Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Amigos, uma coisa tem me preocupado.
    Como planejar nosso crescimento com a invasão de notebooks, netbooks e tablets?

    Semana passada me decidi por expandir um pop em 5.8 com Ubiquiti Airmax
    Mas já estou preocupado. Não com a qualidade dos produtos, mas como vou atender o mercado de notebooks que vem crescendo assustadoramente. O novo usuário já não quer um desktop, e com um notebook na mão ele não quer ficar preso ao ambiente da sua casa, por cabo ou mesmo por um roteador wireless.

    Além disso, com o airmax ativado, os notebooks não irão reconhecer a rede.
    E mesmo assim a maioria dos note mais baratos é só b/g. O consumidor ao comprar não sabe disso.
    Assim que imagino que deve ter outro meio de atendermos este mercado florescente.
    As operadoras estão aí oferecendo internet móvel com os moden3G. Se este serviço hoje não satisfaz em muitas regiões, em outras é excelente.
    Se não abrirmos os olhos para esta modernidade, iremos ficar no mínimo parados no tempo.

    Será que o mesh poderia atender esta necessidade?
    Ou outra solução que desconheço?
    Vamos abrir uma discussão saudável sobre isso?

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Ubiquiti devia lançar um USB Airmax...
    Ou criar um POP 3G.
    Tablet teria que por ou 3G ou fazer uma rede mesh com cobertura na cidade inteira (Torre no Poste, que nem naquele post, só que nos de luz?)

  3. #3

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Aqui na minha rede, sao poucos os usuarios que tenha somente Desktop
    chuto que uns 90% tem ou um notebook tbm... ou somente notebook.

    nao vejo problemas com eles, tem seu ponto normalmente dentro de casa.
    no maximo um roteador wireless para lhe dar uma pequena mobilidade.

    alguns clientes tem 3G (TBM)
    alguns me disseram que se depende-se da qualidade/velocidade, vivem caindo e a velocidade nem se fala, questao de 128k-256k.... nem o teriam, é uma porcaria, mas como precisam acessar em varios locais e nunca sabem qdo vao precisar.

    Em outras palavras.
    Vou trabalhando conforme o mercado me da oportunidades e dentro das oportunidades seleciono as que tem qualidade (dentro do meu bolso e cenario).
    Procuro ofereçer com qualidade o que consigo.
    Se o cliente esta preoucupado com mobilidade, eu nao posso da isso com qualidade!? entao que o cliente procure um 3G e passe raiva.

  4. #4

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Eu ouvi no jornal a algum tempo que o governo tinha aprovado um decreto ou lei que permiria que empresas contratassem as teles para, atraves delas, oferecer serviços de telefonia celular incluindo 3G ( este nao tenho certeza). Aqueles celulares dos fabricantes de cerveja é um exemplo desse caso, alguem ja leu a respeito?

  5. #5

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Então, em situação como estas eu acredito que o Wavion atenderia bem pela tecnica de beamforming que ele trabalha.
    Isso se for pensar em atender clientes em padrão b/g.
    Porem entra outras questões "$".

    Mais o ideal seria fazer o atendimento a este publico, fornecendo uma USB apropriada ao invés de conectar cada um usando sua placa pci própria.

  6. #6

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Aqui no interior de SP estamos faturando, pois fazemos a venda "casada" no ato da contratação do serviço, usamos AirGrid no telhado e um roteador 2.4GHz dentro da casa do assinante, para nós esta valendo a pena até agora pois ganhamos também na manutenção e configuração desses roteadores internos, é pura questão de como o provedor se comporta com a situação, nosso principal concorrente não coloca a mão em roteador de cliente, ele manda o cliente simplismente se "virar" e comprar o roteador em alguma loja de informática.

  7. #7

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Então, em situação como estas eu acredito que o Wavion atenderia bem pela tecnica de beamforming que ele trabalha.
    Isso se for pensar em atender clientes em padrão b/g.
    Porem entra outras questões "$".

