Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Acho que ele se confundiu.
    O cano de PVC é só para levar umidade até o fundo do buraco onde está a massa do aterramento, conforme foi sugerido pelo amigo.
    A caixa de inspeção, sim é recomendável e fica na superfície. Serve para revisar peeriodicamente a conexão do cabo de cobre com a vara de cobre, ver se não ha oxidação . Em cada conexão uma caixa.
    Se for tudo soldado aí não há necessidade.
    Como foi comentado mais acima pelo DUHbnu, ( não era outro o teu login? ), o objetivo é manter a impedância ou resistencia ao caminho da descarga o mais baixo possivel. Se um conector desses oxida , já era.
    Apesar de relatos de sucesso com o uso da própria torre, fico imaginando se com o passar do tempo, as próprias emendas dos módulos da torre não poderão criar esta resistencia, já que para haver bom contato não deverão ser pintadas, mas com certeza vão oxidar ( ferrugem) e isso pode se tornar uma barrreira.
    Última edição por 1929; 16-02-2011 às 17:26.

  2. #22

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    1929,

    Bem lembrado sobre as caixas de inspeção.
    No meu caso, segundo o fabricante a torre é galvanizada a fogo, impedindo a oxidação.
    Entre cada modulo fiz ligações para o modulo seguinte abaixo, justamente pensando nisto.
    Como todos nós sabemos a descarga sempre vai seguir o caminho de menor resistencia.
    Como não encontrei a solda exotermica(foi proibida por causa dos vapores) fiz a conexão normal e isolei com silicone.
    Existe um silicone cinza especial para metal, isola bem.
    Esse assunto ainda vai repercurtir muito.
    Valeu pessoal.

  3. #23

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Aqui vai um relato de uma experiência em uma de nossas torres a qual fica em cima de uma serra a qual tem 710 metros de altitude mais 45 metros de torre:
    Antes o para raio instalado era o convencional ou seja captor(para raio Franklin três pontas)descendo isolado por isoladores de porcelana ,aterramento feito com dez hastes copuwel de 2,40 metros sendo uma em cada cabo do estaios,outra na base da torre e as demais interligando.
    Conversando com um amigo de profissão e engenheiro da antiga TELEMIG o mesmo me disse:
    Faça para raio da seguinte forma: captor parafusado direto na torre (a torre será o condutor ate o aterramento).
    Aterramento: furamos com broca de furar mini poço artesiano ate na água (quando começou barro) no lugar de haste colocamos tubo galvanizado (cano d’água)de uma polegada enroscado um no outro(uma broca na base da torre e uma em cada estaio) unimos as quatro através de cabo de 35 mm e soldamos nos conectores e os conectores parafusado na base da torre.
    Resistência do aterramento: 2 ohms
    Conclusão: nesta torre temos 5 repetidores de VHF,5 rbs 433 ah,2 rocket M5
    Tínhamos prejuízo todo ano com queima de fonte e equipamentos pelo menos umas 4 vezes,após esta mudança não queimou mais nada .
    Na rede elétrica usamos protetores CLAMPER de 50 K.
    Obs. não adianta ter um para raio bonito sendo que o aterramento não esteja com resistência baixa (cinco ohms Maximo).
    Todos os equipamentos e antenas aterrados (vocês nunca viram pneu e nem câmara de ar em torre das teles) equipamentos tem de ser aterrado ate pela quantidade de RF gerada.
    Não se iludão com estas hastes copwel(aquelas amarelas de 2,4 metro) aquilo depois de 30 dias já virou ferro enferrujado não conduz mais nada,no mínimo aquelas galvanizadas em L(padrão Cemig).

  4. #24

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    tcftelecom,

    você isolou os equipamentos com borrachas tambem? não entendi...
    quanto ao aterramento dos equipamentos, você uso o mesmo terra correto?

  5. #25

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Citação Postado originalmente por gsoares Ver Post
    Boa tarde a todos.

