS a maioria dos clientes praticamente zerou o número de pacotes perdidos.
    Veja que o ideal não é configurar no ponto de acesso, mas nos clientes. Mas nada impede que se configure também no AP.
    Aqui neste link tem uma matéria do guiadohardware sobre isso.
    Opções avançadas - Redes Wireless, parte 3: Configurando o ponto de acesso

    Não custa tentar.
    Obrigado pela dica 1929. Aqui por recomendação do pessoal da wavion deixo o RTS em 256 e a fragmentação não marco. Quais são as configurações que você coloca em seus clientes, eu poderia dar uma testada aqui.

  18. #38

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    sera que não e essa tal licença sdma que a wavion quer que pague a parte para dobrar o troughput e capacidade ,bom ai eu não sei mas tambem não me arrependo de ter comprado não como eu disse tem 150 clientes cadastrados na torre com uso medio de 70 online e sem problemas se eu tiver 200 clientes por torre e tudo funcionando elas ja se pagaram e estou no lucro afinal 200 clientes a 40 pila são r$ 8 000,00 por mes por torre ....
    Acho que a licença está relacionada a capacidade de tráfego do equipamento. Só alguém que usa pra tirar a dúvida. Será que os equipamentos comuns trabalham com o protocolo?

  19. #39

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê, o Izau está procurando ser bem profissional, senão ele não teria comprado um Wavion. E se ele comprou é porque pode. Não creio que a reclamação dele seja por motivação de inveja.

    Comentários mais duros podem criar rixas e inimizades no forum. E não é esse o nosso objetivo..
    Todos queremos aprender com as experiencias, sejam bem sucedidas ou não.
    E nestes caso específico do Izau, quem sabe aqueles que estão tendo sucesso possam dar uma mãozinha para ele e ver se melhora o resultado com o Wavion dele?

    Izau, faz tempo que comprou o Wavion?
    Atendendo a pedidos lá vai os macetes pra funcionar 100% o Wavion, mas prestem atenção pois é muito difícil, tanto que nos firmiwares novos os engenheiros da Wavion colocaram um wizard passo a passo pra ninguém errar. Kkkkkk (pior que é verdade) mas se quiserem arriscar a fazer a config sem o wizard é só dar um skip no rodapé da página de configuração, colocar um SSID a gosto e uma senha, recomendo wpa2 pq wep saiu de linha, ou direcionar para um server radius autenticar, rodar um scam para obter o melhor canal, isso é o mais demorado, leva 11 minutos para ele decidir qual dos 3 canais (no meu caso) de um total de 11 ele vai usar. Outra coisa muito importante, os Wavion só trabalham em modo G, os modelos antigos tem a opção b que por sinal funciona muito mal, mas problema resolvido nos firmwares novos não tem opção de modo B somente G. Se vc comprar um Wavion com firmware atualizado e tentar colocar seu cliente, que na maioria dos casos vai estar em modo b, não vai nem enxergar o Wavion. ai vão ficar botando culpa nos coitados dos israelenses, calma é só barbeiragem. Outra coisa esqueçam que esse equipamento faz milagre, ele não faz como nem um outro faz, mas ele tem um ótimo rendimento, por exemplo, todos os clientes que conseguimos conectar a ele não temos problemas posteriores, o ccq sempre fica acima de 60%, mesmo abarrotado de cliente. Outra coisa, colocar o Wavion onmine mais baixo possível funciona melhor por o simples motivo que antena onmine não tem tilt. Mas está para sair um modelo com tilt automático, não sei como vai funcionar, no mínimo vão colocar uns micro servos no rádio para mexer na inclinação da onmine fisicamente, eu acho. Mas no mais o Wavion painel é só apontar para o setor que pretende atender e pronto. Espero ter ajudado, me desculpe as brincadeiras e me desculpe o colega da citação anterior.

  20. #40

    Padrão Re: Wavion

    Citação Postado originalmente por tecweb Ver Post
    Atendendo a pedidos lá vai os macetes pra funcionar 100% o Wavion, mas prestem atenção pois é muito difícil, tanto que nos firmiwares novos os engenheiros da Wavion colocaram um wizard passo a passo pra ninguém errar. Kkkkkk (pior que é verdade) mas se quiserem arriscar a fazer a config sem o wizard é só dar um skip no rodapé da página de configuração, colocar um SSID a gosto e uma senha, recomendo wpa2 pq wep saiu de linha, ou direcionar para um server radius autenticar, rodar um scam para obter o melhor canal, isso é o mais demorado, leva 11 minutos para ele decidir qual dos 3 canais (no meu caso) de um total de 11 ele vai usar. Outra coisa muito importante, os Wavion só trabalham em modo G, os modelos antigos tem a opção b que por sinal funciona muito mal, mas problema resolvido nos firmwares novos não tem opção de modo B somente G. Se vc comprar um Wavion com firmware atualizado e tentar colocar seu cliente, que na maioria dos casos vai estar em modo b, não vai nem enxergar o Wavion. ai vão ficar botando culpa nos coitados dos israelenses, calma é só barbeiragem. Outra coisa esqueçam que esse equipamento faz milagre, ele não faz como nem um outro faz, mas ele tem um ótimo rendimento, por exemplo, todos os clientes que conseguimos conectar a ele não temos problemas posteriores, o ccq sempre fica acima de 60%, mesmo abarrotado de cliente. Outra coisa, colocar o Wavion onmine mais baixo possível funciona melhor por o simples motivo que antena onmine não tem tilt. Mas está para sair um modelo com tilt automático, não sei como vai funcionar, no mínimo vão colocar uns micro servos no rádio para mexer na inclinação da onmine fisicamente, eu acho. Mas no mais o Wavion painel é só apontar para o setor que pretende atender e pronto. Espero ter ajudado, me desculpe as brincadeiras e me desculpe o colega da citação anterior.
    Como é que fica a modulação dos seus clientes oscila? e interferência? Tem como postar uns prints da aba "associated stations" e "wireless activity"? Obrigado