+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Pessoal, eu tenho um PTP de 1300 metros usando NS2 Loco a 2312Mhz ( Compliance Test ):

    CCQ: 95%-100%
    Sinal: -72 a -74
    Throughput: ~ 6.5Mbps
    Obs.: Quando escaneio as redes, detecto entre 40-60 redes 2.4 !! Mesmo assim não tenho problemas com quedas nem redução de velocidade.

    As antenas estão a 15 metros do chão e não tenho visada direta, porque há algumas árvores no meio. Do meu prédio (onde está a ns cliente) eu avisto ( com luneta ) a casa vizinha a que está a outra ns.

    A questão agora é que eu preciso passar o sinal pra um amigo meu que está fora da visada. Eu vou repassar minhas ns2 pra ele e gostaria de trocar o equipamento pra conseguir puxar os 10mb full da gvt (com bastante folga se possível).
    Minha opção imediata era NS2, mas depois de ler o forum vi que o Airgrid possui mais capacidade de tráfego (certo?). Pelas pesquisas ambas estão na mesma faixa de preço. Portanto me rendo a estes dois modelos, qual escolher?

    Airgrid M5 Agm5-1114 23 Dbi 11x14
    ou
    Nanostation 2

    Se eu pegar a NS2, eu posso usar uma antena externa direcionada para outro lado e manter a antena interna?

    Obrigado a todos
    Última edição por Osmany; 17-01-2011 às 04:31.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por Osmany Ver Post
    Pessoal, eu tenho um PTP de 1300 metros usando NS2 Loco a 2312Mhz

    As antenas estão a 15 metros do chão e não tenho visada direta, porque há algumas árvores no meio. Do meu prédio (onde está a ns cliente) eu avisto ( com luneta ) a casa vizinha a que está a outra ns.

    A questão agora é que eu preciso passar o sinal pra um amigo meu que está fora da visada. Eu vou repassar minhas ns2 pra ele e gostaria de trocar o equipamento pra conseguir puxar os 10mb full da gvt (com bastante folga se possível).
    Minha opção imediata era NS2, mas depois de ler o forum vi que o Airgrid possui mais capacidade de tráfego (certo?). Pelas pesquisas ambas estão na mesma faixa de preço. Portanto me rendo a estes dois modelos, qual escolher?

    Airgrid M5 Agm5-1114 23 Dbi 11x14
    ou
    Nanostation 2

    Obrigado a todos
    Em princípio a Airgrid M5 seria a melhor opção porque 5.8 passa mais banda e além disso a antena é direcional e portanto capta menos interferência. Por outro lado se vc não tem visada pode ter problemas, pois a frequencia 5.8 exige visada mais limpa, enquanto 2.4 tem maior penetração em locais onde a visada está comprometida.
    Mas 2.4 não vai passar 10Mb full.
    Infelizmente você não vai saber com certeza sem testar. Cada caso é um caso, depende muito dos obstáculos. Se as árvores formam uma parede sólida ou se estão espalhadas com espaços. Eu tentaria com Airgrid M5 por causa da banda que vc quer passar e por concentrar mais o sinal. Se não funcionar acho que o Nano Loco M5 pode ser uma boa opção já que o sinal é mais aberto e também passa a banda que vc precisa.

    Citação Postado originalmente por Osmany Ver Post
    Se eu pegar a NS2, eu posso usar uma antena externa direcionada para outro lado e manter a antena interna?
    Só funciona uma antena por vez. Você configura ele pra uso com antena interna OU externa.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Mas 2.4 não vai passar 10Mb full.
    Caraca, não tem jeito?? Pensei que com essa distância e tendo a ns2 loco como referência, eu passaria os 10Mb facilmente com a ns2... !!

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    eu vou de airgrid m5 ou nano bridge m5 .....