    Estou montando uma repetidora no alto de uma montanha em um local remoto e isolado.
    A torre é estaiada e tem 18 metros, fica em uma clareia no alto de um monte com 400 metros de altitude e a 18 km do centro da cidade.
    Ultilizo equipamamentos da ubnt, um par de rocket m5 com rocket dish 30.
    Estou alimentando eles através de painel solar e baterias estacionarias.
    Tudo fica na torre, por questão de segurança e proteção.
    Utilizo dutos de metal isolados da torre para passar meu cabeamento, que é tudo blindado, inclusive as baterias e demais equipamentos ficam dentro de uma caixa de metal.
    Todos os equipamentos são isolados da torre, nada tem contato com a torre.
    E aí vem a questão, não utilizo pararaios.
    Somente aterrei o pé da torre no seguinte esquema:

    ----------------------X---------------------
    -----------------------|---------------------
    ----------------------X---------------------
    -----------------------|---------------------
    ----------------------X---------------------
    -----------------TORRE-----------------
    --------------X-------------X--------------
    -------------/------------------\------------
    ---------X-----------------------X---------
    -------/------------------------------\------
    -----X-------------------------------X-----
    ---------------------------------------------

    Foram utilizadas 9 hastes de 3 metros com caixa de inspeção.
    Cada haste tem a distancia dela mesma de 3 metros.
    Interliguei cada grupo de 3 hastes e liguei cada grupo em um lado da torre, sendo ela triangular, cada ligação isolei com silicone para não oxidar com o tempo.
    Ao ligar o aterramento na torre lixei a tinta, como os modulos da torre já estavam pintados, tive o trabalho de lixar e interligar cada modulo com a cordoalha de cobre para fazer contato entre os modulos e a descarga descer.
    Para os equipamentos fiz um terra simples em separado, utilizei 3 hastes e aterrei todos os equipamentos, inclusive antenas, poe e o cabo de rede.
    Utilizo tambem clampers nos cabos de rede para maior proteção.

    Tenho receio deste esquema, pois aonde a torre está localizada acontecem muitos temporais com muitas descargas eletricas.

    Então parti do principio que se colocar um pararaios, vai puxar qualquer raio que cair proximo a torre. Alem do mais como a torre tem 18 metros ela fica acima de todas as arvores alem de ficar nesta clareira.

    Qual a opnião de vocês?

    O que acham?
    Boa noite bom amigo, realmente eu nunca tinha ouvido tanto absurdo sobre aterramento.

    Primeiro raio não cai, e sim é um arco que se fecha.
    Segundo, lembrem-se dos passarinhos nos fios de alta tensão, por que eles não morrem? Porque a energia passa por eles e não termina neles.
    Terceiro, se sua torre está puxando raio (coisa que não acontece, pois é um arco que se forma), é sinal que o aterramento está bom, porém qualquer coisa que esteja ligado a ela com diferença de potência torra na hora. Por exemplo, seus super rádios isolados do terra ou da torre, como preferir, o terra deve ser comum a todos os equipamentos ligados, sem exceção, se não vai ter diferença de potência e ai torra tudo. E não adianta ficar botando tempero na terra, o máximo que vai conseguir é corroer suas hastes prematuramente. Terra que não tem uma boa condutividade se resolve colocando mais hastes. Outra coisa muito importante quando se usa energia AC (Rede elétrica), é imprescindível um sistema de proteção antisurto Clamper, pois a energia pode vir de sua rede elétrica e queimar tudo tb. No mais recomendo a todos que depois de tudo feito o ideal é testar com aterrômetro e ver se ficou dentro do padrão, se ficou pode subir dia de temporal na torre que não dá nada, só vai com luva de amianto pq a torre esquenta bastante (KKKKKKK brincadeira). Um abraço a todos.

  6. #26

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Qual nome e marca de um equipamento q pode ser verificado o aterramento ou seja aterrometro se existir.

  7. #27

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Disse para não isolar equipamentos como o pessoal faz com pneu,camara de ar etc,aterramento tem que ser comum para não haver diferencial de potencial,equipamento que mede resistividade da terra é o Terrometro.

