+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    Pessoal,

    Fechei um link com dois Nano M5, com visada e distância de aprox. 700 metros.

    Porém fiz testes de throughput usando outras ferramentas e consegui 20mbps somente. Eu esperava mais deste novo modelo, visto que já obtive esse throughput com o modelo Nano 5.

    Estou postando a tela do client, é possível melhorar este thoughput ?

    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nano.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	68,8 KB
ID:      	20723  

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    Faça testes mudando de canal e veja o qual lhe da maior taxa
    se acha isso muito trabalho
    leia isso
    http://www.ubnt.com/wiki/Mejor_canal_usando_AirView

  3. #3

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    Pode-se tentar melhorar o sinal, pois pra essa distancia esta meio fora, mude de canal como o amigo disse, diminua a potencia tbm, pois o nivel de ruido ai parece estar meio alto...

  4. #4

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    - atualize o firmware
    - nessa distancia, vc nao precisa mais que 10 db de potencia.
    - tente realinhar o enlace, o sinal esta muito ruim para essa distancia.
    - é ptp? desativa o airmax
    - fixe o ack e o data rate.
    - por ultimo, experimente trocar de canal... mas lembre-se que cada faixa tem uma exigencia... tens que ter cuidado para nao usar uma faixa proibida outdoor.

  5. #5

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    Todas as opções citadas pelos colegas são válidas e ajudam bastante, mas como o foco da pergunta foi a suposta melhora com a tecnologia M5 (Airmax), a minha resposta é: COM CERTEZA.

    Tenho um enlace de 1km e outro de 4km, em ambos os casos, raramente a taxa passava dos 25mb, mudei para equipamentos M5 e estou passando 3x mais, isso no teste de banda usando 02 routerboards 433 no PTP, deu uma média de 75mb, mas isso não quer dizer que só ficou nisso, até porque passa por swicths de 100mb, e para fazer o teste correto mesmo, teria que ser com redes gigabyte ligadas direto nos equipamentos UBNT Airmax, mas estou muito satisfeito.

  6. #6

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    na realidade, se vc nao observou... ele ja esta com airmax ativado e mesmo assim passou pouca banda.
    a pergunta dele foi: se é possivel melhorar esse link?
    e nao se com airmax melhora.

    PS: ativar o airmax para pequenas distancias ou para ptp, tras uma latencia maior no enlace.
    a propria ubnt recomenda usar o airmax somente para distancias superiores a 20km ou para ptmp.
    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Todas as opções citadas pelos colegas são válidas e ajudam bastante, mas como o foco da pergunta foi a suposta melhora com a tecnologia M5 (Airmax), a minha resposta é: COM CERTEZA.

    Tenho um enlace de 1km e outro de 4km, em ambos os casos, raramente a taxa passava dos 25mb, mudei para equipamentos M5 e estou passando 3x mais, isso no teste de banda usando 02 routerboards 433 no PTP, deu uma média de 75mb, mas isso não quer dizer que só ficou nisso, até porque passa por swicths de 100mb, e para fazer o teste correto mesmo, teria que ser com redes gigabyte ligadas direto nos equipamentos UBNT Airmax, mas estou muito satisfeito.

  7. #7

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    na realidade, se vc nao observou... ele ja esta com airmax ativado e mesmo assim passou pouca banda.
    a pergunta dele foi: se é possivel melhorar esse link?
    e nao se com airmax melhora.

    PS: ativar o airmax para pequenas distancias ou para ptp, tras uma latencia maior no enlace.
    a propria ubnt recomenda usar o airmax somente para distancias superiores a 20km ou para ptmp.

    É verdade, não havia observado isso mesmo, li superficialmente, pensei que ele estaa usando Nano Loco simples, aleu pela correção!

  8. #8

    Padrão Re:

    Amigão, vários detalhes importantes:

    - pela diferença de sinal nas antenas do NanoStation (chain 1 e chain 2), posso concluir que o aparelho está fixado fora de prumo (está levemente inclinado para algum lado, esquerdo ou direito). Quando o aparelho está fixado retinho, o sinal das duas antenas é igual, ou muito próximo (-65/-65, por exemplo)

    - verifica se a antena de um não está configurada como Horizontal e a do outro como Vertical. Quando isso acontece, até exibe um sinal bacana, mas o tráfego fica terrível

    - atualiza o firmware do aparelho para a versão 5.3 (fiz esse procedimento em um par de NanoBridge e fez toda a diferença em sinal, taxa de transferência)

    - esse nível de sinal para a distância de 700 metros sugere uma coisa, que a visada de um aparelho para o outro está obstruída por algum obstáculo físico (e por isso o nível de ruído de -87dbm e o sinal de -64dbm)

    - uma segunda possibilidade seria o canal totalmente congestionado. No firmware 5.3 existe uma ferramenta chamada AirView, que é fantástica para a análise do spectro radioelétrico da região onde está montado o equipamento. Experimenta rodar essa ferramenta e escolher um canal mais livre.

    - AirMax em PTP só em última necessidade (pelo menos eu testei o antes e depois, e desativado ficou MUITO melhor)

    No mais é isso. Tenta essas dicas e as outras que o pessoal te passou que tem tudo pra melhorar o teu enlace. Abração!
    Última edição por Jadir; 28-03-2011 às 19:20.

  9. #9

    Padrão Re: Nano M5 - É possível melhorar este link ?

    Amigo com certeza que é canal e a versão da firmware, essa versão 5.2 sempre que alguma nanostation estava com essa versão me dava problema dai eu atualizava a firmware das nanostations pra 5.2.1 pronto nunca mais problemas com nanostation, abraço espero que te ajudado.