+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Para quem ainda tinha duvidas em relação ao uso da faixa 5.4, segue um oficio da anatel.
    Para quem ainda nao sabe, para usar essa faixa é necessario que:
    - A Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm).
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Oficio sobre o uso da faixa 5.4.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Essa não é a frequencia das Canopy??? Elas se enquadram com essas caracteristicas???

  3. #3

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Essa não é a frequencia das Canopy??? Elas se enquadram com essas caracteristicas???
    Se usa a faixa 5.4, logo elas tem que ter essas caracteristicas.

  4. #4

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Para quem ainda tinha duvidas em relação ao uso da faixa 5.4, segue um oficio da anatel.
    Para quem ainda nao sabe, para usar essa faixa é necessario que:
    - A Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm).
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência).
    Andrio, como sempre as respostas da Ana são truncadas.
    Estes dados com relação a potencia estão na resolução.

    Mas eles nem entraram nestes aspectos que são tão importantes.
    Só complicaram a resposta ao dizer que não pode se confundir com o serviço móvel, pois SCM é um serviço fixo.
    Mas caramba, será que estes caras não conhecem notebook? Ou eles vão querer que o note fique preso a um cabo.
    Se o cliente quiser passear pela área de cobertura, já seria móvel. Alguns dizem ser nomádico.
    E quem vai impedir o consumidor de fazer isso?
    Vamos imaginar uma situação hipotética:
    A fiscalização passa e vê uma pessoa sentada num banco de praça e acessando a internet.
    Daí vai indagar sobre que rede ele está usando. O cliente vai identificar a rede. E sSe for na faixa de 5.4?
    Teoricamente a fiscalização poderia ir na base e exigir a suspenção do serviço. Pelo menos é o que dá a entender esta resposta da Anatel.

  5. #5

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Intendo seu raciocionio
    mas nao é bem assim.
    o SCM presta um servico conexao fixa, ele tem uma area atendida, mas fixa.
    ou seja, o cliente pode mover-se livremente "Dentro daquela Area atendida".
    Se ele passar para outro local, ira desconectar e conectar novamente.

    no servico movel isso nao acontece, o cliente move-se entre as areas livremente.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Andrio, como sempre as respostas da Ana são truncadas.
    Estes dados com relação a potencia estão na resolução.

    Mas eles nem entraram nestes aspectos que são tão importantes.
    Só complicaram a resposta ao dizer que não pode se confundir com o serviço móvel, pois SCM é um serviço fixo.
    Mas caramba, será que estes caras não conhecem notebook? Ou eles vão querer que o note fique preso a um cabo.
    Se o cliente quiser passear pela área de cobertura, já seria móvel. Alguns dizem ser nomádico.
    E quem vai impedir o consumidor de fazer isso?
    Vamos imaginar uma situação hipotética:
    A fiscalização passa e vê uma pessoa sentada num banco de praça e acessando a internet.
    Daí vai indagar sobre que rede ele está usando. O cliente vai identificar a rede. E sSe for na faixa de 5.4?
    Teoricamente a fiscalização poderia ir na base e exigir a suspenção do serviço. Pelo menos é o que dá a entender esta resposta da Anatel.

  6. #6

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Olá

    Muito bom MASCARAAPJ!

    E sobre as faixas 5180 até a 5320, como são as regras ?

  7. #7

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá

    Muito bom MASCARAAPJ!

    E sobre as faixas 5180 até a 5320, como são as regras ?
    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

  8. #8

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).
    Muito Obrigado pelos esclarecimentos !

  9. #9

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    Vocês não tem noção da quantidade de provedores COM LICENÇA SCM própria aqui na cidade onde moro que fazem uso dessa faixa de frequências em enlaces ponto-a-ponto e uso multiponto! Eu que sou um mero agente autorizado me preocupo horrores com canais liberados, potências EIRP, certificados de homologação, nota fiscal e tudo mais, imaginei que uma empresa que tem licença própria seria MUITO mais cri-cri que eu quanto a isso.

    Qualquer hora dessas posto pra vocês verem um print do Scan da minha NanoBridge. Pelo visto eu esquento a minha cabeça à toa.

  10. #10

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Vocês não tem noção da quantidade de provedores COM LICENÇA SCM própria aqui na cidade onde moro que fazem uso dessa faixa de frequências em enlaces ponto-a-ponto e uso multiponto! Eu que sou um mero agente autorizado me preocupo horrores com canais liberados, potências EIRP, certificados de homologação, nota fiscal e tudo mais, imaginei que uma empresa que tem licença própria seria MUITO mais cri-cri que eu quanto a isso.

    Qualquer hora dessas posto pra vocês verem um print do Scan da minha NanoBridge. Pelo visto eu esquento a minha cabeça à toa.
    imagino, é assim mesmo.

    tinha uma empresa aqui na cidade que possuia diversos ponto a ponto interligando suas lojas, em canal nao permitido outdoor.
    esses dias atras eu pequei o regulamento de radiacao e levei nessa empresa, expliquei os problemas que poderiam ter com a anatel, disse tbm que a empresa que estava cuidando disso para eles deveria saber disso e tomar as preocupacoes cabiveis e aproveitei e fiz uma propaganda da minha empresa.
    1 mes depois me ligaram, hoje sou eu que cuido dos seus enlaces ^^

  11. #11

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Aqui não é diferente.
    Como agente eu me preocupo. Mas tem um que tem SCM e não está nem aí. Ponto a ponto em 5.1 e xr2 nos painéis. Se lembrarmo-nos que a homologação do xr2 só saiu em outubro e até agora o homologante não tem aina para entrega, já viu como fica. O que mais revolta é que se acham o rei da cocada preta.
    E se fiscalização chegar , como eles tem SCM, o máximo que vai dar é um pado e eles sabem disso, por isso abusam.
    Última edição por 1929; 06-03-2011 às 21:58.

  12. #12

    Padrão Re: Oficio sobre o uso da faixa 5.4

    Olá a todos, muito bom esse tópico, esclareceu muitas duvidas. Mas e sobre os canais em 5.7, alguém tem algo concreto sobre a legislação e uso dessa frequência ? Abraço.