  8. #28

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Disse para não isolar equipamentos como o pessoal faz com pneu,camara de ar etc,aterramento tem que ser comum para não haver diferencial de potencial,equipamento que mede resistividade da terra é o Terrometro.
    Por falar em aterrar equipamentos, poucos são os que preveem um terminal para isso.
    Um exemplo é o rádio da Tp-link que quase parece um nano.
    No manualzinho dos rádios GTS diz lá que se aterrar pode dar um desempenho até 20% superior.
    Eu vi uma foto de um cartão da Ubiquiti, o famigerado cartão de 1 W que tem um fio com um terminal para aterramento.

  9. #29

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Bom dia não conheço muito sobre estes equipamentos.

    Em anexo segue alguns modelos tipo instrumental e mini pa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t2.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	32,9 KB
ID:      	19884   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t5.jpg
Visualizações:	85
Tamanho: 	86,3 KB
ID:      	19885  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t3.jpg
Visualizações:	78
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	19886   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t4.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	19887  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t1.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	55,4 KB
ID:      	19888  

  10. #30

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Achei o Tp-link a que me referi. Este segue o conceito de tudo aterrado, ao pé da letra.
    Ao abrir o compartimento onde tem o conector para antena externa tem um terminal para aterramento.
    Não precisa fazer gambiarra.
    Tenho alguns poucos destes. Foi colocar e nunca mais precisou ir lá na casa de novo.
    O problema é falta de homologação e disponibilidade de comercialização. Na Flytec às vezes tem , outras não.
    Tenho receio que pela baixa comercialização este produto não vá para a frente e seja descontinuado.
    Na verdade, nem consta no site da Tp-link Brasil.

    TL-WA5210G
    Última edição por 1929; 17-02-2011 às 09:25.

  11. #31

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Alem de aterrar os equipamentos é muito importante que aterrem o cabo de rede blindado.
    Os cabos da furukawa blindados que uso aqui tem um 9º fio para o terra.
    Já ouvi relatos que o terra nos equipamentos e cabo de rede faz com que acabem com os travamentos.

  12. #32

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    falamos muito, e estou adorando, só que esquecemoes de algo obvio. aterrem o cabo da antena com centelhador, uso para 5.8 o da hiperlink, que custa uns R$ 120,00. Ele aumenta a vida util dos cartoes e melhora a perfomance pois segundo um engenheiro, ele elimina o ruido de armonicos que fica preso no cabo rf.

  13. #33

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    outra coisa muito importante é a conexão da rede elétrica.
    tive uma perda enorme por causa dela
    hove um grande arco no meu pararaio, e ele escou perfeitamente, logo depois hove um segundo arco no transformador da localidade. que queimou todos equipamentos eletricos da região. para ter ideia o meu relogio de medição da compania explodiu em milhões de pedaços, o relógio do visinho derreteu feito manteiga no sol.
    Todos a casa onde guardo equipamentos ao lado da torre não tem mais nenhum espelho de tomada, no lugar sobrou um buraco na parede.
    as fontes dos rádios viraram artefatos explosivos e achei pedaços delas por todos os comodos da casa.
    por ultimo a descarga subiu pela rede de dados até os radios, que também explodiram, para ter uma ideia, encontrei pedaços de uma rb493 a mais de 30 metros da torre.
    O técnico que fez a vistoria depois do evento disse que nunca tinha visto algo assim.
    O que fiz depois:
    no primeiro momento chorei muito mas depois me recompus e montei tudo novamente.
    Agora tenho um quadro com dijuntores din com 4 amper para cada radio, uso DPS (dispositivo de proteção contra surto), aconselho da siemens mas como são dificeis de se achar comprei da cramper.
    antes do quadro tem um centelhador composto por uma barra de cobre e com 5 velas automotivas.
    e revisei todo o meu aterramento

