+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    Prezados

    Tenho uma rede com uma grande quantidade de RB's, assim como um servidor do DUDE onde todos os funcionários da Empresa Acessam para monitorar a rede.

    Ocorre que a rede está bastante grande e torna-se cada vez mais impossível ficar entrando em cada RB para monitorar o Sinal das antenas. Mesmo tendo o DUDE como uma ótima ferramenta de Gerência, Não consigo ativar o SNMP em todas as minhas RBs para serem gerenciadas via DUDE, apenas as mais importantes como o Roteador de Borda, o restante da topologia apenas monitoro o Status via Ping. Caso eu ative snmp e tente visualizar esse determinado dispositivo no DUDE ele trava de forma assustadora (Creio eu que pelo alto processo de busca ou alguma instabilidade da própria versão 3.6).

    Voltando ao foco, Estamos instalando um servidor de Cacti para podermos enviar gráficos dos nossos links dedicados via web para nossos clientes corporativos.

    Gostaria de saber de que forma devo fazer, e se alguém tem uma solução onde eu possa visualizar o nivel de sinal de todos os cartões de todas as RB's da minha rede EM UMA UNICA TELA...

    Acredito que eu não seja o único que teve esse tipo de problema por aqui, se puderem me dar essa força agradeço. (Por enquanto conseguimos monitorar praticamente tudo no cacti menos os sinais das wireless, e ainda sim não seria tão vantajoso ter que entrar de RB em RB para visualizar os gráficos).

    Desde Já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    Mesmo problema aqui, por isso vou acompanhar...

  3. #3

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    eu tambem estou com este problema tenho interesse em mais informação

  4. #4

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    acompanhando

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    Muitooo boa pergunta....ainda não encontrei nenhum!!!
    ficarei acompanhado....

  6. #6

    Smile Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    Bom amigo
    Não sei se to chovendo no molhado mas aqui ele ta funcionando perfeitamente.
    O que fiz foi dar duplo clique no link e em mastering type coloquei smnp e na interface coloquei a wlan, estranhamente ele não funcionava em alguns casos ai descobri que se eu por a wlan da outra ponta do enlace ele funcionava perfeitamente.
    Veja as figuras em anexo:
    Espero ter ajudado
    Abraços Cristiano Vilela
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude2.JPG
Visualizações:	337
Tamanho: 	25,9 KB
ID:      	19360   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude.JPG
Visualizações:	332
Tamanho: 	13,2 KB
ID:      	19361  


  7. #7

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    Prezados

    Tive alguns progressos. A começar pelo cacti que segundo nosso desenvolvedor PHP já está conseguindo capturar os niveis de sinal na RB de teste, porém, como eu havia dito, apenas de RB em RB e não de todas elas....

    Com relação ao Dude eu consegui criar um método para que se o sinal Chegar em determinado nivel, por exemplo: Ultrapassar -80dBi ele mude para alguma cor, ou mande bip... No inicio fiquei muito animado e já tinha pensado: "Meus problemas e o de muitos colegas do Under Linux Acabaram", mas minha alegria se finalizou quando fui testar em Outra RB e constatei que para que isso funcione eu teria que cirar 1 serviço diferente para cada conexão de cada cartão da RB isso daria um trabalho sem tamanho e portanto impraticavel.

    Ainda permaneço tentando encontrar uma solução, no momento minhas esperanças estão voltadas a esse Script criado por um de nossos colegas e que nosso desenvolvedor tentará instalar e modificalo.

    Caso dê certo irei comunicar:

    https://under-linux.org/f143/script-...e-snmp-113071/

  8. #8

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    eu ja coloquei regra na rb para conequitar somentes clientes com sinal bom tipo ate 73db so que os tecnicos ficaram locos ....
    tive que desativar e ficar monitorando manualmente....

  9. #9

    Padrão Re: Monitoramento de Níveis de Sinal RB's

    Menu "Conteúdos" => Devices => Dispositivos => RouterOS => Registro Wireless.
    Nesta tela tem todos os sinais de todas as RB's cadastradas no Dude, ativos no momento.


    Citação Postado originalmente por doideraro Ver Post
    eu ja coloquei regra na rb para conequitar somentes clientes com sinal bom tipo ate 73db so que os tecnicos ficaram locos ....
    tive que desativar e ficar monitorando manualmente....