    Mais o ideal seria fazer o atendimento a este publico, fornecendo uma USB apropriada ao invés de conectar cada um usando sua placa pci própria.
    Agora eu pergunto: porque os notebooks teimam em ter a entrada USB nas laterais. É só para quebrar adaptador.
    Porque os fabricantes não colocam os USB na parte de cima do vídeo. Assim quando aberto ele já fica protegido.
    Tem esta questão do USB também para levar em conta.

  8. #8

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Aqui no interior de SP estamos faturando, pois fazemos a venda "casada" no ato da contratação do serviço, usamos AirGrid no telhado e um roteador 2.4GHz dentro da casa do assinante, para nós esta valendo a pena até agora pois ganhamos também na manutenção e configuração desses roteadores internos, é pura questão de como o provedor se comporta com a situação, nosso principal concorrente não coloca a mão em roteador de cliente, ele manda o cliente simplismente se "virar" e comprar o roteador em alguma loja de informática.
    É o que nos temos feito. Mas ainda assim o sujeito fica restrito aos arredores da sua residencia.
    E com a tal de inclusão digital, o povo quer um computador mas muitas vezes não quer arcar com os custos disso.
    Mas por enquanto esta ainda é a melhor saida

  9. #9

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    É o que fazemos também. Hoje em dia o camarada contrata internet e já pede o roteador também. O problema realmente é quando o cara quer acessar em casa, na facul, no trabalho, e quer que o provedor lhe dê essa mobilidade. Infelizmente parece que ainda não tem como.
    Pra nossa sorte o serviço de internet móvel das operadoras de celular é muito ruim, pelo menos no interior. Mas isso preocupa sem dúvida, porque um dia pode melhorar.

  10. #10

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Estava procurando novidades no site da ubiquiti e me chamou a atenção esse aparelho WifiStation | Ubiquiti Networks, Inc. nao sei como ele funciona (se alguem ja usou ou sabe por favor comente aki) , mas axo que a ubiquiti jah esta querendo partir pra algo mais movel.

    Se esse equipamento nos desse mobilidade, como fariamos para liberar o acesso aos clientes, no meu caso o provendo onde trabalho tem +/- 1500 clientes e 9 torres com 31 antenas 2.4 e 9 5.8 (sem contar os PTP) teria que liberar em todas as antenas?

  11. #11

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por samuelrealnet Ver Post
    Estava procurando novidades no site da ubiquiti e me chamou a atenção esse aparelho WifiStation | Ubiquiti Networks, Inc. nao sei como ele funciona (se alguem ja usou ou sabe por favor comente aki) , mas axo que a ubiquiti jah esta querendo partir pra algo mais movel.

    Se esse equipamento nos desse mobilidade, como fariamos para liberar o acesso aos clientes, no meu caso o provendo onde trabalho tem +/- 1500 clientes e 9 torres com 31 antenas 2.4 e 9 5.8 (sem contar os PTP) teria que liberar em todas as antenas?
    Este bichinho é um show.
    Eu tenho um já faz 4 meses. Comprei para o meu uso, pois o meu Dell é ruim de wireless.
    Mas ele é grande para levar para todo lugar.
    E tem um probleminha de firmware que é a falta de senha para acessar a configuração. Isso ajudaria a segurar um pouco os curiosos, apesar de não segurar os mais avançados.

    Eu levei esta questão para o forum da Ubiquiti, mas até agora ninguém deu uma opinião sobre o assunto.

    Airmax x laptop - Ubiquiti Networks Forum

    Na verdade eu queria ver é se a Ubiquiti mordia a isca e pensasse numa solução para este mercado.

  12. #12

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por samuelrealnet Ver Post
    Estava procurando novidades no site da ubiquiti e me chamou a atenção esse aparelho WifiStation | Ubiquiti Networks, Inc. nao sei como ele funciona (se alguem ja usou ou sabe por favor comente aki) , mas axo que a ubiquiti jah esta querendo partir pra algo mais movel.