  14. #34

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    outra coisa muito importante é a conexão da rede elétrica.
    tive uma perda enorme por causa dela
    hove um grande arco no meu pararaio, e ele escou perfeitamente, logo depois hove um segundo arco no transformador da localidade. que queimou todos equipamentos eletricos da região. para ter ideia o meu relogio de medição da compania explodiu em milhões de pedaços, o relógio do visinho derreteu feito manteiga no sol.
    Todos a casa onde guardo equipamentos ao lado da torre não tem mais nenhum espelho de tomada, no lugar sobrou um buraco na parede.
    as fontes dos rádios viraram artefatos explosivos e achei pedaços delas por todos os comodos da casa.
    por ultimo a descarga subiu pela rede de dados até os radios, que também explodiram, para ter uma ideia, encontrei pedaços de uma rb493 a mais de 30 metros da torre.
    O técnico que fez a vistoria depois do evento disse que nunca tinha visto algo assim.
    O que fiz depois:
    no primeiro momento chorei muito mas depois me recompus e montei tudo novamente.
    Agora tenho um quadro com dijuntores din com 4 amper para cada radio, uso DPS (dispositivo de proteção contra surto), aconselho da siemens mas como são dificeis de se achar comprei da cramper.
    antes do quadro tem um centelhador composto por uma barra de cobre e com 5 velas automotivas.
    e revisei todo o meu aterramento
    kra, to pasmo com o teu ocorrido...
    Me diz uma coisa: A Concessionária de Energia pagou todos os prejuizos né?
    Isso tá parecendo coisa de outro mundo...

  15. #35

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    No meu caso estou usando o rocket da ubnt com a antena rocket dish, aí que vem o problema esses rádios são acoplados atrás das antenas e o cabo que liga na antena tem uns 10cm mais ou menos. com o radio é mimo são dois cabinhos destes.
    Como posso colocar um cetelhador?
    é necessário realmente neste caso?

  16. #36

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Citação Postado originalmente por gsoares Ver Post
    Alem de aterrar os equipamentos é muito importante que aterrem o cabo de rede blindado.
    Os cabos da furukawa blindados que uso aqui tem um 9º fio para o terra.
    Já ouvi relatos que o terra nos equipamentos e cabo de rede faz com que acabem com os travamentos.
    Estes cabos utilizam um conector especial? E se for assim, também um alicate apropriado?

  17. #37

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estes cabos utilizam um conector especial? E se for assim, também um alicate apropriado?
    Existe o conector blindado RJ45 para este uso...O mais certo é deixar o 9º cabo (terra) fora da crimpagem, e após estar crimpado o cabo soldar com estanho o aterramento na carcaça do conector RJ45
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         file_2_42.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	19889

  18. #38

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Olha sobre o rocket, eles não tem nenhum centelhador mesmo, eles foram produzidos assim, o pessoal de projeto deve saber o que ta fazendo, mas vc pode entrar em contato com ubkiti e pergunar se existe algo para isso.
    sobre outro colega que perguntau se recebi algo, putz tem dois meses que recebi um nobreak deles e só.
    acabei por tendo tanto problemas para reconstruir a rede que deixei para lá

  19. #39

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    Olha sobre o rocket, eles não tem nenhum centelhador mesmo, eles foram produzidos assim, o pessoal de projeto deve saber o que ta fazendo, mas vc pode entrar em contato com ubkiti e pergunar se existe algo para isso.
    sobre outro colega que perguntau se recebi algo, putz tem dois meses que recebi um nobreak deles e só.
    acabei por tendo tanto problemas para reconstruir a rede que deixei para lá
    Amigo, nao estou querendo ser crítico mas, você tem direitos, você paga ALTAS taxas pra concessionária de energia para eles tomarem conta do aterramento da rede pra você! Isso é fato!
    Some TODOS os seus prejuizos, não só materiais mas também financeiros pelas horas que seu provedor ficou sem antender os clientes...garanto que irá se espantar com os números...
    só uma dica!
    Abraço!

  20. #40

    Padrão Re: ATERRAMENTO E PARARAIOS

    bom, mas não vamos desviar o tópico...hehehe
    prosseguindo...