+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation O que usar como Active Directory???

    Bom dia...
    Sou iniciante em linux, ja conheço bem alguns recursos e tal...
    Mas estou com uma dificuldade de saber o que o Linux pode me oferecer para trabalhar como Active Directory, pois eu preciso saber se eu consigo desabilitar alguns recursos dos terminais de usuarios como ex. conexão de rede (para nao trocar o IP), painel de controle, nao poder executar .exe .... fazer algo tipo que deixa a maquina só para trabalho sem recursos de configuração para ninguem mexer e viver dando problema... no Win Server eu sei como se faz, mas eu quero usar só servidores Linux mas os terminais são WinXP, existe algo que eu posso usar? se houver como se faz?
    Eu uso o CentOS...!!!

    Aguardo uma ajuda nessa caminhada complicada de aprender um novo S.O

  2. #2
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que usar como Active Directory???

    Até antes do samba4 não era possível, ainda em fase de testes você pode baixar e instalar o samba 4 e implementar as gpo's.

    Dá uma olhada nesse artigo:
    Linux: Samba 4 como controlador de domínio com Active Directory da MS [Artigo]

    Citação Postado originalmente por INFOSKY Ver Post
    Bom dia...
    Sou iniciante em linux, ja conheço bem alguns recursos e tal...
    Mas estou com uma dificuldade de saber o que o Linux pode me oferecer para trabalhar como Active Directory, pois eu preciso saber se eu consigo desabilitar alguns recursos dos terminais de usuarios como ex. conexão de rede (para nao trocar o IP), painel de controle, nao poder executar .exe .... fazer algo tipo que deixa a maquina só para trabalho sem recursos de configuração para ninguem mexer e viver dando problema... no Win Server eu sei como se faz, mas eu quero usar só servidores Linux mas os terminais são WinXP, existe algo que eu posso usar? se houver como se faz?
    Eu uso o CentOS...!!!

    Aguardo uma ajuda nessa caminhada complicada de aprender um novo S.O

  3. #3

    Padrão Re: O que usar como Active Directory???

    Muito Obrigado.. Vo verifica agora...
    Desculpe minha ignorância.. mas o que é GPO'S

  4. #4
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que usar como Active Directory???

    Bom acho que minha resposta não foi muito clara.
    Seguinte, dá pra montar um controlador de domínio normal com samba no Linux, e você faz as estações autenticarem normalmente e tal..

    Você citou no seu tópico:
    "...pois eu preciso saber se eu consigo desabilitar alguns recursos dos terminais de usuarios como ex. conexão de rede (para nao trocar o IP), painel de controle, nao poder executar .exe .... fazer algo tipo que deixa a maquina só para trabalho sem recursos de configuração para ninguem mexer e viver dando problema.."

    Isso tudo é feito com GPO!

    Mas quando falamos nas gpo's (group policy objects) implementadas no Linux, ainda não é possível porque o samba não dispõe de tal funcionalidade, apenas controlador de domínio mesmo (se você quiser assim).

    Agora com o samba 4 parece que as coisas vão ser diferentes.


    Citação Postado originalmente por INFOSKY Ver Post
    Muito Obrigado.. Vo verifica agora...
    Desculpe minha ignorância.. mas o que é GPO'S