+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Sinal mais limpo em PTP

    Bom dia.

    Atualmente tenho meus PTP's fechados com nanostation 5, em no maximo 4 Km a distancia entre eles e a torre central, mas devido a dificuldade de usar 2.4 para cliente colocamos alguns nanos 5 como ap nas torres e tambem meu concorrente espalhou muitos pela cidade, ai vem o problema, percebi que meus pings e perdas almentaram consideravelmente entre os pop's e preciso de uma solução barata, homologada e que saia dessa interferencia, pensei no nanobridge, mas como não é homologada desisti, pensei no bullet M mas estou com algumas duvidas como:
    O bullet M e compativel com antenas de polaridade dupla tx e rx?
    O bullet M tem a opção de mudar a largura do canal ex: 5, 10, 20, 40 MHz?
    Tem alguma antena compativel para ativar o airmax dele?
    Se alguem tem alguma solução melhor serei grato.

    abraços

  2. #2

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Oi PlugMG.

    Respondendo às suas perguntas:

    1) O bullet M e compativel com antenas de polaridade dupla tx e rx?
    O Bullet M conecta-se direto às antenas convencionais (não é dual).

    2) O bullet M tem a opção de mudar a largura do canal ex: 5, 10, 20, 40 MHz?
    Sim

    3) Tem alguma antena compativel para ativar o airmax dele?
    AirMAX é o protocolo de comunicação e só pode ser ativado se toda a rede for compatível com AirMAX, caso contrário quem não é fica sem conexão.

    É importante saber que os rádios AirMAX são compatíveis com a tecnologia anterior e desabilitando o AirMAX os rádios da série M falam com os Nano, Nano Loco, Bullet e XR2(5),

    No caso de um PTP com Bullet M nas duas pontas, pode ativar AirMAX numa boa.

    Se for um PTMP com Bullet M como AP e NanoStation comum ou Nano Loco comum nos clientes, AirMAX fica desligado.

    IMPORTANTE:
    Bullet M usa MIMO 1x1 e é compatível com os demais rádios AirMAX que utilizam MIMO 2x2 (polarização dupla).


    Att,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 30-08-2010 às 06:25.

  3. #3
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Obrigado amigo, minha intenção e colocar bullet M com bullet M, ou outra solução, mas sempre o par correto, mas creio que conseguiria mais resultados com dual polaridade, o que vc acha?

  4. #4

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Citação Postado originalmente por Plugmg Ver Post
    Obrigado amigo, minha intenção e colocar bullet M com bullet M, ou outra solução, mas sempre o par correto, mas creio que conseguiria mais resultados com dual polaridade, o que vc acha?

    Acho que você está confundindo as coisas...

    Todo rádio transmite e recebe, seja ele com polarização simples ou dupla.

    Polaridade é positivo e negativo, o termo correto para antenas é polarização.

    Fazer um ponto a ponto (PTP) com bullet M nas duas pontas vai trazer um ótimo resultado, mas o bullet só funciona com antenas de polarização simples e o conector do bullet não se acopla a antenas de polarização dupla.

    Polarização dupla oferece maior performance apenas para rádios que possuem esse recurso. O bulletM é um ótimo rádio, mas foi desenvolvido para atender clientes que querem usar antenas antigas e utilizar AirMAX em suas redes.

    Att,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 31-08-2010 às 08:26.

  5. #5
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Tranquilo, a questao da polaridade seria isso mesmo, se ele tivesse opção de polaridade dupla certamente o bullet M viria com duas entradas parecido com o Rocket, creio que terei melhor performace com polaridade dupla mesmo, pensei em usar nano bridge, seria ideal para mim, mas essa homologação nunca sai, ta dificil cara, fazer ptp com rocket e antena a essa distancia seria desperdicio.

  6. #6

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi PlugMG.


    3) Tem alguma antena compativel para ativar o airmax dele?
    AirMAX é o protocolo de comunicação e só pode ser ativado se toda a rede for compatível com AirMAX, caso contrário quem não é fica sem conexão.

    É importante saber que os rádios AirMAX são compatíveis com a tecnologia anterior e desabilitando o AirMAX os rádios da série M falam com os Nano, Nano Loco, Bullet e XR2(5),

    No caso de um PTP com Bullet M nas duas pontas, pode ativar AirMAX numa boa.

    Se for um PTMP com Bullet M como AP e NanoStation comum ou Nano Loco comum nos clientes, AirMAX fica desligado.


    Att,

    ZéAlves

    Olá Ze,

    Nesse caso então não há problema algum em fazer um PTP com NanoBridge M5 ativando a opção airmax, correto? Mesmo utilizando depois dele uma RB com R52H ligada numa omni enviando para clientes com rádios convencionais. O fato do PTP estar com o airmax ativado não vai afetar o resto da rede adiante dele.

  7. #7

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    No caso de um PTP entre duas nanoBridge com AirMAX ligado, o airmax limita-se ao PTP. O que vier antes ou depois do PTP, não faz diferença.

  8. #8
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    So mais uma pergunta, a airgrid e dual polaridadei? Se não, tem alguma alem do rocket da linha M dual polaridade?

  9. #9

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    No caso de um PTP entre duas nanoBridge com AirMAX ligado, o airmax limita-se ao PTP. O que vier antes ou depois do PTP, não faz diferença.
    Quantos km da pra fazer com ele? muda muito do outro?

  10. #10

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    O AirGRID é polarização simples.

    Sobre distância com o BulletM ou NanoBRIDGE eu estimo 10 KM numa boa. O NanoBRIDGE tem potencial para trafegar o dobro que trafega o BulletM, tem que ver se isso se confirma na prática.

    ZéALves

  11. #11
    Plugmg
    Visitante

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Desculp, eu quis dizer se o nanobridge seria polaridade dupla ?

  12. #12

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Citação Postado originalmente por Plugmg Ver Post
    Desculp, eu quis dizer se o nanobridge seria polaridade dupla ?
    Cara, se você continuar escrevendo POLARIDADE ao invés de POLARIZAÇÃO, eu vou ter uma convulsão e ficar bipolar !!!! HUAHUAHAUANAUJA

    Brincadeiras à parte:
    A NanoBRIDGE é PO-LA-RI-ZA-ÇÃO dupla, sim.

  13. #13

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    ptp com nano loco 5... distancia 1km alguem ja fez? qual tarfego?

  14. #14

    Padrão Re: Sinal mais limpo em PTP

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    ptp com nano loco 5... distancia 1km alguem ja fez? qual tarfego?
    Já sim. No speed test do nano tá passando 14Mbps. Na prática não sei, porque o link que passa nele é de 2 mega somente.