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Usei uma ferramenta da Ubiquiti: AirLink | Ubiquiti Networks, Inc. e simulei meu PTP com algumas antenas:

    1ª Opção: Nanostation 2 Loco (Uso 2 antenas dessa e o objetivo foi ver a diferença entre as informações do site e os valores reais):
    Simulador:
    Sinal: -69dbm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 67%
    TX/RX: 36.0Mbps

    Real (a 2312Mhz, porque em 2.4ghz não pegava menosde -85dbm:
    Sinal: -72dbm a -74dbm
    Noise Floor: -98dBm
    CCQ: 95% - 100%
    TX/RX: 6.5Mbps (Usando a ferramenta da própria NS2 Loco)
    http://img254.imageshack.us/img254/5461/ns2loco.th.jpg

    2ª Opção: Airgrid M5 23dBi
    Simulador:
    Sinal: -49dBm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 100%
    TX/RX: 150Mbps
    Airmax Quality: 88%
    Airmax Capacity: 50%
    http://img713.imageshack.us/img713/9631/airgrid.th.jpg

    3ª Opção: Nanostation M5 Loco
    Simulador:
    Sinal: -67dBm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 100%
    TX/RX: 300Mbps
    Airmax Quality: 96%
    Airmax Capacity: 100%
    http://img259.imageshack.us/img259/2...5m5loco.th.jpg


    Levando em consideração a diferença que houve entre o simulado e o real na NS2 Loco (sabendo que em 2.4ghz eu não consegui menos que -85dBm), posso concluir que mesmo o sinal mais forte na Airgrid (-47) e só 50% de Airmax Capacity, vou ter um desempenho menor do que na Nanostaion M5 Loco com -67 de sinal e Airmax Capacity em 100%?
    Ou os possíveis obstáculos que impediram o fechamento do ptp em 2.4 inviabilizariam o uso de 5.8ghz ?

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por Osmany Ver Post
    Usei uma ferramenta da Ubiquiti: AirLink | Ubiquiti Networks, Inc. e simulei meu PTP com algumas antenas:

    1ª Opção: Nanostation 2 Loco (Uso 2 antenas dessa e o objetivo foi ver a diferença entre as informações do site e os valores reais):
    Simulador:
    Sinal: -69dbm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 67%
    TX/RX: 36.0Mbps

    Real (a 2312Mhz, porque em 2.4ghz não pegava menosde -85dbm:
    Sinal: -72dbm a -74dbm
    Noise Floor: -98dBm
    CCQ: 95% - 100%
    TX/RX: 6.5Mbps (Usando a ferramenta da própria NS2 Loco)
    http://img254.imageshack.us/img254/5461/ns2loco.th.jpg

    2ª Opção: Airgrid M5 23dBi
    Simulador:
    Sinal: -49dBm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 100%
    TX/RX: 150Mbps
    Airmax Quality: 88%
    Airmax Capacity: 50%
    http://img713.imageshack.us/img713/9631/airgrid.th.jpg

    3ª Opção: Nanostation M5 Loco
    Simulador:
    Sinal: -67dBm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 100%
    TX/RX: 300Mbps
    Airmax Quality: 96%
    Airmax Capacity: 100%
    http://img259.imageshack.us/img259/2...5m5loco.th.jpg


    Levando em consideração a diferença que houve entre o simulado e o real na NS2 Loco (sabendo que em 2.4ghz eu não consegui menos que -85dBm), posso concluir que mesmo o sinal mais forte na Airgrid (-47) e só 50% de Airmax Capacity, vou ter um desempenho menor do que na Nanostaion M5 Loco com -67 de sinal e Airmax Capacity em 100%?
    Ou os possíveis obstáculos que impediram o fechamento do ptp em 2.4 inviabilizariam o uso de 5.8ghz ?
    As ferramentas de calculo te deram uma idéia,porém na realidade, muitas vezes é mais complicado.
    Básico é: TEM VISADA? então fecha EM 5.8GHZ Ou 2.4ghz. isso é fato.
    de NS M5 tu fecha com 30mbps facil se tiver visada entre o AP e os clientes.As Airgrid são usadas em caso de muita poluição de sinal, ae voce concentra o sinal em uma direção apenas.
    no Seu caso, se for uma rede particular ponto a ponto recomendo uso do NS M5 (com antena integrada) que até 10km passando 30mbps.
    Se queres investir nessa rede, investe em NS5 ou Bullet m5 acoplado a uma aqurio 25dbi disco mm1525 que fica show. o bullet é muito bom pra esse tipo de uso. como tens pouca altura usa vertical nas antenas(externas) ou ADAPTIVE se usar as internas.
    Qualquer duvida posta ae.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    As ferramentas de calculo te deram uma idéia,porém na realidade, muitas vezes é mais complicado.
    Básico é: TEM VISADA? então fecha EM 5.8GHZ Ou 2.4ghz. isso é fato.
    de NS M5 tu fecha com 30mbps facil se tiver visada entre o AP e os clientes.As Airgrid são usadas em caso de muita poluição de sinal, ae voce concentra o sinal em uma direção apenas.
    no Seu caso, se for uma rede particular ponto a ponto recomendo uso do NS M5 (com antena integrada) que até 10km passando 30mbps.
    Se queres investir nessa rede, investe em NS5 ou Bullet m5 acoplado a uma aqurio 25dbi disco mm1525 que fica show. o bullet é muito bom pra esse tipo de uso. como tens pouca altura usa vertical nas antenas(externas) ou ADAPTIVE se usar as internas.
    Qualquer duvida posta ae.
    Abraço.
    E se eu migrar de NS2 Loco para NS2 M2 Loco? Essa última também opera em 2.3ghz? Vou conseguir passar mais de 10Mbps com ela?

