+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    PEssoal,

    Estou com um servidor DELL xeon 2.4ghz/8GB ddr2/3x146gb raid 5 com windows e oracle mas estamos querend migrar esse servidor para linux como uso debian/ubuntu algum tempo como outro servidor na empresa sei que ele em 32bits só reconhece 3.5GB da memória e para reconhecer os 8GB eu teria que colocar a versão 64bits mas como o oracle é em 32 bits como faço? tem alguma solução? sei que algumas pessoas instalam o oracle em debian/ubuntu 64 bits fazendo gambiarras mas não quero fazer isso.

  2. #2

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Não sei se o debian 32 bits so reconhece 3.5 não cara, mas enfim, você pode compilar o Kernel, e lá tem a opção.
    Tu ja compilou o kernel alguma vez na vida??
    qualquer coisa da uma olhada direto aqui
    Linux, Ferramentas Tcnicas 2ed.: Recompilando o Kernel moda Debian

    e outra coisa, se for compilar pela primeira vez, pega os kernel do repositório, eu uso um direto do kernel.org mas me deu uma dor de cabeça *-*

  3. #3

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Amigo,

    Inicialmente o kernel do Debian (Sarg/Etch) só reconhecia 2GB de ram, existe duas maneiras de resolver isso:

    Primeira e mais trabalhosa:
    - Recompilar o kernel com suporte a mais de 4GB de ram;

    Segundo:
    - Procure no gerenciador de pacotes uma imagem de kernel pré-compilada para reconhecimento de memória acima de 4GB (geralmente identificado como kernel-image-2.6.X.X-bigmem) aconselho pesquisar pelo termo "bigmem".

    Espero que ajude.

  4. #4

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Pessoal,

    realmente o debian 32 bits só reconhece 3.5gb recompilando o kernel ou ativando o /PAE ele vai mostrar 4GB mas só gerencia 3.5 então somente o 64 bits mesmo.
    Já tinha compilado em um notebook meu para testar.

  5. #5

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Falando sério,

    Já usei SARGE, ETCH e LENNY todos 32bits, em servidor INTEL com 8GB e um DELL com 10GB, em ambos instalei o kernel compilado para bigmem e nunca tive problema com o reconhecimento/gerenciamento da RAM.

    http://ftp.us.debian.org/debian/pool...nny6_i386.udeb

  6. #6

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    vc precisa do PAE ativado, o problema eh que os processos continuam limitados à 4gb...
    Teve um camarada que fez uma vez pra mim , ele fez o meu debina reconhecer 8 giga ,, se alguem tiver um passo a passo seria ideal , é melhor do que ficar no acha se acha ,,, quem se habilita?? mexer no kernel é medonho...

  7. #7

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Ola a Todos vamos lá
    uname -r
    confirma a versão atual do kernel

    cat /proc/cpuinfo
    da o modelo do processador

    apt-get install linux-image-2.6.26-2-686-bigmem
    instala a versao nova, para reconhecimento do kernel.

  8. #8

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Citação Postado originalmente por fronteirams Ver Post
    Ola a Todos vamos lá
    uname -r
    confirma a versão atual do kernel

    cat /proc/cpuinfo
    da o modelo do processador

    apt-get install linux-image-2.6.26-2-686-bigmem
    instala a versao nova, para reconhecimento do kernel.

    poooo tu me achou mesmo ne junior.kkkkkk vc é o cara... abraços

  9. #9

    Padrão Re: DEbian 32 bits tem como reconhecer 8GB? preciso instalar oracle nele

    Amigo, estive falando com um amigo DBA sobre seu caso, e ele me disse que a melhor opção mesmo é instalar no sistema 64 bits, não tem gambiarra nenhuma, o sistema funciona perfeitamente. Ele normalmente instala em CentOS, mas o conceito para o debian é o mesmo. A unica coisa que você vai ter que fazer é desabilitar um arquivo no oracle que verifica a versão do sistema na instalação, feito isso, vai instalar e rodar normalmente.
    O nome do arquivo ele não sabia na hora (estavamos em um curso quando eu perguntei), mas ele ficou de me passar, assim que eu tiver eu posto aqui...