+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle da Banda com vários Links

    Boa tarde,

    Meu cerário é o seguinte: possuo 3 links, e um servidor com debian fazendo controle de banda com iproute2 (utilizando HTB-Tools). Eu direciono cada cliente para um link que eu escolho, e utilizo 3 classes no HTB-Tools, uma para cada link.

    O cliente é roteado para o gateway de um dos links, e entra na classe do HTB que corresponde a aquele link para o qual ele foi roteado.

    Bom, minha intenção é utilizar 2 links para navegação, separando os clientes manualmente, não há necessidade de fazer loadbalance entre os 2 links por enquanto, isso eu estudaria mais pra frente.

    As interfaces do servidor:

    eth0 : onde entra a rede wireless (os clientes)
    eth1 : link de 2mb
    eth2 : link de 1mb e link de 3mb (estão ligados a um hub, os gateways dos links são diferentes, o que permite fazer roteamento mesmo estando na mesma interface)

    Meu problema é que o link de 3mb é muito instavel, ele pode estar funcionando bem as vezes, e derrepente ficar lento, com latencia alta demais e mal chegar a 1mb. Sendo assim, quero colocar a navegação nos links de 2mb e 1mb, e todo o trafego P2P no link de 3mb.

    Como ja falei acima, utilizo atualmente um servidor Debian, mas se eu conseguir fazer isso de forma mais facil com Mikrotik, mudarei pra Mikrotik no servidor, porém, não tenho experiencia con configuração de Mikrotik, não sei se conseguiria fazer isso de uma forma satisfatória. A solução no Debian até que é viável, seria usar iproute para rotear o trafego de portas altas para o link de 3mb, e o resto deixar nos outros links, mas isso ocasionaria que o trafego de um cliente configurado numa classe do HTB que é digamos do link de 2mb, esse cliente fazendo um download de um torrent e utilizando toda sua banda, apesar desse tráfego estar sendo direcionado para o link de 3mb, ele estaria sendo contado na classe do link de 2mb, o que não é o ideal.

    Alguem sabe se é possível fazer isso de uma forma mais satisfatória com mikrotik, e como configurar isso?

  2. #2

    Padrão Re: Controle da Banda com vários Links

    Já que voce não tem experiencia com mikrotik, porque não coloca um balanceador? Eu tenho um da TP-link, o R488T.
    Configurrei ele como balance inteligente e deixo que ele resolva tudo.
    Caso queira fazer com mikrotik procura por balance PCC aqui mesmo no forum.

  3. #3

    Padrão Re: Controle da Banda com vários Links

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já que voce não tem experiencia com mikrotik, porque não coloca um balanceador? Eu tenho um da TP-link, o R488T.
    Configurrei ele como balance inteligente e deixo que ele resolva tudo.
    Caso queira fazer com mikrotik procura por balance PCC aqui mesmo no forum.
    Esse balanceador, tem como eu configurar ele para ele passar o trafego P2P para o link de 3mb que é mais instavel, e o trafego de outros serviços (digamos de todas as portas TCP abaixo de 1024) balancear entre os outros 2 links ?

  4. #4

    Padrão Re: Controle da Banda com vários Links

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Esse balanceador, tem como eu configurar ele para ele passar o trafego P2P para o link de 3mb que é mais instavel, e o trafego de outros serviços (digamos de todas as portas TCP abaixo de 1024) balancear entre os outros 2 links ?
    Compre uma rb750g, nela eu tenho certeza que tem como vc fazer o que vc quer, agora nesse tp-link eu não sei...

  5. #5

    Padrão Re: Controle da Banda com vários Links

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Esse balanceador, tem como eu configurar ele para ele passar o trafego P2P para o link de 3mb que é mais instavel, e o trafego de outros serviços (digamos de todas as portas TCP abaixo de 1024) balancear entre os outros 2 links ?
    Pelo manual dele tem como selecionar por serviço também.
    Mas ele funcionou tão bem com a configuração inteligente que nem tentei. Ele escolhe qual link mandar num determinado instante tomando por base como está o link. Nestes Adsl que são muito instáveis ele faz a decisão na hora de balancear. Se por ventura um link desses praticamente zerar, ele vai desconsiderar este link mas o serviço vai continuar fluindo pelos outros.
    Eu coloquei nele um dedicado e 3 adsl.
    Assim o pessoal navega, faz down , usa p2p e eu nem tomo conhecimento.

    Com certeza com uma RB voce abre um leque de possibilidades muito maior. Mas citei este balanceador porque voce disse que não mexe com mikrotik.

    Eu entendi o que voce quer fazer. Marcação de pacotes e direciona sempre para determinado link, dependendo da marcação que o pacote tiver.