    Se esse equipamento nos desse mobilidade, como fariamos para liberar o acesso aos clientes, no meu caso o provendo onde trabalho tem +/- 1500 clientes e 9 torres com 31 antenas 2.4 e 9 5.8 (sem contar os PTP) teria que liberar em todas as antenas?
    Eu comprei alguns para teste e vender para clientes que queiram mais mobilidade. Ele é muito bom, principalmente o modelo com antena omni que vem com cabo usb de 4 metros. No carro rodando pela cidade eu sempre achei sinal razoável de um dos meus POPs. Mas não vai funcionar bem em local fechado, a não ser que seja bem próximo da torre. Além disso ainda não é uma solução tão prática pelo tamanho. É bem maior que os adapt. USB ou os modems p/ notebook. Mas já é alguma coisa, parece que podemos estar caminhando para uma solução realmente móvel.
    Quanto ao acesso dos clientes, se vc trabalha com access list sem dúvida vc terá que liberar o MAC de cada wifi station em todos os POPs, ou pelo menos naqueles que quer permitir o acesso.

  13. #13

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    estou acompanhando esse topico pq tambem me interessa pois as tecnologias avançam como a 4G que está por vir, a nos provedores 2.4 e 5.8 estamos meios que estagnados!

  14. #14
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    estou acompanhando esse topico pq tambem me interessa pois as tecnologias avançam como a 4G que está por vir, a nos provedores 2.4 e 5.8 estamos meios que estagnados!
    Ainda falta muito até ratificarem o 4G, é muito detalhe do spec que o LTE não cobre...
    Mas de todo modo, quanto ficaria uma torre 3G/4G para um provedor? Se wifi não pega e 3G pega, o que tem de tão diferente? Frequência só?

  15. #15

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    o custo beneficil será que vale apena???

    as empressas grandes sofrem pra dá cobertura em um pequena região imagina nós "piabinhas" da vida que não tem condiça para tal investimento!!

  16. #16

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Ainda falta muito até ratificarem o 4G, é muito detalhe do spec que o LTE não cobre...
    Mas de todo modo, quanto ficaria uma torre 3G/4G para um provedor? Se wifi não pega e 3G pega, o que tem de tão diferente? Frequência só?
    Aqui na minha cidade o serviço móvel da Vivo está uma m..... Tenho conseguido clientes que sofreram para cancelar o plano com eles.
    Então realmente, o 3G ainda não é o caminho para muitos.
    Eu pensava em algo dentro do WiFi mesmo.
    Só vejo uma saída. Aumentar o número de células. Mas ainda fica o problema dos notebooks. Eles tem normalmente uns cartões muito ruim para acessar uma rede externa.
    Este adaptador citado mais acima, da Ubiquiti é muito bom, mas não é prático para quem se movimenta pelo tamanho dele.
    E está faltando a Ubiquiti colocar uma senha para evitar que o curioso fique mexendo.
    Mas não vi nada em matéria de usb com tanta sensibilidade.

  17. #17

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    continuo acompanhando!!

  18. #18

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    1929, onde foi que vc comprou o Wifistation?
    mais me diz ai, ele consegue conectar a 200 metros do pop?

  19. #19

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    1929, onde foi que vc comprou o Wifistation?
    mais me diz ai, ele consegue conectar a 200 metros do pop?
    Externamente é garantido. Eu coloquei no note e fui dar uma volta de carro e me surpreendi com o alcance. Não só recepção mas principalmente porque conseguiu manter a conexão , navegando normalmente por 2 quarteirões. Mas ele aguentaria mais um pouco.
    Uso ele internamente. E entre a base e o escritório tem 3 prédios mais altos que tiram totalmente a visada. Mas o sinal dentro da loja é muito bom. Deve dar 50metros, mas com todas estas paredes pelo caminho, eu achava que não ia passar.
    Comprado via Paraguay.

  20. #20

    Padrão Re: Planejamento estratégico frente aos notebooks

    É acho mesmo que em um futuro muito mais muito proximo, vamos ficar somente com a fatia do mercado de internet para "pobre", ninguem mais quer se prender a fios dentro de casa a 3g e agora a 4G LTE vai consumir nosso mercado de vez.
    A pelo menos 2 anos venho buscando soluções para estee problema, mais em nossa tecnologia 2.4 e 5.8 é impossivel.
    Muitos ja falaram em wavion mais ficou so no falar mesmo, teste com qualidade ninguem mostrou. Infelizmente acho que temos que nos preparar para o fim da wifi como isp.

    Acesso a banda larga m