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Sem Dúvida alguma eu iria de AirGrid M5 pois como disse o amigo KATRAKA "Airgrid M5 seria a melhor opção porque 5.8 passa mais banda e além disso a antena é direcional e portanto capta menos interferência. " Quando a falata de visada se não for exorbitante vai ter comunicação sim, pois a distância é curta e o sinal torna-se retundante ! Tenho uma experiência parecida aqui ! Só que uso PowerBridge M5 !

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por Osmany Ver Post
    E se eu migrar de NS2 Loco para NS2 M2 Loco? Essa última também opera em 2.3ghz? Vou conseguir passar mais de 10Mbps com ela?
    Nem a pau, amigo. 2.4 não rola mais que 4MB.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Nem a pau, amigo. 2.4 não rola mais que 4MB.
    Em modo B certo? Não tem como colocar 2.4 em N?

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Nem a pau, amigo. 2.4 não rola mais que 4MB.
    ??????????
    Desde quando 2.4ghz não passa mais do que 4mb??? sÓ SE FOR equipamento fabricado em 1978....

    Hoje em dia é possível passar (em bandwith test ) ,blz, até 20mbs ou mais tranquilo.

    Tem que saber configurar e usar a antena certa e o rádio certo pra cada situação.

    Não adianta usar antena de 16dbi e tentar fechar ptp de 10km...
    Por isso que sempre se torna necessário projeto, cálculo e experiencia na hora de instalar.

    Quanto a dúvida do amigo acima, Airgrid m5 fecha legal. Nano 2.4 m2 tbm fecharia. é questão de escolha.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Amigos,
    Pelo o que vi, o amigo está comparando o Nanostation 2, que é 54g com o Airgrid M5 que é de 150 mbps n.
    São tecnologias diferentes. Para comparar 2.4Ghz com 5.8Ghz. Assim é claro que 2.4Ghz é melhor.

    Seria diferente se fosse comparar com o NanoStation M2 (que é 300mbps). Aí eu preferiria o NanoStation M2. Os airgrid tem o sinal mais direcional o que é melhor, mas não chegam aos 300mbps. Mas creio que o Nanostation M2, ou até o Nanostation M2 Loco mimo, devam te dar os 10mbps facilmente...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 1300 metros: NS2 ou Airgrid M5 ?

    Amigos,
    Pelo o que vi, o amigo está comparando o Nanostation 2, que é 54g com o Airgrid M5 que é de 150 mbps n.
    São tecnologias diferentes. Para comparar 2.4Ghz com 5.8Ghz. Assim é claro que 5.8Ghz é melhor.

    Seria diferente se fosse comparar com o NanoStation M2 (que é 300mbps). Aí eu preferiria o NanoStation M2. Os airgrid tem o sinal mais direcional o que é melhor, mas não chegam aos 300mbps (apenas 150Mbps). Mas creio que o Nanostation M2, ou até o Nanostation M2 Loco mimo, devam te dar os 10mbps facilmente...

    Procure pelo Nanostation M2 Ou Nanostation M2 Loco MIMO, que tem o preço mais em conta e pela distancia, deva te atender perfeitamente....